17 maio 2007

Futebol de formação - revisão da semana





O Campeonato Nacional de Juniores A está ao rubro.
De tal maneira que o actual campeão em título encontra-se no 3º posto da tabela e tem no dia 7 de Junho um jogo decisivo, pois se perder fica praticamente arredado da luta pelo título.


Boavista FC – SL Benfica

O Benfica viajou ao Porto para defrontar um Boavista, que muito boas indicações deixou frente ao Sporting, depois de um desastroso jogo frente ao FC Porto no jogo de abertura.



Mario Moinhos promoveu alterações, sobretudo devido á ausência de Brun por castigo.
No Benfica, Bruno Lage por impendimento do australiano Patafta promoveu a entrada de Sami. Miguel Rosa passou para interior esquerdo, Carvalhas posicionou-se no vértice ofensivo do meio campo e Sami fez companhia a Dabao na frente de ataque.

O jogo começou equilibrado. O Benfica num futebol mais de pé para pé, procurando organizar com serenidade mas sempre sem grande velocidade.
O Boavista jogava mais fechado, mas sempre a espreitar um contra-ataque venenoso.
Nos primeiros 25 minutos as oportunidades repartiram-se. O Boavista criava calafrios nas bolas paradas ofensivas e o Benfica apostava em Dabao para alvejar a baliza de Trigueira.
Até final da primeira parte o Benfica conseguiu maior domínio mas sem nunca encostar o “Boavista” ás cordas.

Na 2ª parte tivemos mais do mesmo, um Benfica com maior qualidade de posse de bola mas a pecar na excessiva lentidão dos seus processos ofensivos e o Boavista a jogar com uma grande alma apostando sobretudo no contra-ataque, e foi precisamente num contra-ataque que atiraram a 1ª bola da tarde aos ferros.
É a meio da 2ª parte que Nuno Ferreira (conhecido pelas subidas no terreno ao estilo Ricardo Carvalho) pega na bola, aposta na velocidade, surpreende toda a defensiva do Boavista e já isolado choca com Trigueira. O guardião alivía a bola de forma defeituosa e Dabao no sítio certo marca o único golo da partida. Estava feito o 1-0 para o Benfica.
Até final, nota para mais uma bola na barra da baliza encarnada e para mais uma ou duas situações de grande perigo.

Nota final: O Benfica mostrou mais futebol. Mais qualidade de posse, maior qualidade técnica, mais jogo colectivo. No entanto, um pouco á imagem das equipas do Sul do País, denotou-se um défice de agressividade e como tal não espanta que quase todas as bolas divididas tenham sido ganhas pelos Boavisteiros, uma equipa com muita garra, muita alma mas com claro défice de qualidade em termos individuais.

Destaques

Ruben Lima – Com a missão de travar Ivan (a grande coqueluche da equipa axadrezada) não lhe deu um palmo de espaço e foi eficaz a 100%. Defendeu com muita qualidade.

Yu Dabao – É um excelente ponta de lança. Alto, muito possante, Dabao é forte no jogo aéreo procurando alvejar a baliza ou assistir os companheiros. Por outro lado é quase perfeito a cobrir a bola e a jogar de costas para a baliza. O seu remate é potente e venenoso.
Gostaria de o ver jogar mais fixo num 4-3-3, esquema que parece ser o indicado para ele.

Romeu – É um senhor jogador. O único do meio campo encarnado com grande agressividade, tem um timing quase perfeito no tackle e sabe sair a jogar de cabeça levantada. Bom futuro.


O Benfica é agora 1º, com 6 pontos. Dia 7 de Junho recebe o Sporting no Seixal.


FC Porto – Sporting CP

No centro de treinos Crestuma/Olival defrontaram-se no passado sábado as duas equipas que á partida seriam as grandes candidatas ao título.
O FC Porto, uma equipa muito madura e com muita qualidade táctica, e o Sporting uma equipa com muita qualidade individual.


O jogo foi equilibrado e tanto Rui Patrício como Ventura foram figuras, com o último a acabar por ser a figura do jogo tal foi a qualidade das suas defesas no ultimo terço de jogo.

O Porto venceu por 2-0, com Fredson a apontar os 2 golos dos azuis e brancos.


O Porto segue empatado em 1º com o Benfica (6 pontos) e o Sporting segue em 3º com 4 pontos.

Até para a semana


O campeonato pára, para a disputa da fase de elite de Sub19 na Escócia, e regressa dia 7 de Junho

Sem comentários: