13 janeiro 2005

Dinheiro gera dinheiro

Dinheiro gera dinheiro


Ao longo destes anos, excepto os ultimos 2s, vimos um Fc Porto para consumo interno, ou seja contratações baratas e sem grande qualidade, garantindo apenas o mínimo de competitividade em Portugal. Casos de Butorovic, Pena, Paulo Santos, Pizzi, Quintana, Esnaider...tudo jogadores de valor duvidoso e que nem a nível interno se conseguiram impor. Era um Porto por vezes ganhador, mas sem a chama de épocas como 87 e sem o hábito de vitória que foi criado na altura do Penta. As finanças do clube não estavam bem, e Pinto da Costa falhou redondamente em várias contratações, penso que talvez por estar mal aconselhado, principalmente dentro da SAD.
A gota de água foi o mau desempenho de Octávio Machado(diria mesmo desastroso), mas que pela primeira vez mostrou alguém disposto a afrontar interesses pessoais de dirigentes do Porto, que encheram os bolsos á custa das transferências de nomes como os que foram já citados. O barco ganhador de Pinto da Costa estava á deriva e até a claque já punha em cheque a entidade e a autoridade do presidente.
Octávio foi despedido, e veio para o Fc Porto Mourinho. Apartir daí a história muda. O Fc Porto passa a comprar bom e barato e o treinador começa a retirar dessas contratações rendimentos impensavéis. O dispensado Maniche torna-se patrão, Nuno Valente que não serviu para o Sporting passa a lateral esquerdo da selecção. Ricardo Carvalho assume-se como um dos melhores centrais do Mundo, etc etc etc. O Fc Porto passa a conquistar quase tudo em que participa, até mesmo Uefa e Champions League(com os novos moldes, muita gente pensava q seria impossivel conquistar este trofeu). Mas para além da vertente desportiva, a SAD encontra uma galinha de ovos de ouro...um senhor a quem poderiamos apelidar de Money Maker!
Deu a ideia que em tudo o que Mourinho tocava transformava-se em ouro, e a SAD rapidamente deixa de ser contestada, rapidamente passa a idolatrada pelos adeptos, adeptos estes que se esquecem que muitos dos “abutres” que pairavam sobre a SAD anos antes, ainda se mantêm mas desta vez muito muito caladinhos.
O que é certo é quem em 2 anos, o Porto encaixa acima de 100 milhoes de euros, contado com prémios das competições europeias e com vendas como a de R Carvalho que rendeu 30 milhoes de euros, ou a de Paulo Ferreira que rendeu 20 milhoes.
O passivo do Fc Porto é reduzido drásticamente, graças a desempenhos desportivos fabulosos e á astucia de Mourinho no mercado Português.
Mourinho partiu, e com ele alguns dos craques do Fc Porto, mas marcou sem dúvida uma viragem no Fc Porto. O encaixe financeiro alcançado, permitiu á SAD respirar fundo e ver as suas contas sairem do “red line”. Além disso, o Fc Porto pôde mudar de estratégia de mercado.
Dinheiro gera dinheiro, portanto o Fc Porto passa da política de contratações baratas e duvidosas, para uma política de contratações de jovens promessas, que bem aproveitados podem fazer render aos cofres do clube muitos mais milhões.
Diego aparece como uma galinha de ovos de ouro, pronta a dar milhões de lucro á SAD, caso continue a mostrar o futebol que demonstrou no Brasil. Quaresma, o menino prodígio que teve azar em Barcelona pode também ele ainda dar muito dinheiro ao Porto, e como Quaresma aparece o jovem Helder Postiga, Pepe, Seitaridis. Mantem-se no clube um grande activo chamado Maniche e a grande promessa Carlos Alberto, e apesar das vendas de vários craques, o Futebol Clube do Porto continua fortíssimo em termos de plantel, resta saber se Mourinho tinha mesmo uma varinha de condão, ou se Fernandez também conseguirá manter o Porto na rota das vitórias...acabando assim por demonstrar que a SAD também teve um papel preponderante no exito europeu do Porto.
Grandes contratações, a qual se junta “O Fabuloso” Luis Fabiano, mas que não conseguem “tapar” o erro crasso, e que poderá vir a ter repercussões na época desportivo do Fc Porto, da contratação de Luigi del Neri. Falta ainda saber pq foi contratado Paulo Assunção e pq terá sido vendido Rossato(este penso que foi por opção de Fernandez). Talvez a alteração de técnico tenha feito abortar a inclusão de alguns jogadores contratados..como a já referida contratação de Rossato, no entanto, e apesar destes erros da SAD Portista, o Fc Porto está muito forte e tem tudo para lutar pelas competições em que participa.
Money Maker Mourinho e uma reviravolta na política de contratações por parte de Pinto da Costa, permitem ao Porto apostar num clube virado para a Europa, e sempre com uma 2ª finalidade, ou seja, “criar” mais dinheiro, com a venda de tantas e boas jovens promessas que o Porto tem no plantel. O Fc Porto hj em dia, já não compra para consumo interno mas sim para atacar a Europa e para depois brilhar bem alto nos mercados internacionais, como brilhou este ano com a venda de alguns dos seus jogadores por valores impensáveis para a realidade Portuguesa.
É caso para dizer, dinheiro gera dinheiro!

Sem comentários: