29 dezembro 2005

XAU XAU 2005

Mais 1 ano passa, e um ano recheado de surpresas!
O Futebol é uma caixinha delas…e mais 1 vez se provou que o dinheiro pode não trazer títulos!
Mas o melhor será rever alguns pontos importantes.

Aspectos positivos:

José Mourinho: soma e segue! Ninguém o pára e todos os anos demonstra inovação. É um caso sério de estudo.

Sporting na final da Uefa: Após vários anos a pensar que nenhum clube Português conseguiria lutar pelas provas Europeias, Mourinho trouxe-me esperança…e Peseiro trouxe a confirmação. Somos um país pequeno e pobre, mas fomos abençoados com o dom de jogar bom Futebol. O Sporting perdeu, mas o nome Portugal esteve lá!

Benfica campeão: Após uma travessia no deserto este Benfica quer renascer. O Presidente defende o grupo, o grupo esforça-se, o povo acredita e o resultado foi um campeonato.

Aposta na juventude por parte do Porto: O Porto teve 1 epoca para esquecer. Agora parece começar a construir um bom grupo, mas prefiro salientar a juventude do plantel Portista (23 anos) e a qualidade de alguns jovens que em breve serão craques. E calma…ainda não viram o Anderson jogar!

Manuel Machado: Treinador eficácia! Fantástico nas escolas de formação do Guimarães, suberbo nas ascensão do Moreirense, excelente na qualificação para a Uefa no regresso a Guimarães e óptimo 1º ciclo no Nacional. Não há nem pode haver duvidas sobre o valor deste técnico.

O futuro da selecção: Os AA deram-nos a alegria de estarmos presentes num Mundial, os sub 21 brindaram-nos com um excelente percurso de qualificação para um Euro que será o “nosso” Euro. E no meio de tanto sucesso…confirmam-se os valores de M Fernandes, Zé Castro, Moutinho, Quaresma, Nani …entre outros. Esperem agora por Fábim Paím, Rui Pedro, Zezinando, João Coimbra, etc.

Portugal está na moda: Este factor positivo refere-se a algo mais que o simples Futebol. Depois da Expo 98, Porto capital da Cultura, temos um Euro 2004, Lisboa-Dakar, Laureus, Prémios MTV, Euro sub 21…etc etc etc. Portugal está, de facto, na moda.

Liverpool de regresso ao topo da Europa: O mítico Liverpool voltou á ribalta. O gigante adormecido acordou e caso não habitasse em Londres um Senhor chamado José Mourinho…o campeonato poderia deixar de ser uma miragem para os Reds. Muito se deve a Rafa Benitez o papa taças!

Argentina outra vez no topo do Mundo: Os AA ameaçam ser um dos mais sérios candidatos á vitória no Mundial 2006, os jovens continuam a mostrar qualidade. Campeões do Mundo de sub 20 liderados pelo genial Messi por Zaballeta etc.

México campeão do Mundo sub 17: Contra todas as espectactivas, e fruto de um eficiente trabalho de formação e de cimentação de filosofias a adoptar, o México liderado pelo maestro Giovani Dos Santos e pelo ponta de lança clínico Carlos Vela..surpreenderam a classe de Anderson e Ramón e levaram o caneco para casa. Fantástico.

Van Basten: Remodelou a Holanda e não perde eficácia. Foi um dos melhores de sempre enquanto jogador, como treinador promete.

Futebol do Barcelona: Numa era de futebol táctico, fechado e muito pensado, é um regalo para os olhos ver a qualidade do Futebol do Barcelona

Lampard: Despede-se de 2005, com 164 jogos seguidos sempre a jogar. Desde 2001 não falhava 1 minuto de jogo. Sinal de muito muito profissionalismo e porque não dize-lo…muita sorte.

Aspectos negativos:

Péssima gestão da SAD Portista: Costuma-se dizer que quando o dinheiro abunda a loucura aparece. A SAD do Porto é composta por alguns abutres, que após 2 anos mágicos…se têm apoderado de uma parte do património do clube para satisfação pessoal. Contratações erradas, ingratidão para com jogadores, má escolha de treinadores e muitos negócios difíceis de explicar.

Conselho de Disciplina da Liga: Demonstra que tem 2 pesos e 2 medidas. Demonstra que não tem princípios e parâmetros bem definidos. E demonstra que a força clubitica ás vezes impera.

Scolari: Não gosto do seu estilo e da sua atitude, mas devo-lhe gratidão pela onda de patriotismo que fez crescer em Portugal. Calado…não teria polémicas á sua volta. Infelizmente, sempre que fala diz asneiras. Por mim, fazia as malinhas e punha-se a andar.

Blatter: Defende e bem a essência e o erro Humano no Futebol, como forma de impedir a sua excessiva mecanização. Mas a bola chipada seria um contributo enorme. Podemos resistir á inovação sem a eliminar por completo.

Dias da Cunha: Discurso gasto, sem nexo que acabou em saída. Saiu tarde…

Racismo: Em alguns países da Europa o racismo está numa onda crescente. E quando até os jogadores ajudam, então…não há palavras.

Dirigismo Portugues: Não me vou referir ás palavras proferidas. Vou-me referir a actos. Os clubes Portugueses vivem acima das suas possibilidades, caiem em crises e depois não têm maneira de subsistir. Faltam planos e estratégias de fundo, com nexo e apoiadas em alicerces fortes. Estes “remendos” que se tentam vendendo o património actual e receitas futuras..para tapar os buracos do presente só irão ainda mais hipotecar o futuro dos clubes.



Em termos pessoais:
Foi um ano de emoções fortes. Comecei o ano com uma lesão grave no joelho que me vai impossibilitando de dar os meus chutos na bola.
Por outro lado, recebi um inesperado convite para ingressar no mundo da bola, e logo para um clube de prestígio. Foi sem duvida o tónico para acreditar e lutar pelos meus sonhos.
O convite surgiu através de textos num blog rapidamente esquecido. Após o convite percebi que a escrita e a Internet são meios poderosos para mostrar-mos o nosso valor e sobretudo as nossas convicções. Assim, o Mundo do Futebol é agora um dos meus projectos prioritários.

