03 janeiro 2006

Lendas do Futebol! (Ajax)

Ao longo do percurso da vida, vários foram os jogadores que marcaram o Mundo Futebolístico, quer pelo seu talento, quer pela sua entrega ou até pela sua personalidade.
Tive o prazer de acompanhar alguns desses “fenómenos” e chegou a altura de aqui neste blog dar-mos espaço, também a eles..que tudo fizeram para merecer o respeito dos adeptos.

Assim, abro uma nova “secção” neste blog, para falar de Jogadores e Equipas que tenham marcado a história do Futebol.
Vou começar pelos jogadores do nosso passado recente, e depois aprofundarei jogadores bem mais “antigos”.


Ajax


O Ajax de Amesterdão era uma equipa sem grande história no Mundo do Futebol, até Rinus Michels (um dos melhores técnicos de sempre) aparecer. Rinus comandou a equipa nos anos de 60 e foi a sua gestão que funcionou com rampa de lançamento para o Ajax atingir o topo. O sucesso desta equipa tem sido traído apenas pelas “liras e pesetas” que acabam por desfazer os grandes planteis que vão construindo.
A 1ª grande equipa do Ajax era totalmente Holandesa e constituída por jogadores como Neeskens,Haan ou Cruyff.
Este Ajax venceu 3 Taças dos Campeões Europeus e so o Feyenoord de Rinus Israel internamente e o Bayern do poderoso Beckenbauer e Muller em termos Europeus…conseguiram rivalizar com esta temível equipa.

A 2ª grande constelação de Estrelas no Ajax, verificou-se nos anos 90. Após um grande revolução e evolução das escolas de Formação do Ajax, em 90 juntou-se juventude e qualidade..de uma forma quase ímpar.
Jogadores como Davids, Seedorf ,Kluivert ,De Boers ,Kanu ,Finidi e Litmanen marcaram uma geração no Ajax e cobriram de ouro uma página do Futebol Europeu, vencendo uma Taça dos Campeões Europeus em 95.

Curiosidades:
-Keizer marcou a geração de 60/70 do Ajax, devido á sua garra e a sua agressividade em campo.
-Kluivert era considerado um dos potenciais grandes jogadores do Futebol Mundial, quando surgiu na década de 90, mas falhou a ascensão ao topo. Muito se deve a problemas na sua vida pessoal.
-Hiddink e Van Gaal têm um currículo impressionante, mas é a Rinus Michels que é atribuído o título de Pai do Futebol Moderno Holandês (o pai da laranja mecânica). E o único treinador que rivaliza com Michels é o temperamental Cruyff.

Dream Team do Ajax:

Treinador: Rinus Michels
Táctica: 3-4-1-2

Baliza: Van de ser Sar
Defesas: Suurbier,Blind,R. Krol
Médios: Keizer,Rijkaard,Neeskens,Litmanen
Criativo: Cruyff
Avançados: Van Basten e Bergkamp

Sem comentários: