23 dezembro 2006

Futebol de formação - revisão da semana

Campeonato Nacional de Juniores A

Realizou-se este sábado mais uma jornada do Campeonato de Juniores, numa altura que está quase terminada a primeira volta.

Zona Norte

Resultados


Na zona Norte o líder Porto recebeu e bateu o Varzim por esclarecedores 4-1, com Monteiro em grande destaque ao apontar 3 golos. O 2º classificado, o Boavista, conseguiu uma importante vitória na deslocação a Braga, aproveitando os erros adversários para bater os locais por 2-1.
De qualquer forma o grande destaque vai para a equipa gaiense do Candal que venceu o União de Coimbra por uns surpreendentes 8-1, com Zé Tiago mais 1 vez em destaque, apontado 3 golos.
O Candal é já a equipa mais certeira da prova, com um fantástico registo de 40 golos marcados em 13 partidas.

Classificação



Zona Sul

Resultados


Na zona Sul também não se registaram surpresas.
Em Alcochete os imparáveis juniores A do Sporting (agora com José Lima no comando) receberam os algarvios do Lusit. De VRSA, apontando 4-0 sem resposta.
O 2º, Benfica, continua o seu registo de vitórias consecutivas agora com uma vitória pela margem mínima sobre os madeirenses do Nacional.
Por ultimo, destaca-se ainda a vitória do Estrela de Amadora que sofreu para vencer por 3-2 o Estoril.

Classificação


Selecções Nacionais

Selecção Sub 18

Realizou-se nos dias 18 e 19 deste mês mais um estágio da Selecção Nacional.
Foram 12 as caras novas, numa tentativa de observar “in loco” vários jogadores que se destacaram no Torneio Inter-Associações Manuel Quaresma.
Eis a lista dos convocados:

Boavista FC: Alexandre Sá;
CD Nacional: Carlos Pita;
CD Portalegrense 1925: Cristiano Araújo;
CF “Os Belenenses”: Carlos Amaral e Filipe Godinho;
CS Marítimo: Luís Correia;
FC Porto: Tiago Cintra;
GD Chaves: Jonathan Fragnoli;
Rio Ave FC: Fábio Faria;
SC Angrense: Jaime Seidi;
SC Braga: Ricardo Ferreira e Stélvio Cruz;
SC Farense: Francisco Maia;
SC Vila Real: Luís Alves;
SL Benfica: André Carvalhas, Miguel Vítor, Romeu Ribeiro, Ruben Lima e Rui Santos;
Sporting CP: Adrien Silva, André Santos e Rui Figueiredo;
Vitória SC de Guimarães: António Mendes, Feliz Vaz, Pedro Duarte e Raviola.

No final do estágio, Antonio Violante mostrou-se bastante satisfeito com os trabalhos realizados considerando que algumas destas caras novas vieram causar novas e saudáveis dores de cabeça na hora de decidir quem integrará as proximas convocatórias.
Aqui ficam as palavras do técnico nacional:

“este foi um estágio que serviu mais de observação do que de preparação, uma vez que estiveram muitos jogadores a trabalhar connosco pela primeira vez. Alguns jogadores deram boas indicações, pelo que o leque de escolhas foi alargado. Quando assim é, podemos dizer que o estágio cumpriu os seus objectivos, pelo que estamos satisfeitos. Estes jogadores criaram-nos boas dores de cabeça, pois complicaram-nos as escolhas e provavelmente existirão alterações na próxima convocatória da Selecção Nacional Sub-18, em relação ao que tem sido habitual.”


Notícias da Semana

Arnaldo Cunha, Coordenador Técnico Nacional, numa entrevista ao site oficial da FPF deixou no ar um balanço sobre os torneios Inter-Associações e uma bela novidade: a criação da selecção de sub15.
Aqui ficam alguns dos temas referidos pelo citado coordenador:

Balanço do Inter-Associações Manuel Quaresma
“Esta foi a oitava vez que a prova se realizou. Todos os anos, desde 1999, têm estado envolvidos cerca de 400 atletas nas duas fases [fase zonal – organizada por sete associações – e fase final – disputada no Estádio Nacional] em que decorreu a prova. Para além dos Treinadores Nacionais, estiveram envolvidos na observação dos jogadores os Coordenadores Técnicos de quase todas as Associações de Futebol do País, o que permitiu a toda a estrutura técnica nacional trabalhar em conjunto. Foi bastante positivo aliar a missão principal deste torneio, que é observar jogadores que possam vir a reforçar a Selecção Nacional de Sub-18, ao labor comum de reflexão desenvolvido por todos.”

Alterações futuras nos Torneios Inter-Associações
"Até esta época realizavam-se três Torneios Inter-Associações: O Torneio “Eusébio”, dirigido a Selecções Associativas Sub-20, o Torneio “Manuel Quaresma”, vocacionado para Selecções Associativas Sub-18 e o Torneio “Lopes da Silva”, destinado às Selecções Associativas Sub-15. O Torneio Eusébio não irá decerto sofrer alterações significativas, mas o Torneio “Manuel Quaresma” vai passar a ser destinado a jogadores Sub-16 e o Torneio Lopes da Silva a jogadores Sub-14."


Razões para tais alterações
“A relação custo/benefício deste Torneio destinado a jogadores Sub-18 não se tem demonstrado adequada às nossas exigências. Como todos sabem, o Torneio pretende ‘alimentar’ a Selecção Nacional Sub-18. No entanto, existem novos desafios que se colocam, decorrentes não apenas da organização das competições internacionais mas também do próprio processo de desenvolvimento dos jogadores. Existe assim a necessidade de serem efectuadas alterações sustentadas a este modelo de selecção de jogadores. Este Torneio, pode dizer-se, teve o seu tempo útil de vida. Em 1999 começou por ser um Torneio Sub-17, antes da alteração efectuada nos escalões por parte da UEFA, passando a ser Sub-18 até este ano. Conheceu este ano a sua oitava edição, cumpriu os seus objectivos, mas tem naturalmente de sofrer alterações. A necessidade de reforçar a Selecção Nacional Sub-17 está na base desta reformulação. Os jogadores que vão representar a Selecção Nacional Sub-17 irão passar por um processo de observação mais apertado.”

Irá ser formada uma Selecção Nacional de Sub15. Como irá ser feita a selecção de tão jovens atletas?
"Os jogadores serão observados numa primeira fase nos Sub-14 [Torneio Lopes da Silva], passando os melhores a integrar a Selecção Nacional Sub-15, que vai surgir já na próxima época. Os jogadores continuarão a evoluir na Selecção Nacional Sub-16 e antes de ser formada a Selecção de Sub-17 existirá um novo Torneio Nacional Inter-Associações [Torneio Manuel Quaresma] que poderá permitir o reforço desta Selecção. Tudo isto obviamente a par das observações que continuarão a ser efectuadas pelos técnicos nacionais ao desempenho dos jogadores nos respectivos campeonatos."


Apoiem o Futebol de Formação
Até para a semana!

14 dezembro 2006

Futebol de formação - revisão da semana

Devido á realização da fase final do Torneio Inter-Associações Sub18 - Manuel Quaresma, não se realizaram partidas do campeonato Nacional de Juniores A


Torneio Inter-Associações Sub18 – Torneio Manuel Quaresma

A Associação de Futebol de Braga venceu, este domingo, o Torneio Inter-Associações sub-18 ‘Manuel Quaresma’, cuja final decorreu, ao princípio da tarde, no relvado principal do Estádio Nacional.Depois do nulo registado no final do tempo regulamentar, a formação bracarense acabou por ser mais feliz na conversão de grandes penalidades, triunfando por 3-1.A AF Lisboa garantiu o último lugar do pódio, ao levar de vencida a selecção da AF Angra do Heroísmo, por 2-1.Confira, agora, os restantes resultados do dia:
Jogos de Classificação - 10.12.2006
7º/8º lugares Portalegre 0-1 Vila Real
5º/6º lugares Algarve 1-1 Aveiro (4-2, g.p.)
3º/4º lugares Angra do Heroísmo 1-2 Lisboa
1º/2º lugares Madeira 0-0 Braga (1-3, g.p.)


