09 abril 2008

De treinador para jogadores - factor motivação (3)

"Campeões,

Todos vós têm o previlégio de pertencer a uma equipa de futebol de competição . Todas as semanas têm a possibilidade de treinar e aos fins de semana de jogar.
Aquilo que eu ,hoje, vos quero transmitir é a forma como devem encarar essa "dádiva".

Encarem a possibilidade de jogar num clube como uma oportunidade de ouro, sintam-se uns felizardos pois fazem parte de uma pequena porção de meninos que têm a possibilidade de jogar num campeonato federado.
Podem ou não ter a consciência que realmente fazem parte de um lote reduzido de crianças que podem usufruir da sua paixão, mas é bom que comecem a olhar em vosso redor e que percebam que realmente vos é concedida uma grande oportunidade.

Muitas são as crianças da vossa idade que gostariam de estar no vosso lugar mas não podem. Ou porque fizeram treinos de captação mas não foram escolhidos, ou porque os pais não têm disponibilidade de os levar para os treinos, ou porque vivem numa localidade sem uma equipa de futebol, ou porque têm problemas físicos impeditivos de praticar desporto.

Deixo-vos um relato interessante para darem cada vez mais valor ás coisas:

"Vítimas da guerra civil, dezenas de mutilados uniram-se para fundar um clube de futebol. Jogam com um pé a menos e não vale chutar com a canadiana, mas esta experiência devolve a muitos o gosto pela vida."

mutilados

"Mohamed Lappid, um apaixonado do futebol desde os tempos da escola, lembra-se perfeitamente do dia em que recomeçou a tentar jogar. Torturando cada um dos seus músculos, esforçava-se por chutar a bola. Falhava, voltava atentar e a falhar, mas sentia realmente necessidade de jogar… precisou de um mês para conseguir chutar a bola. Porque, como milhares de outros civis, Mohammed, que tem hoje 22 anos, perdeu uma perna durante a guerra civil que enlutou a Serra Leoa."
...
"Quando as dores eram muito fortes, punha-me a chorar e implorava: “Que Deus me leve”, mas agora percebo que Deus queria que eu fosse alguém e foi por isso que não atendeu os meus pedidos». Hoje, Lappid é membro do Clube Desportivo dos Mutilados, tem 80 associados e faz alinhar três equipas de futebol.
....
«Antes de fazer parte desta equipa, não tinha para onde ir. Sentava-me a um canto, sozinho, com pena de mim próprio. Desde que jogo futebol, já não fico sozinho a ver passar o tempo. A minha vida mudou: voltei a ter coragem e já não penso na minha deficiência. Tornei-me uma pessoa importante, na sociedade. Para onde quer que vá, faço novos amigos»
...
«Espero que as pessoas percebam um dia que somos capazes de fazer grandes coisas, não apenas jogar futebol»

Deste relato se retiram duas lições de vida que espero que interiorizem da melhor forma:
Em primeiro lugar devem-se sentir felizardos por puderem praticar a modalidade que tanto amam. Praticam-na em boas condições, com material de qualidade e rodeados de um clima de tranquilidade e de muita alegria.
Quando pensarem em "resmungar" ou porque vão ter que jogar num campo pelado, ou porque está a chover, ou porque está frio, ou porque os vossos papás não vos deram as chuteiras novas, ou porque jogam mais ou porque jogam menos, lembrem-se muito bem do relato do jovem Lappid e lembrem-se também que ele não é um caso isolado no Mundo. Como ele existem milhares de outros jovens que não foram bafejados pela sorte como voces são.


Em segundo lugar, o relato do Lappid é um bom exemplo que a preserverança, a vontade e a capacidade de sacrifício permitem-nos alcançar os nossos sonhos.
Assim que o Lappid teve o trágico "acidente" provavelmente deixou-se abater, perdeu a vontade de viver. Não pôs por hipótese que mesmo com uma limitação física poderia ser feliz.
A verdade é que algum tempo mais tarde levantou a cabeça, acreditou, trabalhou, fez uso da sua capacidade de sacrifício e hoje consegue jogar futebol, a sua paixão, e acredita que pode demonstrar a todos que pode "fazer grandes coisas, não apenas jogar futebol".

Fica este triste mas inspirador relato do jovem Lappid."

1 comentário:

Anónimo disse...

MAIS UM EXCELENTE POST..PARABÉNS NELSON