22 novembro 2006

Futebol de formação - revisão da semana

Campeonato Nacional de Juniores A

Não se disputaram jogos deste campeonato, devido á disputa da fase zonal do Torneio Inter-Associações de sub18.

Campeonato Nacional de Juniores B

Serie A

O Braga continua em 1º lugar e invicto batendo o Varzim em casa por 2-1. Guimarães e Penafiel seguem em 2º e 3º respectivamente.
A equipa penafidelense subiu assim na tabela, após um empate a 0 bolas fora de casa e aproveitando a derrota do Padroense na cidade berço.

Serie B

O Porto continua líder depois de uma difícil vitoria por 2-1 na Figueira da Foz frente á Naval.
O Boavista segue em 2º após vitoria sobre a Sanjoanense e o Leixões conseguiu uma importante vitória sobre o Feirense fora de casa.
Começam a ficar definidas as três equipas que seguem em frente, pois a distância do 3º para o 4º classificados é já de 4 pontos.

Serie C

Nesta série os dois primeiros, Sporting e Benfica (separados por 2 pontos) tiveram vitorias faceis. O Sporting venceu no CADE por 2-0 e o Benfica recebeu e venceu por 16-0 o DC Branco.
O 3º, o Alverca, perdeu em casa frente ao Estrela e tem agora colado a si o Belenenses.

Serie D

Louletano e Farense continuam a repartir a liderança após ambas as equipas registarem empate.
O Setubal que é 3º conseguiu assim um importante empate em casa de um dos líderes.


Projecto Visão 611

Este é o nome que apadrinha o projecto que procura fazer do FC Porto o melhor na formação, assegurando dessa forte a principal fonte de talento do clube.
É um projecto de 5 anos (altura em que será avaliado), e passa essencialmente por uma profissionalização e reestruturação de todo o departamento assim como a construção de um centro de estágio para os escalões de formação do clube.
Assim numa visão vertical encontramos 2 “blocos”: um englobando tecnicos e atletas e outro que aglutina diversos departamentos de apoio, comuns a todos os escalões, definindo os planos desportivo e pedagogico como fundações de dois núcleos imprescindíveis e intercomunicantes.

O lema é formar “jogadores á Porto” e para tal foi feita uma reestruturação futebolistica em 3 níveis: FC Porto; clube satelite e parcerias e ainda o Tourizense..a equipa C (onde o Porto apenas se fará representar por um técnico dos seus quadros ..e na qual rodarão jogadores sub19).

Em relação aos Departamentos transversais, comuns a todos os escalões, e que funcionarão como apoio ás equipas, podemos falar do departamento de capacidades individuais, Departamento Médico, Planeamento, Guarda-redes, Apoio ás familias, Comunicação, Pedagógico e finalmente o Scouting.
Neste ultimo os trabalhos de prospecção obedecerão a 4 fases crescentes de observação e análise: Scout local, Scout Master, Scout residente e treinador. Dos sub-15 á equipa principal, o departamento de scouting será responsável por formar um onze (um jogador por posição) para cada formação. Serão as chamadas equipas sombra, a queo Porto recorrerá sempre que pretender sondar o mercado.


Foi também criado o cargo de Tem Manager.
Cada uma das formações do quadro futebolistico portista terá um team manager que assegurará a ligação entre a equipa e os departamentos transversais.

Por outro lado, salienta-se a contratação do ex técnico do Penafiel Luis Castro, como novo Director de Formação. Será ele o rosto visível deste projecto.

A mística também foi um factor de peso na elaboração deste projecto, e como tal algumas figuras do clube integram-no: Paulinho Santos, Frasco, João Pinto, Rui Barros, Rolando, Freitas, Bandeirinha, Lima Pereira e André.



No fundo, fica a apresentação em traços gerais de mais um bom projecto de formação, onde teremos como grande beneficiado o Futebol Portugues.
Depois de Sporting (ja á algum tempo) e o Benfica..com o seu Projecto Geração Benfica (2 anos), temos o Porto a consciencializar-se da importancia da aposta na formação..para um futuro risonho.


Apoiem o Futebol de formação
Abraço

19 novembro 2006

Futebol de formação - revisão da semana

Campeonato de Juniores A

Zona Norte

Na zona norte verificaram-se algumas surpresas.
O FC Porto averbou a sua segunda derrota na temporada ao perder na sua deslocação a Matosinhas, para defrontar o Leixões. O resultado é injusto, mas o Porto só pode queixar-se de si mesmo.
Quem aproveitou da melhor maneira foi o Boavista que recebeu e venceu o Leiria estando agora a 2 pontos do FC Porto, mas com menos um jogo. Os Axadrezados têm registado uma recuperação fantástica.
Em 3º segue a Academica que folgou esta semana. E em 4º está o Vitoria de Guimarães que venceu o seu grande rival o Sporting de Braga.

Resultados de destaque:
Leixões 1-0 FC Porto
Boavista 2-1 U. Leiria
Vitoria Guimarães 1-0 SC Braga
Varzim 2-2 Candal

Zona Sul

Na Zona Sul a grande surpresa vai para a goleada imposta pelo Louletano ao 2º classificado, o Estrela da Amadora.
Sporting, Belenenses e Benfica venceram, e se o 1º posto é completamente dominado pelos leões, a luta pelo 2º lugar de acesso á fase final está ao rubro.
Na cauda da tabela, o Portimonense teima em não vencer qualquer jogo.

Resultados de destaque:
Sporting 6-1 Alverca
U. Madeira 0-2 Benfica
Louletano 3-0 Estrela Amadora
Belenenses 2-0 Oeiras


Campeonato de Juniores B

Serie A

Nesta serie não se registaram qualquer tipo de surpresas pois os primeiros 3 classificados venceram os seus jogos.
O Braga segue com 20 pontos, com Guimarães e Padroense com 17.

Serie B

Neste série o Porto venceu por 14-0 e lidera isolado aproveitando o empate caseiro do Boavista a 2 bolas com o Feirense.
Também o Leixões, 3º classificado, empatou, desta feita no campo da Academica a 0 bolas.

Serie C

O Sporting empatou surpreendentemente ,em casa, contra o 3º classificado ,o Alverca, a 2 bolas.
Desta forma o Benfica, 2º classificado, aproveitou e está agora a 2 pontos do Sporting, depois de vencer na Pontinha a equipa local por 3-0

Serie D

Neste série os 2 primeiros classificados venceram, Louletano e Farense.
O Setubal, que segue em 3º, empatou empatou em casa com o Vasco da Gama.


Selecções

As selecções Nacionais de Sub17, Sub18 e Sub19 anunciaram as suas convocatórias para estágios de preparação, que têm como objectivo a observação de novos atletas.
Aqui ficam os eleitos:



Sub17
Boavista FC: João Reis e Rui Almeida; Clube Atlético e Cultural: Filipe e Gelson; Clube Atlético de Madrid: Fábio Futre;Clube Futebol União: Emanuel Agrela;FC Penafiel: Ricardo; FC Porto: Figueiredo e Jesué; FC Sochaux Bruno Paiva;Olympique Lyonnais: Anthony Lopes; SC Beira-Mar: Gonçalo Pinhal;SC BragaDaniel Coelho, Edu e José Pedro; SL Benfica Diogo Freire e Caetano; Sporting CP: Bruno Simões e Diogo Viana;UD Leiria: Cepeda e Juvenal; Vitória FC de Setúbal: Filipe Brigues, Pedro Cardoso e Moisés; Vitória SC de Guimarães: Henrique Dinis, Pedro Gonçalo e Vítor.

Sub18
Académica: Eduardo Simões e Pedro Galvão;Belenenses: Filipe Godinho;Benfica: André Carvalhas, Miguel Vítor, Romeu Ribeiro e Ruben Lima;Boavista: Pedro Moreira, Raul Babo e Ricardo Neves;Candal: Valter Fernandes;FC Porto: André Pinto, António Graça, Marco Aurélio e Tiago Cintra;Rio Ave: Fábio Faria;Sp. Braga:Stélvio Cruz;Sporting: Martins, Adrien Silva, Bruno Matias, Rui Figueiredo, Rui Lopes, Tiago Pedrosa e VivaldoStuttgarter Kickers: Luís Rodrigues;U. Lamas: Filipe Melo;Vier – U Marschlande: Philip Inácio;V. Guimarães: Raviola.

Sub19
Académica: João Traquina;Belenenses: Carlos Alves, Marco Pinto e Tiago Figueiredo;Benfica: João Ferreira e Nuno Ferreira;Boavista: Diogo Oliveira, Ivan Santos e Pedro Trigueira;Casa Pia: Pedro Santos;CF União : Ricardo Oliveira;FC Porto: André Monteiro, André Santos, Bura, Candeias e Monteiro;Fulham: Lino Gonçalves;Sporting: Carriço, Fábio Paim, João Gonçalves, João Martins e Tiago Pinto;Sp. Braga: Filipe Pinto;U. Leiria: Nelson Pereira;V. Guimarães: Capucho;V. Setúbal: Luis Portela.


Obviamente que muitos dos grandes nomes destas selecções não foram chamados, contudo fica uma ideia de outros talentos que podem vir a ingressar de forma mais regular nos trabalhos das selecções.


Apoiem o Futebol de formação
Até para a semana!

09 novembro 2006

Futebol de formação - revisão da semana

Campeonato Nacional de Juniores A


Zona Norte

Jogou-se a decima jornada do campeonato Nacional e na frente não há novidades, mesmo apesar de um grande embate que se registou no sábado.

O Porto deslocou-se a Coimbra para defrontar o 2º classificado, a Academica.
Nos estudantes o treinador Rui Silva depositava as suas esperanças no talentoso Hugo Seco e na qualidade defensiva de Kay, ao passo que no Porto registavam-se algumas mexidas. Hugo Ventura regressou á baliza após lesão, e Candeias apareceu como titular na frente de ataque.
Os de Coimbra entraram melhor, mas a “experiencia” dos jogadores do FC Porto fez a diferença e os golos de Ukra e do inevitável Rui Pedro selaram o resultado final. Nota para a expulsão do treinador Portista Ilídio Vale.

Nos restantes encontros salienta-se também a vitória caseira do Candal sobre o Vitoria de Guimarães, com o ponta de lança Tiago a denotar grande qualidade, e ainda as vitorias do Feirense em casa e a goleada imposta pelo Boavista ao Rio Ave fora.

O Porto segue na frente com 25 pontos, seguido pela Academica com 21 e do Boavista com 20 e menos 1 jogo.

Resultados mais importantes:
Academica 0-2 FC Porto
Feirense 3-0 Leixões
Candal 2-1 Guimarães
Rio Ave 1-4 Boavista


Zona Sul

Na zona sul a situação do Setubal complica-se. Receberam o Sporting em casa, mas foram inapelavelmente batidos por 5-0. Ricardo Nogueira foi o homem da partida com 2 golos, ficando os outros tentos a cargo de Tiago Pinto (filho de JVP), André Cacito e Bruno Matias.
O Estrela da Amadora bateu em casa o Pescadores por 1-0, e conserva o 2º lugar aumentando até a vantagem sobre o 3º, pois o Belenenses cedeu um empate a um golo no campo do Real.
O Benfica, apesar da vitoria caseira por 4-1 frente ao Casa Pia continua com tarefa complicada, pois são 5 os pontos que os separam do 2º lugar de acesso á fase final.

Assim, na frente o Sporting lidera com 28 pontos, Estrela 26 e Belenenses e Benfica com 21.