Selecções Nacionais

Selecção Nacional de Sub-19

Depois de, no jogo de terça-feira, a Selecção Nacional Sub-19 ter chegado ao intervalo vencer por 1-0 (a partida acabaria por ser interrompida após o intervalo, devido à chuva intensa que fez sentir no Estádio Municipal de Portalegre), os pupilos de Edgar Borges venceram, na quinta-feira passada, a sua congénere da Polónia, por 2-0 com dois excelentes golos.

PORTUGAL: Ventura (FC Porto), André Santos (FC Porto), depois [80’] Luís Portela (Vitória FC de Setúbal), Nuno Ferreira (SL Benfica), Bura (FC Porto) e Tiago Pinto (Sporting CP), depois [80’] Carlos Alves (CF ‘Os Belenenses’); André Castro – CAP (FC Porto), depois [85’] Yago Fernandez (Valência CF), João Gonçalves (Sporting CP), depois [61’] Monteiro (FC Porto) e Nelson Pereira (UD Leiria), depois [45’] Candeias (FC Porto); Fábio Paim (Sporting CP), depois [61’] Fábio Coentrão (Rio Ave FC), Rui Pedro (FC Porto), depois [61’] Bruno Pereirinha (CD Olivais Moscavide) e João Traquina (A Académica de Coimbra), depois [45’] João Martins (Sporting CP).

Jogador não utilizado: Rui Patrício (Sporting CP).
Golos: Rui Pedro (58’) e Monteiro (90’)




Selecção Nacional de Sub-17

Foi realizado nos dias 12 e 13 de Dezembro um estágio de preparação.
O treinador Carlos Dinis chamou os seguintes nomes:

Boavista FC: Ivo Pinto e João Reis;
Atlético e Cultural : Gelson;
Clube Atlético de Madrid: Fábio Futre e Fábio Marques;
CF “Os Belenenses” : Tiago Almeida;
FC Inter Milão: Coelho;
FC Porto : Figueiredo e Ruca;
Olympique Lyonnais : Anthony Lopes;
SC Braga : Eduardo Machado;
SL Benfica : Caetano, David Simão, Eugénio, João Pereira, Leandro Pimenta, Rui Ferreira e Vítor Pacheco;
Sporting CP: Amado, Diogo Viana, Michael, Pedro Mendes, Rosado e Wilson; Vitória SC: Henrique Dinis e Vítor Bastos;

No final da concentração, o técnico Carlos Dinis mostrou-se bastante agradado com o trabalho efectuado, considerando que os objectivos foram cumpridos:

“foram conseguidos, em parte, os objectivos delineados no início deste estágio. Tirámos conclusões que penso serem esclarecedoras como regras para o futuro desta equipa. Trabalhámos, tanto os aspectos ofensivos como os defensivos, e penso que a equipa está mais forte, os jogadores estão mais conscientes do seu valor e saímos deste estágio com mais soluções em todos os sectores.”

Os próximos jogos de preparação dos Sub-17 lusos estão previstos para os dias 23 e 25 de Janeiro de 2007.

Selecção Nacional de Sub-16

Também os Sub-16 se reuniram nos dias 12 e 13 de Dezembro para um estágio de preparação.
Os eleitos de Paulo Sousa foram:

ADR Pasteleira: Esmael Gonçalves e Nelson Pereira;
CD Trofense: Daniel Costa e Tiago Serra;
FC Barcelona: Alexander Zahavi;
FC Barreirense: Pedro Costa;
FC Penafiel: João Carlos e José Eduardo;
FC Porto: Sérgio Oliveira;
Manchester United FC: Evandro Brandão;
Padroense FC: João Garcia, José Teixeira, Pedro Branco, Ricardo Cardoso e Rui Caetano;
SC Braga: Tiago Gomes;
SL Benfica: Artur Lourenço;
SL Marinha: João Guerra;
Sporting CP: Cédric Soares, Filipe Paiva, Januário, Luís Almeida, Mário Rui, Nuno Reis e Ruben Luís;
Vitória SC: José Silva.

Paulo Sousa enveredou por elogiar o empenho dos seus atletas:

“Pela primeira vez integraram os trabalhos de uma Selecção Nacional dez jogadores e houve outros que voltaram. Tentámos introduzir nos jogadores as nossas ideias de jogo e houve por parte deles a preocupação de as assimilar e de irem ao encontro delas”

“Existiu grande empenho por parte dos jogadores. Independentemente de ser, ou não, a primeira vez que estão na selecção nota-se que têm grande vontade de aprender e de mostrar serviço e por isso às vezes é preciso parar para ‘refrescar’ ideias, até para que não existam entradas mais agressivas que possam originar lesões. Os jogadores não têm maldade, mas às vezes a sua motivação e o seu empenho levam a que aconteçam entradas mais vigorosas”




Notícia de destaque

Após confirmada a rescisão com o técnico Luis Martins, que assim abandonou os juniores A do Sporting para orientar a equipa sénior do Portimonense, os responsáveis leoninos não perderam tempo e avançaram para a contratação de um treinador com um trajecto interessante no futebol jovem.
José Lima (40 anos de idade) chega ao Sporting, depois de conquistar brilhantemente o titulo de Campeão Nacional de Juniores A em 2003/04 pelo Alverca.

Aqui fica o currículo do novo treinador leonino:
• Licenciado em Educação Física e Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana;
• Possui o Curso de Treinadores de Futebol de Nível IV;
• Foi atleta do Sporting e Internacional em todas as categorias;
• Foi ainda, jogador do Vitória de Guimarães, do Atlético e do Alverca;
• Desde 1999 que é treinador profissional, tendo treinado os Escalões de Formação do Alverca e, mais tarde, a sua equipa profissional;
• Mais recentemente, foi treinador adjunto da equipa profissional do Belenenses;• Em 2003-2004, como treinador, foi Campeão Nacional pelo Futebol Clube Alverca.


Apoiem o Futebol de formação
Até para a semana!

06 dezembro 2006

Futebol de formação - revisão da semana

Campeonato Nacional de Juniores A

Zona Norte

Á 12ª jornada foi a vez do Porto folgar.
Tal facto foi bem aproveitado pelo Boavista que numa fantástica recuperação chegou ao primeiro lugar. Os axadrezados foram a Vizela (lanterna vermelha) vencer os locais por 2-0, com 2 golos de Hugo.
Destacam-se ainda 2 resultados: a vitoria caseira do Candal sobre o Penafiel por 5-2, e a deslocação do Guimarães ao terreno da Academica batendo os locais por 4-1, com 3 golos de Raviola ele que se estreou na convocatória da selecção.

Por outro lado, á 13ª jornada uma grande surpresa.


O Boavista, líder do campeonato, perdeu esse estatuto numa inesperada derrota ,em casa, frente ao surpreendente Candal por 2-1. Os Boavisteiros foram surpreendidos pela equipa com a qual têm um protocolo para a cedência de jogadores, com o Candal a mostrar porque é o melhor ataque da zona Norte.
Destaca-se ainda a excelente vitória do FC Porto (de volta a liderança) no reduto do Guimarães por 2 golos sem resposta. O Porto é actualmente a melhor defesa nacional, a par do Sporting, com 7 golos sofridos.
Assim, Guimarães e Academica (esta foi derrota por uns esclarecedores 5-0 na Povoa do Varzim) atrasaram-se na luta pela qualificação para a fase final.

Aqui fica a classificação:



Zona Sul

Na zona Sul, a 12ª jornada marcou a ascensão do Benfica ao 2º lugar, após uma suada vitória em casa sobre os Pescadores por 2-1 (o Benfica chegou ao intervalo a perder e foram os suplentes Sami e Kaz a marcarem para os encarnados), aproveitando o empate caseiro do Estrela com o Nacional da Madeira a 2 bolas.
Por seu turno, os líderes destacados Sporting deslocaram ao Estoril Praia e venceram por 1-0.

A 13ª jornada na zona Sul contou também com uma surpresa.


O Estrela da Amadora voltou a deslizar, cedendo um empate contra os Homens do Sado a 1 bola, deixando desta forma o Benfica cimentar a 2ª posição após uma tranquila viagem ao Algarve, vencendo por 2-0 no campo do Louletano.
O líder Sporting continua a passear no campeonato, vencendo por uns expressivos 4-0 o Belenenses (Rui Jorge viu o jogo da bancada), naquele que acaba por ser o jogo de despedida do técnico do Sporting Luis Martins (falaremos disto mais adiante).
A caminhada do Sporting parece imparável, uma vez que ainda só cedeu um empate, e regista o melhor ataque e defesa da prova a nível nacional. Luis Martins deixa assim um “legado” complicado ao senhor que se segue..no banco dos Juniores A do Sporting.

Aqui fica a classificação:



Selecções Nacionais

Selecção Nacional de sub-20

A selecção de sub-20 defrontou e venceu o Torreense por 4-1
A equipa técnica nacional, constituída por José Couceiro e Rui Caçador, observou na primeira parte os seguintes atletas: Rui Patrício (Igor Araújo, 28’); Mano, João Pedro, Paulo Renato e André Marques; Nuno Coelho, Celestino e Antunes; Zequinha, João Ribeiro e Manuel Pinto.Na segunda metade jogaram Igor Araújo (Hugo Ventura, 61’ ); Pedro Correia (Mano, 50’), Ervões, Steven Vitória, Daniel Carriço e Sandro Moreira; Bruno Pinheiro, Rui Sampaio, Vítor Gomes e Rui Gomes; Magina (Zequinha, 61’).

Seleccção Nacional de sub-19

A selecção Nacional de sub-19 apresentou a convocatória para o duplo amigável com a Polónia:
Académica/OAF:
João Traquina;
CD Olivais Moscavide: Pereirinha;
CF ‘Os Belenenses’: Carlos Alves;
FC Porto: André Castro, André Santos, Bura, Candeias, Monteiro, Rui Pedro e Ventura;
Rio Ave FC: Fábio Coentrão;
Sporting CP: Daniel Carriço, Fábio Paim, João Gonçalves, João Martins, Rui Patrício e Tiago Pinto;
Valência CF: Yago Fernandez;
Vitória FC: Luís Portela;
Vitória SC: Capucho.



Foi também realizado o sorteio da ronda de Elite que dá acesso ao Europeu da categoria.
Eis os adversários de Portugal: Escócia, Turquia e Georgia.
Os jogos serão disputados na Escócia nos finais de Maio de 2007.

Eis a reacção do seleccionador Carlos Dinis ao sorteio:

“Para a Ronda de Elite, qualificaram-se as melhores Selecções da primeira fase, pelo que quaisquer que sejam os adversários nunca poderemos esperar facilidades. Todas as equipas são fortes. Por vezes, olhando para os nomes podemos pensar que o grupo é mais fácil ou mais difícil, mas, sinceramente, considero que as equipas têm de dar sempre o máximo para seguir em frente. É isso que vamos ter de fazer para marcar presença no Europeu. Queremos estar na Áustria em 2007 e vamos ter de suplantar as equipas que nos calharam em sorte, a Escócia [vice-campeã da Europa em título], a Turquia e a Geórgia”
“Vamos pensar, sobretudo, na nossa equipa e preparar da melhor forma a equipa neste tempo que nos resta até final de Maio. Os nossos jogadores têm argumentos que lhes permitem suplantar qualquer adversário e vamos tentar ser superiores aos nossos adversários, sem olhar a nomes, pois temos que respeitar de igual forma todos os adversários, ainda mais nesta fase da competição”

Selecção Nacional de sub-18

Os sub-18 tiveram um duplo confronto com a Ucrania.
No primeiro jogo perderam com os ucranianos por 2-0
e actuaram da seguinte forma:
PORTUGAL: Ricardo Neves, Valter Fernandes, Ruben Lima, Jorge Abreu, Rui Lopes (António Graça, 66’), Adrien Silva (cap.) (Stélvio Cruz, 80’), André Carvalhas (Tiago Cintra, 66’), Ricardo Fernandes (Romeu Ribeiro, 80’), Fábio Faria (Tiago Pedrosa, 52’), Bruno Matias (Raviola, 66’) e Fábio Ferreira (Marco Aurélio, 80’).

Suplentes não utilizados: Luís Rodrigues e Philip Inácio.

Na segunda partida vingaram a derrota vencendo por 2-1 e alinhando da seguinte forma:
PORTUGAL: Luís Rodrigues, Philip Inácio, Miguel Vítor, Tiago Pedrosa, Stélvio Cruz (Adrien Silva, 45’), António Graça (Ricardo Fernandes, 72’), Romeu Ribeiro (cap.), Raviola (Bruno Matias, 82’), Tiago Cintra (André Carvalhas, 82’) e Marco Aurélio (Fábio Ferreira, 72’).

Suplentes não utilizados: Ricardo Neves, Valter Fernandes, Jorge Abreu e Rui Lopes.
Golos: Miguel Vítor (19’) e Tiago Cintra (63’).

Selecção Naciona de sub-17

Os sub-17 ficaram a conhecer os seus adversários para a qualificação para o Europeu da categoria.
Eis os adversários: Irlanda do Norte, Russia e Islândia
A qualificação será disputada em solo portugues em Março, e o Europeu será jogado em Maio na Bélgica.

Eis a reacção do seleccionador Carlos Dinis:

“É sempre complicado fazer previsões sobre aquilo que será esta Ronda de Elite. Sabemos apenas que vamos defrontar a Rússia, que se apresenta como campeã europeia em título e possui, tradicionalmente, equipas fortes e bem dotadas tecnicamente”
“A Irlanda do Norte, não tendo a qualidade técnica da Rússia, é sempre um adversário complicado, com um estilo vincadamente britânico de jogo, marcado pelo futebol directo e pela forte componente física. Já a Islândia é, à partida, a formação menos forte, mas para chegar a esta fase da competição é porque têm qualidade”.




Notícia de destaque

Luis Martins acaba de abandonar os juniores A do Sporting SC, para assumir o papel de treinador principal do Portimonense.
Depois de um título de Juniores B e um de Juniores A consecutivos, Luis Martins abandona o clube de Alvalade, apesar de todos os esforços dos dirigentes Leoninos para demover o técnico das suas intenções.
Após 13 jornadas brilhantes da equipa leonina, Luis Martins abandona o barco a meio caminho e deixa ,como anteriormente referido, um difícil legado ao senhor que se segue.
Contudo, os dirigentes do Sporting denotaram uma postura correcta ao não cortar as pernas ao técnico, apenas impondo ao mesmo um compromisso em que este não não possa ingressar no FC Porto (namoro antigo) a curto, médio prazo.

A verdade é que o Sporting ve no mesmo ano o treinador dos juniores B (ingressou no Benfica) e dos juniores A abandonarem o clube. Vida difícil no reino do leão.

Apoiem o futebol de formação
Até para a semana!!