07 fevereiro 2007

Futebol de formação - revisão da semana


Campeonato Nacional de Juniores A

Zona Norte

Na zona norte os candidatos á fase final começam a definir-se.
FC Porto e Candal venceram novamente, e com o empate do Boavista na Póvoa do Varzim, o Boavista (menos um jogo) está já a 8 pontos do Candal.
A equipa Gaiense continua em grande forma, apontando pela segunda semana consecutiva 5 golos, e mantém-se como o melhor ataque da prova.
O FC Porto cumpriu a obrigação e venceu ,no Olival, por 2-0 a equipa do Infesta.
Começa a tornar-se complicada a missão dos axadrezados, uma vez que as suas flutuações de forma fazem prever mais empates e derrotas até fim da fase regular.

Resultados




Classificação



Zona Sul


O contrário tem-se registado na zona sul.
O Estrela depois de conseguir reaproximar-se do Benfica, não desarma e foi vencer o Real por 1-0.
Os dois primeiros classificados tiveram dois desempenhos fantásticos. O Sporting “destruiu” os Pescadores da Caparica por 8-0, ao passo que o Benfica recebeu e humilhou o Portimonense por 8-0, com Dabao a fazer uma estreia de sonho.
O Sporting continua a liderar tranquilamente, e o Estrela continua a sonhar com a possibilidade de surpreender a jovem equipa do Benfica, apurando-se para a fase final.

Resultados



Classificação




Análise

Na luta pela qualificação para a fase final do Campeonato Nacional de Juniores A, quatro equipas se perfilam como as principais candidatas: FC Porto, CD Candal, SL Benfica e Sporting CP.
É neste contexto que importa fazer uma breve análise a cada uma delas.


Assim, como líder da zona Norte temos o FC Porto, uma equipa que assenta o seu jogo num 4-3-3, com um pivot ofensivo muito dinâmico e com os alas bem abertos.
O Porto é uma equipa coesa que actua em bloco o que lhe permite alguma segurança na defesa (Só o Sporting consegue melhor registo defensivo). Contudo, nos processos ofensivos continua pouco produtiva, sendo até a equipa com menos golos marcados dos 4 principais candidatos á qualificação.
Em termos individuais, os centrais acabam por ser os alicerces da equipa (André Pinto e Bura), Castro funciona como patrão e coração da equipa, e Rui Pedro como o homem das rupturas, da interligação ao ataque. É o número 10 Portista a grande referência da equipa, pois mercê de uma boa capacidade de movimentação e de uma assinalável qualidade de passe, consegue criar desequilibrios.

O CD Candal é a equipa surpresa da prova. Contando nas suas fileiras com jogadores emprestados por FC Porto e Boavista, poucos esperariam que esta equipa se impusesse entre os dois “grandes” do Norte.
Vale cada cêntimo ver os Gaienses jogarem, uma vez que jogam de peito bem aberto e sempre com os olhos no golo. São o melhor ataque da prova com 59 golos marcados, e nem a saída do seu goleador (Tiago Silva) em Dezembro, quebrou esta capacidade ofensiva.
Contudo, numa fase final terão que rever o equilíbrio da equipa, pois se é verdade que são muito concretizadores também não é menos verdade que sofrem muitos golos (27).
Em termos individuais, Tiago Silva foi a referência até Dezembro. Hoje em dia, o criativo Zé Tiago e o avançado Marcelo são os grandes destaques.


Na zona sul, o Sporting ocupa tranquilamente o 1º posto, e a sua caminhada para a fase final parece um autêntico passeio.
Assentes ,também eles, num 4x3x3 (utilizando um pivot defensivo e dos “volantes”), o Sporting é o grande candidato ao título.
Se por um lado, os recentes resultados nos escalões de formação fazem da equipa leonina uma crónica candidata, por outro a qualidade dos seus jogadores não engana.
Na baliza mora uma guardião forte e seguro (Rui Patrício), á sua frente Marco Lança e Daniel Carriço são 2 centrais de grande qualidade (principalmente o 2º).
São ,sobretudo, estes 3 elementos que contribuem de forma decisiva para o melhor registo defensivo da prova (10 golos sofridos).
O meio campo é composto por jogadores como Adrien Silva e João Martins, sinónimos de qualidade e de maturidade, nas alas a criatividade de Alison, Marco ou Vivaldo fazem estragos e os golos ficam a cargo de Ricardo Nogueira.

Em 2º lugar, sob a ameaça do Estrela, segue a “jovem” equipa do Benfica.
Os encarnados apresentam um onze “tipo” baseado sobretudo em jogadores Sub-18 (com mais um ano de junior pela frente).
Assentes num 4-4-2 losango, os encarnados demonstram uma enorme qualidade táctica. O meio campo e ataque são bastante dinâmicos, com constantes movimentos de ruptura. No entanto, aquipa continua ainda a demonstrar algumas debilidades defensivas.
Em termos individuais Ruben Lima é um lateral esquerdo com qualidade e Miguel Vitor é um central em claro destaque, faltando um jogador com mais qualidade a seu lado.
No meio campo, as opções são várias: Romeu, Miguel Rosa, Kaz...entre outros. Na frente.. André Carvalhas é sinonimo de criatividade e tenacidade e Milan funciona como o finalizador de serviço. Dabao, o mediatizado chinês, estreou-se esta semana e rubricou uma exibição que promete.

1 comentário:

Anónimo disse...

excelente apreciação aos candidatos ao titulo junior......força nelsom