31 janeiro 2008

Raça e atitude

Há quem aprecie a qualidade técnica, há quem aprecie a visão de jogo, há quem aprecie quem marca golos, há quem aprecie quem os evita.
A qualidade que eu aprecio mais num jogador é a atitude.

O futebol é hoje, mais do que nunca, um jogo complexo. A sua evolução levou-nos a grandes enredos tácticos, pouco espaço no terreno e grande disputa por cada palmo de terreno.
Os fantasistas deixaram de ter espaço para progredir, é preciso pensar rápido, agir rápido. Para além do talento mais do que nunca é necessária uma boa dimensão física e uma mentalidade de trabalho e de sacrifício em prol do colectivo.
Não são muitos os jogadores que se destacam exclusivamente através de boas fintas, da capacidade de um para um, exige-se que o jogador actual seja completo e competitivo.

Como tal inconscientemente passei a apreciar outro tipo de jogador que não o “romântico”(aquele que levanta estádios com as suas fintas e os seus toques de génio).
Hoje aprecio o jogador que sabe interpretar as necessidades colectivas, o jogador que encara cada desafio como uma final, o jogador que nunca dá uma bola como perdida.

No futebol Nacional temos dois bons exemplos de jogadores que jogam com raça e atitude. No Dragão Lisandro Lopez é visto como um jogador “á Porto”, em Alvalade Vukcevic tem criado uma empatia enorme como os adeptos mercê da entrega e da capacidade de trabalho que apresenta.

Licha
O avançado Argentino é ,quanto a mim, a grande figura da Bwin 07/08. Finalmente arrastado das alas para o meio, Licha tem-se destacado pelos golos que marca, sendo actualmente o melhor marcado do Campeonato.
De estatuta média/baixa mas com muita velocidade e um tremendo pulmão, é um quebra cabeças para os centrais. Sempre em movimento, sempre á procura de diagonais, finaliza bem com os pés mas também com a cabeça.
Contudo os aplausos que os adeptos portistas lhe dispensam não se devem apenas a golos. Lisandro é o 1º defesa do FC Porto (ao contrário dos seus colegas da frente de ataque). Luta exaustivamente pela bola, vai ao choque, fecha linhas de passe, leva os defesas ao erro, não dá nenhuma bola como perdida. Cansa de ve-lo correr e quando o relógio atinge os 80,85 minutos lá continua ele em verdadeiros sprints com o objectivo de ganhar a bola.
Simplesmente assombrosa a capacidade de trabalho e a atitude deste jogador em campo.

O Karateca Servio
No clima tenso de Alvalade um jogador conseguiu criar empatia com os adeptos, contrariando a clara divisão entre jogadores e claque.
Falo-vos de Simon Vukcevic. Oriundo do Saturn, Vukcevic chegou a Alvalade num clima de aparente suspeita acerca da sua capacidade.
P. Bento decidiu encaixa-lo no losango do meio campo leonino, colocando-o no vértice esquerdo. Contudo o futebol do Sporting não convencia, os maus resultados sucediam-se e a falta de soluções no ataque levaram P Bento a alterar este encaixe.
Hoje Vukcevic joga no apoio a Liedson, vagueando entre a zona central e a asa esquerda do ataque. Esta mobilidade permiti-lhe aparecer frequentemente em situações de finalização sem marcação, e permitiu também soltar “Vuk” das amarras que lhe tinham sido impostas ao coloca-lo encostado á linha. Não sendo um jogador exímio no um para um, é um jogador de trabalho, um jogador de movimentações inteligentes e um jogo com faro pelo golo.
Em campo, fruto de uma personalidade vem vincada, vive intensamente o jogo, demonstrando, tal como Licha, uma grande atitude.
Estou certo que será menino bonito no Sporting por muito, muito tempo.

4 comentários:

Anónimo disse...

nélson parabéns pelo novo aspecto do teu blog..tá mais atrativo..sempre com bons artigos!parabéns....já agora por acaso não estavas no domingo no padroense?

Nelson Oliveira disse...

Olá amigo!

Sim, estou a procurar dinamizar e tornar mais apelativo o blog. De qualquer forma peço desculpa pelo aspecto ainda confuso, estou em fase de testes..para ver qual a melhor opção.
Nos próximos dias tudo ficará mais "arrumado" e novas funções serão adicionadas.

De facto estive no Padroense Domingo a ver o jogo.
Nesse dia lembrei-me de passar pelo seu blog para lhe dar os parabéns pela evolução que o João está a registar.
Está mais confiante, mais incisivo e mais forte do que nunca no um para um.

Tenho pena que em termos colectivos o Padroense me pareça algo frágil, porque em termos individuais tem belos jogadores. Um que me tem agradado particularmente é o Tiago. Está a ficar um senhor jogador.

Anónimo disse...

realmente o tiago está um srªa defesa central!!e pensar que era médio centro no chaves!!o real madrid e o atlético andam de olho nele!sabias?

Bruno Pinto disse...

O Lisandro está um jogador magnífico. Eu sempre o admirei desde que chegou ao FC Porto, mas confesso que o rendimento dele esta temporada tem sido surpreendente, tem superado largamente as minhas melhores expectativas. Alia uma inteligência singular, à capacidade de luta, à técnica individual simples mas profícua, à excelente capacidade de finalização, à mestria nas movimentações, etc. É um verdadeiro jogador de conjunto, daqueles que qualquer treinador deseja ter no seu plantel. É, a grande distância, o melhor jogador da liga 2007-08.