23 dezembro 2006

Futebol de formação - revisão da semana

Campeonato Nacional de Juniores A

Realizou-se este sábado mais uma jornada do Campeonato de Juniores, numa altura que está quase terminada a primeira volta.

Zona Norte

Resultados


Na zona Norte o líder Porto recebeu e bateu o Varzim por esclarecedores 4-1, com Monteiro em grande destaque ao apontar 3 golos. O 2º classificado, o Boavista, conseguiu uma importante vitória na deslocação a Braga, aproveitando os erros adversários para bater os locais por 2-1.
De qualquer forma o grande destaque vai para a equipa gaiense do Candal que venceu o União de Coimbra por uns surpreendentes 8-1, com Zé Tiago mais 1 vez em destaque, apontado 3 golos.
O Candal é já a equipa mais certeira da prova, com um fantástico registo de 40 golos marcados em 13 partidas.

Classificação



Zona Sul

Resultados


Na zona Sul também não se registaram surpresas.
Em Alcochete os imparáveis juniores A do Sporting (agora com José Lima no comando) receberam os algarvios do Lusit. De VRSA, apontando 4-0 sem resposta.
O 2º, Benfica, continua o seu registo de vitórias consecutivas agora com uma vitória pela margem mínima sobre os madeirenses do Nacional.
Por ultimo, destaca-se ainda a vitória do Estrela de Amadora que sofreu para vencer por 3-2 o Estoril.

Classificação


Selecções Nacionais

Selecção Sub 18

Realizou-se nos dias 18 e 19 deste mês mais um estágio da Selecção Nacional.
Foram 12 as caras novas, numa tentativa de observar “in loco” vários jogadores que se destacaram no Torneio Inter-Associações Manuel Quaresma.
Eis a lista dos convocados:

Boavista FC: Alexandre Sá;
CD Nacional: Carlos Pita;
CD Portalegrense 1925: Cristiano Araújo;
CF “Os Belenenses”: Carlos Amaral e Filipe Godinho;
CS Marítimo: Luís Correia;
FC Porto: Tiago Cintra;
GD Chaves: Jonathan Fragnoli;
Rio Ave FC: Fábio Faria;
SC Angrense: Jaime Seidi;
SC Braga: Ricardo Ferreira e Stélvio Cruz;
SC Farense: Francisco Maia;
SC Vila Real: Luís Alves;
SL Benfica: André Carvalhas, Miguel Vítor, Romeu Ribeiro, Ruben Lima e Rui Santos;
Sporting CP: Adrien Silva, André Santos e Rui Figueiredo;
Vitória SC de Guimarães: António Mendes, Feliz Vaz, Pedro Duarte e Raviola.

No final do estágio, Antonio Violante mostrou-se bastante satisfeito com os trabalhos realizados considerando que algumas destas caras novas vieram causar novas e saudáveis dores de cabeça na hora de decidir quem integrará as proximas convocatórias.
Aqui ficam as palavras do técnico nacional:

“este foi um estágio que serviu mais de observação do que de preparação, uma vez que estiveram muitos jogadores a trabalhar connosco pela primeira vez. Alguns jogadores deram boas indicações, pelo que o leque de escolhas foi alargado. Quando assim é, podemos dizer que o estágio cumpriu os seus objectivos, pelo que estamos satisfeitos. Estes jogadores criaram-nos boas dores de cabeça, pois complicaram-nos as escolhas e provavelmente existirão alterações na próxima convocatória da Selecção Nacional Sub-18, em relação ao que tem sido habitual.”


Notícias da Semana

Arnaldo Cunha, Coordenador Técnico Nacional, numa entrevista ao site oficial da FPF deixou no ar um balanço sobre os torneios Inter-Associações e uma bela novidade: a criação da selecção de sub15.
Aqui ficam alguns dos temas referidos pelo citado coordenador:

Balanço do Inter-Associações Manuel Quaresma
“Esta foi a oitava vez que a prova se realizou. Todos os anos, desde 1999, têm estado envolvidos cerca de 400 atletas nas duas fases [fase zonal – organizada por sete associações – e fase final – disputada no Estádio Nacional] em que decorreu a prova. Para além dos Treinadores Nacionais, estiveram envolvidos na observação dos jogadores os Coordenadores Técnicos de quase todas as Associações de Futebol do País, o que permitiu a toda a estrutura técnica nacional trabalhar em conjunto. Foi bastante positivo aliar a missão principal deste torneio, que é observar jogadores que possam vir a reforçar a Selecção Nacional de Sub-18, ao labor comum de reflexão desenvolvido por todos.”

Alterações futuras nos Torneios Inter-Associações
"Até esta época realizavam-se três Torneios Inter-Associações: O Torneio “Eusébio”, dirigido a Selecções Associativas Sub-20, o Torneio “Manuel Quaresma”, vocacionado para Selecções Associativas Sub-18 e o Torneio “Lopes da Silva”, destinado às Selecções Associativas Sub-15. O Torneio Eusébio não irá decerto sofrer alterações significativas, mas o Torneio “Manuel Quaresma” vai passar a ser destinado a jogadores Sub-16 e o Torneio Lopes da Silva a jogadores Sub-14."


Razões para tais alterações
“A relação custo/benefício deste Torneio destinado a jogadores Sub-18 não se tem demonstrado adequada às nossas exigências. Como todos sabem, o Torneio pretende ‘alimentar’ a Selecção Nacional Sub-18. No entanto, existem novos desafios que se colocam, decorrentes não apenas da organização das competições internacionais mas também do próprio processo de desenvolvimento dos jogadores. Existe assim a necessidade de serem efectuadas alterações sustentadas a este modelo de selecção de jogadores. Este Torneio, pode dizer-se, teve o seu tempo útil de vida. Em 1999 começou por ser um Torneio Sub-17, antes da alteração efectuada nos escalões por parte da UEFA, passando a ser Sub-18 até este ano. Conheceu este ano a sua oitava edição, cumpriu os seus objectivos, mas tem naturalmente de sofrer alterações. A necessidade de reforçar a Selecção Nacional Sub-17 está na base desta reformulação. Os jogadores que vão representar a Selecção Nacional Sub-17 irão passar por um processo de observação mais apertado.”

Irá ser formada uma Selecção Nacional de Sub15. Como irá ser feita a selecção de tão jovens atletas?
"Os jogadores serão observados numa primeira fase nos Sub-14 [Torneio Lopes da Silva], passando os melhores a integrar a Selecção Nacional Sub-15, que vai surgir já na próxima época. Os jogadores continuarão a evoluir na Selecção Nacional Sub-16 e antes de ser formada a Selecção de Sub-17 existirá um novo Torneio Nacional Inter-Associações [Torneio Manuel Quaresma] que poderá permitir o reforço desta Selecção. Tudo isto obviamente a par das observações que continuarão a ser efectuadas pelos técnicos nacionais ao desempenho dos jogadores nos respectivos campeonatos."


Apoiem o Futebol de Formação
Até para a semana!

4 comentários:

Anónimo disse...

a minha duvida é esta ...este ano (2007) o torneio lopes da silva já é para sub14???acabam os torneios todos de sub15?? como vão jogar a nivel de seleções distritais os sub15??......e a seleção de sub 15 é já partir de 2007??

Anónimo disse...

NÉLSON PARABÉNS POR MAIS UM EXCELENTE ARTIGO NA FUTEBOLISTA DE JANEIRO.CONTINUA QUE OS PUTOS AGRADECEM.......

Anónimo disse...

Eu graças a Deus tive a sorte de participar no primeiro estágio da seleçao nacional de sub-15... gostei bastante... O agostinho Oliveira é uma pessoa impecavel...

Abraço
Ass:Jorge

Anónimo disse...

Acho que mais uma vez os nomes falam mais alto.Observem as selecçoes de nivel mais "baixo".Nao sao os nomes que jogam.Nas selecçoes menos conhecidas há mais qualidade do que voces julgam.MAis uma vez o premio de melhor jogador do torneio Lopes da Silva sub-14 foi cair nas maos de 1 jogador de uma selecçao com "mais" nome(Lisboa).É sempre igual.