30 março 2006

O Mundo desespera por eles! (semana 2)




A nossa viagem pelas jovens estrelas continua.
As qualidades inatas destes “prodígios”, demonstradas em diversas competições Internacionais, não deixaram ninguém indiferente.
Alguns grandes clubes Europeus e Sul Americanos acenam com milhões de euros, para ,desde já, baterem a concorrência e garantirem a futura nata do Futebol Mundial.

Aqui ficam mais alguns nomes:


Nome: Sérgio Aguero
Nacionalidade: Argentina
Idade: 18
Clube: Independiente
Feitos Assinaláveis: Campeão do Mundo de sub 20.

Sérgio Aguero, depois de passar por alguns clubes de bairro chegou ao Independiente aos 9 anos de idade, onde passeou classe e qualidade nas camadas jovens.
Não foi surpresa, quando Aguero foi chamado á equipa principal do Independiente apenas e só com 15 anos, destronando Maradona..como jogador mais jovem de sempre a jogar na liga principal Argentina.
Joga preferencialmente como médio ofensivo, o típico numero 10.
É muito rápido, ágil e muito forte nas mudanças de direcção, muito por culpa do seu centro de gravidade baixo.
A sua técnica e o seu remata são do melhor que há no futebol jovem, e apesar de ainda ser um jogador muito jovem, tem uma visão de jogo como poucos.
“Kun” como é conhecido na Argentina, é hoje em dia, titular indiscutível da sua equipa, uma das grandes figuras do Campeonato e a maior esperança do Futebol Argentino a par de Leo Messi.
Maradona exige que o miúdo seja convocado para o Mundial.
De qualquer forma, teremos Kun a brilhar nos relvados Europeus, pois a maioria dos grandes clubes da Europa estão interessados na sua contratação e corre o rumor que o Bayern terá já oferecido cerca de 15 milhões de euros ao grupo de empresários detentor do passe do jovem.
Fixem este nome!!



Nome: Sérgio Tejera
Nacionalidade: Espanhola
Idade: 16
Clube: Espanyol de Barcelona

Sérgio Tejera é o miúdo do momento. Apesar de ser o menino bonito da affición do Espanyol está de partida para terras de sua Majestade onde irá actuar sobre as ordens de José Mourinho. O Chelsea não hesitou em apostar neste miúdo, talvez inspirados pelo sucesso da aposta do Arsenal em Cesc Fabregas.
Tejera está á 5 anos na escola de “cadetes” do Espanyol, onde tem feito brilhantes exibições chamando a atenção de um dos melhores “scouts” do Mundo Frank Arnesen.
Este centro campista esquerdino é brilhante a pensar e ler o jogo. Tremendo no passe e portador de uma remate temível.
É ainda muito jovem, mas com a ajuda de Mourinho pode tornar-se numa grande figura do Futebol Espanhol.


Nome: Ceesay
Nacionalidade: Gambiano
Idade:18
Clube: Wallidan de Banjul

Ceesay brilhou no campeonato do Mundo do sub 17, onde impressionou pelo seu porte atlético (1 95cm). Devido á sua altura, todos esperavam um jogador lento e com fragilidades técnicas, mas puro engano, este avançado centro é muito forte, mas também é forte tecnicamente e rápido, o que cria uma combinação ,diria, pouco usual que alias levou a suspeitas em relação á sua idade.
A invulgaridade desta junção de características e a fantástica coordenação de movimentos que o jogador exibe, fazem com que este atleta seja seguido atentamente por alguns dos principais clubes europeus.
Ceesay, tem como grande ídolo “Titi” Henry e não esconde a vontade de um dia puder actuar com o francês no Arsenal.


Nome: Nuri Sahin
Nacionalidade: Turca
Idade: 18
Clube: Borussia Dortmund
Feitos assinaláveis: Melhor jogador do campeonato Europeu de Sub 17

Apesar de ser turco, Sahin nasceu e formou-se como futebolista na Alemanha.
Depois de passagem por um clube de menor dimensão, Sahin em 2001 integrou os quadros do Borussia Dortmund onde ainda hoje permanece, e onde com 16 anos se estreou no campeonato alemão, batendo o record do mais jovem jogador a actuar na Bundesliga.
Sahin, é um jogador extremamente polivalente, podendo actuar como médio interior ou até como pivot defensivo.
Lê como poucos o jogo, é exímio no passe, tem um sentido posicional muito forte, demonstra técnica na forma como distribui jogo e por fim é portador de uma remate fácil, potente e colocado.
Começa a atrair o interesse dos principais clubes europeus e a Federação Alemã começa a aliciar o turco de forma a este actuar pela Selecção Germânica, no entanto, não parece tarefa fácil, pois Sahin considera que apesar de ter nascido na Alemanha, sente-se turco.


Eis o posicionamento táctico destas jovens promessas:

28 março 2006

Clube do Coração! (diário do Observador)




Olá!
Hoje esta rubrica do Diário de Observador vai ser um pouco diferente.

Hoje fui observar o clube do meu coração.
É, como é evidente, um sentimento diferente. Sentimento esse mais forte, com saudade á mistura e com menos imparcialidade, pois admito que me deu vontade de festejar os golos do “Vila”, mas mantive a ética e optei pela serenidade.

Face a ter observado o meu clube do coração, e colaborar com o blog da mesma equipa, deixo-vos com uma breve análise feita por mim ao que vi da equipa.
Espero que seja útil ao grupo de trabalho e agradável para quem lê

Bom, não vou fazer uma análise pormenorizada á equipa pois seria eticamente incorrecto da minha parte, principalmente para com os responsáveis técnicos do “Vila” e até de alguma injustiça para com os jogadores…pois não é em 1 jogo que se avalia as reais potencialidades de cada 1.

No entanto, algo me inquietou durante o jogo.
A equipa adiantou-se no marcador e construiu uma vantagem confortável, mesmo jogando contra o vento. O adversário jogava já com 10 elementos.
Seria de esperar uma 2ª parte tranquila e até com uma dilatação da vantagem.

No entanto isso não aconteceu.
A equipa “desceu” de produção, e sofreu para vencer.
Será por falta de qualidade? O que terá passado?

Nos escalões de formação o factor de Rendimento - Físico , toma uma importância extraordinária.
Não apenas na disputa individual dos lances, mas também na forma como a condição física é gerida… e é mantida durante toda a partida.
O que começou a faltar ainda na 1ª parte, isto depois da equipa estar em vantagem e a jogar contra 10, foi claramente uma gestão de esforço.
E como se consegue essa gestão sem perder qualidade de jogo? Posse de bola!
Em pelado nem sempre é fácil controlar a posse de bola, mas em relvado esta é francamente possível, se todos os elementos mantiverem uma posicionamento correcto em campo, não estando muito perto uns dos outros, mas também não muito longe.
Cruyff, ex glória Holandesa, inventou o 3-4-3 (que depois foi alterado para 4-3-3) a pensar exactamente na dificuldade que na formação os atletas sentem em fazer a bola chegar de uma flanco ao outro. Assim, criou um esquema táctico em que a posição de cada elemento fazia triângulos geométricos com os colegas mais próximos, para que dessa forma fosse mais fácil uma circulação contínua e segura da bola de um flanco para outro, da defesa para o ataque e vice versa.

Ora transportando a importância do posicionamento para atingir a posse de bola para o vosso jogo, penso que os jogadores foram traídos por alguma ansiedade e nunca souberam bem ser rigorosos no sistema táctico e dinâmica montados para este jogo, que sinceramente..me pareceu muito inteligente, e daqui os meus parabéns á equipa técnica.
O facto de estarem a actuar com elementos móveis no terreno, facilitaria essa posse de bola..e esses jogadores, embora ainda bastante novos, têm que começar a assumir o jogo e procurar ser eles a marcarem o ritmo de jogo.

Tudo isto deveria ter sido possível num jogo de 11 contra 11, e muito mais num 11 contra 10.

No entanto, como clara atenuante tinham os resultados menos positivos da última semana, que aumentam a ansiedade da equipa.

Assim, e para terminar a análise á 1ª parte, penso que jogaram de forma inteligente e muito conseguida até á vantagem.
Depois foram algo “gananciosos” e quiseram marcar mais e muito depressa, criando um desgaste físico desnecessário.
Até porque era o Coimbrões que tinha que correr atrás do prejuízo, o que vos possibilitaria aproveitar a velocidade dos pontas e do jogador mais móvel da equipa.

Na 2ªa parte, a ganhar por 2, contra 10 e a jogar a favor do vento, tinham tudo para golear.
Mas notou-se claramente o desgaste da primeira parte, notou-se a tal ansiedade e acabaram por tremer.
Quando é assim, joguem confiantes, sem pensar nos jogos anteriores.
Assumam a vossa superioridade e joguem tranquilamente e em colectivo, para que dessa forma e pacientemente vão dominando os ritmos de jogo, a posse de bola e isso vos possibilite marcar mais golos.

O momento chave é o golo sofrido.
O nervosismo foi por demais evidente, mesmo estando em superioridade numérica.
E o que é que o nervosismo vos levou a fazer? A perderem-se em campo.
Vi várias vezes o staff técnico, a pedir aos jogadores para se focarem no posicionamento correcto em campo. Foram incansáveis a tentar corrigir isso.
Mas vocês ,jogadores, estavam mais interessados em se “afunilar” no centro do terreno para tapar os caminhos para a baliza, portanto o 2º golo surge, por falta de lucidez e frescura física vossa.

No entanto, quando já via tudo muito mal parado…..
Aceleraram o ritmo. O que, desculpem a sinceridade, mesmo assim não foi suficiente para uma equipa que na 1ª parte mostrou o seu real valor.

Em termos gerais, o que me fica na retina, é que vocês têm uma equipa com valor, capaz de se bater com a maioria das equipas da vossa “série”, e até têm alguns jogadores com capacidade para desequilibrar.
Mas não podem encarar os jogos com ansiedade ou com espectativa. Assumam! Assumam o jogo, porque dessa forma irão ser vocês a dominar a parte “psicológica” do jogo, levando o adversário a entrar em ansiedades e nervosismos.
Por outro lado, tentem ser mais rigorosos a cumprir aquilo que vos é pedido pelo treinador e seus adjuntos. Mantenham um posicionamento correcto e isso consegue-se com tranquilidade e sobretudo, após estarem apenas concentrados e focados no jogo, algo que por vezes não pareceu.
Costuma-se dizer que os grandes jogadores são aqueles que jogam ao mesmo nível durante o jogo todo, e não apenas 45m. E é por aí que vocês devem abordar o vosso jogo e melhora-lo. Mas isso não cabe apenas aos técnicos, cabe a vocês mesmos interiorizarem a vossa missão.

Por fim, mantenham a objectividade.
Na 2ª parte, perderam muitas vezes a posse de bola por preciosidades técnicas. Pressionaram menos por considerarem que o jogo estava ganho, e até se desconcentraram ao ponto de não cumprir posicionalmente e movimentacionalmente.
Não podem.

