11 setembro 2007

Regresso


Estou de regresso!
Depois de uma férias bem saborosas mas nunca deixando de estar a par das notícias do futebol em geral, estou de volta pleno de energia para continuar a dar-vos opiniões sobre tudo aquilo que rodeia o futebol de formação cá dentro e lá fora.

Ao longo do tempo de existência deste blog fiz questão de vos ir "relatando", numa espécie de diário espontâneo, a minha experiência pelo mundo da bola.
Como tal, e estando nós no pontapé de saída de mais uma temporada desportiva, é tempo de vos colocar a par do que tem sido a minha vida nesta área.

Estou certo que já são conhecedores da minha colaboração com um grande clube Português no que á prospecção diz respeito. Também já conhecem, certamente, a minha rubríca mensal na revista Futebolista - Olheiro.
Como tal, a única novidade que vos posso dar é o início da minha colaboração com a revista mensal Futebol Português, onde irei falar de tudo um pouco, no que diz respeito á formação.
Serão 2 páginas dedicadas ao que de melhor se faz em Portugal, formar jovens futebolistas de qualidade.
A estreia está marcada para a edição de Outubro.

É sem dúvida um projecto aliciante numa revista modesta mas "corajosa". E digo corajosa pois vivemos num País "viciado" em jornais desportivos, mercado esse muito curto para revistas que se queiram impor, sobretudo aquelas que com poucos recursos tentam a sua sorte.
A Futebol Portugues marca pela originalidade. Não será certamente a revista mais apelativa, mas é plena de conteúdo e é fiel ao futebol nacional.

Peço-vos como sempre que acompanhem mais este meu desafio!

Em relação ao blog,
Bem sei que de certa forma tenho dispendido menos tempo na sua actualização, contudo prometi a mim mesmo que a partir de agora tentarei actualizar o blog pelo menos duas vezes por semana, deixando-vos algumas rubrícas que irão conhecer com o tempo.
E como "tempo é dinheiro", deixo-vos já algumas considerações...como forma de abrir a temporada 07/08 :


A imprensa de hoje faz referência a algumas "mexidas" no mercado.

A primeira prende-se com o atleta Kaby, Sub16 do Boavista.
Aliu Djaló, mais conhecido por Kaby estará em Londres a prestar testes no Chelsea. Tenho que vos ser sincero, não é uma notícia que me surpreenda. As movimentações do Mister Fleming (responsável pela prospecção do Chelsea na Península Ibérica) foram mais do que muitas e já o vi a acompanhar alguns jogos do Boavista. Por outro lado, a qualidade técnica do atleta em questão e a sua margem de progressão, aguçaram nos últimos tempos o apetite de grandes equipas europeias.

De qualquer forma e por ainda não ter passaporte Europeu, creio que ainda não será agora que a jovem pérola axadrezada deixe o clube.

Deixo-vos a minha análise ao jogador em questão (revista Futebolista - Agosto 2007):
"Natural da Guiné Bissau, Kaby, como é conhecido, é uma das grandes figuras do futebol de formação axadrezado.
De baixa estatura é portador ,todavia, de uma potência muscular assinalável característica que lhe permite ocupar posições mais centrais no meio campo. É dotado de uma capacidade de um para um muito forte. Usa e abusa do seu potente e colocado pontapé e é bastante eficaz no passe curto e longo.
Por vezes excede-se em preciosismos, contudo com a evolução que tem registado, hoje em dia é mais objectivo e preponderante na construção de jogo. Defensivamente é um elemento activo e participante.
É certamente um dos jogadores mais cativantes do futebol de formação nacional e existem rumores que já é cobiçado por grandes clubes internacionais. "

A 2ª notícia do dia refere-se ao possível empréstimo do Sub18 Coelho (Inter de Milão) ao SL Benfica.
Segundo o JN de hoje, o jovem Coelho estava a sentir algumas dificuldades de adaptação ao futebol italiano (mais musculado e táctico), e como tal estará a tentar regressar a Portugal onde poderá explorar mais facilmente a sua qualidade técnica ou por outras palavras, o seu "sexy football".
A confirmar-se será um grande reforço para o SL Benfica e o regresso de um atleta que tem tudo para vingar no futebol nacional.
Extremo ou ponta de lança num esquema de 2 avançados, Coelho é um jogador veloz e extremamente criativo. Ainda recentemente fez um Mundial de Clubes na Malásia de grande nível (jogava com o nome Barbosa).
Também segundo o mesmo diário, o Benfica ficaria com o direito de adquirir metade do passe do atleta. Será uma forma do Benfica ver como se integra o jovem atleta e uma forma do Inter salvaguardar um futuro encaixe financeiro, pois estou certo que o atleta em questão ainda vai dar que falar.

Aqui fica a minha análise ao Coelho (revista Futebolista - Maio 2007):

1 comentário:

Luís disse...

Sê bem-vindo, pois já pensava que tinhas abandonado o teu blog. Vou ficar atento à nova revista em Outubro.