Campeonato Nacional de Juniores B

Seria A

Nesta série o Braga continua a impor o seu domínio batendo sem apelo nem agrado o Cerveira por 6-0. Na 2ª posição segue o Guimarães que recebeu o Penafiel e venceu por 3-1. De referir ainda que o 3º classificado, o Padroense, viu o seu jogo adiado.

Serie B

Na serie B, Porto e Boavista seguem na frente com 16 pontos. O Porto empatou no campo da União de Coimbra a um golo, beneficiando de um golo na própria, ao passo que o Boavista deslocou-se á Figueira da Foz batendo a Naval por 4-2.
O 3º, o Leixões, bateu o Pasteleira por 4-2.

Serie C

O Sporting segue invicto na frente com 19 pontos.Neste domingo bateram o Belenenses no restelo por 3-0. O Alverca venceu em casa o Odivelas por 3-1 e está no segundo posto. Em 3º está o Benfica, que recebeu e venceu a União de Leiria por 1-0.

Serie D

Nesta série o Setubal segue na liderança depois de se deslocar a Sesimbra vencendo os locais.
O grande destaque da jornada vai para o embate entre Farense (2º classificado) e Portimonense, que terminou com a vitória dos da casa por 2-1. Por ultimo, o Louletano venceu em casa por 7-0 os Elvenses.


Nota: Qualificam-se 3 equipas em casa serie.


Selecções Nacionais


A selecção Nacional de sub16 não terá vindo feliz de Vale Marne.
Depois da derrota por 3-1 contra a Suiça, registaram um empate contra a Italia, num jogo em que dominaram.
No terceiro e ultimo jogo, os portugueses foram batidos por 5-0 frente á França, quedando-se assim no ultimo posto da competição. O ceptro de Vale Marne foi conquistado pelos Helvéticos.
Aqui fica o onze titular frente á França:

PORTUGAL: Ruben Luís (João Guerra, 76’), Tiago Gomes, Nuno Reis (cap.), Filipe Paiva (Fábio Costa, 54’), Pedro Branco, Ricardo Dias (Baptista, 58’), Cédric Soares, Filipe Espincho (Mário Rui, 32’), Nelson Oliveira (Alexandre Freitas, 40’), Diogo Ribeiro e Rui Caetano (Vítor Alves, 54’).
Suplentes não utilizados: Nuno Soares.
Treinador: Paulo Sousa.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: cartão amarelo exibido a Ricardo Dias (47’).


Até para a semana!
Apoiem o Futebol de formação!!!

04 novembro 2006

Rubrica Olheiro - Revista Futebolista

Olá a todos,

É com muito gosto que venho anunciar que a minha participação na revista Futebolista é já oficial.
Depois da escolha do timing ideal, já está nas bancas a edição de Novembro onde eu retrato ,em duas páginas algumas jovens promessas nacionais e estrangeiras.
Para além das promessas terei também presente em todas as edições da rubrica “Olheiro” um texto de opinião onde divagarei sobre assuntos que me parecem relevantes, claro está, todos eles ligados ao Futebol de Formação.

É sem dúvida uma experiência enriquecedora para mim e um concretizar de um “objectivo” de criança, que passava por escrever para um órgão de comunicação especializado em Futebol.
A verdade é que existe uma lacuna de informação enorme, em tudo aquilo que ao Futebol de formação se refere, portanto esta rubrica surge como forma de tentar preencher esse vazio.


A todos os leitores da revista e da minha rubrica, foi disponibilizado o e-mail: redaccao.futebolista@grupov.com , para onde vos peço que enviem elogios, críticas, sugestões, ou propostas de futebolistas a retratar. No caso da proposta de futebolistas, não se esqueçam que devem enviar as propostas com uma foto do atleta em questão e se possível com um vídeo.
>
É extremamente importante o vosso feedback, como forma de tentar melhorar o formato da rubrica para que se aproxime do vosso gosto e para que na revista sintam a importância de algo referente ao Futebol de formação, e lhe concedam cada vez mais espaço.Como tal, peço a participação de todos. Desde já agradeço.
Apoiem o Futebol de Formação!!!

02 novembro 2006

Futebol de formação - revisão da semana 2

Campeonato Nacional de Juniores A

Disputaram-se duas jornadas do Campeonato Nacional de Juniores (dia 28 de Outubro e dia 1 de Novembro)

Zona Norte

Na zona Norte não ha novidades no topo da tabela classificativa.
O FC Porto deslocou-se no passado sábado ao Complexo Desportivo Rei Ramiro, tendo vencido o até então 2º classificado por 2-1, num jogo sem brilho, onde se destaca apenas mais uma boa exibição de Rui Pedro. Já na 4ª feira passada, num resultado surpreendente o Braga conseguiu um empate na deslocação ao Centro de Estágio de Crestuma/Lever a 1 bola, contra um FC Porto que continua no topo da tabela classificativa, mas teima em não demonstrar qualidade suficiente para sonhar com o título nacional.
Destaca-se ainda a boa forma de Academica e Boavista, 2º e 3º classificados, que estão numa maré de resultados positivos. O Boavista afigura-se mesmo como o segundo grande candidato a uma qualificação para a fase final.
Rio Ave e Feirense continuam a desiludir e estão já em disputa directa por um lugar que lhes permita a permanência.

Resultados mais importantes:
Leixões 1-4 Academica
FC Porto 1-1 Braga
Boavista 4-0 Infesta
Penafiel 1-0 Rio Ave

Zona Sul

Na zona Sul, o Sporting continua imparável, registando 8 vitórias e 1 empate.
Contudo, a grande surpresa, o Estrela de Amadora, não descola e continua somente a dois pontos do líder, conseguindo na passada 4ª feira uma excelente vitória no campo do União da Madeira por 2-1.
Belenenses e Benfica disputaram o jogo grande da dupla jornada, registando-se um empate a 1 bola, com o Benfica a cair para o 5º posto, pagando a factura por ter uma equipa quase toda ela composta por elementos sub18. Vida difícil para os encarnados, sobre os quais recai o fantasma de poder ser o 2º ano consecutivo fora da fase final.
No fundo da tabela Alverca e sobretudo o Setubal, continuam a desiludir.

Resultados mais importantes:
U. Madeira 1-2 Estrela Amadora
Belenenses 1-1 Benfica
Alverca 1-4 Real
Sporting 3-0 Oeiras

Campeonato Nacional de Juniores B

Não se disputou qualquer jornada.


Seleccões Nacionais

A selecção Nacional de sub17 terminou a sua participação no Torneio Internacional da Belgica, prestação essa pouco honrosa.
Depois de um empate frente á Belgica e outro frente á Inglaterra, a selecção lusa despediu-se do território belga com uma derrota contra os rivais espanhois por 3-1.
Aqui fica o onze portugues que actuou frente á Espanha:

PORTUGAL: Rui Nunes, Pedro Eugénio, Pedro Mendes, Vítor Borges, Michael Santos, Leandro Pimenta (Vítor Pacheco, 59’), Gelson Santos, Diogo Rosado, Wilson Eduardo, Evandro Brandão (Rui Fonte, 68’) e José Alves.

Relembramos que nesta equipa actuam alguns atletas que já militam em grandes clubes europeus: Rui Fonte no Arsenal, Evandro Brandão que se transferiu do Walsall para o Man Utd, e José Alves (Coelho) que actua no Inter de Milão.

Por sua vez, a selecção nacional portuguesa de sub16, orientada por Paulo Sousa, perdeu na estreia do Torneio de Vale Marne por 3-1 contra a Suiça.
Aqui fica a forma como Portugal actuou:


PORTUGAL: João Guerra (SL Marinha); Tiago Gomes (SC Braga), Fábio Costa (Boavista FC), Nuno Reis – CAP (Sporting CP), Mário Rui (Sporting CP); Nelson Oliveira (SL Benfica), depois [52’] Rui Caetano (Padroense FC), Diogo Ribeiro (Sporting CP), Nuno Soares (Boavista FC), Alexandre Freitas (FC Porto), Baptista (ADR Pasteleira), depois [52’] Ricardo Dias (Padroense FC) e Filipe Espincho (Padroense FC), depois [52’] Pedro Branco (Padroense FC).

Análise da semana

O Boavista apresenta-se num 4-4-2 clássico, bastante versátil.
Numa defesa de quatro elementos, salienta-se a veia ofensiva do lateral direito Ivan e a qualidade do capitão de equipa, capaz de subir no terreno como forma de criar superioridades numéricas.
No meio campo, a polivalência é o adjectivo que marca os axadrezados, pois se na 1ª parte Pedro Carneiro actuou como elemento mais recuado, com Pedro Moreira mais á direita Nóbrega mais á esquerda e Couto como organizador, na 2ª parte tudo mudou, passando Pedro Moreira a actuar numa posição mais central lado a lado com Couto e com Pedro Carneiro (que na época passada actuou como central pelo Candal) mais á direita.
As transições ofensivas da equipa axadrezada são pausadas e bastante elaboradas, optando-se pela segurança na posse de bola e pelo passe curto. Na lado direito quer Moreira quer posteriormente Carneiro nunca procuraram explorar a ala, optando por posições e movimentações interiores arrastando a marcação para permitir as subidas do lateral Ivan que procurou inumeras vezes o cruzamento para o possante ponta de lança Julien.
No lado esquerdo, Nóbrega foi sempre um elemento capaz de criar rupturas quer através de lances de 1 para 1, quer através de cruzamentos tirados na linha, denotando bom entendimento com o avançado Magalhães
Na frente, uma parelha que se complementa. Julien ,ponta de lança bastanta alto e possante, capaz de fazer a diferença dentro de área mas com pouca mobilidade, e o outro avançado - Magalhães muito rápido e bastante móvel aproveitando o arrastar de marcações provocadas por Julien, para aparecer nos espaços e nas costas da defensiva.

A equipa do Boavista é bastante baixa (á excepção do ponta de lança) e abdica claramente da velocidade e fantasia dos seus alas: Benvindo (uma autentica flecha), Djibril e o puto maravilha Ivan.
Sóbrios, pautam o seu jogo com tranquilidade e sem riscos, procurando progredir no terreno sempre com uma posse de bola segura e sempre com transições equilibradas mas lentas.

Em termos defensivos re-organizam-se com facilidade e rapidez, fechando sobretudo os espaços no miolo do terreno..dando assim alguma liberdade e espaço nas alas. (explorar as alas, é extremamente importante contra esta equipa)
Pressionam um pouco á frente do meio campo e á zona.

A explorar ,claramente, a baixa estatura de toda a equipa, e as fragilidades em bolas paradas defensivas.
Nas bolas paradas ofensivas, os cantos e livres indirectos têm sempre o Julien como destinatário, embora o Moreira saiba aparecer bem no espaço.
Couto fica nas imediações da área á procura de uma 2ª bola para bater de meia distância, algo que faz com alguma qualidade.

Conclusão: São uma equipa equilibrada, com uma vertente colectiva notória, mas uma equipa não muito perigosa e algo previsível. Anulando os 2 atletas de meio campo mais activos, anula-se também a pouca imprevisibilidade que ainda resta á equipa.(importantíssimo anular Moreira e Couto)
Em termos individuais destacam-se Pedro Moreira, pela capacidade de leitura de jogo e capacidade de passe, o Couto pela polivalencia, resistencia física e inteligencia e a capacidade de desiquilibrios de Nóbrega.
Muita atenção também ao jogo aéreo de Julien.




Até para a semana!
Apoiem o Futebol de formação