Parabéns a todos vocês pela vitória, têm uma equipa capaz de melhorar cada vez mais, e têm jogadores interessantes, com bons pormenores técnicos e até com alguma maturidade.
Mas têm que o demonstrar do 1 ao ultimo minuto, e do 1 ao ultimo jogo, e só assim, talvez consigam fazer carreira como jogadores no Vilanovense ou até em clubes de maior dimensão.

Muito boa sorte!
Força Vila! “

27 março 2006

Penso eu de que! (semana 4)




Notas Negativas da Semana:

O Presidente da Arbitragem Luís Guilherme, já por várias vezes nos brindou com nomeações sem nexo, diria até irracionais, desprestigiando a classe e sobretudo não defendendo os próprios árbitros.
A imagem que passa destas nomeações e da arrogância e abuso de poder deste Senhor, faz lembrar a imagem de um puto traquinas que se sentou numa mesa a olhar para os jogos e para os árbitros fazendo as escolhas mais marotas possíveis.

Já todos sabemos que não são disponibilizadas aos árbitros as condições ideais para que este se possam preparar para os jogos da melhor maneira e evoluir a sua arbitragem.

Todos sabemos que dirigentes e até jogadores contribuem para a depreciação em termos de opinião sobre os árbitros Portugueses.
Todos nós sabemos dos esquemas de pressão sobre esta classe.

Mas, quando é ,até, o Presidente da Arbitragem, a colocar os árbitros no “cepo”, então algo vai muito mal no Futebol Português.
Precisa-se de gente séria e coerente URGENTEMENTE!!




Começo a minha análise pelos jogos de 4ª e 5ª feira, relativos á MeiaFinal da Taça de Portugal:

FC PORTO VERSUS SPORTING: Esta final antecipada, e primeiro round entre estes 2 clubes num curto espaço de tempo, prometia espectáculo, muitos golos e bom futebol.
No entanto, nada disto se passou. O público foi brindado por 1 jogo cauteloso, pragmático e sobretudo extremamente equilibrado.
P Bento apresentou o mesmo esquema que tem vindo a apresentar, mas com instruções aos laterais para não arriscarem em “raides” ofensivos.
Já Adriaanse desmontou o seu 3-3-4, retirando um Homem da frente, colocando assim mais 1 Homem no meio campo, para equilibrar aquela zona em termos numéricos e em termos de marcações.

Durante os 90m, o Sporting denotou um Futebol mais tranquilo e trabalhado, denotou também mais frescura física e lucidez nos últimos 20 minutos. Por outro lado, o Porto acabou por ser a equipa mais pragmática, pois … deram a sensação que estavam pacientemente á espera de uma falha do Sporting para disferir um golpe fatal. Não jogaram melhor futebol mas tiveram melhores oportunidades para marcar.
No prolongamento, Cech tem uma falha clamorosa e a bola acaba no fundo das redes do Porto, golo marcado pelo inevitável Liedson.
No entanto, já com 10..o Sporting vê Quaresma oferecer o golo a Benni, e este dramático jogo seguia para penalties.
O Porto acabou por vencer!

Dois duelos se verificaram:

Adriaanse versus P Bento: 2 treinadores com modelos de jogo diferentes, com filosofias diferentes, no entanto são os treinadores que orientam as 2 melhores equipas desta época, na Liga Portuguesa.
Neste duelo deu empate. O jogo foi muito equilibrado tacticamente, Adriaanse esteve muito bem em adaptar o seu sistema táctico á forma de jogar do Sporting, e Bento esteve bastante bem nas substituições.
Segundo round..já no início de Abril.

Baía versus Ricardo: É sabido que estes 2 atletas não têm uma boa relação, e portanto um grande duelo se disputava nos penalties.
Baía voltou a see o Herói da família Portista, e saiu aclamado por 50 mil gargantas que o incentivaram de uma forma fabulosa durante as grandes penalidades.
Desta vez, Ricardo não mostrou que é especialista em penalties.


Na outra SemiFinal, Setúbal e Guimarães jogavam uma presença no Jamor, e como prémio adicional uma presença na Taça Uefa.
Foi um jogo dramático, com um excelente ambiente.
O Setúbal foi sempre mais equipa, e mais atrevido na hora de contra atacar. O Guimarães por seu lado, teve a vitória a 2 minutos de distância.
Nas grandes penalidades, o internacional Brasileiro Rubinho foi a grande figura.
As gentes de Setúbal estarão pelo 2º ano consecutivo no Jamor!

Final: FC Porto versus Vitória de Setúbal





Era aguardado com alguma curiosidade o duelo entre Benfica e Braga, que mais do que os 3 pontos, se tornava muito importante para a definição do 3º lugar e correspondente qualificação para a Liga dos Campeões. Diria até que para o Braga era decisivo.
O jogo começou logo com um golo de Nuno Gomes, o que baralhou a estratégia do Braga e sobretudo a cabeça de Jesualdo.
O técnico Bracarense vinha preparado para jogar no contra-ataque e erro adversário, no entanto, o golo madrugador alterou a postura do Benfica, que se acautelou e esperou pelo adversário. Exigia-se a Jesualdo medidas imediatas e um Futebol Ofensivo. No entanto, o técnico Bracarense demorou muito tempo a responder no banco, e alterar o que quer que fosse.
O Benfica, acabou por vencer de forma, diria, “tranquila”.
Saliente-se, o facto de R Rocha ter sido utilizado a defesa direito, já se preparando para a marcação individual a Ronaldinho.
E por outro lado, o jogo entre Benfica e Braga foi tão monótono, que deu para o Benfica fazer alguma gestão de esforço, para a partida de 3ª feira.
O Benfica está com um pé e meio na Champions.


Em Coimbra, jogou-se o Académica versus FC Porto.
Nota de destaque a ausência de Baía nos titulares, depois de uma excelente e moralizante prestação frente ao Sporting.
O FC Porto teve uma primeira parte dominadora e só a fraca pontaria de Benni, não permitiu ir para o descanso a vencer.
No entanto, na 2ª parte..o Porto perdeu a lucidez, denotou muito, muito cansaço (derivado de 2 prolongamentos e 3 jogos em 1 semana) e tremeu, nunca no sentido de perder o jogo..mas sim de não o vencer.
Valeu um excelente passe de Jorginho e uma grande finalização de Hugo Almeida.
Neste jogo, o Porto perdeu Lucho por mais de 1 mês..depois do Argentino ter torcido o joelho. Ao que tudo indica será Jorginho a ocupar o seu lugar, depois de uma excelente exibição.
Pepe já vem encantando como central. No entanto, ontem a fazer o corredor direito na 1ª parte deixou óptimas indicações. Este jovem Brasileiro corre a passos largos para se tornar um central de top.
Por fim, a titularidade de Helton gera muita polémica, pois é Baía quem se senta no banco. Mas a verdade é que o Brasileiro, pela primeira vez em muitos anos, consegue afastar o fantasma Baía, e dá garantias de qualidade para a baliza Portista nos próximos anos. Alias, alguns adeptos do Porto já defendem que Helton, de facto, merece ser titular.



Em Alvalade, jogou-se Sporting frente ao despromovido Penafiel.
Tudo indicava um jogo sem história, mas o desgaste dos leoninos e mais uma nomeação irracional, causavam apreensão nas hostes leoninas.
O Sporting apresentou várias caras novas no onze titular, no entanto, fez uma boa primeira parte onde decidiu o jogoO golo de João Alves foi de sonho, e para além de matar o jogo em termos de resultado, matou o jogo em termos de Futebol.
A partir daqui, o Sporting limitou-se a gerir a vantagem e o Penafiel nem a dignidade teve de procurar o golo.
Jogo amorfo, mas que serve a 100% os interesses de Paulo Bento.

Internacional:

Lá fora muito pouco a dizer.
O Bayern juntou-se aos “já campeões” Barcelona, Juventus , Lyon , Celtic , Chelsea ..e encomendou também as faixas.

Em Itália, apesar do escorregão da Juventus, os 8 pontos de vantagem garantem tranquilidade e estabilidade para o que falta jogar.
Na luta por o último lugar de acesso á Champions, a Roma aumenta a pressão sobre a equipa de Florença, ganhando 1 ponto ao adversário nesta jornada.

Em Inglaterra, o Chelsea venceu e continua a sua tranquila caminha para o título.
Na luta por um lugar na Champions, aparece o Blackburn. Excelente época desta formação.
Destaque, para a promoção do Reading. É um clube com uma História bastante vasta, mas que nunca tinha chegado á Premier League.
No sábado garantiram a subida e na próxima época ,após 135 anos de História, vão confrontar-se com as melhores equipas de Terras de Sua Majestade!

Em Espanha
, Rijkaard fez descansar Deco e Ronaldinho, e viu a sua equipa empatar frente ao Málaga, sem que no entanto este resultado negativo ponha em risco o campeonato.
Destaque para a vitória folgada do Madrid, e as derrotas de Valência e Osasuna.



Conclusão: Em Portugal, Porto e Sporting ultrapassam os seus testes, mesmo depois de uma semana desgastante. A decisão será em Alvalade, mas um escorregão do Sporting até lá pode ser fatal.
O Benfica deu um passo gigante para garantir o apuramento para a Champions League, mesmo jogando com o pensamento no jogo de 3ª feira frente ao Barcelona.

Lá por fora, o Bayern junta-se ao “grupo dos campeões”.
Os campeonatos estão decididos, alguns jogadores já se resguardam para o Campeonato do Mundo, e só os lugares pelo acesso á Champions ainda criam emotividade.

Até para a semana!


Futebol=Arte? Ronaldinho=Maradona?




Após vários debates sobre Futebol nesta ultima semana, deparei-me com 2 interrogações:

1- Será Futebol uma Arte?

2- Será Ronaldinho igual ou Superior a Maradona?

Bom, para que tirem vocês mesmos as conclusões, aqui fica:

O filme de Ronaldinho

O futuro: Zlatan, C Ronaldo e o inevitável Ronaldinho

É Ronaldinho o professor ou...

Ronaldinho versus Maradona , a hora da verdade!

Será o Futebol Arte?

As 3 pérolas da selecção Brasileira no Mundial 2006

Zidane e Ronaldinho, génios do Futebol

Nike Freestyle

Show de Ronaldinho frente ao Haiti





Enjoy!!

25 março 2006

José Mourinho, The Special One




Acabei de ler um livro escrito por 4 Licenciados em Alto Rendimento do Desporto, livro esse sobre José Mourinho e a sua forma de abordar o treino.
Ao contrário de outros livros sobre esta figura, este é mais específico denotando mais complexidade na compreensão, pois aborda o treino e suas especificidades de forma profunda.
No entanto, depois de “devorar” o livro, em vez de ficar a pensar unicamente no que aprendi sobre o treino e como treinar, fiquei a pensar na seguinte premissa:
O que é preciso para considerarmos alguém um génio?

Bom, as respostas a esta pergunta são imensas e vastas.
No entanto, vou dar-vos a minha.

Para atingirmos a genialidade precisamos de “Criar” algo. Esse algo terá que ser forçosamente inovador, “belo” e arrebatador.
Einstein criou a teoria da relatividade, Beethoven algumas das mais fabulosas peças musicas, e a lista alongava-se ….

O que me leva a “juntar” génios a Mourinho?
Bom, penso que é simples.
Poucos são os comuns mortais existentes com uma autoconfiança e uma força mental tal que lhes permita, no seu interior refutar as verdades, dadas por verdades absoluta e adquiridas da nossa Sociedade. O risco de sermos considerados ridículos, “tolos”, a forma como nos auto convencemos que essas chamadas “verdades absolutas” são as únicas existentes, o medo que nós mortais temos em confrontar aquilo que foi aceite por todos… leva-nos, claramente, a aceitar e assumir um papel de espectador passivo numa Sociedade que pensa ter chegado ao fim da linha e onde reina o pensamento de que “tudo o que havia para ser inventado...já o foi”.

E é com esta definição do que é a nossa Sociedade, que chegamos à forma como “aparecem” os génios.
Ser génio não é mais que ser um “tolo” visionário, que belo dia se lembrou de acreditar em algo que parecia impossível aos olhos de todos os outros e que depois de ridicularizado e “gozado” acaba por provar que afinal criou algo de novo, algo com uma validade extraordinária, algo realmente palpável e “inteligente”.

A pergunta que eu ponho..no remoinho de pensamentos que me consomem uma grande energia cerebral é: Será Mourinho um génio?

Nunca escondi que sou um admirador de Mourinho, não só pela sua capacidade como treinador de Futebol, mas também pela sua extraordinária capacidade de liderança e de motivação de Homens e sobretudo admirador da sua personalidade confiante, convicta e sem medo de admitir que é realmente bom.
Mas se alguém é realmente bom e o prova todos os dias, porque não pode afirmar sem medo que realmente é bom? Sou apreciador da Humildade, mas quando somos bons não temos que ter problemas em o dizê-lo e admiti-lo…pois não é um sinal de vaidade e muito menos de presunção, é sermos reais connosco e com os outros que nos rodeiam.
Ora, é através da personalidade e auto confiança de José Mourinho, que eu entendo onde está o sustento que o levou à genialidade. Seria necessário um grande carácter para refutar “verdades absolutas” e ousar ,numa Sociedade Hipócrita e crítica, criar algo nosso e demonstra-lo ao Mundo.
Se transportarmos estes “podres” da nossa Sociedade para o Futebol, rapidamente percebemos que se criou um “Sentimento” que tudo no Futebol estava criado e que portanto nada haveria a alterar.
No entanto, Mourinho atreveu-se a discordar. Atreveu-se a refutar estas “verdades” e a criar as suas próprias com a convicção própria de um génio, que um dia mostraria ao Mundo que tinha razão.

Assim, ao fazermos uma leitura sobre o livro é nos dada uma visão tradicional daquilo que é o treino e como ele é encarado pelos técnicos quer nacionais quer internacionais.
Apesar das diferenças nos discursos destes, no fundo todos eles assentam os seus princípios nas mesmas premissas e nas mesmas realidades.
Nota-se claramente, uma falta de convicção e sobretudo de “visão” para refutar algo que estava aceite no meio, caindo no risco de parecer ridículo ou não ser compreendido.

Mourinho arriscou. Pegou nas “realidades tradicionais” do treino, rasgou-as e criou as suas, de uma forma coerente e sobretudo inteligente.
Se compararmos a nossa sociedade à publicidade, rapidamente percebemos que, no fundo, comemos aquilo que nos levam a comer, usamos aquilo que nos induzem a usar, etc, etc etc.
No entanto, José não queria ser mais 1, manobrado por uma Sociedade e, no caso específico, por um Mundo Futebolístico viciado, e foi à procura das suas realidades, das suas certezas e das suas convicções.
Resultado? Uma nova forma de abordar o Jogo, e especificamente o Treino. Uma nova forma de abordar as especificidades do treino, sem perder qualidade ou consistência, muito pelo contrário.
Mourinho acaba de revolucionar o treino e o Futebol Internacional. O seu sucesso comprova que a sua coragem para “refutar”, esteve na base de um legado que deixará ao Mundo.
Não irá ganhar sempre, puderá não vir a ser o treinador mais titulado da História do Futebol, mas uma coisa é certa: transformou o Jogo!

Quantos treinadores no Mundo se podem “gabar” da mesma coisa?


Pois…é!!! Mourinho é de facto um Génio!

24 março 2006

O Mundo desespera por eles! (semana 1)





As competições Internacionais entre selecções jovens têm-se sucedido, e vários são os jogadores que vão deixando boas indicações.

Os “olheiros” acumulam-se em busca das futuras pérolas do Futebol Internacional e a verdade é que a qualidade de execução de alguns destes jovens não engana, e mais cedo ou mais tarde darão o salto para os grandes palcos e para os grandes feitos..um pouco por todo o Mundo Futebolístico.

Nos últimos anos, fui compilando uma lista desses jogadores. Aqueles que mais deram nas vistas, que mais deslumbraram…enfim, os jogadores que me fizeram sentir o “hipnotizante perfume” do bom futebol.

Assim, deixo-vos os primeiros nomes a reter:

Nome:Hugo Rodallega, mais conhecido por “Rodagol”
Nacionalidade: Colombiana
Idade: 20
Clube: Deportivo Cali
Feitos relevantes: Campeão e melhor marcador do Torneio Sul Americano de sub 20 em 2005.

Rodagol, é um típico avançado centro capaz de marcar golos de pé direito ou esquerdo, de livre..ou até de cabeça embora não seja um jogador muito alto (1.80).
Tem um sentido posicional tremendo, aparecendo muitas vezes por entre os centrais para finalizar, e é na ágil movimentação que encontramos o seu forte. Raramente se fixa entre os centrais, procurando movimentações rápidas com e sem bola, ou partindo em diagonais para as finalizações.
É forte no choque e bom no drible, o que lhe confere o estatuto de jogador completo
É o grande destaque do Futebol Jovem Colombiano, e pouco faltará para dar o salto para a Europa.

Nome: Rafael Sóbis
Nacionalidade: Brasileira
Idade: 20
Clube: Internacional

Rafael Sobis é um pequeno artista da bola! É simplesmente fantástico vê-lo com a bola nos pés.
Ocupa uma posição bastante ofensiva no terreno, jogando como avançado móvel, quase sempre a aparecer atrás de um ponta de lança ou então mais encostado á banda direita.
Tem um pé direito que faz maravilhas, uma velocidade assinalável, e uma “ginga” invulgar. Estas qualidades “encobrem” a sua grande lacuna: alguma debilidade física.
Fala-se do interesse de grandes equipas da Europa, que indicam que para o ano teremos mais um menino do país do “samba” a brilhar na Europa.

Nome: Gabriel Paletta
Nacionalidade: Argentina
Idade: 20
Clube: Banfield (assinou pelo Liverpool)
Feitos relevantes: Campeão do Mundo de sub 20

Gabrielle Paletta, capitão da selecção sub 20 Argentina, é talvez a maior esperança defensiva do Futebol Sul Americano. Central dominador e ágil, faz da antecipação e do posicionamento as suas grandes armas.
Terá que apurar um pouco o tempo de ataque á bola, mas é sem dúvida um jogador com um potencial tremendo, que não passou despercebido a Rafa Benitez que o vai levar para cidade dos Beatles (Liverpool) no fim da época a troco de 600 mil contos.
Resta saber, se este jovem conseguirá competir com Carragher e Hyipia ..2 dos melhores centrais da Liga Inglesa.


Nome: Mouhsine Iajour
Nacionalidade: Marroquina
Idade: 20
Clube: RAJA Casablanca
Feitos Relevantes: Bola de Ouro na Taça Africana de Sub 20

Iajour é um avançado móvel e forte fisicamente.
Foge para as faixas laterais para fugir as marcações e fruto de um físico assinalável tenta ganhar vantagem para aplicar o seu pontapé venenoso.
A forma como explode em velocidade, protege com o corpo e chuta colocado e forte, faz lembrar Ronaldo.
No entanto, não se julgue que Iajour é explosividade e porte físico, pois com a bola nos pés denota pormenores técnicos assinaláveis.
É uma pena não ser aproveitado por um dos melhores clubes Portugueses.

Aqui fica o posicionamento táctico destes atletas:

23 março 2006

Análise táctica do FC Porto versus Sporting CP




Ontem realizou-se o FC Porto versus Sporting para a Taça.


Acabou por ser um jogo emocionante, muito competitivo, polémico e com um fim dramático.Baía acabou por ser o herói ao garantir a presença no Jamor, por parte do FC Porto, após defender uma das 5 grandes penalidades leoninas.
Mais do que analisar as ocorrências do jogo, penso que é fundamental analisar o grande duelo táctico disputado por 2 treinadores com filosofias e modelos de jogo completamente diferentes, mas que ontem se foram anulando 1 ao outro.

Eis os esquemas iniciais apresentados:



FC Porto

Adriaanse, ao contrário do que fez na Luz, abandonou o 3-3-4, abdicando de um extremo, para criar mais consistência no meio campo, não correndo o risco de ficar em inferioridade numérica na zona onde se iria decidir o jogo.
Assim, avançou para a titularidade Cech, não como defesa, mas sim como médio interior esquerdo.
Outra alteração efectuada por Adriaanse foi colocar, R Meireles um pouco mais á direita (médio interior direito), dando ordens a Lucho para jogar mais á frente, quase como vértice ofensivo do meio campo…sempre descaindo um pouco á direita para apoiar Adriano.
Adriano abandonou a sua posição entre-linhas, actuando descaído no flanco direito do ataque Portista, actuando Benni como ponta de lança mais fixo, e Quaresma na esquerda procurando os desequilíbrios.

Adriaanse explorou um 3-4-3, com cautelas defensivas e marcações zonais bastante rígidas e intensas.

Sporting CP

Paulo Bento não mexeu na dinâmica habitual da equipa.
Trocou Abel por Miguel Garcia, para segurar Quaresma, pois Miguel Garcia é substancialmente mais forte na marcação. Perdeu ,no entanto, pendor ofensivo pela faixa direita. No meio campo, o esquema de sempre, actuando Sá Pinto como vértice ofensivo, abrindo uma vaga para Deivid na frente.

Um 4-4-2 em losango, com constantes movimentações e trocas posicionais de alguns dos seus jogadores.


Dinâmicas e encaixes Tácticos:

No duelo entre defensiva Portista e ataque Leonino, Adriaanse optou por marcações zonais. Ou seja, Liedson e Deivid não foram marcados individualmente. Esta opção de marcação á zona é facilmente explicável, pela forma como os elementos do ataque Leonino se iam movimentando. Deivid e Liedson nunca ocuparam uma posição estática no terreno, procurando sempre movimentações para as faixas, tentando fugir ás marcações e ao mesmo tempo conseguir espaços para a penetração central dos elementos do meio campo Leonino, que no entanto, nunca surgiram.

