13 janeiro 2005

Caimos de pé!

Caímos de pé!
É verdade...no dia que poderia ter sido o dia mais feliz da maior parte dos portugueses, acabou por ser um dia triste e cinzento!
Contudo caímos de pé, caímos a cantar o nome da nossa selecção, o nosso hino e a gritar pelos nossos jogadores. Caímos a bater palmas aos gregos que com mérito venceram este belo Euro. Por esta atitude dos Portugueses tão nobre...e por este sentimento de dever cumprido sinto que tenho que dizer que até na derrota me senti orgulhoso de ser Português, pois é este sentimento e esta forma nobre de tratar os outros e os nossos, que me faz dizer que Países como o nosso não existem! Fica assim o meu obrigado aos Portugueses por saberem ganhar, e apoiar...mas também por saber perder e dar os parabéns a quem os merece.
Caímos de pé também, pq os nossos jogadores foram bravos, msmo com um jogo fora do brilhantismo a que poderiamos aspirar, os jogadores lutaram lutaram lutaram...se não correram mais foi porque não conseguiram e se não ganharam é porque não estavamos destinados a ganhar! A eles também o meu obrigado por nos terem representado de forma brilhante e de terem mostrado que perder com querer e raça, acaba por ser uma “vitoria” do espírito português.
Caímos de pé, porque tivemos um treinador sensato, que soube admitir a superioridade grega no jogo! Alias Scolari mostrou ser um Homem com H maísculo, porque durante todo este Euro soube admitir quando errou, soube fazer descer os Portugueses á terra quando estes já so pensavam em vitórias e porque foi acima de tudo um gestor de pessoal...fabuloso, criou mesmo um espírito unido e forte entre a selecção talvez nunca antes visto. Foi um gestor fabuloso do público Portugues pois soube puxar por nós para que estivessemos lá com a selecção precisasse....e pq teve os timings certos e as atitudes correctas para galvanizar a equipa(recusa da proposta do Benfica e renovação com a Federação). A ele o meu muito obrigado por me ter feito ver que estava enganado em relação á sua personalidade e por me ter feito sonhar...sonhar mt!
Perdemos porque os gregos são melhores, mas talvez não joguem um futebol mt evoluído tecnicamente...o que faz com que a derrota custe mt! Apesar de sp ter achado que a Grécia seria um adversario difícil, admito que inconscientemente nunca me passou nem a mim nem aos portugueses a ideia de não ganhar esta final. Alias pelo que fui ouvindo, nem se falava do jogo antes dele começar mas sim do sítio onde supostamente iriamos festejar a conquista do nosso Euro.
Assim, com um futebol pragmático, defensivo mas que em todos os jogos do Euro facturou um golo pelo menos, e um futebol sobretudo de entrega, entre-ajuda e mt cultura tactica....venceram!
Portugal esteve longe de ser brilhante, e as nossas estrelas mais cintilantes tardaram em aparecer....mas lutou sempre e a bola não quis mesmo entrar.
Em termos individuais, que pena foi o esforço valente do nosso Rui Costa não ter sido recompensado, o miudo entrou com tudo, pena que o tempo não fosse muito para conseguir dar a volta por cima!
Pena também que Miguel, até então o melhor de Portugal se tenha lesionado e tenha condicionado mt as substituições futuras de Scolari.
Pena ainda, por Scolari ter embirrado com a titularidade a Pauleta, quando Nuno Gomes apareceu sempre...em melhor forma e sempre com uma atitude mais correcta em termos tácticos na equipa. O Ciclone dos Açores não passou de uma brisa maritima pois nunca criou perigo nos jogos do Euro em que participou.
Assim, choro...não por achar que a selecção não tenha estado bem, longe disso...foram uns bravos, uns heróis e levaram-nos a uma final sempre muito apetecida e desejada, mas que estava longe das nossas previsões no início do Euro.
Choro por 2as coisas....choro por ver Rui Costa, 13 anos depois, na nova versão do Estádio onde se lançou para o estrelato e nos deu um Mundial de juniores, despedir-se em lágrimas da selecção e sem o tão desejado “caneco”. Como é duro ve-lo sozinho no centro do relvado a chorar talvez perguntado a Deus pqé q não tinhamos vencido esta final, perguntando a Deus se merecia tal castigo! É triste, muito triste, ver um símbolo do futebol nacional, despedir-se no Estádio onde nasceu para o futebol, de forma inglória, sem uma forma ovação e uma volta de honra...mas sim a chorar amparado por Brassard. Não posso deixar de dizer: Obrigado Rui por tudo o que nos deste!
E choro...porque pela primeira vez vi a nossa nação unida, e concentrada apenas e só num objectivo, e depois de enormes manifestações nunca antes vistas no Mundo futebolistico de carinho pelos nossos jogadores, e tb depois de um esforço financeiro tremendo para construir estes maravilhosos estádios e para fazer uma organização fantástica de um evento importantissimo..não termos sido recompensados e termos vencido o “caneco”. É triste saber que poderia ter sido o dia de Portugal, a maior demonstração de alegria por parte dos Portugueses talvez superior até ao 25 de Abril...e acabar apenas e só em lágrimas, desilusão e tristeza!
Tenho um pedido apenas, a fazer a todos os Portugueses: Mantenham as vossas bandeiras nas vossas janelas, continuem a cantar o Hino de forma sentida e forte como fizeram durante este mês de sonho, e sobretudo defendam aqueles que lutaram e nos representaram no campo...pois eles foram bravissimos. É pois uma forma, de não surgirem críticas a este ou aquele, a esta ou aquela opção...pois penso que errar é humano e que tivemos 1 mês fabuloso, e onde sonhamos muito....acabamos por morrer na praia, mas num lugar digno de registo e de uma forma mt mt digna!
Agradeço aos políticos que lutaram pela organização deste Euro, pois foi um mês maravilhoso e onde todos ou quase todos se esqueceram dos tempos dificeis que vivemos!
Congratulo todos os portugueses, pela forma como trataram quem nos visitou...e fico feliz por ter ouvido elogios vindos do povo estrangeiro dizendo que eramos o povo mais hospitaleiro e simpatico que existe.

Como observações, penso que este Euro fez pela primeira vez com que fosse possível criar uma empatia geral entre população-selecção, sem distinguir clubes ou nomes.
Criou uma exaltação de patriotismo nunca antes vista, e ao contrário desses pseudo-intelectuais portugueses, que de portugueses e de sentimentos verdadeiros não têm nada, acredito piamento que tenha sido uma exaltação nacional sentida e sincera. É caso para dizer...pois é meus caros pseudo-intelectuais...ás vezes é preciso sentir e viver, e não apenas dizer o que se lê nos livros!
Dizer também que mais uma vez fica confirmado que somos um povo simpático, ordeiro, respeitador e empenhado quando as situações assim o exigem. Sabemos ganhar e perder..sempre mantendo a humildade e o respeito! E sobretudo sabemos dar valor a quem o merece mesmo depois de termos perdido um evento tão importante.
Em termos mais especificos, dizer que o Estádio da Luz é magnifico...como sou do Porto, tinha uma adoração especial pelo Dragão, mas de facto o Estadio da Luz é fabuloso!
Dar os parabens também, a todos aqueles que desenharam os logotipos do Euro pois estavam fantasticos, os parabéns á mascote mais bem conseguida que á memória e parabens a todas as bandas sonoras feitas propositadamente para o Euro...pq estavam divinais!
Por fim, dizer que tal como “previu” José Mourinho, em termos de futebol jogado não foi um grandioso evento(msmo tendo varios bons jogos), e a vertente tactica nas seleccoes foi notório que não foi mt trabalhada, acabou por quem trabalhou esse aspecto sair vencedor( A Grécia em termos tacticos esteve exemplar, e Portugal acabou por ser das equipas mais rotinadas tacticamente...contando com o entruzamento entre alguns jogadores do FCP)

Como conclusões, posso afirmar que temos uma selecção com grande valor, e sobretudo com grandes Homens, que sabem lidar com a pressão e que têm garra de guerreiro!
Penso também que é tempo de se repensar o futebol no Mundo, pois depois do FC Porto ter vencido as 2 taças mais importantes da Europa de clubes contra todas as espectativas, foi a vez da Grécia vencer o trofeu mais importante da Europa a nível de selecções contra todas as espectativas. É caso para dizer que finalmente se chega á conclusão que não são os nomes que fazem uma grande equipa, uma grande equipa é feita de coesão, garra e muita organização!
Concluo também que uma parte do exito desta selecção deve-se a 2as pessoas. Scolari e Mourinho. Scolari pela forma como liderou as suas “tropas” e pela forma como admitiu os seus erros. Mourinho pois de forma indirecta, criou para o seu Porto e indirectamente para Portugal, um meio campo mt mecanizado, muito forte e com sistematizações bastante rotinadas. No espaço de 1 ano e meio 2, “criou” um lateral direito, um lateral esquerdo, o melhor central da Europa, o trinco, o grande guerreiro do meio campo Portugues (Maniche) e ainda o numero 10 e um ponta de lança promissor. São 2as pessoas cada 1 á sua maneira e pelas suas razões que vão ficar ligadas para sempre á nossa história!
Penso também que é tempo das instancias mais importantes do Futebol Europeu e Mundial se reunirem e reduzirem a carga de jogos por epoca...pois os jogadores mais importantes a nivel de globo chegam a estas competições mt mt desgastados(algo que já se tinha visto no Mundial da Coreia). Penso ainda que é tempo de se criar regras para a aposta na formação ser mais forte....pois viu-se neste Euro, que é possivel criar grandes craques que cheguem a estes grandes palcos com 18,19 anos e brilhem como jogadores já consagrados de 28, 29.
É tempo também de se apostar fortemente na vertente tactica do jogo, e no jogo colectivo...pois são esses 2 factores que levam equipas á vitoria. Que o diga José Mourinho ou o “Rei Otto”.
Por fim, dizer que neste Europeu vi a confirmação(se é que esta fosse necessaria) de 2 grandes grandes valores para o futebol Mundial: Ricardo Carvalho para mim é mesmo o melhor central do Mundo, e Maniche é um jogador com caracteristicas raras no futebol moderno. Uma garra impressionante, jogo colectivo mt forte, defende e ataca bem e tem uma percentagem de quase 100% em termos de passe, é um senhor jogador de futebol! Por fim, uma palavra para o Zagorakis da Grécia que também mostrou ter imensa qualidade quer tactica quer tecnica.

Desejos, o 1º é que Cristiano Ronaldo, Rooney, Ibrahimovic entre outros continuem a evoluir pois são jogadores que proporcionam grande espectaculo no relvado.
Desejo, que todos os Portugueses continuem a defender as nossas cores, e que deixem as bandeiras nas suas janelas...pois é uma forma de ao passear nas ruas nos sentirmos mais motivados!
Desejo para que de uma vez por todas, sejamos unidos e que tal como os marinheiros Portugueses, comecemos a remar todos para o mesmo lado em busca de um Portugal com Glória e Arrebatador!
E por fim desejar as maiores felicidades do Mundo ao Rui Costa, e á nossa selecção rumo ao Mundial 2006!

Herois do Mar........Contra os Canhões Marchar Marchar!!!!
Parabéns Portuga!!

Sem comentários: