15 junho 2006

Arrogancia



Scolari voltou a “atacar”.

Quando questionado sobre as críticas que os comentadores fizeram á exibição da selecção (quanto a mim críticas legítimas, pois Portugal teve vários furos abaixo daquilo que era esperado), Scolari volta, de forma arrogante e pouco humilde, a visar esses mesmos comentadores: “Não sabem o que é bola. Não sabem quantos gomos tem. Não sabem quanto pesa. Não sabem nada. Ficam dizendo montes de asneiras. Há dois anos perdemos primeiro jogo, há quatro anos perdemos o primeiro, há seis anos também. Ganhar 1-0 é ruim e perder é bom. Os comentaristas que acham que é preciso jogar lindamente continuam a ser comentaristas. Nunca vão ser treinadores".

Em termos realistas teremos que concordar que foi excelente vencermos o primeiro jogo, e que foi sem dúvida um passo importante para a qualificação.
Mas sem demagogias, teremos também que ser realistas ao ponto de considerarmos que a vitória impunha-se, quer pela valia da selecção nacional quer pela menor valia da selecção angolana.
É certo que no passado perdemos o 1º jogo, mas será que isso desculparia um desaire contra Angola? Ou por outro lado, serve de exaltação de uma vitória natural, frente a uma selecção de nível bem inferior ao nosso? Acho que a resposta é óbvia…


A verdade é que a arrogância de Scolari continua a imperar, diz o que quer, faz o que quer, e a Federação pouco ou nada se impõe.
Parece-me que estes comentários vindos de uma pessoa com a responsabilidade que tem uma seleccionador nacional, têm muito pouco nível, são perfeitamente escusadas e esses sim criam instabilidade em redor da selecção. Mas Madaíl continua a pactuar com tudo isto e até a cair no mesmo erro, que tem caído o seleccionador.
No Mundo do Futebol as críticas são constantes, a pressão é diária, será que Scolari não conhece o mediatismo do Futebol??

Se esta arrogância já é conhecida no seleccionador mais mediático que temos (até aparece a vender relógios na televisão…será que posso fazer como o próprio e considera-lo um vendedor frustrado? Hehehe), se pegarmos numa sondagem do Jornal Record, poderemos perceber ainda mais a magnitude da arrogância do Homem.
Numa sondagem feita aos internautas do Record, acerca da exibição da selecção nacional frente a Angola, 5.900 leitores consideraram a exibição negativa (75%) e apenas 1.900 consideraram a exibição positiva (25%).

Ora se para o Senhor Scolari, seleccionador Nacional (e vendedor de relógios), bastou algumas críticas á exibição da selecção, para apelidar estes mesmos comentadores de "burros e iletrados" em Futebol, então fazendo uma leitura á sondagem do Jornal Record, presumo que o mesmo Senhor Scolari, seleccionador Nacional (e vendedor de relógios) considera que 75% dos Portugueses pouco ou nada percebem de Futebol.

Admito que é uma conclusão que em nada me surpreende, face ás declarações deste Senhor a um jornal brasileiro onde faz considerações graves sobre o povo Português, acusando-nos até de xenofobia, quando é ele que acusa os Portugueses de raiva e inveja do povo brasileiro.
Enfim, num dia os portugueses são os melhores do mundo no outro são xenófobos e invejosos…a mesma convicção de sempre de Scolari (eu não me esqueço da forma como apostou num 11 durante 2 anos de preparação e no primeiro resultado negativo oficial, remodelou o 11 para a equipa que todos os portugueses exigiam).


Bom, parece que esta arrogância é para se manter, pois Madaíl já fala numa renovação por mais 2 anos, deixando ,apenas, a mesma dependente dos resultados deste Mundial.
Mas como já percebemos que se Portugal fizer o “mínimo”, que é passar o grupo, já é um resultado que permite a Madaíl não considerar a prestação portuguesa um insucesso (apesar de colocar a fasquia nos quartos de final), teremos o brasileiro cá por mais 2 anos.

O Senhor seleccionador tem um salário modesto, é somente o terceiro seleccionador mais bem pago do Mundo, com um ordenado a rondar os 2,15 milhões de euros, apenas ultrapassado pelo salário de Erickson e Lippi.
400 e tal mil contos que puderão ser justificados ,apenas e só, com uma passagem de grupo contra selecções como México, Irão e Angola.

Enfim…

2 comentários:

Anónimo disse...

Seria bom que fosse feito o mesmo destaque às declarações do figo e do costinha que dão claramente a entender que os diregentes dos clubes antes (em especial o senhor Pinto da Costa) mandavam na selecção e agora não.

Isso sim é algo de muito grave!
Para além de controlar as "casas nocturnas" do porto, alguns bandos de marginais e os arbitros, o polvo extendia-se também à selecção.

Quanto à exibição de portugal....não foi excelente, mas tem algumas atenuantes. Vamos ver nos jogos a doer.

Quanto aos comentadores... muitos deles são sem dúvida maldosos. E as criticas que fazem são de tal forma ridiculas que só dá vontade de rir, mas penso que as declarações são exageradas porque abrangentes alguns comentadores sérios.

cumprimentos

Nelson Oliveira disse...

Eu até acredito que a selecção tenha tido algum jogo de interesses, mais de empresários do que de clubes até...isto por aquilo que me foram contando.

Agora individualizar, é tentar passar uma imagem completamente errada e até entrar em alguma clubite.
Então e quando o treinador da selecção se chamava Humberto Coelho? Símbolo do Porto? "Mandatado" de Pinto da Costa?

E Carlos Queiroz? Símbolo do Porto? Também fazia favores ao Pinto da Costa?

Bom, penso que terá de haver coerência e sobretudo frieza antes de apontar o dedo.
É tão fácil apontar o dedo ao "inimigo" do costume não é?

Continuando, penso que poderia haver isso sim...jogo de "empresarios" e até pressão DOS clubes grandes.
Mas não uma cara, um nome, um clube...

Em relação ás criticas dos comentadores, tais como de qualquer adepto, são opiniões pessoais e como tal respeitáveis...
Não creio que um seleccionador com experiencia nos "meandros" do futebol..tenha necessidade de vir insultar e criticar ...pessoas que são pagas para dar a sua opinião enquanto adeptos. Principalmente num meio..onde o mediatismo é o "pão nosso de cada dia".

E acho ainda menos coerente...por-se em causa o conhecimento futebolistico de cada 1, por criticarem uma exibição que 75% dos portugueses criticaram, e até individualidades como Cruyff criticaram.

ps: Será que contra Angola não era a doer?? Não concordo com isso...