No meio campo, o Sporting optou por actuar com 4 elementos, 3 dos quais mais volantes e ofensivos. Custódio ocupou a posição de trinco, Moutinho e C Martins como interiores, tentando trocar de posições frequentemente de forma a baralhar as marcações e Sá Pinto jogou como vértice ofensivo, no apoio aos atacantes.
Adivinhando uma possível superioridade número Leonina, e analisando que o ponto forte dos Leões é mesmo o meio campo, Adriaanse colocou Cech, R Meireles e P Assunção em marcações zonais rígidas aos 3 elementos do meio campo. Assim, Cech ocupou-se na maioria do tempo com C. Martins; R Meireles com Moutinho e Assunção com Sá Pinto. Custódio foi incumbido de policiar Lucho.
Percebemos assim, um encaixe entre os 2 esquemas tácticos, acabando ambas as equipas por se anular, levando a que o jogo fosse fechado, com poucos espaços e calculista. Daí também se explica a opção do futebol directo do Porto nos últimos minutos da 2ª parte, tentando queimar etapas..fazendo a bola sobrevoar o meio campo (muito preenchido) para chegar mais rapidamente aos avançados (opção essa também explicada pelo desgaste físico).

No duelo, entre a defesa do Sporting e ataque do Porto, Adriaanse optou por colocar Quaresma mais á esquerda, explorando a menor qualidade de M Garcia (comparativamente com Caneira). Fixou Benni McCarthy entre os centrais e Adriano foi tentando ocupar a faixa direita sem nunca se fixar, procurando uma grande mobilidade para surpreender através de diagonais, as marcações Leoninas. Durante uma fase do jogo, Benni foi mesmo trocando de posição com Adriano…pois a marcação dos centrais Leoninos era extremamente forte.


Conclusão: Apesar de apresentarem 2 figurinos diferentes, ambas as equipas encaixaram uma na outra, e anularam completamente a zona nevrálgica de jogo (meio campo). Os laterais do Sporting nunca arriscaram ofensivamente, e do lado do Porto Bosingwa foi tentando aparecer alguns metros mais á frente, mas sempre de forma calculada (Bosingwa esteve muito trapalhão durante o jogo todo).
Com todo este “equilíbrio de forças” só um golpe individual ou uma falha clamorosa…faria uma das equipas se superiorizar (tal como aconteceu no 1º golo leonino).

Guerra de Bancos:

Do banco de suplentes, P Bento já na 2ºa parte, decidiu retirar do campo Carlos Martins (que nunca conseguiu impor o seu jogo ofensivo), fazendo entrar Nani, como forma de explorar a velocidade e repentismo do miúdo para se soltar da marcação de Raul Meireles. No entanto, até final da partida foi algo que nunca aconteceu (R Meireles teve fabuloso em termos defensivos).
Com o amarelo de Miguel Garcia, Bento decidiu colocar Abel, aproveitando até o desgaste de Quaresma para explorar mais a lateral direita, esperando que Nani desde o meio campo o fizesse do lado esquerdo. Foi uma substituição bem conseguida, pois Abel conseguiu “trazer” maior pendor atacante para o Sporting pela banda direita.

Por último, e já no prolongamento Bento fez entrar Tello retirando o fatigado Sá Pinto. Esta substituição fez alterar o figurino do meio campo.
Nani passou para o lado direito, depois de nunca se conseguir libertar de Meireles. Moutinho ocupou a posição de playmaker mas nunca conseguiu aparecer. E Tello ocupou a posição do meio campo do lado esquerdo, jogando um pouco mais colado á linha..em relação ao que Carlos Martins vinha fazendo.

Adriaanse por seu lado, mostrou-se muito mais espectante e menos activo no banco de suplentes. Durante os 90 minutos nada alterou, talvez por sentir que seria difícil mudar o que quer que fosse, sem correr riscos.
Decidiu-se por Lisandro, aos 85m, mas cancelou a substituição talvez pensando que seria melhor esperar pelo prolongamento onde teria 30 minutos para vencer, do que arriscar alterar alguma coisa, e sofrer um golo sem tempo para depois recuperar.
Penso no entanto, que foi excessivamente cauteloso, pois Adriano a partir dos 70m mostrou claro desgaste físico, e a troca do Brasileiro pelo Argentino não acarretaria qualquer risco adicional.

De qualquer forma no início do prolongamento lá fez a substituição programada ainda durante os 90 minutos. Substituição essa que pouco trouxe de novo, muito por culpa de Lisandro que não entrou bem no jogo.

Foi com o golo do Sporting, que Adriaanse se viu obrigado a arriscar, retirando P Emanuel (o central mais lento dos 2 que estavam a jogar), fazendo recuar Cech para a defesa, e colocando Hugo Almeida ao lado de Benni McCarthy regressando ao seu tradicional 3-3-4. A aposta no futebol directo, foi uma opção previsível e natural.
Foi ironicamente, com o seu esquema habitual que o Porto chegou ao golo, onde Quaresma aproveita a falta de marcação, do já expulso Caneira, servindo Benni para o golo.

Poucos momentos depois Bosingwa foi expulso, e sem arriscar, Adriaanse colocou Ricardo Costa no lugar do sub 21 português, fazendo sair Quaresma completamente estourado.

Em jeito de conclusão, podemos afirmar que Paulo Bento “utilizou” o banco, para incrementar futebol mais flanqueado e repentista, colocando jogadores mais velozes, ao contrário de Adriaanse que utilizou o banco sobretudo para responder aos problemas que as contingências do jogo levantaram.

Tal como no jogo jogado, assistimos a um duelo entre treinadores muito renhido e equilibrado. Não creio que um dos 2 se tenha superiorizado ao outro, muito embora, Adriaanse tenha operado alterações no sistema inicial, que acabaram por ser eficazes e inteligentes.
FC Porto e Sporting são sem dúvida as 2 equipas que melhor jogam em Portugal, ficando também após este derby a sensação que ambas as equipas se encontram completamente familiarizadas ao modelo de jogo de cada um dos técnicos.
Depois de tanto equilíbrio, o jogo foi para penalties.
Adivinhava-se muita emoção e muito nervosismo.
E adivinha-se também mais um grande duelo: Vitor Baia e Ricardo, 2 futebolistas que nunca tiveram uma relação fácil entre ambos.
Baia superiorizou-se ao defender o penalty de Moutinho.
O FC Porto estava em vantagem e entravamos no último penalty. Ricardo chamou a si a decisão de marcar o último. Atirou para o fundo das redes não dando hipótese a Baía.
No entanto, Lisandro não desperdiçou, e Baía por ter sido o único a defender uma grande penalidade...
Baia decidiu!

21 março 2006

Penso eu de que! (semana 3)

Mais 1 semana Futebolística passou, mais polémica surgiu, mais jogos se realizaram…enfim, mais 1 semana quente para comentar.

Sporting CP

Começo pelo tema mais quente da semana, a Assembleia Geral do Sporting.
O Sporting tem efectuado uma extraordinária recuperação no campeonato, e depende apenas de si para conseguir garantir o “ceptro” de campeão. Paulo Bento e a sua jovem equipa têm feito um trabalho de elevado nível, a massa adepta tem apoiado a equipa, e a esperança é grande.
Seria de esperar uma simbiose da Direcção com a equipa, de forma a existir a estabilidade necessária para que o Sporting lute tranquilamente dentro de campo pelos seus objectivos.
No entanto, isto, absurdamente, não acontece.
Assistimos durante a semana, a campanhas políticas, jogos de candidatura, debates, e toda uma panóplia de acontecimentos …todas elas tendo como pano de fundo, a venda ou não do património não desportivo do Sporting, e a liderança directiva do clube.
É público o momento “apertado” das finanças Leoninas, mas será que não haveria hipótese de “Aguentar o barco” até Maio, de forma a garantir estabilidade á equipa de Futebol Profissional?
Não poderia Soares Franco adiar por mais 2 meses a intenção de ver aprovado o seu projecto?
Ainda por cima, toda esta movimentação “política” no Sporting deixa bem patente muita demagogia e hipocrisia. Vários candidatos mostravam-se solidários com o actual momento da equipa e com Paulo Bento, dizendo que preferiam deixar as suas campanhas e debates para mais tarde. Curiosamente a meio da semana que passou, lá apareceram os candidatos num canal de televisão numa manobra puramente “política” e com o objectivo claro de “açambarcar” a liderança do clube. Lamentável!!
Paulo Bento vai pedindo tranquilidade, e numa prova de profissionalismo os seus jogadores não se deixam afectar por toda esta intranquilidade directiva, efectuando em campo excelentes exibições.

Soares Franco via a sua proposta rejeitada, por meros 2% (era necessário 2/3 da votação). Ficou patente que a maioria apoia Soares Franco e seu projecto, mas numa prova de Homem de palavra, o Presidente Leonino apresenta a sua demissão..como alias tinha prometido.

O Sporting venceu a Leiria num jogo equilibrado, onde ficou patente a solidez defensiva, mas onde a dinâmica ofensiva foi sempre um problema, e só resolvida num golo de manifesta felicidade por parte de Nani.
O Sporting continua a correr para o título, pressionando o Porto..sem tréguas.

SL Benfica

José Veiga decidiu vir a pública criar um bode expiatório para a desilusão interna, que esta temporada do SL Benfica foi.
Disparou na direcção das arbitragens, de Luís Guilherme e deixou no ar um clima de suspeição em relação á reunião entre Pinto da Costa e o citado L. Guilherme.
Foi sem dúvida um acto precipitado e algo desesperado, pois se é certo que o Benfica foi prejudicado frente á Naval, também é certo que a arbitragem foi negativa, mas não uma arbitragem escandalosa. Foram cometidos erros comuns a tantos outros jogos.

Prova disso mesmo, foi o jogo Rio Ave-Benfica, onde o Benfica saiu beneficiado.
O Rio Ave viu um golo mal invalidado, e Mantorras volta a ser o “salvador” da Águia, num lance que dá clara sensação de jogo perigoso.
De qualquer das formas, o Benfica pelo futebol apresentado mereceu claramente a vitória, pois voltou a criar várias chances de golo, mas que teimosamente vão sendo “escandalosamente” desaproveitadas.
A equipa parece nervosa, e as declarações constantes e infelizes de Koeman parecem adensar essa pressão que os jogadores sentem.

Koeman, constitui sem dúvida o ponto negativo da semana.
Depois do grupo, no seu seio, adoptar a postura de não falar sobre o jogo de Barcelona, o técnico Holandês (deveria ser o exemplo) foi o primeiro a desrespeitar o grupo e sua confiança, numa entrevista infeliz concedida á imprensa Espanhola.
Referiu que uma equipa que não ganha á Naval em casa não pode ser campeã, e se é certo que as suas palavras foram exacerbadas e exageradas, também é certo que a declaração só pressiona ainda mais os atletas e provoca um desgaste psicológico nos mesmos, assinalável.
As operações de charme, efectuadas na Imprensa Espanhola também não terão caído bem em dirigentes e adeptos.

