Com os efeitos da Globalização bem vincados na sociedade, hoje em dia a quantidade de fluxo de informação e a forma como se dispersa é muitíssimo intensa. Em poucos segundos sabemos o que se passa no outro lado do Globo, e daí, cada vez mais, faz sentido a expressão "vivemos numa aldeia global".
Um dos factores que nos leva a falarmos em "Aldeia Global" é de facto, a Internet..pois através desta temos acesso a quantidades infindáveis de informação e temos acesso á realidade de todos os cantos do globo.
A Internet hoje é um veículo de informação e até de trabalho praticamente essencial e já não me parece ser possível termos bons profissionais que não recorram a todo este Mundo "cibernético".
Uns usam-na para lazer , outros para conviver, outros para absorverem informação, e é nesta ultima premissa que me quero basear para fazer a ponte com a prospecção de jovens talentos de futebol.
A prospecção de jovens talentos baseia-se em redes alargadas de “olheiros” e dos denominados "bufos", gente comum que vai dando informações aos clubes, sobre possíveis bons valores nos clubes das suas terras, etc.
A observação in loco é assim essencial e o mais importante, mas será que também não se torna importante...cada “olheiro” ter a sua própria rede de informadores ?? Ou seja, existir uma grande rede do clube e depois redes "informais" dos próprios “olheiros” ??
A mim parece-me obvio que sim! Se a informação e as denominadas "dicas" forem em maior quantidade, a % de sucesso de um “olheiro” pode subir radicalmente.
E como criar aqui uma relação olheiros-internet?
É simples! Hoje em dia a internet começa a ser uma realidade em casa de todos os portugueses. Sobretudo os mais jovens já não passam sem ela.
Ora, através de Messenger , ICQ e realço o IRC é possível trocar ideias , informações ou o que quer que seja com milhares, milhões de pessoas. Estabelecer relações de cordialidade, etc etc etc. E não apenas a nível nacional mas sim a nível internacional também.
Se programas como o IRC possibilitam esta troca de informações, os prospectores ou “olheiros” , como preferirem, devem ter a astúcia de utilizar este veículo como forma de "catalizarem" determinadas pessoas como veículos de informação que lhes possa interessar.
Isto é, existem canais temáticos sobre tudo e mais alguma coisa, e imensos canais temáticos sobre futebol.
Nestes canais temáticos, fala-se desde futebol profissional e de 1a divisão, a distritais e camadas jovens. Falam-se de nomes de jovens promissores, de clubes com potencialidade de criar jovens valores, de treinadores com qualidade, etc etc etc.
A minha experiência neste "mundo cibernético" diz-me, que através destes diálogos é possível obter montes de "dicas" sobre jovens valores a dispontar nos mais diversos pontos do país . Lembro-me entre outros de ouvir falar no Miguel quando foi dispensado do Sporting como sendo um jogador cheio de talento, de Dáuto Faquira como sendo um bom treinador, etc etc etc. Como não tinha interesses profissionais nessas dicas, limitei-me a absorver a informação e a estar atento a esses jogadores/treinadores, mas um “olheiro” ao ter a chance de obter esta mesma informação, teria hipótese de filtra-la, relata-la ao clube, ou o próprio observar "in loco" as informações obtidas, e quem sabe "descobrir" um talento interessante.
É obvio que a informação obtida nem sempre corresponde a talento "Certo", mas a procura por estas "pérolas" deve ser exaustiva e o mais abrangente possível, daí estes pequenos programas de internet puderem ser um veículo muito interessante para se obter informação.
Só para terminar este raciocínio , posso-vos dizer que "tenho" já neste Mundo cibernético bons elementos, que me dizem que há um bom jogador ali ou acolá, e que neste momento já sei se as informações são realmente válidas ou não, porque são conhecimentos de meses ou até anos em que se vai conhecendo a "astúcia" que esses elementos têm para também eles "acharem" promessas.
O 2o ponto relacionado sobre Prospecção e Internet que queria frisar , é que infelizmente ,ou pelo menos que seja do meu conhecimento, não existe nenhum site que se debruce sobre o futebol jovem Português o que é no mínimo uma grande lacuna.
Um site com boa informação, e com uma base de dados interessante, facilitaria aos clubes a obtenção de informação, a partilha de dados, o estudo da situação do futebol jovem, dos clubes em particular, etc, e poderia criar maior ligação entre clubes mais pequenos e clubes maiores.
É óbvio , que é difícil obter informação precisa sobre os escalões de formação dos clubes, especialmente dos mais pequenos, mas se estes cooperassem em conjunto talvez fosse possível criar uma base de dados com alguma qualidade.
Ganhariam os clubes grandes, pois a prospecção poderia torna-se mais fácil, e ganhariam os clubes mais pequenos pois poderiam "mostrar" de uma forma mais visível a qualidade dos seus jovens jogadores e das suas camadas jovens, podendo obter negócios vantajosos e/ou prestigiantes.
Por ultimo, se o futuro em Portugal, e mais especificamente nos grandes Portugueses, é esticarem ao máximo a rede de “olheiros” e cobrirem o máximo de território possível em termos de observação, penso que cada clube deveria criar uma forma de contacto (quer seja através de um site, de um grupo de Messenger , etc etc etc) entre os mais diversos “olheiros” do clube, como forma de trocar informações mais eficazmente, como forma de trocar experiências e técnicas...etc.
Isto, porque sei perfeitamente que um clube que tenha por exemplo 50 olheiros, dentro destes 50 acredito que só 20...terão contacto pessoal entre eles, e se o objectivo é criar uma grande base de dados e uma observação eficaz, então criar "canais de contacto" para estes “olheiros” trocarem as tais informações e experiências será muito benéfico ao próprio clube.
Acabo apenas dizendo, que analisei isto em termos "micro"...ou seja, apenas a nível nacional, agora pensem em termos "macro" (em termos internacionais).....
O resultado seria fabuloso, o clube conseguiria informações de todo os quadrantes do globo, e das mais diversas fontes, pois desde jovens de clubes, a adeptos dos mesmos, a amantes de futebol, etc...teriam a oportunidade de darem informações, que muitas vezes por falta de "conhecimento" ou simplesmente por preguiça, não o fazem se tiverem que telefonar para números específicos dos clubes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário