04 julho 2007

Mundial Sub20


Entrada com o pé direito.
Portugal estreou-se com o pé direito frente a uma selecção Neozelandesa bastante frágil.

Couceiro apostou no onze esperado, e se é verdade que em termos colectivos teremos que esperar por um confronto mais equilibrado para tirar algumas ilações, em relação a alguns atletas que já vinham demonstrando qualidade nas suas equipas e mais recentemente no Torneio de Toulon podemos já fazer breves e simples análises.

Começo por destacar Pelé.
Este jovem atleta do Guimarães que passou pelos escalões de formação do Salgueiros e numa fase mais avançada..Benfica, demonstrou uma dimensão física assinalável.
Acompanhei esta temporada cerca de 5,6 jogos do Guimarães, jogos em que Pele foi utilizado, e tinha ficado com a sensação de estar perante um jogador com boa capacidade de choque, resistência e agressividade qb. Contudo e porque quando falamos de 2ª Liga falamos de um futebol mais fechado e físico, poucas foram as vezes em que o Pelé se conseguiu destacar pelos seus argumentos ténicos, excepção feita á capacidade de passe curto.
Em Toulon e já no Mundial de Sub20 fiquei surpreendido pela capacidade de posse de bola, pela componente psicológica que lhe permite assumir o jogo com tranquilidade e cabeça levantada e ainda com alguns pormenores técnicos no que se refer a recepção orientada que me deixaram agradado.
O Pelé tem características e capacidades que bem exploradas e potenciadas o podem levar a ser um jogador de bom nível para qualquer equipa nacional. O PSV já anda de olho nele...

Gostaria também de falar de Zequinha.
O Zequinha, para quem não conhece, chegou já como junior ao FC Porto numa transferência de valor algo elevado. Depois de uma passagem low profile pelo clube azul e branco tem sido cedido (penso que nesta época actuará no Penafiel) e a verdade é que vem demonstrando boa margem de progressão.
Fisicamente é um jogador interessante (apesar de estar longe de ser imponente), denota uma grande mobilidade e boa capacidade para jogar no risco de fora de jogo. Tem capacidade técnica para partir de um para um e apenas terá que apurar os seus índices de finalização que ainda não são os melhores.

O Fábio Coentrão é um atleta que me é familiar, uma vez que já sigo o seu percurso desde os juvenis, altura em que lhe reconheci amplas capacidades para se tornar profissional de futebol.
De personalidade e feitio complicado (o que dificulta de certa forma a sua margem de progressão), o Fábio é um atleta excentrico que gosta de dar nas vistas.
Possuidor de um rol de atributos técnicos assinalável, perde lucidez e objectividade.. pois procura sempre mais este pormenor ou aquela finta.
Tem velocidade, agilidade, elasticidade e capacidade técnica para se tornar um jogador de qualidade, mas terá forçosamente que ser trabalho em termos físicos e terá que ser trabalho em termos psicológicos.
Terá um belo desafio no Benfica.


Por fim, o “famoso” Bruno Gama.
Aos 15 anos já era uma grande promessa do futebol nacional e já dispontava ao vencer o Campeonato Europeu de Sub17 em Viseu.
A transferência para o FC Porto foi avultada, e o Bruno começou por sentir logo alguma pressão.
Tem recursos técnicos “finos” e “mágicos”, tem velocidade, tem visão quando entende jogar para a equipa, mas falta-lhe um salto em termos físicos.
A sua estatura, a falta de resistência e a dificuldade no choque têm impedido um salto mais rápido e “certo” para outro patamar. De qualquer forma Scolari anda de olho nele.


Os adversários
Nos jogos que tenho a possibilidade de acompanhar vi um Giovani dos Santos ao seu nível, um Carlos Vela mais evoluído e maduro (em relação ao que vi no Mundial de Sub17), um Freddy Adu mais potente e forte fisicamente sem contudo ter perdido toda a sua dinâmica (belo primeiro golo frente á Polonia), um Diego Capel com um pé esquerdo fantástico, um Renato Augusto a demonstrar que tem qualidade e características que mais do que os seus companheiros puderão facilitar a sua integração ao futebol Europeu.

Deixo-vos alguns nomes que fui referenciado ao longo dos tempos, para terem em atenção.
Na Argentina Matias Cahais (grande SulAmericano Sub20), Zarate e Maximiliano Moralez. Quanto a Aguero e Insua não nem precisam de apresentações.
No Brasil Amaral e Willian. Pato, David Luiz e Leandro Lima já são vossos conhecidos, certamente.
No Uruguai o possante avançado Cavani (excelente SulAmericano Sub20 também), jogador com 1 metro e 88 centimetros.
Nos Estados Unidos..Adu não precisa de apresentações.
Na Espanha actuam alguns atletas que disputaram o Euro Sub19, chamo a vossa atenção para Mata, Bueno e Toni Calvo. Barragan e Piqué são dois defensores de qualidade.
Steven Fletcher, avançado escoces.
Na Polonia o avançado e exímio marcador de livres, Janckyk
Na Rep. Checa o guardião Petr Radek.
E por fim na Coreia do Sul o número 14 Lee.

Força Portugal!

5 comentários:

Anónimo disse...

caro Nelson Oliveira

kero felecita -lo pelo artigo que escreveu...
Muito bom mesmo....
Espero que faça mais artigos destes... ou que sejam ainda melhor..
Força Sub20...

Anónimo disse...

deves conhecer mas se nao conheceres ve estes jovens de valor, andre carvalhas(benfica), bura(porto), bojan(barcelona), gareth bale(tottenham),dennis krol(barcelona),rui fonte(arsenal), coelho(inter),okaka(as roma), henri saivet(bordeus),isto sao so alguns dps diz-me o q achas-te e ve se me dizes mais uns tambem... ah e um bom bocado mais novo ve e nao te esquecas, altair junior(sporting)!!!

Nelson Oliveira disse...

Ola Pedro,

Antes de mais, obrigado pelo feedback.
Pela posição que ocupo no futebol sou "obrigado" a conhecer o carvalhas, o bura, rui fonte, coelho..etc, alias tirando o Bura foquei-os a todos na rubrica olheiro na futebolista.

Em relação aos talentos internacionais que citas, tb te posso dizer que aprecio mt as qualidades do Okaka (desde os seus 16 anos), do Denis Krol, e do Saivet que ainda á uns 2 meses teve em bom plano pela França. Ja o Garet Bale nunca tive grande possibilidade de o acompanhar.

um abraço

Anónimo disse...

por apenas curiosidade, q posiçao ocupas no futebol? es olheiro?... se quiseres n respondas como é obvio!

Nelson Oliveira disse...

Sim, estou ligado á prospecção de talentos, assim como á escrita de artigos sobre jovens atletas e assuntos directamente ligados ao futebol de formação.

Obrigado pelo comentário.