25 outubro 2006

Futebol de Formação - revisão semanal

Cada vez mais, assistimos a uma consciencialização da importância do Futebol de Formação no futuro, quer desportivo quer financeiro, dos clubes.
A aposta do Sporting é clara, o SL Benfica vai no 2º ano do seu Projecto Geração Benfica e o FC Porto acaba de apresentar o seu projecto – “Visão 611”.
Estes são sinais claros do que nos espera no futuro, e sinais claros que a própria classe dirigente se está a mentalizar para uma nova era no Futebol Português.
Assim, parece-me de todo pertinente iniciar ,doravante, uma revisão semanal daquilo que se vai passando nos campeonatos nacionais do Futebol de formação, de forma a que também os adeptos, se consciencializem da importância da formação, e passem a dispender um pouco mais de atenção á mesma, principalmente com apoio e incentivo “in loco” nos jogos dos “mais pequenos”.


Campeonato Nacional de Juniores A


Este fim de semana não assistimos a grandes surpresas no campeonato.
Na zona Norte, o FC Porto mantém-se isolado na frente, depois de obter uma goleada em casa frente ao Vizela e de assistir ao empate da surpreendente equipa do Candal e da derrota do Vitoria de Guimarães.
Por outro lado o Boavista ,depois de um início comprometedor, parece estar de volta á boa forma, conseguindo uma vitória expressiva (8-1) frente á União de Coimbra.

A nota de destaque deste campeonato vai efectivamente para o Candal, clube gaiense.
O Candal tem feito uma forte aposta no futebol de formação e dois factores me parecem vitais para este sucesso aparente da política do clube.
Em primeiro lugar, as excelentes infra-estruturas que dispõe, contando com um belo complexo desportivo, onde os atletas dispõe de todas as condições para evoluírem.
Em segundo, os protocolos de colaboração que o clube tem assinado com clubes ditos “maiores”. A época passada, a equipa apostou numa ligação ao Boavista, contando nas suas fileiras com alguns jogadores axadrezados bastante promissores. Este ano, o apoio surge do FC Porto.

Resultados relevantes:

Boavista 8-1 U. Coimbra
FC Porto 7-2 Vizela
Guimarães 1-2 Rio Ave
Académica 2-2 Candal


Na zona Sul, a competitividade é enorme, mas também não se registaram surpresas.
A equipa sensação da Amadora, continua em 1º lugar, relegando para lugares inferiores Sporting, Belenenses e SL Benfica.
Nesta jornada, o Estrela venceu ,fora de casa, o Belenenses, conseguindo dessa forma mais um grande resultado.
O Benfica deslocou-se a Oeiras e sem dificuldades bateu a equipa local (destaque para o central encarnado Miguel Vitor que apontou 2 golos), ao passo que o Sporting recebeu e venceu o Real.
De referir ainda, que o Setúbal continua numa maré de “crise”, voltando a perder, desta feita na casa dos Pescadores, vendo-se assim “relegados” para o penúltimo lugar.

Resultados relevantes:

Belenenses 1-2 Estrela
Oeiras 0-2 Benfica
Sporting 1-0 Real
Casa Pia 1-0 Lusit. VRSA



Campeonato Nacional de Juniores B

O campeonato Nacionail de juvenis encontra-se parado, devido a compromissos da selecção Nacional de Sub 17, que se encontra na Bélgica para um Torneio Internacional.


Selecções Nacionais

Ficam aqui as duas últimas convocatórias das selecções de sub16 e sub18.

Sub-18
Belenenses: Filipe Godinho
Benfica: André Carvalhas, Miguel Rosa, Miguel Vítor e Romeu Ribeiro
Boavista: Alexandre Sá, Pedro Moreira, Raul Babo e Ricardo Neves
Candal: Valter Fernandes
FC Porto : André Pinto, António Graça, Marco Aurélio e Tiago Cintra
Leixões: André Simões
Rio Ave: Faria
Sp. Braga: Stélvio Cruz
Sporting: André Martins, Adrien Silva, Bruno Matias, Jorge Abreu, Rui Lopes, Tiago Pedrosa e Vivaldo
União Lamas: Filipe Melo
V. Setúbal: Sérgio Martins

Sub-16
Barcelona: Alexander Zahavi
Barreirense: Pedro Costa
Benfica: André Jesus, Artur Lourenço, Nelson, Oliveira e Ricardo Semedo
Boavista: Fábio Costa e Nuno Soares
FC Brussels: Davide Rodrigues
FC Porto: Alexandre Freitas
Marinha: João Guerra
Padroense: Filipe Espincho, João Garcia, Pedro Branco, Ricardo Dias e Rui Caetano
Pasteleira: Manuel Batista
Sporting: Cédric Soares, Luís Almeida, Mário Rui, Nuno Reis, Ricardo Alves e Ruben Luis
Sp. Braga: Nuno Valente e Tiago Gomes
V. Guimarães: Claudio Ramos, Fernando Alves e Rafael



Análise da semana

O FC Porto recebeu e bateu sem apelo nem agrado, no escalão de Juniores A, o Vizela por 7-2. Mais 1 vez, o FC Porto tem demonstrado ser um dos grandes candidatos a atingir a fase final e portanto torna-se oportuno analisar o seu onze titular e a forma como os jogadores se dispões tacticamente em campo.


O FC Porto jogou no 4-3-3 que se transformou várias vezes no claro 4-2-4. Rui Pedro, o vértice ofensivo do meio campo Portista gozou de enorme liberdade, aparecendo diversas vezes como 2º ponta de lança, denotando um grande entrosamento com o ponta de lança Marcelo. Por outro lado, os alas ,quase sempre solicitados em passes longos do central Bura (excelente capacidade de passe) ou do médio incansável Castro, procuraram ganhar as costas da defensiva em diagonais em velocidade e rápidos cruzamentos para a área.
As notas de destaque vão claramente para inteligência de movimentos do “criativo” Rui Pedro (que também é goleador) e para a capacidade de trabalho e de luta do médio Castro, que devido á forma como encara cada partida e cada lance, atingirá certamente o patamar do Futebol Profissional (ficando no entanto algumas dúvidas..se o conseguirá no Porto). Por ultimo, destaco Bura, um central bastante alto e possante e com uma capacidade de passe longo acima da média.

nota: a vermelho os passes "tipo" do FC Porto



Assim me despeço.
Até para a semana e lembrem-se: Apoiem o Futebol de formação

6 comentários:

Anónimo disse...

todos os fim de semana a minha alegria é mesmo o futebol de formação ....força ppl a apoiar os "miudos"......nelson não te esqueças dos iniciados!.......

Anónimo disse...

Ainda bem que estas de volta Nelson;).
Este espaço para o futebol de formação é importante e bastante interessante, ultimamente tenho acompanhado mais o futebol de formação do Benfica,se bem que a distancia,talvez seja pelo aparecimento do centro de estagio.
No proximo jogo dos juniores do Benfica contra o Alverca vou la estar.Equipa essa que começa a mostrar jovens de grande valor.
So um reparo na convocatoria dos sub-16 Benfica tens: (Nelson, Oliveira )
é so um jogador e curiosamente teu hononimo...

Nelson Oliveira disse...

Olá amigos!

Strike, não se preocupe que não me esqueço do seu filho.
Mas como estava apertado de tempo, esta semana os Iniciados ficaram de fora.
Contudo devo-lhe dizer que vi o Boavista-Porto e fiquei bastante agradado com a equipa azul e branca.


Bruno..tens toda a razão, e acredita que não foi erro meu...fiz copy/paste das convocatórias de um orgão de imprensa..e escapou-me o pormenor.

Realmente os juniores têm uma boa equipa e sobretudo uma boa direcção técnica.
Contudo, salienta-se que a maioria são de 1o ano e como tal..ainda não estarão no seu potencial máximo..para lutarem efectivamente pelo campeonato.

Nelson Oliveira disse...

Nesse ponto não estamos de acordo.
Em termos de objectivos de formação, ou seja, em termos de talento que possa servir os propósitos da equipa profissional, não creio que o Porto tenha uma grande equipa.

Contudo, penso que tal factor não invalida algum favoritismo numa possível conquista do título, uma vez que o SL Benfica tem uma equipa de grande valia, mas composta por muitos jogadores de 1º ano, e depois..pois não parece existir da zona norte..uma equipa capaz de parar este Porto.
Mas daquilo que conheço, o Sporting parece-me bem mais forte.


Voltando um pouco atras...creio que o Porto conta com um talento inegável: Rui Pedro, e com mais 2 ou 3 jogadores de valia, mas depois existe todo um leque de jogadores, que até podem ser interessantes como juniores, mas que terão grandes dificuldades em agarrar um lugar na estrutura profissional, daí concluir que esta equipa do FC Porto, fica a dever em termos qualitativos a equipas de anos anteriores, mas será sempre um candidato ao título, se pensarmos unicamente em títulos, que na minha optica..nao sao os propositos fundamentais da formação.

Anónimo disse...

Nelson... em relação a este ultimo paragrafo...
tas a falar de que equipa F.c.Porto ou S.L.Benfica...?
"Realmente os juniores têm uma boa equipa e sobretudo uma boa direcção técnica.
Contudo, salienta-se que a maioria são de 1o ano e como tal..ainda não estarão no seu potencial máximo..para lutarem efectivamente pelo campeonato."

abraço

Nelson Oliveira disse...

Ao SL Benfica, pois no onze titular conta frequentemente com 6 ou 7 elementos de 1o ano, e denota uma organização mt boa.

Contudo, pode vir a ser penalizado pela "juventude".