18 maio 2007

Euro Sub17 2007


A Espanha é a nova Campeã Europeia de Sub17, sucedendo á Russia que havia ganho o ceptro em 2006.

Terminou na Bélgica mais uma fase final do Europeu de Sub17 onde a Espanha confirmou todo o seu favoritismo dominando a prova do princípio ao fim.
Muitas foram as selecções de qualidade que marcaram presença na prova, mas desde o início que a Espanha partia na “pole” para a vitória final.



A Espanha venceu o seu grupo sem dificuldade. No 2º posto a luta entre França e Alemanha foi enorme, mas na recta final os Franceses conseguiram superiorizar-se, de forma algum injusta diga-se.



No grupo B a grande surpresa foi a equipa da casa, a Bélgica. A fazer um magnífico trabalho na formação (esperem para ver os Sub21 no Europeu), os Belgas conseguiram o surpreendente apuramento para as meias finais deixando Holanda e Islândia (como é possível esta última ter eliminado Portugal) de fora. A Inglaterra passeou classe até ás meias finais.



Nas meias finais, a Espanha sentiu inesperadas dificuldades para bater a organizada equipa Belga.
Contudo e a jogar com 10, os espanhois acabaram por vencer nas grandes penalidades.
Na outra meia final, jogo equilibrado entre Inglaterra e França que acabou com a vitória dos Ingleses.
Nota: Pelo caminho ficavam Bélgica e França. Contudo o 3º e 4º lugares valeu-lhes a qualificação para o Mundial da categoria ás quais se juntou naturalmente as duas finalistas e ainda a Alemanha que venceu ,no playoff de 5º e 6º classificados, a Holanda.



Na final pudemos assistir a um jogo dominado a espaços pela Espanha.
No final o herói foi a estrela do momento, Krkic. Depois de se sagrar melhor marcador da prova em 2006 com 5 golos (com 15 anos e a actuar como suplente na maioria dos jogos), o Espano-Sérvio acabou por ser decisivo apontando o único golo da partida, assistido por outra das grandes figuras do Euro, Fran Mérida.





A Espanha venceu assim mais um Europeu da categoria, alargando o seu domínio no futebol de formação Europeu e o seu técnico ,Santisteban, viu o seu número de conquistas de Europeus da categoria passar para 6, notável!!!




Olho Global

Muitos foram os atletas que se deram a conhecer ao Mundo, cativando a atenção de dezenas e dezenas de scouts dos melhores clubes Europeus.
Aqui ficam alguns destaques:

Na Bélgica destacaria o número 10 Hazard Eden. Um criativo muito rápido é ágil, com uma capacidade de um para um invulgar.
Na França uma confirmação – Henri Saivet. Um avançado (extremo direito) muito veloz e capaz de belos serpenteados em frente aos defesas contrários. Também Damien Le Tallec demonstrou dotes de bom ponta de lança.
Na Alemanha Toni Kroos mostrou pelo 2º ano consecutivo toda a sua qualidade, confirmando que terá um futuro risonho pela frente. Sascha Bigalke cotou-se como um ponta de lança com uma tremenda mobilidade e com um remate venenoso.
Na Holanda Daley Blind (filho de Blind ex atleta do Ajax) foi o atleta que mais se destacou numa selecção que desiludiu.
Na Inglaterra Jason Steele mostrou mesmo mãos de ferro ao fazer defesas de grande nível, cotando-se como uma das grandes estrelas da sua selecção. Jordan Spence é um central muito interessante, Victor Moses um box to box de grande nível e que poderá estar a caminho do Chelsea e Rhys Murphy ponta de lança ao bom estilo britânico.
Na Espanha Ignacio Camacho voltou a encantar liderando o meio campo Espanhol. Fran Mérida maravilhou com a qualidade de passe do seu pé esquerdo, Falqué deixou os responsáveis do Real Madrid a pensar se realmente o deveriam ter deixado sair para o Barcelona e por fim De Egea mostrou-se sempre muito seguro na baliza espanhola.

Contudo e quanto a mim, a figura voltou a ser o fantástico KRKIC

4 comentários:

Anónimo disse...

excelente post .......

Anónimo disse...

Muito bom post.. Da inglaterra destaco também Daniel Rose que tem um bom pé esquerdo e é muito rápido. E Ximo da Espanha um médio-centro mmais posicional que Camacho mas muito importante nas manobras defesivas e ofensivas de Espanha.

Anónimo disse...

nelson viste a noticia do castro rui pedro e ventura de irem para os seniores? estes 3 miudos merecem...sao os 3 magnificos...abraxo..

Anónimo disse...

É a primeira vez que visito o seu blog pois jogo futebol desde os 13 anos e tnh agr 17 e acho muito intressante estes destaques sobre o futebol e os jogadores do futuro, bem como as dicas para se ser um bom jogador em cada posiçao que ja tive oportunidade de ver... Vou continuar certamente a acompanhar o seu blog. felicidades!