Resolvi também colaborar com o Futebol de Ataque, pois é gerido de forma democrática, simpática, inteligente…e é composto por gente gentil, que me aceitou de braços abertos e que me fazem acreditar que um dia estaremos (e ouso incluir-me já no grupo) no topo de preferências dos adeptos da blogosfera futebolística Nacional.

A voces leitores do meu blog, e a vocês "atacantes" o meu obrigado!
Que o ano seja de muito sucesso e de realização de todos os nossos sonhos!

Feliz 2006!

26 dezembro 2005

A verdadeira essencia do Futebol (diario de observador)

Hoje vou fugir ao tema observação específica em sim, abordando um tema curioso.

A profissão –observador de Futebol , permite-me conhecer novos clubes, novas aldeias e vilas, novos estádios, novos jogadores, etc todas as semanas.
São diversas as realidades que encontro. Desde clubes com boas infra-estruturas mas com poucos adeptos, a clubes com muitos adeptos mas de freguesias pequenas, a clubes com péssimas instalações com muitos adeptos…etc.

Em todos eles encontro uma particularidade que os assemelha!
Essa particularidade é o que eu vou designar pela verdadeira essência do Futebol.

Hoje em dia, o Futebol é mais do que um desporto, mais do que uma paixão passando a ser um grande negocio. Só damos relevo aos clubes de 1ª linha, aos clubes vencedores, aos clubes que enchem páginas e páginas de jornais, esquecendo claramente o outro lado do Futebol, o verdadeiro Futebol.

O verdadeiro Futebol ainda subsiste mas só alguns lhe dão valor!
Este futebol existe nas nossas 3as divisões, distritais e futebol de formação.

E o que é o verdadeiro Futebol?
Semana após semana dou por mim a ver jogos em campos (alguns pelados) sem grandes condições, onde os adeptos são obrigados a apanhar chuva para ver jogos muitas vezes de fraca qualidade. Pagam-se 5 ou mais euros para ver espectáculos de qualidade “duvidosa” e a pergunta que devem estar a fazer é…pq é que estas pessoas se sujeitam a isso?

É simples! Estas são as pessoas que gostam de um clube única e exclusivamente por paixão. Não gostam do clube porque é grande, porque ganha ou porque é “tradição” gostar dele, mas sim porque é o clube do seu coração, é o clube da sua terra e é o clube pelo qual sofrem e fazem sacrifícios, mesmo que muitas vezes as condições e a qualidade dos jogos talvez não o justificassem.

Vou relembrar alguns epísodios:

- Estou-me a lembrar de um jogo em que a 10 minutos do fim as equipas estavam empatadas. De repente a equipa da casa marca golo e um adepto efusivamente grita:
“É o meu sobrinho!!! Ontem jogou o jogo todo pelos juniores, e hoje ta aqui como titular dos seniores e a marcar o golo. É fantástico! Mata-se a correr só para ganhar 20 euros por cada jogo que faz. Adoro este clube! Somos os maiores!”

“Vai Miúdo..tu consegues! A vitória é nossa, somos os maiores da nossa cidade…tenho orgulho em ser deste clube”

O que têm de especial estas frases?
Simplesmente a genuinidade de adeptos que sentem paixão pelos clubes das suas terras, que por eles torcem, que por eles gritam, que por eles choram!
São estes os verdadeiros adeptos!


Mas não são so os adeptos que tornam o futebol amador ou semi-profissional o verdadeiro futebol.

As particularidades destes clubes são fantásticas.
Desde constatarmos que o dono do café do clube, ou até o porteiro do clube é o próprio presidente, a constatarmos que o treinador é muitas vezes empregado (no seu dia a dia) do próprio jogador, etc.
Desde o constatarmos que alguns dos Presidentes dos clubes, o são por carolice e por gosto e não por motivos de interesse pessoal, a percebermos que algumas pessoas vivem mesmo para o clube…e durante toda a vida convivi diariamente com um exemplo vivo disso:
O tratador da relva, o roupeiro, o faz tudo, etc do clube Vilanovense é exclusivamente uma pessoa, a quem os adeptos chamam carinhosamente de Zequinha! O mais engraçado disto tudo, é que o Zequinha vive numa casa dentro do próprio Estádio. Ou seja, toda a sua vida gira em torno de um simples clube de pequena dimensão.

Todas estas curiosidades e particularidades, fazem-me sentir um cheiro diferente sempre que entro num campo de uma destas equipas.
Sinto que ali posso não encontrar qualidade, mas vou encontrar certamente a verdadeira paixão pelo futebol, e aí sim sente-se o verdadeiro poder que o futebol tem sobre as pessoas.
São estes os verdadeiros adeptos e protagonistas do Futebol, que estão no “anonimato” mas que protagonizam algumas das historias mais curiosas e apaixonantes do desporto Rei.

É este o Futebol que eu “vivo” todos os fins de semana. É esta alegria e todo este espectáculo que vou sentindo em paralelo com as observações em si.

E é por este factor que muito prazer tenho em observar este tipo de jogos tentando catapultar jovens talentos para um futuro melhor, para condições melhores..de forma a quem sabe atingir o sucesso.

A genuinidade do futebol jovem ou amador e as suas particularidades, fazem-me gostar ainda mais deste desporto que “governa a minha vida”

21 dezembro 2005

Preparação Semanal de uma equipa (Luis Castro)

Olá!

A preparação semanal de uma equipa para o jogo do “fim de semana” está longe de ser simples.
É um processo longo, com muito trabalho, com várias vertentes inter-ligadas…etc.
Mas acima de tudo, é um processo importantíssimo para o sucesso de qualquer equipa e talvez um dos factores mais importantes para o vitória domingo após domingo.
Não existe uma fórmula mágica para este processo. Compreendemos então que existem diversas maneiras de preparar a equipa para um jogo, e essas formas variam de treinador para treinador.

Aqui fica o processo de trabalho semanal ,excepto os exercícios de treino inerentes deste processo, de Luís Castro técnico principal do Penafiel:
Luís Castro considera como Factores de Rendimentos os seguintes 5:

-factor táctico(intervenção espacial com os colegas, adversários e bola)
-factor psicológico
-factor talento
-factor técnico
-factor físico
São estes os elementos essenciais a trabalhar.

Em termos de horário de treino semanal, Luís Castro opta por folgar á 2ª feira, e já na 4ª feira documentar os seus jogadores da forma como actual o adversário e das particularidades deste. Preparando desde esse dia a forma como os seus jogadores irão actuar.
De salientar ainda, que na manhã que antecede os jogos os não convocados têm treino.
Assim, podemos considerar a 4ª feira um dia importante no trabalho e preparação semanal do conjunto de Luís Castro. É trabalhado essencialmente o factor Táctico.

Após o técnico fazer as suas próprias observações “in loco” dos seus adversários e após observações de colaboradores seus é apresentado aos jogadores esquemas dinâmicos produzidos em power point e ainda pequenos excertos vídeos de alguns aspectos, que são seguintes:

-O modelo táctico adversário (onde é visto e revisto o desenho táctico a apresentar pelo adversário)
-Análise por linhas (para os jogadores terem noção de como actua cada 1 dos sectores do adversário)
-Dinâmica do adversário (onde é apresentado aos jogadores os “corredores” fortes do adversário, os corredores menos fortes, quem faz o equilíbrio defensivo … etc) quer na sua dinâmica geral quer na sua dinâmica sectorial
-Substituições tipo e inerentes alterações no esquema táctico adversário
-Caracterização dos jogadores adv.(em termos psicológicos, físicos, tácticos, etc)
-Processo ofensivo adversário onde são focados os aspectos positivos e negativos
-Processo defensivo adversário onde são focados os aspectos positivos e negativos.
-Zona de pressão do adversário
-Esquema táctico (das bolas paradas)
-Cantos a favor e contra
-Livres indirectos a favor e contra
-Golos marcados e sofridos pelo adversário através de gráficos

Por fim é mostrado aos jogadores um vídeo com não mais de 8 minutos, com situações de jogo típicas do adversário, ou com situações de jogo a explorar pela equipa.

Após o conhecimento profundo do adversário é incutido nos jogadaores a estratégia de jogo a utilizar, em que são focados os seguintes pontos:
-Como atacar
-Como defender
-Como atacar após recuperação de bola
-Como defender após perda de bola
-Esquemas tácticos (bolas paradas)

*Obviamente, parte-se do principio que já existe um modelo de jogo adoptado e trabalhado e só terão que ser alteradas as estratégias para tirar proveito de lacunas dos adversários, e ao mesmo tempo tentar proteger a equipa dos pontos mais positivos adversários.

Concluímos portanto que de 4ª feira até sábado a equipa é trabalhada fundamentalmente na forma como deve actuar no Domingo e na forma como deve “anular” o adversário.

Passamos então para outro aspecto importante da preparação de um jogo, que é o estágio. No estágio são trabalhados principalmente 2 factores de rendimento: O psicológico e o táctico.
Aqui ficam alguns pontos de como são os estágios efectuados por Luís Castro:

Local: Nunca deverá situar-se a mais de 30 minutos do local do jogo
Duração: 24 a 48 horas
Alimentação: A definição da alimentação dos jogadores fica a cargo do Dep. Médico
Reuniões: 1 reunião onde é feita uma abordagem á estratégia a aplicar
Regras: São impostas regras relativamente a horários a cumprir
Distribuição de quartos e mesas: É feita pelo treinador de forma rotativa, para criar laces de amizade entre todos. São ainda organizados passeios distribuídos por grupos de jogadores definidos pelo treinador.

Chegado o dia do jogo e já em pleno estádio é dada a palestra que visa sobretudo os factores psicológico e táctica e que segue determinados pressupostos:

Local: Estádio do jogo, como forma dos jogadores sentirem o clima
Duração: 10 minutos
Objectivos: São invocados os objectivos e é feita uma moralização aos jogadores

Por fim chegamos ao Jogo. Durante este estão presentes todos os factores de rendimento referidos no início e é para o jogo que é montado todo o processo de preparação de 1 semana. Poderíamos ainda dizer friamente que a preparação do jogo é “Avaliada” exactamente no resultado do mesmo.

Após o jogo podem ser adoptadas 2 medidas:
-No caso de derrota, tenta-se evitar que os jogadores falem do jogo no balneário, tentando-se ainda apelar á auto-estima..quase como dizendo aos atletas que um jogo é um jogo e nada mais do que isso.
No caso de vitória, trabalha-se a vertente psicológica dos jogadores de uma forma elogiosa, alegre e informal.

Por fim, temos a Conferência de imprensa:

A relação com a imprensa é vista por Luís Castro como muito importante, pois este considera que a imprensa pode ser um parceiro fundamental de um treinador e de uma equipa…pois através dela controla-se indirectamente aspectos de índole psicológica dos seus próprios atletas, dos atletas adversários e até dos adeptos.


Concluímos assim, que para além do treino em si, a semana de trabalho acarreta um processo longo, complexo e sobretudo de grande importância.
Fica assim o exemplo da preparação de Luís Castro, um dos maiores promissores técnicos Portugueses.

17 dezembro 2005

Descobri Talento! (diário de observador)

Estou de volta, com o meu diário de Observador.

Como vos frisei no último capítulo do meu diário, a confiança na avaliação já é um ponto ganho a meu favor. Deixei a pressão de lado, e consigo agora com clareza distinguir os bons dos maus jogadores, os jogadores que interessam dos jogadores que não interessam.

Estabeleci alguns pontos:
Dar o benefício da duvida a um jogador que demonstre talento mas que em 1 ou 2 lances se precipite.
E não julgar os jogadores pelos seus atributos físicos, mas sim pela forma como sabem utilizar a bola e o espaço.

As observações vão-se sucedendo, o número de jogadores observados começa a ser assinalável e compreendo agora, algumas das diferenças chave entre jogadores de escalões diferentes.
Essas diferenças são óbvias, quer em termos tácticos, quer em termos técnicos quer até em termos psicológicos. E talvez por estas diferenças serem tão óbvias, fiquei espantado com 2 miúdos que , para a sua idade, demonstram uma maturidade e confiança fora do comum.

Já referenciei alguns jogadores para a minha entidade patronal, no entanto, ficaram-me claramente na retina os 2 que frisei acima.
São 2 “meninos” ainda, mas com um potencial elevado e com um dom inato para jogar á bola presente á vista de todos.
Precisei apenas de um jogo, para pensar “Descobri Talento!!”.
No entanto, voltei a observa-los para garantir que não tinha sido apenas 1 manha de glória. Fiquei imensamente satisfeito, pois a qualidade estava lá.
A capacidade que demonstram para se controlarem psicologicamente, para jogarem como de seniores se tratassem, e as capacidades técnicas bem patentes no seu futebol, fazem destes 2 miúdos, e mesmo que não venham a actuar no clube que represento, 2 jovens atletas que seguirei com atenção, pois acredito nos seus futuros.

No entanto, nem tudo é um mar de rosas.
A capacidade dos miúdos está lá, precisam apenas de trabalhar em clubes com boas condições, com estrutura metodológica para trabalhar com as camadas jovens, de forma a aproveitar todo o potencial que existe neles.
A verdade é que o Futebol é um negócio, e até na formação já se sente isso. Pensei, que um dos objectivos das pessoas ligadas á formação seria dar o melhor futuro possível aos seus jovens atletas e nunca mas nunca lhes cortarem as pernas.
A possibilidade de jogar num clube de grande dimensão, só costuma bater á porta de alguns, e quando bate ..bate apenas 1 vez. Quando estas oportunidades não são agarradas, por mera ganância de dirigentes é triste e desolador para alguém que acredita piamente na formação, como eu.

Espero sinceramente, que o futuro destes miúdos não seja prejudicado por questões de dinheiros e ganâncias..pois eles são jovens, têm sonhos e tem capacidades para pelo menos lutar por esses sonhos.
O sucesso deles, será também o meu sucesso, mas mais do que isso…será a minha alegria pois é para isso que eu trabalho (descobrir valores) e sobretudo é por isso que eu trabalho (a alegria que me dá ver miúdos referenciados por mim…puderem atingir o topo).
Sei que encontrei talento, agora espero que tudo corra pelo melhor, pois infelizmente os finais felizes não dependem apenas de mim.

Aos 2 anónimos miúdos, desejo-lhes toda a sorte do Mundo!

12 dezembro 2005

Perspectiva Dualista da Organização de Jogo

O Jogo de Futebol está dividido em 2 processos distintos, indissociaveis, embora estes sejam logicamente opostos, complementam-se mutuamente.
Os 2s processos são: o processo atacante e o processo defensivo....que por sua vez estão inteiramente dependentes da posse da bola ou não, por parte de uma equipa.

Considera-se assim, que o conteudo tactico-tecnico de jogo desenvolve-se num quadro antagónico de 2 fases fundamentais (ataque e defesa), conteudo esse que se manifesta individualmente e colectivamente.
Assim sendo, todo o elemento de jogo tem como um dos seus objectivos fundamentais e base..romper o equilíbrio que teoricamente existe, criando vantagens que lhes assegurem o sucesso.
No entanto, para atingir estes objectivos foi necessário criar procedimentos técnicos específicos e formas de os utilizar, os quais estiveram na origem da organização e estruturação táctica de uma equipa...no Futebol.

O processo ofensivo tem em si uma acção positiva, pois só este possibilita a conclusão lógica do jogo-o golo.
É claramente para esse objectivo (salvos excepções que derivam de condicionalismos que nascem em cada partida) que ambas as equipas, aquando da posse de bola, direccionam as suas acções.

O Processo defensivo contém(antagónicamente ao processo anterior) em si uma acção negativa, pois a equipa não puderá concretizar o objectivo do jogo(golo)..enquanto estiver em plena acção defensiva.
Assim este processo deverá ser encarado como uma forma de recurso, sendo logo abandonado assim que se recupere a posse de bola passando-se posteriormente a um processo ofensivo, mas sem esquecer o equilibrio defensivo..mesmo neste processo.
Quando o papel defensivo desempenha o seu papel(a recuperação de bola) passa-se rapidamente ao ataque, passo esse que constitui o momento mais brilhante do processo defensivo (embora possa parecer paradoxal).

Assim, conclui-se que as probabilidades da acção ofensiva culminarem em finalização, dependem em grande medida das circunstancias em que ,através do processo defensivo, ocorre a recuperação de bola.

Constamos pois a relação inseparável e completamentar dos 2 processos base de jogo!

Jorge Costa

Jorge Costa. Tenho 23 anos, sou um apaixonado por Futebol, tenho conhecimentos vastissimos sobre jogadores dos 4 cantos do Mundo...e como o Jorge...simplesmente não ha nenhum!!!
O Jorge é o espelho do povo nortenho! É um apaixonado pelo que faz, um apaixonado pela instituicao que serviu ao longo de 14 anos como profissional. Um trabalhor capaz de sofrer em prol da instituicao e do grupo. Como muitos o apelidaram..uma "força da natureza" que ultrapassou 3 rupturas de ligamentos e que ainda hoje deixa tudo o que tem em campo.
Fora do campo é uma pessoal afável, consciente, atenciosa...simpatica! É um Homem na verdadeira acepção da palavra.

Marca uma das paginas douradas do Fc Porto. É um idolo para os adeptos, uma lenda que vai passar de pais para filhos.
É o "Bicho", aquele que sempre esteve lá ..mesmo quando tudo fizeram para que ele fosse embora. Aquele que pos sempre o seu corpo á frente...em defesa dos companheiros, aquele que deu a cara nas horas de infortunio e fracasso. Aquele que nas horas de Alegria e sucesso..ficou na sombra, deixando para os outros as Spotlights.
O Bicho é um dos ultimos a carregar a mística que marca o Porto clube e o Porto Cidade. É um exemplo para todos os futuros jogadores de futebol, que pensam que a vida de jogador é simples, mas esquecem-se do sofrimento e das horas más por que eles também passam.
O Bicho é aquele que mesmo com propostas tentadoras preferiu servir o seu clube até ao fim! Ironia do destino...foi recompensado com os titulos mais importantes do Mundo como que a imortalizarem a sua dedicação á causa Futebol Clube do Porto. Saiu pelo seu pé, não se acomodou. Foi em busca da sua felicidade, felicidade essa que só a consegue obter quando está em campo.

