22 novembro 2006

Futebol de formação - revisão da semana

Campeonato Nacional de Juniores A

Não se disputaram jogos deste campeonato, devido á disputa da fase zonal do Torneio Inter-Associações de sub18.

Campeonato Nacional de Juniores B

Serie A

O Braga continua em 1º lugar e invicto batendo o Varzim em casa por 2-1. Guimarães e Penafiel seguem em 2º e 3º respectivamente.
A equipa penafidelense subiu assim na tabela, após um empate a 0 bolas fora de casa e aproveitando a derrota do Padroense na cidade berço.

Serie B

O Porto continua líder depois de uma difícil vitoria por 2-1 na Figueira da Foz frente á Naval.
O Boavista segue em 2º após vitoria sobre a Sanjoanense e o Leixões conseguiu uma importante vitória sobre o Feirense fora de casa.
Começam a ficar definidas as três equipas que seguem em frente, pois a distância do 3º para o 4º classificados é já de 4 pontos.

Serie C

Nesta série os dois primeiros, Sporting e Benfica (separados por 2 pontos) tiveram vitorias faceis. O Sporting venceu no CADE por 2-0 e o Benfica recebeu e venceu por 16-0 o DC Branco.
O 3º, o Alverca, perdeu em casa frente ao Estrela e tem agora colado a si o Belenenses.

Serie D

Louletano e Farense continuam a repartir a liderança após ambas as equipas registarem empate.
O Setubal que é 3º conseguiu assim um importante empate em casa de um dos líderes.


Projecto Visão 611

Este é o nome que apadrinha o projecto que procura fazer do FC Porto o melhor na formação, assegurando dessa forte a principal fonte de talento do clube.
É um projecto de 5 anos (altura em que será avaliado), e passa essencialmente por uma profissionalização e reestruturação de todo o departamento assim como a construção de um centro de estágio para os escalões de formação do clube.
Assim numa visão vertical encontramos 2 “blocos”: um englobando tecnicos e atletas e outro que aglutina diversos departamentos de apoio, comuns a todos os escalões, definindo os planos desportivo e pedagogico como fundações de dois núcleos imprescindíveis e intercomunicantes.

O lema é formar “jogadores á Porto” e para tal foi feita uma reestruturação futebolistica em 3 níveis: FC Porto; clube satelite e parcerias e ainda o Tourizense..a equipa C (onde o Porto apenas se fará representar por um técnico dos seus quadros ..e na qual rodarão jogadores sub19).

Em relação aos Departamentos transversais, comuns a todos os escalões, e que funcionarão como apoio ás equipas, podemos falar do departamento de capacidades individuais, Departamento Médico, Planeamento, Guarda-redes, Apoio ás familias, Comunicação, Pedagógico e finalmente o Scouting.
Neste ultimo os trabalhos de prospecção obedecerão a 4 fases crescentes de observação e análise: Scout local, Scout Master, Scout residente e treinador. Dos sub-15 á equipa principal, o departamento de scouting será responsável por formar um onze (um jogador por posição) para cada formação. Serão as chamadas equipas sombra, a queo Porto recorrerá sempre que pretender sondar o mercado.


Foi também criado o cargo de Tem Manager.
Cada uma das formações do quadro futebolistico portista terá um team manager que assegurará a ligação entre a equipa e os departamentos transversais.

Por outro lado, salienta-se a contratação do ex técnico do Penafiel Luis Castro, como novo Director de Formação. Será ele o rosto visível deste projecto.

A mística também foi um factor de peso na elaboração deste projecto, e como tal algumas figuras do clube integram-no: Paulinho Santos, Frasco, João Pinto, Rui Barros, Rolando, Freitas, Bandeirinha, Lima Pereira e André.



No fundo, fica a apresentação em traços gerais de mais um bom projecto de formação, onde teremos como grande beneficiado o Futebol Portugues.
Depois de Sporting (ja á algum tempo) e o Benfica..com o seu Projecto Geração Benfica (2 anos), temos o Porto a consciencializar-se da importancia da aposta na formação..para um futuro risonho.


Apoiem o Futebol de formação
Abraço

1 comentário:

Anónimo disse...

nélson parabéns mais um excelente artigo na FUTEBOLISTA.
continua pois os futuros craks agradecem...