12 setembro 2007

Á imagem de Rui Caçador...



A selecção Sub21 recuperou o espírito vencedor.
Para quem acompanha os meus textos da Futebolista, saberá que já defendia á muito uma restruturação nos escalões de formação da Federação Portuguesa de Futebol de forma a dotar a mesma com seleccionadores que apresentem o perfil certo para o nível qualitativo das mesmas.

E qual seria esse perfil?
Acima de tudo um treinador ambicioso, forte em termos de liderança e que responsabilize da forma correcta os seus jogadores.
Fui assistindo á passagem de alguns seleccionadores e todos eles me pareceram frágeis em termos de discurso e em termos de imagem de liderança.
Por todo o trabalho desenvolvido na Federação Portuguesa de Futebol, pela conduta que sempre apresentou e pela forma corajosa como assume os desafios, Rui Caçador foi a escolha certa para o lugar certo.
Não poderemos ter dúvidas que em termos individuais temos uma das mais fortes selecções jovens da Europa. Poderemos questionar ,isso sim, a forma como esses atletas são dirigidos e sobretudo responsabilizados pelos resultados que conquistam.

No mês de Agosto li uma longa entrevista a Rui Caçador, e se já era uma figura que reunia a minha simpatia, a forma directa, sem rodeios e frontal como abordou todos os assuntos deixou-me com a convicção que iriamos ter uma selecção Sub21 motivada, com espírito de conquista.
Posteriormente em mais algumas declarações de Caçador o mesmo referiu e bem que pela qualidade dos jogadores nacionais nos teriamos que assumir como claros pretendentes á conquista do Euro 2009. Referiu também que os jogadores teriam finalmente que perceber as ambições de Portugal e a responsabilidade que têm em conseguir esses objectivos.

É este tipo de liderança que faltava aos Sub21.
O talento está lá mas precisavamos sobretudo de um verdadeiro líder que saiba trabalhar psicologicamente os talentos nacionais, a quem lhes é reconhecida qualidade mas a quem falta uma maior consistência psicologica, uma maior ambição e sobretudo uma maior responsabilidade!

Apenas posso dizer que estamos a caminhar no caminho certo.....


Portugal 4 – 0 Montenegro

Portugal apresentou uma equipa que prima sobretudo pela qualidade e segurança na posse de bola, pela paciência que demonstra em atacar apenas nos momentos certos e pela facilidade que demonstra em se reorganizar defensivamente rapida e eficazmente no momento da perda da posse.

É verdade que estivemos longe de uma exibição brilhante, contudo este poderá ser um figurino optimizado, fazendo dos Sub21 uma equipa mais pragmatica e segura, menos exuberante mas também menos frágil defensivamente.

Se é verdade que , sobretudo na 1ª parte, ficou sempre a ideia de faltar largura e profundidade ao Futebol da nossa selecção, sobretudo pelas adaptações na lateral direita (um central a lateral) e na extrema direita onde Paulo Machado se sacrificou em nome do colectivo, não será menos verdade que verificamos uma selecção mais adulta e coesa tacticamente.
Deixamos a espaços o “sexy football” para apresentar um certo pragmatismo bem ao jeito de selecções como a Italiana. Uma maior posse de bola, mais circulação, mais paciência e no momento certo movimentações de ruptura e bola no espaço.

Na 2ª parte, Montenegro quebrou fisicamente e Portugal apareceu mais motivado (na 1ª parte notou-se um excessivo relaxe por parte de alguns jogadores) e com um maior pendor ofensivo.
4-0 acaba por ser um resultado muito positivo embora tenha sido conseguido sem grande esforço ou dificuldade, ficando claramente a ideia que eramos capazes de mais e melhor.

Em conclusão, fico com a ideia que Portugal começa a revelar um cunho pessoal de Rui Caçador.
Mais “adulta”, mais “manhosa”, mais inteligente e mais paciente...penso serem estes os predicados da selecção á imagem de Rui Caçador.
Estamos no caminho certo.

A rever...

Penso que Miguel Veloso revela dificuldades quando actua como interior esquerdo. Menos tempo para receber e construir..levam o Miguel a registar mais perdas de bola e a denotar alguma dificuldade em termos de movimentação ofensiva.

Vasco Fernandes como lateral direito terá que ser vista como uma situação de recurso, uma vez que Vieirinha fica muito desapoiado. Se a isto juntarmos um P Machado a sair da esquerda para procurar espaços mais centrais e um Antunes que demora em impor-se, terá que ser equacionado uma nova formula para as alas nacionais.


Como nota final deixo-vos um nome: Jovetic.
O avançado, número 8, do Montenegro é um atleta com características muito interessantes.
Mais interessante se torna quando olhamos para os seus dados biográficos e constatamos que apenas tem 17 anos e já se impos e de que maneira no Partizan de Belgrado. Falarei dele na próxima edição da Futebolista!

3 comentários:

Anónimo disse...

bem vindo de novo nelson!!
reparei que estiveste hoje a ver o treino para a seleção dos sub16 da afporto....eras tu ?

Nelson Oliveira disse...

Sim, era eu. ;)
Fui ver os craques hehehe.

Se calhar pode-me ajudar:
Sabe de onde vieram o Filipe (Pipo) e o Sergio Oliveira do FC Porto?
Gostaria de falar deles na Futebolista, mas falta-me essa informação.

Anónimo disse...

por acaso não sei mas vou saber e passo-lhe depois a imformação...ok?