05 maio 2008

De treinador para jogadores - factor motivação (4)

Meninos,

Hoje deixo-vos mais um relato de alguém com muitos anos no Futebol e que treinou muito dos melhores jogadores do Mundo.
Falo-vos do Carlos Queiroz, responsável por conquistar o Campeonato do Mundo de Sub20 com a Geração de Ouro Portuguesa e treinador experiente com passagens por Sporting, New York MetroStars, Real Madrid, Manchester United, etc.

Aqui ficam as suas palavras, leiam-nas com atenção:
"Depois de 30 anos como treinador, Queiroz sente-se feliz por ter tido a sorte de treinar alguns dos melhores jogadores do Mundo. «Conheci grandes jogadores, mas nem todos conseguiram ser campeões. Consigo dizer-lhes o que separa ser um grande campeão de ser só um grande jogador», afirmou, falando depois da entrega de Cristiano Ronaldo: «Todos os dias treina como nunca vi até hoje um jogador treinar, com todo o respeito pelos jogadores que encontrei ao longo da carreira. Treinei grandes jogadores que nunca punham horas extraordinárias na contabilidade, mas ele treina antes, durante e depois. Às vezes tenho de o mandar embora do relvado. O Pelé disse um dia que a prática é tudo. Não sei se o Cristiano leu as palavras do Pelé, mas que as sabe de cor, sabe."

Como vêm o segredo para o sucesso do Cristiano Ronaldo não se resume apenas a talento.
O Cristiano é o melhor porque sempre acreditou nas suas potencialidades, sempre foi humilde e sempre se aplicou até ao limite das suas forças para ser melhor.
Com 14,15 anos olhava para os séniores do Sporting e ambicionava jogar com a mesma qualidade e ter a mesma capacidade física deles.
O Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do Mundo, passava horas sozinho no relvado a aperfeiçoar fintas, remates. Passava horas no ginásio para ganhar a capacidade física que hoje faz dele quase um Super Homem. Chegou a ser apanhado no ginásio de Alcochete ás 5,6 da manha a trabalhar.

Como vêm o talento não basta.
É preciso sacrifício, trabalho e paciência. É preciso, sobretudo, humildade!

Antigamente dizia-se que para se ser um grande jogador era preciso 70% de talento e 30% de esforço e dedicação.
Contudo hoje em dia vivemos num Mundo cada vez mais competitivo. Para se ser um grande jogador, um grande médico, um grande engenheiro, um grande economista é preciso 30% de talento e 70% de árduo trabalho.
Só assim conseguirão vencer na vida!

Aquilo que vos peço enquanto treinador e amigo é que trabalhem com afinco. Na escola ou no campo apliquem-se, acreditem no vosso talento e não tenham medo de perseguir os vossos sonhos.
Não esperem que as coisas vos caiam do céu, não se contentem com aquilo que são agora. Sejam ambiciosos, procurem sempre mais e melhor.

Eu acredito em voces!





Assinado: Mister Nelson