28 janeiro 2008

O guarda-redes voador e a abundância de pontas de lança em França

Numa altura em que estou finalmente de volta a este espaço ,e agora sim de forma regular, começo pela prospecção de alguns jogadores que me têm enchido as medidas.

O guarda-redes voador de Matosinhos
Nem sempre é fácil encontrar guarda-redes de qualidade. Prova disso mesmo foi o exôdo de guarda-redes estrangeiros que chegaram ao nosso campeonato. Talvez por serem mais baratos, talvez por influência dos empresários, mas também certamente por não haver talento nacional em abundância.
A tendência ,contudo, começa a inverter-se. E um dos exemplos máximos dessa inversão chama-se Beto e é guarda-redes do Leixões.
Com 26 anos Beto nasceu para o Futebol na cantera do Sporting. Em 00/01 teve a oportunidade de desenvolver as suas capacidades ao lado de um nome consagrado como Peter Schmeichel.
Desaproveitado pelo futebol profissional dos Leoninos andou pelo Casa Pia, por Chaves, por Marco e é já no Leixões que ganha o seu espaço e se lança para a ribalta.
Elemento chave no regresso do Leixões á primeira divisão, mantém o estatuto ao ganhar o rótulo de decisivo na actual campanha dos Leixonenses.

O talento que o fazia sobressair dos demais nas camadas jovens (representou as selecções jovens nacionais) só agora atinge o ponto de rebuçado. Só agora poderá sonhar com o "salto", quiça com o regresso a um grande do Futebol Nacional.
Espectacular e elástico desde miúdo, consegue hoje em dia, fruto da maturidade que foi ganhando, aliar os seus voos espectaculares e as suas defesas de puro instinto a uma grande eficácia e lucidez entre os postes.

Apesar do amor assumido ao Leixões creio que está na hora de Beto "voar" para uma equipa com maiores ambições e quiça almejar a um lugar na selecção nacional até mesmo porque Ricardo, Quim e Paulo Santos estão a chegar "ao fim da linha".

A abundância de pontas de lança em França
Começa já a ser um cliché a referência á falta de pontas de lança de qualidade no Futebol Internacional. É um facto que não existem muitos, mas em França existem alguns nomes com talento para se afirmarem a nível internacional.

Johan Elmander (Toulouse)
Elmander, 26 anos, ponta de lança Sueco, joga actualmente no Toulouse e parece-me a mim que tarda em chegar a um clube com outras ambições.
Ambidextro, tem uma grande qualidade de remate com ambos os pés. É um excelente "batedor" de bolas paradas e denota também qualidade no jogo aéreo.
Não é um jogador fixo, gosta de se movimentar a toda a largura no território adversário (leia-se ataque), partindo em situações de um para um, ou aparecendo em zonas de finalização através de inteligentes diagonais interiores. É forte no confronto físico e denota grande agressividade defensiva.
É sem dúvida um belo avançado!
No Toulouse ,desde 2006, leva 34 jogos disputados e 22 golos marcados.

Bafetimbi Gomis (Sant Etienne)
Avançado de 22 anos de idade, este Senegales é actualmente uma das pérolos do Saint Etienne.
Bem constituído, apresenta 1m e 84cm, uma grande potência muscular e um grande faro pelo golo. Conhecido pela "girafa", Gomis é um jogador de área. Mexe-se bem entre os centrais, ataca de forma agressiva e decisiva cada bola que cai na sua área de jurisdição e consegue golos de belo efeito. Apresenta um estilo algo semelhante ao de Drogba e tendo em conta a sua margem de progressão, estou certo que ainda dará o "salto" para voos maiores. Apresenta passaporte Francês, formou-se no Saint Etienne, jogou uma época no Troyes e na temporada 06/07, de volta á casa mãe, somou 30 presenças e 10 golos.
Karim Benzema (Ol. Lyon)
Este avançado Francês de ascendencia Argelina é talvez, a par de Nasri, a mais cintilante pérola do Futebol Francês. Muitos já o comparam a Henry e a verdade é que as suas "tenras" vinte primaveras são já sinónimo de maturidade e qualidade.
Produto da cantera do Lyon, este jovem talento actual preferencialmente como ponta de lança num esquema de 4-3-3, embora o possa fazer também numa ala explorando a velocidade e a sua capacidade de aparecer em zonas de finalização através de diagonais.
Explosivo, veloz, dotado de grande capacidade técnica, Benzema é gelo puro na hora de finalizar. Ora em jeito ora em potência raramente desperdiça ocasiões de golo e é um quebra cabeças para qualquer defesa. Ainda lhe falta maior capacidade no jogo de costas para a baliza (funcionando como pivot), mas por outro lado..assim que explode em direcção ao golo é imparável.
Será sem sombra de dúvidas o sucessor de atletas com Trezeguet ou Henry, e nos "Bleu" marcou ,mesmo, na estreia, a 28 de Março contra a Austria.

Sem comentários: