17 junho 2006

Vencemos e convencemos!


Convencemos!
Esta é a palavra que encontro para “ilustrar” este 2º jogo de Portugal no Mundial.

Se é verdade que contra a Angola, Portugal venceu mas fez uma exibição pouco colorida e consistente, em parte por culpa do onze e da dinâmica que o seleccionador incutiu, a verdade é que neste 2º jogo acabaram as experiências, regresssou o “criativo”, e Portugal de forma natural venceu e convenceu.

A equipa portuguesa mostrou objectividade nas transições ofensivas, contou sempre com laterais ofensivos, Maniche ,fruto da maior “cobertura” defensiva de Costinha, foi um elemento chave, Deco deu “criatividade” e mesmo com Figo alguns furos abaixo do que fez no 1º jogo (apesar da assistência e do penalty ganho), Portugal demonstrou alma, lucidez e qualidade colectiva.


Análise Táctica

Portugal apareceu em campo num 4x3x3, que no entanto, foi apresentado um Figo mais móvel a procurar espaços interiores obrigando Deco quer a flectir um pouco á direita, quer a defender um pouco mais recuado. De qualquer forma, parece-me que foi uma “estratégia” de pouco dura, pois passados alguns minutos, Portugal assentou mesmo no 4x3x3.

Com a defesa inalterável, Costinha apareceu como pivot defensivo do meio campo, funcionando como apoio “fulcral” aos centrais.
A Maniche coube as trasições ofensivas e o equilíbrio defensivo, com Deco a funcionar como criativo, mas sempre com alguma atenção ás tarefas defensivas (na ausência de posse de bola), Figo e Cristiano Ronaldo nas alas, com Figo a procurar por algumas vezes movimentos interiores, e Pauleta a procurar uma contínua movimentação sem bola..jogando como elemento central do ataque.


Ao contrário do jogo inaugural, a inclusão de Costinha, Maniche e Deco permitiram a Portugal cobrir mais espaço, e estender mais o seu futebol no relvado, alargando o bloco, facilitando assim as transições e por outro lado o pressing.
Houve uma clara inter-ligação entre sectores
, muito devido á excelente exibição de Maniche (para mim o melhor em campo).
Costinha esteve posicionalmente irrepreensível protegendo a rectaguarda do futebol Português, permitindo o adiantamento de Maniche, e a maior despreocupação defensiva de Deco (que no entanto cumpriu sempre exemplarmente tarefas defensivas..e de apoio ao meio campo defensivo).

Creio que a dupla Maniche-Deco foi mesmo a chave da boa exibição nacional, pois Maniche incutiu muita velocidade e precisão nas transições ofensivas, variando diversas vezes os flancos e optando por passes ao primeiro e segundo toque o que deu uma velocidade assinálavel á construção ofensiva do jogo português e ,por outro lado, dificultou os re-posicionamentos dos jogadores Iranianos.

Deco, fruto da sua mobilidade, versatilidade e criatividade, foi sempre um elemento desiquilibrador, mas ao mesmo tempo, de interligação entre o sector intermédio e atacante.
Esteve fantástico e o golo é merecido.

Por outro lado, assistiu-se a 2 fantásticas exibições nas laterais portuguesas, pois quer Miguel (especialmente) quer Nuno Valente, foram seguros defensivamente (Miguel chegou a fazer dobras no lado esquerdo !?!), como foram também preponderantes em termos ofensivos (especialmente na 2ª parte) com constantes subidas pela faixa, criando superioridades numéricas.

Ronaldo incutiu sempre muita velocidade e dinâmica, quer em raides individuais, quer nas tentativas de finalização (foram 5 ou 6), constituindo-se como o jogador mais perigoso do ataque portugues, á semelhança dos minutos que jogou frente a Angola.

Como notas negativas, destaco a exibição algo lenta de Figo, que denotou cansaço e falta de criatividade, acabando por não conseguir criar desiquilibrios nas alas, procurando em espaços interiores a sua sorte. Valeu pela participação nas jogadas dos golos.
Pauleta, foi a 2ª nota negativa do jogo, pois foi uma autêntica nulidade.
Se é verdade que até apareceu mexido em termos de movimentação na 1ª parte, a verdade é que nunca encontrou espaço para finalizar, nem nunca foi capaz de jogar de costas para a baliza (a sua grande lacuna). No futebol aéreo também não apareceu. Jogo não para o açoreano.
Sem querer parecer injusto saliento a “tremideira” de Meira. Se é verdade que não fez um mau jogo, a verdade é que denota alguma ansiedade e alguma falta de entrosamento com o companheiro do centro da defesa. Por vezes parece complicar algo que aparentemente é fácil.
E queria ainda salientar uma nota negativa colectiva. Para que a capacidade de pressing de Maniche, Deco e companhia resulte, é necessário que os 3 da frente também pressionem e pressionem alto. Figo, Ronaldo e Pauleta nunca me pareceram verdadeiramente pressionantes.

Substituições

A 1ª substituição de Scolari é bastante controversa, no entanto, pode ter 2 ou 3 explicações viáveis.
Em 1º lugar, pode ter optado por substituir Maniche devido ao cartão amarelo que o jogador tinha, e face ao facto de Portugal ter marcad,o o Irão teria que arriscar e poderia ser perigoso manter Maniche.
Em 2º, pode ter sido uma substituição para preservar a condição física de um atleta, de quem se diz não estar na sua melhor forma (eu discordo totalmente).
Em 3º e apostaria nesta, Petit entra..pois Scolari quis manter a sua filosofia realista, fechando as portas da defensiva portuguesa optando por um segundo trinco.
Terá Scolari receado a reacção Iraniana? Terá jogado a pensar nos 3 pontos?

A verdade é que a substituição foi algo injusta, e “amputou” velocidade e precisão nas transições ofensivas portuguesas.
Petit apareceu bastante recuado e com missões de “destruir” jogo. Missão que cumpriu de forma natural.


A 2ª e 3ª substituição surgiram única e exclusivamente como forma de gerir o esforço e a condição física de alguns jogadores chave.
Deco, vindo de uma lesão, foi preservado entrando Tiago, e Figo, bastante cansado, foi também preservado, com Scolari a dar minutos de jogo a Simão, como forma de manter o jogador com algum ritmo competitivo, pois pode vir a ser preciso em jogos futuros.


Conclusão


Scolari apostou finalmente na equipa que me parece mais consistente e coerente.
Portugal saiu a vencer com esta aposta, pois denotou mais velocidade, criatividade e sobretudo mais objectividade, principalmente devido á forma como Maniche executa as transições ofensivas.

As substituições entendem-se, ficando no entanto a sensação de injustiça na substituição de Maniche.
Penso ainda que face á pouca produtividade quer de Figo quer de Pauleta, justificava-se as entradas de Nuno Gomes e de Boa Morte (se estes tiverem em condições de jogar). No entanto, compreendo a utilização das substituições como forma de gerir a condição física de elementos chave.

Portugal vence, convence, mesmo tendo que suar bastante para conseguir o 1º golo.

Costinha e Maniche justificaram por completo a titularidade na selecção portuguesa, e Cristiano Ronaldo, após algumas críticas dos adeptos, demonstra mais uma vez que apesar do feitio difícil, é ,sem dúvida alguma, o jogador mais perigoso da selecção Portuguesa.


Parabéns Portugal!

5 comentários:

Anónimo disse...

discordo claramente da tua análise em dois pontos:

1º - embora figo não tenha feito a melhor exeibição de sempre, fez uma grande exibição e foi sempre ele quem deu o exemplo a pressionar (ao contrário do que tu referiste). É sem dúvida ele o motor da equipa e o grande exemplo para todos os outros jogadores.

2º- não considero que o cristiano tenha feito um grande jogo. Apesar de ser um perigo para as defesas adversárias e ter tido 4 ou 5 ocasiões de golo, não compreendo como é que um jogador tão individualista pode ser elogiado. Reparaste que em todos os lances de bola parada que poderiam dar cruzamentos perigosos ele tentou marcar livres directos!? Reparaste nas inumeras vezes que adornou lances desnecessáriamente acabando por os perder?
Ronaldo denota uma sede de protagonismo que só o prejudica, tanto a ele como à equipa.
Para mim ele tem capacidade fisicas e técnicas para ser o maior talento da década, mas se não amadurecer o seu futebol corre o risco de passar ao lado de uma brilhante carreira.

E pelos vistos não fui o único a reparar nisto tudo. No final do jogo o beckenbauer questionado pelo Pedro pinto sobre a actuação do ronaldo disse qualquer coisa do género:
"Ronaldo é um grande jogador, mas é demasiado individualista e adorna demais os lances. O futebol simples é o melhor futebol e ele tem de aprender isso"

cumprimentos

Nelson Oliveira disse...

São opiniões Francisco.

Sobre o Ronaldo, é um jogador que não foge á regra de outros tantos brilhantes jogadores que face a possuirem uma qualidade tecnica muito acima da média, por vezes exageram.
Mas quando se regista que mesmo com algum exagero, é o jogador que mais velocidade imprime ao ataque, que mais perigo cria, e que mais esclarecido é ..na hora de rematar, ora como treinador estaria felicíssimo por ter o Ronaldo na minha equipa.
É obvio que pode e deve melhorar, como alias todos na selecção portuguesa (talvez á excepcao dos laterais) podem e devem melhorar as suas performances, mas o Ronaldo é quase o "ponta de lança" da equipa, pois é dele que sai os grandes lances de perigo, os grandes remates e os grandes desiquilibrios no 1 para 1. É o chamado "abre latas".
Como prova disso, seria curioso consultar as estatisticas de Portugal, e procurar saber qual o elemento mais rematador, o que mais conseguiu rematar efectivamente á baliza, o que criou maior numero de lances de perigo...etc, e atenção que o Ronaldo so jogou..jogo e meio, e aposto que está em 1o lugar em todas essas estatisticas.

Em relação ao Figo, este alguns furos abaixo daquilo que fez no primeiro jogo (na minha opiniao) e muito se deve ao facto de neste jogo jogar encostado á linha, pois a velocidade já não é a mesma e o Figo é obrigado a procurar movimentos interiores.
Na 2a parte subiu de rendimento..e pode agradecer aos laterais a forma como lhes conseguiram o "Espaço" para ele funcioar melhor.
Bom, resumindo..foi um jogador importante (até pq está nos 2 lances de golo), mas mostrou desgaste física e alguma lentidão e sobretudo dificuldade nos lances de 1 para 1...lances esses que já não "ganha" com facilidade.

Por outro lado, o pressing que eu disse inexistir...deve-se sobretudo a forma "encortada" como Portugal apresenta o seu blog em tarefas defensivas.
Os extremos defendem recuados e Pauleta fecha o centro do meio campo...
É uma boa maneira de reduzir espaços, no entanto, contra selecções mais fracas e tendo a necessidade de marcar...Portugal terá obrigatoriamente que procurar "usar" a qualidade de pressing ofensivo do triangulo do meio campo (habituado a isso no Porto) e também dos laterais, incutindo nos extremos e ponta de lança maiores indices de pressing e em zonas mais altas do terreno...de forma a ganhar a bola sem perder muito tempo, com a possibilidade de aproveitar erros nas transições adversárias para disferir rápidos contra-ataques.

Anónimo disse...

Seria importante ver também a estatísticas sobre o número de bolas perdidas pelo Ronaldo.
É certamente o jogador que mais bolas perde. Mas o mais grave nisso é que 90% dessas bola perdidas são em adornos desnecessários.

Infelizmente tenho a certeza que se este miudo não evoluir na sua forma de jogar e transformar o seu jogo individualista num individualismo em prol da equipa vai passar por problemas na sua carreira.

Será um desperdício para portugal ter um talento deste tamanho a produzir apenas 1/3 das suas potencialidades.

E digo mais, se ele continuar sempre assim, quando a idade lhe impedir os ragos físicos que tem actualmente será um jogador muito pouco interessante.
Jogadores como o Figo, Rui Costa, Haji tiveram altos rendimentos até tarde porque são extremamente inteligentes a jogar.

Espero sinceramente que os seus treinadores e colegas de equipa consigam fazer com que ele compreenda os seus erros e evolua o seu futebol.

cumprimentos

Nelson Oliveira disse...

De acordo Francisco, mas terás que concordar que no ultimo jogo o Ronaldo ponderou mais, os adornos que fez e sobretudo os timing para arriscar no 1 para 1.
É verdade que ainda está longe de ser considerado um jogador consistente colectivamente, mas seria o Figo consistente com 21 anos? Relembro que o Figo com essa idade era provavelmente substituto no Barça de Cruyff.

O Ronaldo está em estado de maturação, tem argumentos tecnicos e até "morfologicos" que nenhum outro ala portugues alguma vez teve, e se para já a sua irreverencia enquanto jovem o levam a um futebol algo individualista, com o crescimento e experiencia que adquirirá em termos de campeonato e em termos de provas internacionais, permitir-lhe-á maturar de forma a tornar-se um jogador de grande nível também em termos colectivos.

Eu não tenho duvidas absolutamente nenhumas que será um jogador de top durante os proximos 10 anos.
Depois, consoante lesões, condicionalismos físicos...etc, ver-se-á se conseguirá uma carreira longa.

Terás que concordar que a inteligencia táctica e a maturidade aparecem com tempo e experiencia.
Eu lembro-me muito bem do Figo a jogar quer no SPorting quer nos primeiros anos de Barcelona e não era uma decimo em termos de jogo colectivo, do que é agora..até pq agora é obrigado a isso, fruto das limitacoes físicas que a idade tras.

Lembro-me também perfeitamente do Rui Costa no Mundial de sub20, um fantastista muito forte tecnicamente e já com alguma coerência táctica, mas também fruto da posição do terreno que ocupa, que assim o exige.


O que eu acho, muito sinceramente, é que se exige demasiado a um puto de 21 anos, o que no fundo até é bom sinal, porque significa que ele com esta idade já provoca muita espectativa dos adeptos.

Futebol Formacao disse...

Bem, eu sinceramente nao gostei da forma de jogar de Portugal mais uma vez, apesar de termos jogado melhor que contra Angola. Sobre costinha, jogador que admiro, pode dar mt consistencia defensiva, mas esta sem ritmo de jogo, obrigou Maniche a correr o dobro. Onde ta o costinha dinamico??
Quanto ao Cristiano Ronaldo, bem, para mim é irritante, sempre que recebe a bola nao consegue dar seguimento a uma jogada rapida, tem de fazer sempre malabarismos. Quanto ao se exigir demasiado dele, bem ele proprio cria isso, quando dentro de campo, sempre que sofre faltas demontras que como craque nao as deveria sofrer, demontrando uma arrogancia tremenda... O Fernando Meira, na minha opiniao nao é o central para jogar nesta selecção, mas quem iria jogar? Nao vejo ninguem que fizesse melhor, apesar de estar curioso de ver actuar os 2 Ricardos
Bem, mas como o que importava era passarmos a fase de grupo, isso foi atingido e com merito dos jogadores. Parabens