Aproveitando este espaço que me permite comunicar ao Mundo, venho falar daquilo que considero o mais importante no Futebol, no Desporto ou até mesmo na Vida : o fair play e o respeito!
Infelizmente no passado Domingo todos pudemos assistir a ocorrência graves que mancham e agridem a essência do Desporto e do Futebol.
Apesar dos exemplos claros de fair-play entre os atletas do FC Porto e Benfica, os quais trocaram abraços e camisolas no fim do jogo (Quaresma chegou mesmo a oferecer uma camisola a um adepto encarnado), alguns individuos, que adeptos de futebol não serão certamente, serviram-se do apaixonante e viciante jogo para dar largas á violência, irracionalidade e estupidez.
Simples adeptos que pagaram o seu bilhete para puderem assistir tranquilamente a um belo espectaculo de futebol foram atacados por estes vândalos.
Já fora do recinto de jogo alguns "animais" decidiram de forma cobarde e "monstruosa" agredir pessoas que me são queridas.
O Futebol não é isto!
A rivalidade saudável entre clubes não é isto!
Isto é pura e simplesmente violência gratuita, individuos que não gostam do futebol mas que se servem dele para outros fins.
Espero que este pequeno gesto possa contribuir para uma grande onda a favor do fair-play no futebol, e desde já deixo um pedido:
a todos aqueles que são verdadeiros adeptos de futebol, passem o manifesto que vão ler em seguida e façam do nosso exemplo o modelo a seguir no futuro.
Juntem-se a nós e divulguem nos vossos blogs, sites, jornais, revistas este manifesto.
Juntos seremos ouvidos!
Passo a citar o manifesto:
Esta foto representa aquilo que devia ser o futebol. Festa, alegria, amizade, por mais diferentes que sejam as opiniões e as preferências clubísticas.Podemos ver aqui o Nelson Oliveira, o João Ribas, o Nuno Cardoso, o Pedro Evangelista e o Paulo Matias. 5 adeptos, antes do jogo do título, que em ameno convívio passaram a tarde de Domingo perto do estádio, numa superfície comercial, antes de se deslocarem para o mesmo. Adeptos do FC Porto e Benfica. Amigos, adversários, com uma paixão comum: o FUTEBOL!
Ao imitir este manifesto pensamos desta forma contribuir para melhorar aos poucos o clima de violência que começa a ser "moda" no nosso país.
COMUNICADO ANTI-VIOLÊNCIA DO FUTEBOL DE ATAQUE
Este blog vem por este meio repudiar algumas situações ocorridas durante e após o jogo de Domingo no Estádio da Luz.
As atitudes de certos adeptos ditos do futebol envergonham TODOS os VERDADEIROS Adeptos de Futebol. Durante o jogo, petardos lançados do piso 3 do Estádio da Luz, atingiram simples adeptos de futebol, inocentes, que apenas se deslocaram ao Estádio para apoiar a sua equipa e ver um belo espectáculo futebolístico, ainda por cima pagando um bilhete que não é assim tão barato.
Após o jogo, João Ribas, um dos nossos fundadores, deslocando-se calmamente para o seu veículo que o traria de volta ao Porto, sem qualquer objecto identificativo sequer do seu clube, a 500 metros (!) do Estádio da Luz, em plena Segunda Circular, é alvo de agressões por um bando de energúmenos que também ao que parece seriam adeptos de futebol. Algo que temos a certeza que não são!... Um dos amigos do João que o acompanhava foi inclusivé esfaqueado num braço.
Felizmente ambos estão bem, mas como devem calcular todos os nossos leitores o susto foi enorme. ISTO NÃO É FUTEBOL!... É CRIMINALIDADE!
O Futebol de Ataque, em conjunto, com VERDADEIROS ADEPTOS DE TODAS AS EQUIPAS DE FUTEBOL, quer por este meio denunciar estas barbaridades e solicitar a todas as autoridades deste país que deixem de assobiar para o lado e DEFENDAM OS ADEPTOS DE FUTEBOL!Hoje foram uns, amanhã serão outros. Quando irá isto terminar?
www.futeboldeataque.blogspot.com
Termino deixando um forte e sentido abraço ao meu bom amigo João Ribas e ao Paulo, duas vítimas da estupidez e irracionalidade!
Sem comentários:
Enviar um comentário