13 janeiro 2005

O Futebol é a minha vida!

Decidi escrever estas páginas, tlvz desabafos não sei bem....mas apenas e só com o intuito de demonstrar ás pessoas que o futebol não pode ser encarado apenas e só como um mero desporto, mas sim como uma filosofia de vida, uma paixão, um vício, uma arte, ou até mesmo quase como o ar que respiramos.
Desde muito novo que me foi incutido o espírito do Futebol. Tenho um irmão 10 anos mais velho que sempre teve algum jeito para a coisa e muito provavelmente não foi mais longe porque apesar de apaixonado pelo Futebol nunca o viveu como eu. Uma mistura das qualidades técnicas dele com a minha paixão e vício pelo futebol teria dado certamente um grande jogador, infelizmente os meus pais decidiram separar os 2 elementos essenciais para se chegar ao topo pelos 2s filhos.
Foi então, desde que me lembro de respirar, que seguia religiosamente os jogos do meu irmão(ainda ele estava nas camadas jovens) ,que jogava num clube modesto chamado Vilanovense. Eu era muito pqno mas já sofria muito a ver aqueles jogos, pois para mim aquela era a minha equipa, o meu irmão era(e é) o meu ídolo quer dentro, quer fora do campo...e o futebol a minha unica grande paixão. Vivia com grande intensidade todos os lances e todas as ocorrências sonhando um dia puder fazer parte daquele mundo.
Como o Vilanovense era perto de minha casa(o estádio era em frente) sempre tive uma ligação proxima com o futebol, e com os famosos domingos da bola. Mas, a minha paixão não se limitava aos jogos pois ia constantemente ver os treinos de todos os escalões de formação. Tive também a sorte de crescer numa localidade onde existia um jardim onde eu e todos os meus amigos imaginavamos campos de futebol( msmo quando muitas vezes jogavamos em espaços mt limitados..e onde as balizas eram bancos de jardim), e onde todos os tempos livres(que obviamente eram muitos) eram sempre passados em redor de uma bola. Mesmo no tempo de escola sempre que acabavam as aulas....ia a correr para jogar futebol até á exaustão. Sempre fui um miúdo muito interessado por tudo o que rodeava o jogo, e portanto não espantava o facto de com 6,7 anos saber os nomes dos jogadores das selecções, dos clubes, etc....tentando-me imaginar como um deles e coleccionando os cromos desses “heróis” religiosamente.
Fui crescendo, a fome de bola continuava lá, e em 24 horas da minha vida...23 59m eram a pensar em futebol. Lembro-me como se fosse hj, quando jogava subbuteo e futebol de mesa...fazendo os campeonatos dos países todos e sempre com muito interesse por posicionar os jogadores tacticamente da melhor forma. Lembro-me também de entusiasmar 2 amigos meus a gostarem de futebol, quando na altura so pensavam em bicicletas. Fui crescendo, o futebol sp se manteve na minha vida...mas penso que me comecei a tornar fanático d+. Do gosto por jogar, e por coleccionar cromos...surgiu o gosto por ver todos os jogos possíveis, o gosto por aspectos mais científicos do jogo e sobretudo a pressão de querer saber tudo sobre todos os jogadores de todos os países e campeonatos. Esta pressão aumentava a cada dia que passava, sempre que ouvia os meus colegas, amigos do meu irmão, etc, espantados com os meus conhecimentos futebolisticos...o que me deixava louco de alegria mas com um sentimento de obrigação em querer saber sempre mais.
Penso que tinha 14,15 anos quando saia de Vila Nova de Gaia de camioneta com outro amigo, todos os dias, pela manha em direcção ao Centro do Porto para tentar adquirir revistas estrangeiras e qq tipo de material relacionado com Futebol. Nessa altura roubava mesmo dinheiro á minha mãe ás escondidas para satisfazer esse vício. Foram contos e contos gastos em revistas, muitas das quais nem percebia a língua, movido apenas e só pelo desejo de ter tudo sobre futebol e saber todas as transferências etc...dos clubes. Uma história engraçado sobre essa época, foi ter feito amizade com um casal de velhinhos que eram donos de uma tabacaria e ter inventado uma história dizendo que queria coisas sobre futebol para um trabalho...apenas e só para eles me facultarem a parte do desporto dos jornais ingleses dos dias anteriores. Ao falar disto, lembro-me perfeitamente da minha alegria e de alguma competição com um amigo meu por conseguir arranjar este tipo de material e para ver quem de nós obtinha mais material.
Era visto de forma estranha por outros amigos meus, pois não percebiam o pqé de tanto fascínio por estas coisas, mas mesmo eu tenho dificuldades em exprimir o porqué de tanto interesse em tudo o que rodeava futebol.
Depois, e ainda nessa faixa etária percebi que nunca iria ser um grande jogador de futebol, apesar de considerar que tenho uma técnica elevada...mas sempre me mentalizei que não haveria mal nenhum pois sabia quem nem todos poderiam ter o dom do futebol, e sinceramente para mim o realmente importante era ser culto em relação a futebol e não saber joga-lo de forma perfeita.
O desejo por um dia ser treinador de futebol ou mais do que isso(embora pareça estranho) ser olheiro de promessas de futebol, ou treinador de camadas jovens...começou a cimentar-se quando comecei a assistir com mais regularidade aos meridian cups, europeus de camadas jovens, etc e quando dei por mim a tirar apontamentos sobre os miudos que mais me impressionavam e que depois mostrava vaidosamente aos meus amigos dizendo-lhes que este ou aquele iriam ser craques. O que mais me espantou é que as minhas previsões raramente falhavam e esses meus amigos passaram a ver em mim uma especie de entendido na matéria pois foram inúmeros os jogadores que eu referi quando eles ainda eram mt novos e que mais tarde despontaram para o futebol.
O vício por jogos de computador de futebol foi outro dos elementos que me levou ao desejo de ser olheiro. O jogo Championship Manager o qual sou fan desde a sua 1ª versão...o qual jogo todos os dias, ou a todas as horas em q estou em casa, o qual faço relatórios sobre os melhores jogadores, melhores tacticas, etc...e o qual sempre dei por mim a festejar mais por acertar nas apostas de jovens que fazia do que propriamente a ganhar títulos fazem-me hoje pensar que ser olheiro(mas com poder de decisão nas compras) de jovens seria a melhor coisa que me poderia acontecer na vida.
Hj em dia, vou vendo jogos dos escalões de formação, levando o meu bloco de notas...tirando notas sobre tacticas e jogadores....guardando-as religiosamente para mais tarde ver se acertei ou não nas minhas avaliações.
Dou por mim também, a auxiliar numa liga de futebol entre 2as equipas de amigos...que já se tornou numa verdadeira instituição para nós...pois nenhum pormenor minimo de organização é deixado ao acaso...e onde temos uma página onde todos os aspectos minimos dos jogos são comentados por mim(sou o gabriel alves do grupo lol). Muitos da equipa adversaria chamam-me arrogante...mas eu penso que ao dizer o que penso, quer seja algo positivo ou negativo é apenas uma forma de ser verdadeiro. Espicaço por vezes colegas de equipa dizendo-lhes q são fracos, ou que não conseguem isto ou aquilo mas apenas como forma de eles se tentarem superar...e na maior parte dos jogos saiu sempre algo irritado pois sempre fui idealista e gostaria de ver um rigor maximo em termos tacticos nas partidas.
Por fim, de á uns anos para tras tenho o hábito da primeira coisa que faço quando acordo, é ler as versões online dos 3 diários desportivos portugueses e depois faço uma revisão a vários sites estrangeiros em busca de novidades, acabando a visitar o site do Chelsea...devido á enorme admiração(quase extrema) pelo José Mourinho, pq para além do seu inquestionável valor como técnica tem uma forma de estar pelo menos que dá a conhecer(baseado apenas em termos futebolisticos) muito parecida com a minha.

Assim, conto-vos algumas das minhas “histórias” até hoje para vos mostrar um pouco daquilo que é o futebol para mim. Uma paixão, uma religião, uma obrigacão de saber sempre mais, resumindo...a minha vida!





Os primeiros ídolos



Desde que me lembro de ver futebol a 1ª grande memória que me ocorre é a Holanda de 88. Tenho 22 anos...e na altura era muito novo, mas via a Holanda desse tempo como o expoente maximo do futebol. Tinham tudo, organização, bons interpretes e também um futebol muito agradável de se ver.
O treinador era fabuloso...pois fazia a Holanda(Laranja mecânica) jogar de forma mecanizada...ou seja cada 1 sabia o seu espaço e as suas funções exactas, acabando todos por formar um conjunto com muitas mecanizações e com muita qualidade organizacional. Quando se junta a isto interpretes como o fabuloso guarda-redes(ainda hj um dos meus favoritos) Van Breukelen, o central Ronaldo Koeman, Rijkaard que revolucionou um pouco o conceito de jogador...pois era de tal maneira completo que até metia impressão, Gullit....mt forte e o inigualável Van Basten que para mim ainda hoje é um dos melhores pontas de lança de sempre, o resultado só poderia ser brilhante e daí a celebre vitória á poderosissima Russia( de Belanov,Dassaev,Protassov...etc).
Outra referência foi o Milão do final dos anos 80...inicios dos 90. Tudo começou com Arrigo Sacchi que pela sua visão muito á frente da realidade daquela época..construiu uma equipa em termos tácticos quase perfeita. Muita segurança defensiva, com muita troca de bola e posse da mesma, sempre á espera do erro adversário. Capello(outro referencia) acabou por pegar nessa equipa e fazer dela para mim a melhor equipa que já vi jogar. Maldini, Baresi(que hj vejo uma fotocopia identica dele em R Carvalho),Donadoni,Van Baster,Gullit, Rijkaard...etc mas que grande equipa!!!!
Ainda em termos de referência...não em termos de epoca mas sim ao longo da sua história tenho o Ajax. Uma equipa que se baseou sempre em conhecimentos ciêntificos na sua formação...e que de ciclo em ciclo retira daí os seus dividendos. Encanta-me a forma como incrementaram um sistema de jogo em todas os seus escalões e equipa principal, fazendo com que cada atleta saiba exactamente desde muito novos o que fazer. Têm também nos seus olheiros uma referência enorme para mim...pois acertam muitas vezes nas suas prospecções.
Ainda em termos de formação, o Sporting encanta-me pelo seu dinamismo na formação e pela forma como de 2 em 2 anos cria novas estrelas para o futebol nacional, embora me pareça que não as aproveite da melhor maneira. Jean Paul é sem dúvida o rosto do sucesso da formação do Sporting.
Em termos internas ainda posso falar do meu clube, o FC Porto pela escola de centrais que tem. Acredito piamente que cada região/clube tem certas tradições no que toca a formação e no Porto isso fica bem vincado na capacidade de “fabricar centrais”.
Por fim como grande referência em termos de clubes....tenho a versão Mourinho de futebol moderno que implementou no Porto, e que pelo que já tive a oportunidade de ver nos jogos nos Estados Unidos do Chelsea certamente será implementado em Inglaterra. Futebol mecanizado, super organizado, com sistemas tácticos bem trabalhados, com muita circulação e posse de bola, um futebol calculista sempre á espera de uma falha na equipa adversária e com uma beleza científica fora do comum! So msmo no Milan de Sacchi e mais tarde Capello vi um futebol parecido.



Eu como Português do Mundo




Desde muito novo, que sempre me interessei mais pelos jogadores e pela forma como as equipas jogavam no momento, do que em apoiar este ou aquele clube incondicionalmente.
Nunca fui de apoiar sempre o mesmo clube, mas sim de apoiar os clubes consoante os seus interpretes e o a forma como jogavam. Assim, não é de estranhar que embora Portista (se tiver que me identificar como adepto de um clube, tenha defendido o Benfica durante alguns meses pq gostava da forma como actuavam e tinha em Ericksson, Magnusson 2 ídolos.
Mas cedo, o meu pai e irmão preocupados por estar a perder um pouco da alma Portista começam-me a levar aos jogos do Porto(escalões de formação incluidos) para a minha chama Portista se reacender. Enfim, episódios engraçados da minha vida.
Era um fan incondicional do Tottenham(devido ao Gary Lineker) mas desde que o Zola foi para o Chelsea passei a idolatrar o Chelsea.
Era fan do Barcelona de Bobby Robson(devido a Ronaldo, Baía etc), mas com a chegada de alguns craques ao Real passei a gostar do Real.O Ac Milan pela sua história, pelos seus interpretes sempre me cativou, e o Ajax é o 2º clube do meu coração devido á aposta forte na formação.
Concluo assim, que embora português sou um amante do futebol Mundial e não um clubitico que apenas se interessa pela sua equipa e campeonato. Fico feliz por ser assim, pois permite-me ser mais sabedor do futebol a nível mundial e tentar tirar conclusões em relação ás diferenças entre os diferentes “futebois” e também perceber a influencia do Futebol no Mundo político-social ou não fosse eu um aluno de Relações Internacionais.




Presente e Futuro


Presentemente, continuo a sonhar em um dia puder ser olheiro de camadas jovens, ou treinador de formação. Como apesar de apaixonado por futebol sempre ambicionei tudo de bom para a minha vida, e sabendo que o Mundo de futebol é um Mundo dificil de entrar e algo fechado, decidi estudar Relações Internacionais, mas sempre com uma esperançazinha bem lá no fundo que ainda possa vir a fazer o que gosto, ou seja, trabalhar no Futebol.
Actualmente, o futuro passa por continuar a informar-me sobre futebol, a devorar informação e a tentar aprender o máximo possível. Vou também tirar os primeiros 2 graus de formação de treinador..para quem sabe num futuro proximo puder ter a oportunidade de aplicar os meus conhecimentos.
Como nunca fui uma pessoa com conhecimentos no futebol, estou a tentar imaginar uma forma de demonstrar a alguem ligado a este...a minha paixão por este desporto...para que com sorte alguem se possa lembrar de mim e me estenda o braço tal como Bobby Robson o fez com o André Vilas Boas(braço direito do Mourinho).
Fica assim o meu desejo de um dia puder mostrar a todos que realmente tenho valor e que sei observar e “descobrir” bons jogadores de futebol.

1 comentário:

Anónimo disse...

botei fé em você, tomara que você alcance seus objetivos, Abraços!