A ti Jorge Costa te agradeço! Agradeço a lição de amor á camisola, de profissionalismo, de companheirismo, de sacrificio e sobretudo a forma como carregaste a bandeira dos valores do Norte!

Obrigado Jorge Costa!!

09 dezembro 2005

O meu amigo Mike!



O Meu amigo Mike!
Pois é, hoje vou deixar as especificidades do Futebol de lado, pois a vida também é feita de outras coisas, e vou-vos falar de alguém que conheci através do Futebol ,entre amigos, e alguém que através do Futebol é “mais” feliz….esse alguém é o grande Mike!

Nem todos somos bafejados pela “perfeição” da mãe Natureza. Nem todos temos a sorte de nascer com todas as nossas plenas capacidades.
O Mike é um desses exemplo, é um rapaz que, sem puder escolher, nasceu infelizmente com uma deficiência e que precisa de um tratamento especial e sobretudo de uma atenção especial.

Como tantos outros na mesma situação que ele, poderia ser um rapaz introvertido e poderia cair no erro consciente ou inconsciente de se auto excluir da vida em sociedade. Vivemos numa sociedade de preconceitos, e por vezes o caminho mais fácil é mesmo auto excluir-mo-nos de forma a não ouvirmos comentários ou não termos que nos deparar com olhares indiscretos.
No entanto, existem aqueles que mesmo sabendo das suas limitações e dos seus problemas, não se deixam abater, conformam-se com aquilo que têm e encaram a vida com um sorriso nos lábios e até mesmo com uma vontade de viver mais forte que a maioria das pessoas.(a frase: quero curtir a vida enquanto tenho saúde….marcou-me muito)

É o caso do meu amigo Mike!
Conheci-o através das Futeboladas. Passo a explicar, as Futeboladas são basicamente um jogo de Futebol semanalmente que faço com mais 12 outras pessoas (num grupo que já vai em mais de 20 pessoas), que na maioria dos casos não se conheciam de lado nenhum, mas que hoje em dia estão/estamos..já unidos por laços de companheirismo e amizade. Conclusão..as Futeboladas é algo que inconscientemente faz parte da minha vida, e mesmo estando lesionado no Joelho…não abdico de dar o meu contributo.
Voltando ao tema, as Futeboladas têm uma Presidente, pois é ele quem organiza e coordenado os nossos jogos, o nosso site…etc.
O Presidente chama-se Nuno Costa, um rapaz organizado, responsável e que demonstra também uma veia Humanista muito grande, quer na relação connosco (colegas de Futebol) quer com o gesto de trazer para os nosso jogos, alguém a quem poderíamos apelidar num bom sentido de “mascote”—o Mike. Alguém ainda, que desempenha um papel diria “paternal” na vida do nosso caro amigo, e que no meu ver…é um exemplo a seguir pelo grande Mike(dir-vos-ia ainda que este carinho e atenção que o Nuno Costa tem pelo Mike…é um tremendo acto de bondade e carácter).

O Mike é alguém que mesmo impossibilitado, na maioria das vezes(mas não sempre), de puder integrar os nossos jogos, marca presença assídua no pavilhão, tem uma relação de amizade com todos nós e vive intensamente os nossos jogos, os nosso comentários, as nossas piadas….etc. Mesmo sem jogar, é um de nós!
Não sei porque razão, desde que o conheci criei logo uma empatia grande com o Mike. Talvez, pelo seu espírito afável e simpático. Talvez pela preocupação que demonstra comigo, etc.

Aos poucos fui tentando perceber a vida dele, a forma como ela a encara e se é uma pessoa feliz ou não.
A verdade é que parti do pressuposto que este jovem talvez não fosse uma pessoa feliz, e talvez a sua deficiência o limitasse. Enganei-me!
O Mike é uma lição de vida para todos nós!

É um rapaz quase independente, ou seja, mercê da sua deficiência não ser profunda, e sobretudo mercê da sua alegria de viver …leva uma vida “quase” normal.
Trabalha na Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, o que demonstra que não se acomodou atrás de uma infelicidade da vida.
É um rapaz bem formado. Distingue o certo do errado, sabe que a honestidade é um valor muito importante, e isso torna-se especial e genuíno.
E o que mais me impressiona é o valor que este jovem dá á amizade, algo que hoje em dia a sociedade tende a desvalorizar.
Senti-me na tentação de lhe perguntar o que mais gosta de fazer na vida (pensei ..que pela sua paixão pelo futebol, me iria falar no mesmo..mas mais 1 vez estava enganado)..respondeu-me que aquilo que mais gosta é de conviver, é de estar com os amigos e com os colegas, e logo aí me apercebi que o simples gesto de o levarmos ao nosso jantar de Natal (anualmente), de fazermos questão da sua presença nos nossos jogos, etc, é sem duvida…uma alegria na vida daquele rapaz. Percebi, que o que o move, nesta vida “diferente” é sem duvida as amizades e o facto de conviver com outras pessoas…o que demonstra personalidade e valores.
Como tantos outros, poderia entrar pelo caminho fácil do isolamento, mas deixou para trás o problema que tem e encara a vida de frente e sem preoconceito. É feliz!!!

Mas como estamos, num site de Futebol e ainda não falei muito do mesmo, posso-vos dizer também que o Futebol é um ícon importante na vida do Mike.

O Mike é orgulhosamente jogador do FC Porto. Sente o clube como adepto e jogador, e raramente falha um jogo ao vivo no Dragão…ou até nas deslocações fora. E aqui entra também algo de positivo da claque Portista. Costuma-se falar dos aspectos negativos da claque e da violência que esta pode ser sinonimo. Mas penso, que deveremos falar também nos seus aspectos positivos.
A claque Portista adoptou o Mike como um dos seus, cedendo-lhe bilhetes de jogos e até fazendo-o acompanhar o Porto nas deslocações fora, e isso tenho que louvar e tirar o meu chapéu, pois são esses momentos que fazem o Mike feliz.

Mas nem só a claque demonstra solidariedade.
O Mike vive numa família típica portuguesa, com as suas debilidades financeiras…e para alguém que precisa de medicamentos regularmente e até de uma ou outra intervenção cirúrgica torna-se complicado. Principalmente numa família que conta com mais 5 irmãos.