Concluo portanto, que Koeman é um treinador cada vez mais a prazo, e a pouco e pouco vai perdendo a confiança do grupo e dos adeptos, devido a declarações e a opções técnicas pouco felizes (Moretto parece-me um caso óbvio).

A semana negra de Koeman terminou com mais 1 episódio negativo. Depois de criar uma polémica desnecessária, ao dar a entender que Mantorras não era opção e que no fim da época não teria lugar neste Benfica, Koeman não sou desrespeitou mais 1 vez o “segredo de balneário”, com criou um conflito aberto com o Presidente Luís Filipe Vieira.
E não sabemos, se por ordem directiva ou apenas por decisão pessoal, Koeman apostou em Mantorras nos minutos finais frente ao Rio Ave, e o palanca Negra respondeu com um golo decisivo e cheio de raiva. Koeman saiu mais 1 vez a perder….

FC Porto

O FC Porto, averbou mais 1 vitória convicente na Liga. 3-0 ao Paços de Ferreira, num jogo tranquilo, que até deu para gerir o esforço dos atletas e rodar o plantel.
O miúdo Anderson estreou-se a titular no campeonato, e embora não tenha feito uma exibição fantástica, mostrou uma humildade e uma maturidade notáveis para alguém com apenas 17 anos. A cereja no topo do bolo, foi uma assistência divinal e de morte para o 2º golo Portista.
De realçar, que o Porto fez renascer Benni, que parece agora mais magro, mais motivado e com o pé quente. Sem dúvida um excelente reforço para os últimos jogos do campeonato e taça.

De realçar ainda o fim do “silêncio” dos Super Dragões, mas a censura que lhes foi feita em relação ás mensagens que faziam passar nos jogos.
Á porta do Estádio foram distribuídos panfletos a denunciar algumas políticas incorrectas do FC Porto, nomeadamente em relação á venda de bilhetes e também em relação a pretensas comissões que os Administradores da SAD Portista exigem na contratação de jogadores para o plantel azul e branco.
O braço de ferro entre SAD e claque continua, e se é verdade que a claque Portista caiu em descrédito já á muito tempo, devido a acções reprováveis, também é verdade que as denuncias em relação a comissões e outros “negócios menos “lícitos” efectuados pela SAD, têm um fundo de verdade.

Por fim, a semana fica marcada mais 1 vez por declarações polémicas do pai de Diego, que está a gerir da pior maneira a situação do filho. Não me parece que braços de ferro e críticas constantes seja a melhor forma de um empresário (e pai) melhorar a situação do seu jogador. Todos nós conhecemos o feitio de Pinto da Costa, e Djair Ribas puderá estar a “comprar” uma guerra, na qual não tem hipóteses de vencer.

Taça de Portugal

A meio da semana jogaram-se os quartos de final na taça. Foram jogos emotivos e de muita polémica, senão vejamos:

Benfica 0-1 Guimarães – Jogo marcado por muitas críticas á arbitragem. O golo do Vitória é irregular, e mais tarde Cléber é mal expulso.
O Guimarães fez um jogo inteligente, abusando por vezes de excessiva dureza e de algum anti-jogo.

Marítimo 1-2 FC Porto (após prolongamento) – O Porto venceu justamente a equipa insular. Num jogo marcado por mais 1 arbitragem polémica, Benni foi o homem do jogo apontado 2 golos.

Académica 0-2 Sporting – O Sporting bateu tranquilamente a Académica.

Setúbal 2-1 Boavista (após prolongamento)- Num jogo também ele marcado por muita polémica, o Setúbal bateu o Boavista através de um penalty inexistente. Muita confusão e alegadas agressões no túnel de acesso. Curioso ou não, quase sempre que ouvimos falar em confusão nos túneis de acesso..o nome Boavista FC aparece ligado.

No dia seguinte foi realizado o sorteio da meia final da taça que ditou os seguintes jogos:

FC PORTO VS SPORTING CP
V. SETUBAL VS V. GUIMARÃES

Para o FCP e Sporting o sorteio á primeira vista parece desfavorável. Mas uma análise fria, pode-nos dar outra visão deste mesmo sorteio. O FC Porto encontra o Sporting no seu terreno, evitando assim ter que defrontar o Sporting em campo neutro (caso se qualificassem ambas para a final), mas na cidade dos Leões. Para o FCP pareceu-me um sorteio favorável. Grande jogo se avizinha já na 4ª feira.

No outro jogo, o sorteio parece, á primeira vista, favorável para ambas as equipas, pois evitaram os denominados “Grandes”. De qualquer forma sai beneficiado o Setúbal pois actua perante o seu público. Estas duas equipas mais do que uma presença no Jamor vão disputar já na 5ª feira um lugar na Uefa. Será sem dúvida, um jogo muito importante para a história de ambas.

Internacional:

Lá por fora, pouco há a registar.
O Chelsea entrou no Craven Cottage com uma postura arrogante, e acabou por pagar uma factura bem alta, tendo perdido o seu primeiro derby Londrino. Boa Morte fez história… e continua a brilhar frente á equipa de Mourinho.

Em Espanha, Deco pode começar desde já a festejar o título Espanhol. O Barcelona venceu e viu Valencia e Real escorregarem. Ninguém pára este Barcelona. No entanto, Marquez e Edmílson saíram aleijados e não jogam frente ao Benfica para a Liga dos Campeões.

Em Itália, Figo encanta Milão. Já não tem o arranque e velocidade de outros tempos, mas a qualidade técnica e a magia continuam lá. Excelente golo que ajudou a pôr fim a 13 anos a seco do Inter sobre a Lázio, no seu próprio terreno.
A Juve soma e segue.

Em França, apenas a registar mais um golo de Pauleta numa vitória tranquila do PSG e o domínio avassalador do Lyon que venceu por 4-0 fora.

Nota final:

Em termos Nacionais, cada vez mais parece evidente que o Sporting versus Porto será o jogo do título.
O FC Porto é uma equipa ofensiva e “sufocante”. Ataca com muitos elementos, denota muita versatilidade posicional e cresce de jogo para jogo. Adriaanse parece estar a ganhar o “braço de ferro” da sua teimosia versus adeptos.
O Sporting é uma equipa assente numa solidez defensiva enorme. Em termos ofensivos faz uma gestão da posse de bola óptima, e depois em jogadas de entendimento ou por intermédio da velocidade de alguns dos seus jogadores desfere os golpes fatais.
Paulo Bento fez renascer das “cinzas” este Sporting, e o céu é o limite.

Lá por fora, tudo na mesma. Já temos campeões “anunciados”, e só a luta pelos lugares Europeus suscita algum interesse.

Até para a semana!

15 março 2006

Torneios na Formação. Benéficos? (Diário de Observador)


Em Portugal são já bastantes as freguesias, câmaras ou colectividades que organizam Torneios de Futebol Jovem.
Para esses torneios são convidadas várias equipas de vários pontos do país, e por vezes até equipas estrangeiras, para durante geralmente um fim de semana se “degladiarem” em busca da conquista do 1º lugar, e de todo um sem número de prémios individuais.
Serão estes torneios benéficos para os jovens atletas?

Bom, eu sou um acérrimo defensor destes torneios.
Penso que as vantagens são enormes, a quantidade de pública aumenta consideravelmente em relação aos jogos de campeonato, o interesse e emotividade também sobem e a possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento dos atletas e técnicos também é maior.

Geralmente estes torneios convidam os chamados “cabeças de cartaz”, ou seja, as equipas grandes Portuguesas, que atraiem um grande número de adeptos aos complexos desportivos, ou então clubes estrangeiros que acabam por gerar muita curiosidade.
Para muitos miúdos de equipas menores, trata-se das únicas possibilidades de defrontar uma equipa de grande expressão ou até um clube estrangeiro, o que por si só é um fantástico aliciante e provoca um incremento motivacional em cada atleta bastante assinalável.
Por outro lado, o confronto com clubes de grandes expressão, faz, para além dos níveis motivacionais já referidos, com que esses jogos sejam encarados como uma possibilidade de dar nas vistas, em busca de dar o salto para um dos clubes dos sonhos destes mesmos miúdos.
Nota-se claramente a garra e o empenho que os jovens dos clubes menores aplicam em campo, como forma de tentarem agradar os responsáveis do Benfica, Porto ou Sporting.
Por fim, o facto de várias equipas partilharem o mesmo complexo desportivo durante 2 dias, a necessidade da equipa passar horas nesses mesmos complexos mesmo quando não estão a jogar, etc fortalece a união de grupo e a amizade entre os jogadores, cria laços de amizade com jogadores de outras equipas e acabam por ser experiências benéficas e motivadoras para todos os jogadores.
É verdade que para os atletas dos “Grandes” os jogos contra os clubes de menor dimensão não constituiem um aliciante e até provocam alguma apatia em campo, mas de qualquer forma quando se chegam ás semifinais ou finais, o confronto com os grandes rivais de sempre e a possibilidade de conquista a taça acabam por constituir um grande aliciante até para os chamados atletas dos “Grandes”. Para aqueles mais interessados em glória individual, os troféus individuais também provocam grande interesse e “batalha” em campo pelos mesmos

Para os staffs técnicos, estes torneios são uma boa oportunidade para rodar o plantel, redefinir dinâmicas e subdinâmicas de jogo, testar outros sistemas, ou por e simplesmente aproveitar a competição para amadurecer os seus jogadores, pois em jogos de mata mata é preciso uma força mental superior que num campeonato de regularidade.
É também possível aos staffs técnicos das equipas avaliarem jogadores de outras formações, podendo observar, ali mesmo, in loco o potencial de um ou outro jogador que venha a agradar e a suscitar interesse.

Para nós observadores, o aglumerado de várias equipas, e o grande número de jogos que se realizam no mesmo sítio durante 1 fim de semana, permitem a observação e avaliação de muitos jogadores num curto espaço de tempo.
Permite ainda avaliar jogadores de clubes menores a defrontar equipas de qualidade. Esses confrontos permitem uma melhor análise ás reais potencialidades dos miúdos, pois jogar muito bem contra equipas muito inferiores é fácil, mas contra equipas superiores ou até bastante superiores, não está ao alcance de qualquer atleta.
Por outro lado, dá para fazer uma comparação quase imediata entre a equipa e os jogadores que o observador representa (se a sua equipa estiver no torneio) e os valores dos adversários, ou seja, existe a possibilidade de estarmos a ver a nossa equipa e considerarmos que o defesa esquerdo ou o avançado são uma das “lacunas” na equipa, e quase na hora (se as outras equipas tiverem bons valores) compararmos um jogador considerado interessante que ocupe a posição dessa mesma lacuna.
Por fim, os torneios são bons focos de troca de contactos, bons focos de obtenção de informação acerca de jovens talentos, etc pois aglomeram-se adeptos de vários clubes, dirigentes e técnicos, etc.. o que acaba por criar uma dinâmica de discussão futebolística bastante interessante e produtiva para observadores atentos.

Para os adeptos, é a possibilidade de ver grandes clubes de referência contra os seus clubes da “terra”. É a possibilidade de ver muitos jogos em pouco tempo, é a possibilidade de se ver disputados jogos a eliminar ou finais emocionantes.
Os torneios com boas equipas suscitam um interesse enorme e levam muitas pessoas aos estádios o que é sempre de salutar.
Os pais dos atletas vibram com as vitórias dos filhos, os adeptos dos grandes vibram com as vitórias finais da sua equipa perante os rivais, já nas finais…etc.

Para os clubes em si e por vezes autarquias, penso que os torneios são uma boa forma de promover clube, freguesia ou cidade, e uma forma de criar nas pessoas empatia com esses mesmos instituições.


Por todas estas razões, sou adepto dos torneios ,bem organizados, de futebol de formação e considero que cada vez mais estes devem ser uma realidade, a bem do espectáculo e do convívio.
Por outro lado, penso que são focos importantes para os jovens atletas puderem batalhar por um “lugar ao sol” num clube de referência.

13 março 2006

Penso eu de que! (semana 2)

Tenho obrigatoriamente que começar a minha análise futebolística pela grande vitória do Benfica em Anfield Road perante do campeão Europeu.

Uma vitória com sabor especial depois das ameaças de bomba e da lesão de Petit.
O Benfica contou com a “estrelinha”, nos primeiros 25 minutos, mas o remate de Geovanni á barra foi um tónico psicológico importante.
Os jogadores do Liverpool aperceberam-se após estarem a sufocar o Benfica que…apesar do seu domínio o Benfica estava capaz de puder fazer um golo. Por outro lado, os jogadores do Benfica galvanizaram-se e começaram sobretudo a acreditar que mais do que defender bem, poderiam também criar perigo.
Depois…é o que vocês já sabem. Um domínio total dos espaços por parte do Benfica, que deixou o Liverpool dominar a posse de bola e troca-la no seu meio campo ofensivo, mas não deixou que estes furassem a barreira defensiva da equipa Portuguesa.
Foi um jogo inteligente, que ficou selado com um excelente golo do “rato atómico” Miccoli.
Poderia destacar mais do que um jogador, mas existe um que encheu completamente o relvado de Anfield..Simão: Que é capaz de golos fantásticos todos nós já sabíamos, que é excelente no contra-ataque também. Mas a capacidade de luta e defensiva que demonstrou foi assombrosa. Defendeu muito bem, recuperou diversas bolas, encetou contra-ataques, preencheu muito bem os espaços, soube controlar a posse da mesma. Enfim, uma exibição de sonho e a pedir ao Liverpool que abra os cordões á bolsa.
Koeman montou bem a equipa, a equipa jogou com coragem e quando é assim as vitórias aparecem.
Nota negativa para este futebol de Benitez. É verdade que este treinador é um verdadeiro papa-taças, é verdade que só o Chelsea havia batido os Reds em sua casa. Mas é muito mau uma equipa estar “chipada” apenas para jogar no contra-ataque. O histórico Liverpool é conhecido pelo futebol atacante, pelos golos fantásticos. Benitez devolve o futebol fantástico a Liverpool!
Com isto não estou a desprestigiar o trabalho do Espanhol. O Liverpool é uma equipa fria, calculista, com tremendo valor. Mas, conhecendo a história deste clube só podemos pedir mais golos á equipa de Anfield.

Restantes jogos da Champions:

O Milão protagonizou um jogo fantástico, e caso Dida não tivesse errado mais 1 vez a passagem teria sido um “passeio pelo parque”.
O Lyon demonstra que é neste momento um dos projectos mais bem sucedidos e geridos do Futebol Internacional. Tem ganho títulos e mais títulos, tem as suas contas bem estabilizadas. Tem um plantel estruturado, com jogadores de valor Mundial..e que apenas são vendidos a peso de Ouro. Na Europa estão sempre presentes e em grande estilo, e nem depois de perderem Paul Le Guen abandonam a qualidade que já lhes é reconhecida.
Tiago esteve fabuloso, mas é o golo de Fred que constitui um hino ao Futebol. Só de pensar o que eu suspirei quando Fred foi dado como provável reforço do FC Porto, antes de rumar a terras gaulesas……..
O Arsenal arruma com aquilo que ainda restava dos “pseudo”-galácticos. A eliminação da Champions sela a desastrosa política desportiva exercida pelo clube.
Para o Arsenal, surge assim a possibilidade de sonhar, e é sem dúvida um balão de oxigénio para Wenger que nunca foi contestado como agora o é.



Na 6ª feira realizou-se o sorteio dos quartos de final:
Arsenal versus Juventus
Inter ou Ajax versus Villarreal


Benfica versus Barcelona
Lyon versus AC Milão


Numa breve análise, penso que ao Benfica calhou a fava, ou seja, a equipa teoricamente mais forte. O Barcelona é o oposto do Liverpool. É uma equipa ofensiva, extremamente criativa e com avançados móveis e rápidos. Ora, é do conhecimento geral alguma lentidão nos defensores encarnados, e portanto o estilo do jogo do Barcelona pode claramente ser nefasto para as características da equipa encarnada.
Na outra eliminatória que vai ditar uma das semifinais, o Milão sai como favorito, pelos nomes dos seus jogadores e sobretudo pela história que tem na Champions. No entanto, a pratica pode ser algo muito diferente, pois o Lyon demonstra muita qualidade táctica, pressiona alto e bem, preenche bastante os espaços no meio campo e conta com 2 ou 3 jogadores desequilibradores. Bom jogo em perspectiva.

No outro “pote” que ditará as 2as equipas que irão defrontar-se na outra semifinal, considero que no Arsenal versus Juventus, a Juve leva vantagem. Disse que na teoria a equipa mais forte seria o Barcelona, partindo de um pressuposto de futebol imprevisível e criativo. No entanto, a Juve é o antagonismo destas características mas igualmente forte. É extremamente eficiente a defender, tem um meio campo de combate e de “músculo” e conta na frente com 3 dos avançados mais perigosos do Mundo. A Vecchia Signora é o grande favorito neste “pote” para estar na final.
No outro jogo, diria que o Inter eliminará o Ajax, pois joga em casa e terá, posteriormente, pela frente um Villarreal galvanizado mas com poucos argumentos para eliminar a equipa Nerazurri.

Campeonato Nacional:

Ainda na 6ª feira o Porto deslocou-se a Setúbal, para defrontar o Vitória local.
Venceu por 2-0, num jogo tranquilo e sobretudo muito bem gerido. Na 2ª parte foi notória a gestão de esforço, já a pensar na eliminatória da taça na 4ª feira.
Podemos extrair dos últimos jogos do Porto alguns pontos positivos: o FCP volta a marcar golos de bola parada (2 golos nas 2 ultimas jornadas), e abandonou as vitorias tangenciais por 1-0, demonstrando maior eficácia na concretização nas muitas ocasiões de golo que cria.
Pepe continua em alta. Lucho espalha classe e Raul Meireles consolida o seu lugar na equipa e denota uma maturação cada vez mais visível do seu Futebol.



No grande jogo da semana, o Sporting defrontou e venceu o Boavista.
O Sporting apesar de ter um plantel jovem, denota coesão, força mental, vontade de vencer e uma garra fantástica.
Este Sporting, deixou de ter a sua alma em Sá Pinto, passando a ter vários jogadores que mais parecem guerreiros.
P Bento e os seus “miúdos” estão já de parabéns, mesmo que o desfecho deste campeonato não dite um Sporting campeão.
Perspectivo ainda um futuro próximo muito bom para este Sporting e para este excelente condutor de Homens chamado Paulo Bento.
Saliento a capacidade combativa de Liedson, e a excelente exibição de Tonel, culminada com um golo de calcanhar, para “Scolari ver”. A presença do seleccionador em Alvalade (algo raro) deixa antever a forte possibilidade de Tonel estar presente no Mundial 06.

O Benfica, foi o último a entrar em campo. Entrou estranhamente “nervoso”.
O jogo ditou um Naval á procura de pontuar e um Benfica ofensivo mas intranquilo e ansioso, o que é estranho face á vitoria moralizadora em Anfield.
As oportunidades de golo sucederam-me para os encarnados, mas o engenho para as materializar em golo nunca foi uma realidade, mesmo jogando contra 10 durante 30 minutos, devido á expulsão de Franco.
Penso que as substituições de Koeman foram muito discutíveis, no entanto, só ele saberá a gestão de esforço necessária para o plantel encarnado, que ainda actua em 3 frentes.
O campeonato passou a ser uma miragem, e torna-se necessário alertar os jogadores para a importância dos próximos jogos no campeonato, pois o 3º lugar está agora em risco.

O Braga por sua vez, desperdiçou a oportunidade de ultrapassar uma vez mais o Benfica na tabela classificativa e instalar-se no 3º lugar, tendo sido derrotada pelo Belenenses.


Nota Negativa:

O Presidente Maritimista Carlos Pereira, aplicou uma política desportiva desastrosa. Contratou muitos jogadores (quase na exclusividade Brasileiros), mas de muito pouco valor, apostou num técnico (Bonamigo) que com um plantel medíocre, tem feito um bom trabalho. No entanto o Presidente acaba de despedi-lo.

Pois é, por vezes mais do que culpar tudo e todos, é de bom tom admitir-mos os nosso próprios erros e dar-mos espaço a outros para tentar aplicar no clube uma gestão mais proveitosa. Mas a verdade, é que outros interesses falam mais alto, e as riquezas pessoais dos dirigentes não lhes permite estes actos nobres de deixarem os seus cargos depois de errarem vezes sem conta.

Nota Negativa 2:

Quando as coisas não correm de feição e a equipa não demonstra a consistência desejada, o alvo visado são sempre os árbitros. Para não fugir á regra, José Veiga começa a tentar desviar as atenções do campeonato menos positivo que o Benfica tem feito.



Internacionalmente:

Em Inglaterra o Chelsea venceu no ultimo minuto e deu mais 1 passo para a revalidação do título que parece certa.
O Arsenal venceu o Liverpool, num erro incrível de Gerrard e ve assim a Champions League mais perto, pois o Tottenham está apenas a 2 pontos, após a derrota em Stamford Bridge.
Realço a excelente vitória do Bolton por 4-1 frente ao West Ham.
A semana em Inglaterra termina com a notícia de uma reunião entre Curbishley (treinador do Charlton) e entidades oficiais da Federação Inglesa. Estará escolhido o novo seleccionador Inglês?
Por fim falo de Pedro Mendes. Considero que a venda deste jogador foi dos piores negócios do Porto nos últimos anos. Em Inglaterra depois de alguns bons jogos, Jol entrou no clube e fez o que já havia sido feito a Viana, colocar um médio centro, cerebral, posicional..colado a uma ala.
Mendes saiu para um clube de menor dimensão, mas a sua classe começa a vir ao de cima. 2 golos fabuloso que fazem o Portsmouth ainda respirar na Liga Inglesa.

Em Espanha, Ronaldo continua a ser o ódiozinho de estimação dos adeptos blancos. Depois de muitos assobios em jogos passados, de declarações polémicas de Ronaldo, o “gordito” falhou o penalty que poderia ter ditado a vitória do Real frente ao Valência.
O empate entre 2º e 3º, selaram a discussão pela Liga Espanhola, pois mesmo com a derrota no Barcelona no campo do Osasuna, a diferença pontual do 1º para os restantes adversários é tranquila, e permite encarar o resto do campeonato com serenidade e confiança.

Em Itália a Juve festeja mais um título, após um empate (que acaba por ser positivo) contra o Milão.
Na luta pela Champions a Roma voltou a escorregar, e mesmo vencendo o Inter, tem que contar com a Fiorentina que viu o seu jogo adiado. A luta pelo 4º lugar está ao rubro.
Saliento a excelente campanha da Fiorentina, que depois de uma crise financeira que os atirou para divisões secundárias, têm aparecido em grande no Cálcio embalados pelos golos de Luca Toni.

Em França, nada de novo. O Lyon domina a seu belo prazer.

Nota final:

Em termos de campeonatos, foi uma semana sem grandes surpresas. Os campeões começam-se a definir, talvez demasiadamente cedo, mas a verdade é que o domínio de Barcelona, Chelsea, Lyon, Juventus ..etc é uma grande realidade.

Cá por Portugal, o campeonato está ao rubro. A luta pelo 1º lugar será efectuada por Porto e Sporting, após o deslize surpreendente do Benfica. O jogo Sporting-Porto pudera ser decisivo.
O Braga tem possibilidades de mais 1 vez fazer uma época fabulosa, e destronar o Benfica do terceiro lugar.
No fundo da tabela, várias equipas lutam por um pouco de oxigénio, mas parece cada vez mais certo..que só na ultima jornada serão encontradas as 3 equipas que farão companhia ao Penafiel na Liga de Honra.

Até para a semana!

08 março 2006

Penso eu de que! (semana 1)

Aí está um novo espaço, onde todas as semanas irei falar dos pontos altos e baixos de tudo aquilo que ocorreu no Mundo do Futebol.
De 3ª feira a 3ª feira, será feito uma análise sucinta mais cuidada aos focos de interesse do Futebol Nacional e Internacional.

Bom, começamos pela selecção.

Os sub 21 actuaram contra a poderosa Itália e saíram derrotados. É certo que o resultado não será o mais importante, de qualquer forma é sempre desmoralizante perder com um rival a 2 meses do Europeu.
Portugal fez um jogo amorfo, onde aproveitou para experimentar algumas caras novas. Destas salienta-se Nelson, lateral do Benfica. Depois de um pico de forma extraordinário muito se falou de Nelson merecer estar no Mundial 2006. A verdade é que face a certas “nuances” tácticas de Koeman no Benfica, Nelson tem sido relegado para o banco, e mesmo como titular não demonstra a consistência de outros tempos. Terá que amadurecer, e nada melhor que o fazer na selecção sub 21. Pode ser uma mais valia para o Europeu.

A selecção principal passeou no seu amigável contra a Arábia. Confesso que estou um bocado estupefacto com o grau de dificuldade dos jogos de preparação da Selecção até ao Mundial. Arábias? Luxemburgos? Para que?
Sempre ouvi dizer que as equipas e os jogadores progridem e melhoram quando enfrentam obstáculos cada vez mais difíceis….
De qualquer forma, o 11 de Scolari parece estar encontrado. Ricardo,Miguel,Valente,Carvalho,Meira,Costinha,Maniche,Deco,Figo,Ronaldo e Pauleta. É um onze consistente e sem grandes surpresas. De qualquer forma parece dar garantias de qualidade, e no banco há jogadores de luxo.
Este jogo serviu também para Quaresma (o injustiçado) ter novamente uma chance na Selecção principal, e se é verdade que não fez um grande jogo, também é verdade que não é em 45 minutos num campo lastimável e contra a Arábia que se testa um jogador. Estou convicto que Scolari o levará á Alemanha, e se não o fizer é mais uma gaffe deste seleccionador.
E para número 10? Hugo Viana? Bom se estamos no campo das adaptações, porque não Manuel Fernandes? Está a subir de forma a olhos vistos!
Por último, Portugal recebeu a triste notícia que um dos mais talentosos e mais íntegros profissionais da Selecção se lesionou e não vai ao Mundial. Falo-vos de Jorge Andrade, um central de marcação que estará certamente no top ten Mundial.
Abre-se uma vaga. Quem será chamado? Pela gestão de “família” que Scolari faz, talvez Ricardo Costa, que trabalhou recentemente com o seleccionador e de quem até arrancou elogios. Na minha opinião pessoal iria Pedro Emanuel. Seria um prémio de carreira, e um prémio pela postura séria e profissional com que encara a sua vida de Futebolista.
Tonel, Ricardo Rocha, Fernando Couto, Zé Castro e Nunes vão sonhando.
Pepe seria uma opção de sonho, mas praticamente impossível de se realizar.

………

Campeonato Nacional

Cá pelo nosso campeonato tudo na mesma.
Os 3 grandes candidatos ao título venceram.
O Porto teve uma actuação de gala, talvez a melhor desta época. A peça chave foi o posicionamento e utilidade de Cech, e o ressurgimento de Benni McCarthy. Toda a equipa esteve em bom plano, o árbitro não teve interferência no desfecho da partida, Baía depois de 2 ou 3 defesas ao seu nível voltou a brilhar e Anderson deu os primeiros “toques” no relvado do Dragão. Terá o Porto embalado para o título? A irregularidade da equipa tem sido tão grande, que não vale a pena tentar adivinhar.

O Benfica teve 45 minutos lastimáveis e Moretto mais 1 vez falhou.
No entanto, na 2ª parte Koeman desfez os erros tácticos que cometeu na 1ª parte, e a equipa foi crescendo até marcar o golo da vitória ,com sorte, a passar da hora. Terá sido a estrelinha de campeão?

O Sporting defrontou um autocarro. É certo que não fez uma exibição brilhante, mas também é certo que jogou melhor do que aquilo que a crítica desportiva fala. João Moutinho demonstra ser líder, Deivid embora num estilo algo “diferente” vai sendo importante nas tabelas, e Koke revela-se goleador. Paulo Bento já pouco tem a provar. Transformou um clube numa crise, no mais sério candidato ao título a julgar pelo Futebol apresentado.
E campeão já o Sporting é numa coisa: Contratações de Inverno. P Bento (se encararmos como uma contratação invernil) é o treinador certo para o lugar certo. Abel e Caneira vieram dar consistência á defesa. Romagnoli enche de fantasia e criatividade o meio campo, e Koke em 73 minutos jogados faz 3 golos.

Lá por fora não houve registo de grandes alterações.

De registar o aumento do avanço do Barcelona, que será certamente campeão de Espanha. Prémio justo para o futebol mais espectacular da Europa. Nota no futebol do Barcelona não para Ronaldinho ou Eto´o mas sim para a maestria e liderança do nosso Deco.
Em Inglaterra, o Chelsea soma e segue. De destacar o excelente trabalho protagonizado por Martin Jol ao comando do Tottenham. A Champions League está bem perto. Uma equipa jovem, bem estruturada tacticamente, e claramente a apostar na criação de um núcleo duro para vários anos. Excelente filosofia..a do clube Londrino.
Em Itália a onda vitoriosa do Roma chegou ao fim, muito embora o empate com o Inter seja um bom resultado. Friso ainda, o Inter que depois de passar por 1 bom momento descolou dos 2 primeiros classificados. Mancini está a prazo….
Na Alemanha destaco o projecto consistente do Hamburgo que tem sabido ..com coerência e paciência construir uma equipa capaz de lutar pelos lugares cimeiros. De Jong…já factura golos pelo seu novo clube.

Em termos de selecções, registe-se o flop do projecto de Klinsmann na Alemanha. A derrota pesada contra o país do cattennacio…pode ser uma previsão do que será o futuro da Alemanha no Mundial.
Outras selecções de peso também tombaram…no entanto, todos sabemos que quando for “a doer” será diferente.
Deixo uma nota positiva para a exibição da Costa do Marfim contra a Espanha. Perdeu, mas continua a mostrar um futebol bastante consistente e inteligente.

Por fim temos a Champions League:

Villarreal com alguma sorte eliminou o Rangers.
A Juventus e a estrelinha dos campeões…brilhou. Estiverem eliminados até 2 minutos do fim, muito por culpa da fantástica exibição do guardião Wiese. No entanto, no melhor pano cai a nódoa..e num lance quase “surreal” Wiese larga a bola e oferece a Emerson e á Juve a passagem aos 4os de final.
A Juventus é um fortíssimo candidato a vencer a Champions. Tem um futebol frio, calculista, bem estruturado. Conta com a experiência de um dos treinadores mais vencedores do Mundo e de jogadores de qualidade em todas as posições do terreno.
Por fim, poderíamos pensar que no Barcelona-Chelsea a técnica venceu a táctica, mas de facto isso não aconteceu.
O Barcelona para além do Futebol mais atraente e dos jogadores mais talentosos, deu um festival táctico ao Chelsea (quem diria que Mourinho seria batido em termos tácticos). O Barcelona controlou o jogo do primeiro ao ultimo minuto, previu a dinâmica de jogo que o Chelsea iria explorar e só não venceu o jogo porque o árbitro não deixou.
Barcelona junta-se assim á Juventus como grandes favoritas ao ceptro Europeu. Será mais 1 vez a técnica contra a táctica, e espero que a bem do Futebol, saia o Barcelona como vencedor.


Como nota negativa deixo mais 1 vez as polémicas entre dirigentes.
Veiga veio para a imprensa expor uma reunião entre Pinto da Costa e o Presidente da Arbitragem 3 dias antes do jogo entre Benfica e Porto, reunião essa na sede da Liga.
Ora se a reunião foi feita na Sede da Liga onde está a suspeição? Não é importante para o Futebol que estas reuniões sejam feitas nos locais próprios? Se existisse “cordelinhos obscuros” será que se escolheria a sede oficial para os fazer? Ou será melhor as reuniões em Restaurantes e outros locais?
A crítica foi em relação ao timing? Hum, se foi nessa altura que o Porto conseguiu reunir os dados para fazer uma acusação porque não? Quando não há nada a esconder…

Fica mais 1 polémica sobre corrupção no ar. Segundo se consta o Porto tem testemunhas oculares, sobre uma reunião onde se “Arranjou” resultados favoráveis para um determinado clube.
Continuamos com suspeita no nosso futebol…infelizmente.

Assim me despeço, e como termino esta crónica após o Liverpool-Benfica, deixo aqui os meus sinceros parabéns ao Benfica e seus jogadores. Excelente resultado!!

Até para a semana!

07 março 2006

Futebol defensivo na Formação? (diário de observador)

Futebol defensivo na Formação. Será correcto? Será errado? Hum…penso que é um bom tema de discussão.

Como já frizei vários vezes, dirigentes, treinadores e adeptos têm que estar mentalizados e estar preparados para separar a realidade - Futebol de Formação da realidade Futebol de Alto Rendimento.
Em termos organizativos, etc, não é igual, mas sobretudo os objectivos não são iguais, são bem diferentes até.
Ao que me refiro com isto?
Simples!

Se no Futebol de Alto Rendimento os objectivos são os êxitos desportivos. Se as políticas directivas são tomadas nesse sentido, no Futebol de Formação mais importante que os êxitos desportivos está a formação de atletas, como forma de mais tarde “fornecer” á equipa sénior, jogadores de qualidade.

Obviamente não vou cair na hipocrisia de dizer que os resultados não interessam. Todos têm o desejo de vencer. Obvio que sim, mal era se não o fosse.
No entanto, as políticas, as estratégias e até a forma do staff técnico gerir o plantel..deve estar de acordo com a melhor forma de produzir atletas, e não de vitórias imediatas que em termos futuros não garantem qualidade e “Crescimento” e “maturidade” dos seus atletas.

Ora é exactamente na gestão do staff técnico que eu quero basear este texto, e sobretudo na forma como “ordenam” os seus miúdos…para jogar.
Todos sabemos que mais importante que a definição de um sistema táctico, é a definição do modelo de jogo como base e alicerces de uma equipa. Só depois implantamos um sistema táctico a esse modelo, para que o sucesso seja garantido.

Assim, numa análise breve ao Futebol Internacional, assistimos a uma postura cada vez mais defensiva e calculista das equipas, que cada vez mais optam por esquemas fechados e bem compactos, para depois com frieza e calculismo marcarem os golos necessários para a vitória. Será compreensível esta postura? Eu considero que sim…se a chave para os êxitos desportivos passa por um Futebol mais calculista e por vezes mais defensivo, então penso que esse Futebol deva ser aplicado…se bem que não em exagero.

Mas e nas camadas jovens? Haverá algum nexo em adoptar sistemas defensivos? Se o objectivo é formar jogadores, se o objectivo é “Exponenciar” as capacidades dos atletas, para terem uma progressão coesa e sustentada, terá alguma lógica optar por um sistema com 5 defesas, bastante povoamente no meio campo e esquecer quase por completo o ataque? Basear o seu futebol em pontapé para a frente..e exploração de contra-ataques?
Penso que não. É um erro crasso!

Em que me baseio para adoptar esta postura?
Em 1º lugar, se na formação o objectivo é exactamente “formar” e não o êxito desportivo obrigatório, então devem ser adoptados sistemas tácticos e dinâmicas de jogo que melhor favoreçam o “desenvolvimento técnico” dos atletas. Sistemas esses baseados em Futebol alegre e ofensivo, como forma dos atletas terem hipóteses de melhorar não só a qualidade de passe e a visão de jogo, mas também os índices técnicos.
Ora se uma equipa jogar em 4-3-3, 4-4-2…etc, com futebol de pendor atacante, os seus atletas poderão explanar e melhorar as características acima referidas.
Se por outro lado, o sistema táctico for 5-4-1 e a postura for defensiva, os miúdos no máximo melhorarão a sua capacidade defensiva e de destruir jogo, mas pouco mais do que isso.

Em 2º lugar, não podemos esquecer que os atletas de formação são jovens. Jovens esses que se apaixonaram pelo Futebol e que pretendem fazer do mesmo a sua vida. Ora, não se deve castrar logo á partida o prazer destes miúdos pelo Futebol, obrigando-os a sistemas defensivos rígidos e sem “beleza” ou “criatividade”. Provocará saturação e sobretudo um “abaixamento” dos índices psicológicos e motivacionais dos atletas..que jogando de forma não apelativa terão um rendimento menor em campo.

Em 3º, penso que é na formação que deve começar a defesa do Futebol enquanto espectáculo.
Pois são os miúdos de hoje que serão os talentos de amanha, e serão os técnicos de formação de hoje que provavelmente serão os técnicos dos principais clubes nacionais amanha, portanto deve haver um cuidado de mentalizar á “nascença” todos os “intervenientes” principais do jogo, para um jogo bonito e criativo, sempre que possível.

Por último, se a presença de poucos espectadores no Futebol Jovem é uma realidade, embora lógica, então é preciso adoptar formas de cativar adeptos para estes jogos.
É lógico que o Futebol de Formação não suscita o mesmo interesse do Futebol de Alto Rendimento. É lógico que as infra-estruturas do Futebol de Formação são menos apelativas aos adeptos, os horários dos jogos também são menos apelativos…etc.
Mas se a estes factores, juntarmos Futebol fechado, sem criatividade e demasiadamente mecanizado então os adeptos desaparecerão na sua quase totalidade.


Este meu texto, surge após vários observações feitas, onde em vários casos me deparei com equipas a defenderem completamente atrás do meio campo, procurando os “chutões para a frente” para a velocidade de uma valor mais talentoso..perdido lá na frente.
Para além destes sistemas provocarem jogos chatos, diminuem também as possibilidades dos miúdos melhorarem como jogadores, e “castram” na totalidade os jogadores mais talentosos tecnicamente.
É realmente frustrante, ver miúdos…que deveriam estar a ser direccionados para se desenvolverem enquanto atletas, a serem castrados e “usados” para interesses unicamente baseados nas carreiras dos treinadores e dirigentes, quando era suposto que a formação fosse encarada de outra forma.
De que serve a uma equipa o dinheiro gasto na formação, se está não for direccionada para formar atletas de qualidade, e sim para a tentativa de conseguir sucesso por parte de treinadores e dirigentes que não percebem minimamente a filosofia do Futebol jovem?
De que forma vão estas equipas motivar os seus jogadores, se estes não sentem prazer em jogar?

Pois é, em Portugal é “frequente” não haver distinção entre objectivos de Futebol de Alto Rendimento e objectivos de Futebol de Formação.
Procura-se invariavelmente o sucesso desportivo, e as exigências de adeptos e dirigentes são exclusivamente feitas nesse sentido.

É pena, pois noutros países onde a formação está mais desenvolvida criou-se uma mentalidade diferente.
Na Holanda o Ajax não joga para o titulo nacional de juvenis ou Juniores. “Joga” para a formação “organizada” de jogadores capazes de vir a integrar o plantel sénior.

Deixo-vos só com um exemplo que o técnico Norton de Matos me referiu…sobre um exemplo a que assistiu enquanto estudava a forma de trabalhar do Ajax:
Num jogo da equipa de Juniores do Ajax, estes perdiam por 3-0…
No entanto, Norton constatava que os adeptos continuavam a bater palmas e com um sorriso nos lábios. Intrigado tentou perceber a reacção, quando obteve esta resposta:
“Porque haveríamos de estar chateados? O objectivo desta equipa é formar talentos, e o defesa direito e o Médio esquerdo, estão a caminho da equipa sénior. Porque haveríamos de assobiar ou criticar? Estão a conseguir o pretendido”.

Dá que pensar não dá?

02 março 2006

Atitude, a receita para vencer! (Diário de Observador)

O diário de observador está de regresso.
E estreia-se também no blog do clube da minha cidade, da minha freguesia..do meu coração: Vilanovense.
Portanto começo por deixar aqui um forte abraço aos juvenis do Vilanovense, e o desejo do maior sucesso do Mundo para estes miúdos que lutam por um sonho, serem jogadores profissionais de Futebol.

Posto isto, surge a pergunta: O que será fundamental para realizar esse sonho?
Já vos falei da necessidade de atributos técnicos e tácticos, já vos falei de características específicas para cada posição no terreno, falo-vos agora da característica que merece lugar no topo da hierarquia: Atitude.


No Futebol actual, o sacrifício e o empenho são indispensáveis.
Não basta saber fazer umas habilidades, não basta marcar uns golos…é preciso toda uma maturidade psicológica para se atingir um patamar mais alto, é preciso estrutura psicológica para aguentar a pressão, os maus momentos e saber encarar o Futuro com serenidade, seriedade e sobretudo encara-lo com muito trabalho.

Nas minhas observações tenho visto vários jogadores talentosos, mas nem todos me convencem. Vejo fintas e golos de levantar Estádios..mas por vezes fico a pensar…este miúdo podia sonhar bem alto, mas falta-lhe atitude. Falta-lhe humildade.
Como eu estou certo que variadíssimos observadores, treinadores e dirigentes pensarão o mesmo.

Talento existe um pouco por todo o lado, mas este talento só se transforma em qualidade e certeza se no background existir uma força mental e um poder de encaixe para lidar com adversidades e até com a fama.
Quantos jogadores talentosos se estragam com excessos de vedetismo e falta de companheirismo no balneário?
Certamente muitos dos miúdos do Vilanovense e outros clubes, que estão a ler isto…irão lembrar-se do elemento X, que pela qualidade técnica se julgava superior a todos os outros. Ou do elemento Y que por ter dotes futebolísticos acima da média achava que não tinha que se esforçar tanto como os outros.

A realidade é que têm. Se o sonho é ser Futebolista Profissional de um bom clube, qualidade técnica não chega.
Ser protagonista num clube de menor dimensão não é a mesma coisa que ser um elemento válido num clube de top.

Se o futuro reserva uma chance num clube de top, aí a qualidade técnica vai abundar e não será por esta, que serão escolhidos os melhores. Será pela forma como encaram o trabalho e pela forma como demonstram força mental para lutar por um futuro.

Por outro lado, todos estarão cientes de jogadores como Patrick Vieira, Emerson, Makelelé, Roy Keane…etc.
Prodígio técnicos? No way!
Mas tremenda capacidade de sacrifício e de luta. Profissionais exemplares, que encaram o treino a 200%.


Assim, com este “capítulo” do diário de observador, quero apenas frisar que a atitude demonstrada em campo, revelada através do esforço, da dedicação, do empenho, da interiorização de jogo colectivo e até no fair-play, são pontos chave para um observador “aquilatar” as potencialidades de um jovem.
Como observador de um grande Clube Português, posso-vos adiantar que um dos requisitos na avaliação dá peno nome: “Atitude competitiva” e um outro dá pelo nome de “Personalidade”.
Pois é, é verdade que até a uma certa idade se procuram nas captações os jogadores com mais capacidade técnica ou de domínio de bola, mas tal como na realidade…com o aumento da idade, são exigidas cada vez mais características e uma boa percentagem das mesmas centram-se na personalidade e empenho. Um jovem com 10 anos está no início da sua formação como jovem Futebolista. Mas um jovem com 16 anos, tem a obrigação de encarar o treino e o jogo de uma forma mais séria e adulta.

Treinadores, dirigentes e até adeptos…certamente não estarão a “absorver” uma novidade nestas minhas palavras, mas espero que este texto seja um alerta para todos os miúdos que um dia sonhem ser jogadores de Futebol.
Não basta talento, é necessário Atitude!