Aqui entra a solidariedade dos jogadores. Também os jogadores do Porto, contribuem para que a vida do Mike seja mais feliz.
O ex-jogador Jaime Magalhães foi alguém importante, na ajuda financeira..para que o Mike pudesse ser tratado.
Mas porque a solidariedade não se concede apenas e só através de dinheiro, percebi que o Porto enquanto pessoas com valores…desempenha um papel importante..para o rapaz.

Desde o Reinaldo Teles ter-lhe oferecido um equipamento completo do Porto (que o encheu de alegria), ao médico do FC Porto ter levado o Mike para treinos do Porto, onde conviveu com os jogadores que o receberam de braços abertos e sempre com uma palavra amiga. Desde lhe oferecerem..simples luvas , meias, camisolas de treino que fez as delícias do rapaz, até lhe prestarem a devida atenção e lhe terem proporcionado um dia, que pelas suas palavras..se percebe que foi um dia de sonho!

A verdade é que o Futebol não pode ser apenas encarado como um simples jogo e uma maquina de fazer dinheiro. Dirigentes e atletas devem ter a preocupação diária de participar em eventos de solidariedade como forma de atenuar os problemas de milhares de crianças e até adultos…muitas vezes conseguindo-o através de uma simples palavra amiga, de um sorriso…etc
O Futebol move massas, e com esse poder…deve também canalizar forças…para solidariedade…e para melhorar a vida (nem que seja por breves segundos) daqueles quem por este ou aquele motivo tem problemas mais sérios e graves.


Moral desta história, o Mike não escolheu certamente ter uma limitação física, mas interiorizou que poderia ter uma vida normal e feliz.
Não se deixou abater, não entrou em preconceitos nem isolamentos.
Leva a sua vida de uma maneira alegre, tem o seu trabalho, pratica o seu desporto…e dá um valor tremendo ás amizades.
O Futebol é um ícon chave na sua vida. É uma das suas paixões, pratica-o com convicção e é através do mesmo…que vai obtendo algumas das maiores alegrias da sua vida, fruto da preocupação e dos inúmeros gestos nobres dos jogadores do FC Porto..para com ele, e também através da amizade..que eu e os meus companheiros de bola(os anonimos) criamos com ele, não dispensando a sua presença no nosso seio..porque volto a frisar..ele é um de nós! É parte integrante do nosso grupo.

Para mim o Mike é uma grande lição de vida!
E se ele um dia ler isto…só lhe desejo toda a sorte do Mundo, e deixo claro que puderá contar sempre comigo.
Abraço para o grande Mike…o meu amigo!

05 dezembro 2005

Escola de Formação do Ajax (continuação)

Continuação……..


Visto como se desenrolou a evolução da escola do Ajax, vamos agora incidir sobre ideologias, organizacao , etc…

O Ajax estabeleceu uma ideologia e uma visão chave que marca toda a organização e toda a estutura montada em torno da formação.

Ideologia: Jogar futebol organizado e colectivo, atractico e de ataque para ganhar sempre.

Visão/objectivo: Propiciar condições óptimas de aprendizagem aos atletas para estes, mais tarde, atingirem os objectivos Nacionais e Internacionais do Clube, na alta competição.


Guiando-se por esta idelogia e este objectivo, o Ajax criou um sistema de organização interno.

Assim num lugar de chefia temos o Director Geral, que assumo o controle e a chefia de tudo o que se passa em termos de formação no clube. Abaixo do director geral existem outros sub directores mais específicos, e alguns ícons chave para a organizacao desta maquina.

Assim temos na área de Prospecção, um sub director, olheiros, os próprios treinadores (pois também lhes cabe a eles verem jogos em busca de talentos) e ainda uma relação com os seleccionadores da área (estes ao seleccionarem os melhores miúdos da sua área..sabem também quem são os grandes valores a dispontarem).

Na área da Formação, temos coordenadores dos escalões de formação, treinadores , delegados da equipa (que no Ajax têm obrigatoriamente que falar a língua do treinador e a língua do director geral) , e além destes postos será necessário uma relação próxima cm as selecções para conseguir os calendários do clube com os da selecção e também os métodos de treino de ambos para não haver choques de interesse.

Na área de Organização, foca-se tudo o que seja infrastuturas. Ou seja, para haver evolução dos jovens terão que haver as infrastruturas mais indicadas e boas instalações.

Na área Medica , tem-se em atenção todo o staff de acompanhamento médico. Além do staff, as políticas médicas a adoptar, todo o material necessário para desempenhar da melhor forma as suas funções…etc. É vital num “universo” de tantos atletas, ter um departamento médico eficaz e responsável…principalmente por estarmos a falar de atletas que ainda são miúdos.

Na área de Formação de treino tem-se como missão incutir as normas do clube, os métodos aplicados pelo clube, procurar talento dentro da massa humana que o clube tem, e procura-se uma capacidade de seleccionar constantemente os melhores. Esta selecção é feita apartir de variadíssimas formas de avaliação.

A área de Staff Técnico é vital para o sucesso deste projecto. Assim sendo criaram-se requisitos mínimos para todos aqueles que venham a integrar este staff: Têm q ter coração para os jovens, ou seja, vontade de trabalhar com eles e de lhes propiciar condições para que estes se tornem grandes jogadores. Têm que ter personalidade forte e séria. Têm que ter vontade de vencer. Têm que ter historial como Futebolista..especialmente do Clube. E têm que ter a consciência que críticas apenas se fazem dentro de portas, não para fora..para o exterior.

Por fim, na área da Coordenação, dá-se relevo a conseguir conjugar os aspectos de infrastuturas , com a vertente medica, com a vertente organizacional…etc.


Só com esta espécie de organigrama, a maquina consegue estar “oleada” e a funcionar correctamente.
A organização é uma permissa chave para o sucesso do Ajax, e é a grande lacuna na maioria dos clubes.

…………………………………………………………………………………………….

Vista a organização convém frisar outras ideologias:

O Ajax tem como ideologia incutir inidivualmente tarefas em função da equipa (onde mais uma vez o individual se subordina ao colectivo..dando algo mais do que o todo).
Assim a cada jogador é incutido a necessidade de exercer funções defensivas e ofensivas, e onde cada jogador deverá saber desempanhar duas funções (ou por outras palavras ..posições) diferentes.

Dá-se muita enfâse á transição defesa-ataque. Estra transição deve estar alicerçada em 2 pressupostos. A equipa deve defender coesa e fechada, e á medida que a transição vai sendo feita…deve abrir e explanar os jogadores por todo o campo, no entanto, calmamente e sem precipitações para não propiciar contra-ataques adversários.



Por outro lado, cria-se objectivos consoante a idade, Até aos 14 anos procura-se mais alicerçar os aspectos técnicos e as bases de jogo…passando a preocupação posteriormente e gradualmente para aspectos como o táctico, o físico, a personalidade e profissionalismo dos jogadores.

Ou seja dos 8 aos 14 anos a preocupação é ensinar as bases do futebol e as bases técnicas do mesmo aos jogadores. Dos 15 aos 18 existe uma maior preocupacao em preparar os jogadores para o futebol profissional, através de trabalho de treino mais espeficico.



Por fim, falta incidir a minha análise também no treino de formação do Ajax.
Este é feito por passos e com exercícios variados de treino.


1º passo: trabalhar agressivamente e exaustivamente o passe-recepção, pois estes 2 gestos são os gestos fundamentais do futebol, pois este é um desporto colectivo.

2º passo: Após solidificado o 1º passo, passa-se para uma vertente mais complexa do passe. O passe com combinação (tabelas até á finalizacao dos lances)

3º passo: Após os gestos técnicos estarem alicerçados, passa-se ao Jogo Posição. Ou seja, a exercícios que estimulem nos atletas a noção de posicionamento no terreno.

4º passo: Após os atletas terem uma noção de posicionamento no terreno, passa-se para o Jogo de Posição em jogo. Ou seja, procura-se que estes dinamizem os seus posicionamentos conforme as características de um jogo (são utilizados exercícios de 2 para 1, de 4 para 2 e de 6 jogadores para 3, com algumas nuances praticas)

5º passo: Jogos de posicionamento (são utilizados exercícios de 6 contra 6)

6º passo: Linha Posicional. Os jogadores começam a treinar o seu posicionamento enquanto um colectivo. Os centro campistas (como exemplo) passam a exercitar o seu posicionamento enquanto bloco do meio campo…onde o colectivo passa a ser mais importante que o individual.

7º passo: O ultimo passo refere-se á Movimentação estratégica. Os jogadores aprendem as movimentações estratégicas da equipa para que o colectivo ganhe qualidade e para que se sobreponha definitivamente sobre o individual.

………………………………………………………………………………………….

Fica aqui uma visão sobre tudo o que envolve a Escola de Formação do Ajax.
Desde a sua evolucao, á organizacao, filosofias e objectivos e até conjuntos de exercícios de treino.

Depois de toda esta análise, fico ainda mais convicto que a Escola de Formação do Ajax é ,de facto, a melhor de todo o planeta.

Escola de Formação do Ajax

O Ajax, internacionalmente sempre foi o meu clube de eleição.
É um clube organizado, com estratégias claras, e sobretudo com uma grande “cantera”, e uma filosofia de formar jogadores.

Assim, sendo interessa saber como nasceu esta “Escola de Formação” , como se organiza , e o que a torna tão especial e tão única.

A Holanda como selecção, conheceu um período de Ouro de 74 a 78, onde liderada com jogadores como Cruyff , Neeskens , etc…atingiram a final de um Mundial de Futebol. Convém ainda salientar o nome de Rinus Michel um dos melhores treinadores da historia do Futebol Mundial.

Este sucesso da selecção Holandesa , poderia significar um ponto de partida para o crescimento e afirmação dos clubes Holandeses da altura , mas como até na altura o dinheiro é um ícon chave do Futebol , as equipas Holandesas viram partir dos seus clubes os seus grandes jogadores , pois o dinheiro oferecido pelos “tubarões” de Itália, Espanha, Alemanha, Inglaterra etc….era demasiado alto para resistir.
Foi neste contexto de desertação das grandes estrelas dos clubes Holandeses que surgiu a ideia de criar uma Escola de Formação.
Seria a única maneira dos clubes Holandeses conseguirem ter equipas competitivas e ciclicamente com bons valores.

Assim sendo, o Ajax foi o pioneiro nesta aposta. Pós em prática a permissa anteriormente explicada e esperou por resultados práticos.
Para liderar a escola de Formação, foi criado um posto…o director geral. O director geral tinha como missão coordenar todos os aspectos da formação. A boa ou má gestão deste director seria fundamental para o sucesso ou não deste projecto.

Assim, para liderar o projecto foi chamado um grande senhor do Futebol Holandês , Leo Bennhaker, conhecido em todo o Mundo do Futebol.
Leo, considerou que para se encontrar talento para posteriormente se trabalhar, seria necessário criar uma rede de prospecção na cidade de Amesterdão, como forma de “pescar” os melhores valores da Cidade. Entre os valores encontrados salientam-se a título de exemplo: Kieft e Rijkaard ..2 jogadores de sucesso na selecção Holandesa.

A Leo Bennhaker, que seguiu o seu brilhante trajecto como treinador, sucedeu o também conheço Aro de Mos.
De Mos em termos gerais , considerou que para haver ainda mais talento as equipas jovens do Ajax, seria necessário alargar a prospecção, não somente á cidade de Amesterdão mas também aos seus subúrbios (num raio de 30..40 kms). Nesta época também foram encontrados jogadores famosos como Vanenburg ou o lendário Van Basten.

No entanto, estaria para ser indigitado o director geral que acabaria por mudar o Ajax e o Futebol Mundial. Alguém que pela sua genialidade marcou uma era e estava pronto para marcar uma outra, como director geral de formação.
Assim, o 3º director de formação do Ajax foi Johan Cruyff auxiliado pelo nosso bem conhecido Tony Bruins Slot (técnico adjunto do Benfica).
Cruyff era um sonhador, mas mais impressionante que isso transformava sonhos em realidade. Assim sendo, não foi de estranhar que tenha implementado inovações e mudanças que marcaram o Futebol para sempre.
Entre estas inovações vou citar algumas.
A 1ª das quais, refere-se á ideia dos talentos a ser “pescados”. Cruiyff considerava que aos 8,10 anos um miúdo já teria as características necessárias para começar a ser trabalhado e para começar a jogar futebol. Assim, foi ele quem decidiu começar a “pescar” talentos apartir dos 8 anos e a integra-los na escola de Formação, como forma de ainda precocemente serem trabalhados para darem futuros grandes jogadores.
O holandês considerava ainda que 1 ano de diferença entre 2 jogadores ainda na formação fazia diferença, e que os mais velhos levavam vantagem sobre os mais novos, assim sendo, tornou obrigatório que em todos “os anos de idade” houvesse 1 plantel completo de pelo menos 16 jogadores (o que veio dar origem ás equipas A e B de fada escalão).
Por detrás de uma boa formação estão necessariamente bons treinadores. A partir desta permissa , Cruyff estabeleceu características especificas para os treinadores de formação, consoante os escalões onde estes trabalhavam, ou seja, até aos sub-14 os treinadores deveriam assumir uma relação com os jogadores quase de pai para filho, pois estes ainda se estariam a formar enquanto indivíduos, e os seus níveis psicológicos ainda não seriam os mais desejáveis. Dos sub 15 aos sub 16, os treinadores deveriam enveredar por uma postura disciplinadora, pois os miúdos estariam no auge da adolescência que é sinonimo de alguma rebeldia. Nos juniores, os treinadores deveriam dominar a estratégia e planificação, assim como dominar a nível táctico, para facilitar a transição da formação para o Alto Rendimento.

As inovações de Cruyff não ficariam por aqui.
Sofrendo influencias de desportos americanos Cruyff criou treinadores específicos, ou seja, Cruyff reparou que no Baseball existiam técnicos apenas e só para o batimento ou para receber a bola. Assim, adaptou essa ideia ao Futebol e criou o posto de Treinador de Guarda Redes, o posto de preparador físico e até treinadores por sectores(defensivo ,médio e avançado). Esta inovação ainda hoje vigora no Futebol Mundial.
Por ultimo, este génio Holandês considerou que a cristalização de um modelo de jogo, que perdurasse desde as escolinhas até aos seniores, resultaria numa mecanização perfeita, interiorizada pelos jogadores desde muito novos, o que os levaria a jogar quase de olhos fechados, e lhes facilitaria a transição do futebol jovem para o futebol profissional.
Assim, numa primeira fase foi adoptado um 4-3-3. No entanto, Cruyff e o seu olho clínico, constactou que com esse sistema tácticos os miúdos de 10,11 anos..por jogarem algo distantes uns dos outros, não conseguiam fazer mudanças de flanco, cansavam-se mais depressa e deixavam muito espaço livre no terreno.
Entou criou um outro sistema táctico, até hoje famoso, baseado em “triângulos imaginários” que provocariam sobretudo uma maior aproximação entre todos os jogadores o que facilitaria a constante troca de bola..para materializar as mudanças de flanco e permitiria menos desgaste aos defesas e menos espaços abertos para os adversários aproveitarem. Criou assim o 3-4-3. Este 3-4-3 no entanto, não convencia a crítica que considerava que em Futebol de alta competição não teria resultados práticos, e seria até desastroso. Mas Cruyff no Barcelona provou que este sistema pode dar frutos.

A Cruyff sucedeu alguém com estudos sobre Futebol, chamado Louis Van Gaal (ex treinador do Barcelona). Van Gaal tinha formação, e foi ele que criou várias alterações e inovações a nível de treino.
Van Gaal criou um plano de treino capaz de ser utilizado em todas as camadas jovens (desde os 10 aos 18).

A Van Gaal, sucedece o nosso conhecido Co Adriaanse (treinador do FC Porto). Adriaanse como professor de Liceu, considerava que os Estudos também era importantes na formação de um atleta.
Assim criou um Horário para todos os jogadores da formação que contemplasse estudos e treinos.
Os jogadores iriam assim para a escola até ao fim da tarde, e no fim das aulas…esperaria por eles uma carrinha para os transportar até ao campo de treinos. Chegados lá, seriam divididos por escalões de formação(naturalmente)..mas com um duplo objectivo. Ao dividi-los, enquanto por exemplo os juvenis estariam a treinar, os iniciados durante essa hora, hora e meia teriam hora de estudo obrigatória. Após o treinado dos Juvenis…trocariam, ou seja, os Iniciados treinariam e os juvenis teriam a tal hora obrigatória de estudo.
À noite todos jantariam juntos (para fortalecimento do grupo) e só depois cada 1 seguiria para casa, já sem tarefas para executar, podendo descansar o mais possível.
Adriaanse tornou as preocupações das escolas de Formação do Ajax mais abrangentes que o futebol em si, incidindo estas…também nos estudos, como forma de formar atletas..claro, mas também Homens!

Após Adriaanse seguiram-se 2 directores que deram continuidade a estas filosofias e que nada inovaram.
Até chegarmos a Danny Blind.
Blind considerou que estaria apenas disposto a incidir o seu trabalho sobre o trabalho de campo e apenas ao que o Futebol diz respeito.
Assim dividiu os aspectos organizativos em 2 grupos. A formação em si e a prospecção de talentos ficariam na sua tutela, no entanto, o aspecto organizacional e o aspecto médico ficariam sob a tutela de outra pessoa.


Como podemos constatar, a evolução da escola do Ajax para chegar á “quase perfeição” que é hoje, foi feita por ciclos, e através de cunhos pessoais e ideologias próprias dos directores que foram passando pelo Clube.
O Ajax ,hoje em dia, pode-se orgulhar de ser a maior escola de Formação do Mundo, e mesmo esta filosofia de aposta em jovens, não os arreda dos títulos internacionais, como provaram com a geração de Seedorf,Davids,Overmars..etc, que se sagrou campeã Europeia.

É obvio que montar uma escola desta envergadura tem custos elevados, mas o retorno em venda de jogadores de qualidade é bastante superior, o que permite ao Ajax ser um clube auto suficiente e sempre com o futuro garantido.

Num próximo post, veremos filosofias , ideologias e aspectos organizacionais desta escola de formação Holandesa.