13 janeiro 2005

O que é nacional é bom!

Foi com alguma surpresa que constatei a contratação de 2 técnicos estrangeiros, neste ultimo defeso, para 2s dos grandes Portugueses.
Este facto levou-me a algumas considerações. Será que o futebol Português não tem técnicos de qualidade? Será que os dirigentes são induzidos por empresários para a contratação de técnicos estrangeiros, como forma destes mesmos empresários encherem os bolsos? Será que existe a ideia que o que é estrangeiro é que é bom?
Bom, Trappatoni é um treinador com um currículo enorme, e não se pode por em questão o seu valor, mas não conhece a realidade do nosso campeonato, ou seja, não sabe como cada equipa joga, quais os seus principais jogadores, não conhece o mercado português e não conhece a filosofia de jogo das equipas portuguesas. E ao falar de Trappatoni poderei falar mais facilmente de Luigi Del Ner, que chegou ás Antas e tentou implementar uma filosofia completamente desenquadrada com o futebol portugues e com o passado recente do Fc Porto ou até Victor Fernandez que chega tarde, e sem conhecer mais de metade do plantel do Porto, ou das equipas da Superliga.
Do outro lado, temos Peseiro técnico portugues, com boa prestação no Nacional da Madeira, e que esteve poucos meses afastado de Portugal, quando esteve no Real Madrid. Peseiro conhece a mentalidade dos jogadores portugueses, as equipas, os dirigentes, as filosofias e modos de jogo etc. Será que isso não será suficiente para a sua aposta? Podem-me dizer que nem todos os técnicos portugueses têm qualidade, e claro sou obrigado a concordar, mas quem garante que Mike Wadsworth tem alguma qualidade se apenas foi técnico adjunto? Será que a mentalidade do futebol britânico é compatível com o futebol Portugues?Hum talvez sim talvez não..mas para quê correr o risco?
Contra factos não há argumentos portanto aqui ficam algumas curiosidades. O Sporting quebrou o jejum de títulos nacionais com Inácio(trein. Nacional), o Benfica foi campeão pela ultima vez com Toni(trein. Nacional), o Porto foi campeão europeu pela 1ª vez com Artur Jorge (trein. Nacional), as 2as ultimas epocas recheadas de exito do FC Porto foram com Mourinho(trein. Nacional). O Leixões, na altura na 2b, foi á taça uefa com Carvalhal (trein. Nacional). Portugal foi campeão do Mundo de juniores com Carlos Queiróz (trein. Nacional) Aqui estão alguns exemplos de sucesso de técnicos 100% portugueses e que tantas alegrias deram aos adeptos portugueses.
Neste momento, temos um técnico distinguido como melhor treinador da Europa, que é o mais bem pago no Mundo. Temos Queiróz amplamente conhecido na Europa, etc.... ou seja, não será a aposta em técnicos Portugueses a melhor solução? Eu penso que sim.
Pké? Pq conhecem a nossa realidade, conhecem os “cantos á casa” e porque têm indiscutivelmente muito valor. Para além disso, são técnicos na maior com salários adequados á realidade dos clubes Portugueses, não exigindo fortunas que técnicos estrangeiros exigem!
Ficam alguns exemplos de técnicos de qualidade: Mourinho,Peseiro,V Pontes, Carvalhal...etc, todos estes treinadores da nova vaga ou seja metodólogos por natureza, e estudiosos do futebol. Têm todos eles conhecimentos cientificos na área do treino e da psicologia de alta competição. Treinadores com carisma e personalidade forte, e treinadores que joguem num pequeno ou num grande apostam sempre, sempre, sempre na vitória.
Penso que está na hora de acabar com a máxima de que o que é estrangeiro é que é bom, pois como temos visto, os nossos jogadores são super pretendidos pelos melhores emblemas do Mundo, os nossos técnicos começam a ser convidados para gerir clubes de topo e o nosso futebol começa a ser temido em toda a europa, ou não fossemos nós campeões europeus de clubes e finalistas europeus de selecções.
Fica o meu apelo aos dirigentes deste futebol para apostarem na prata da casa, que tantas alegrias nos têm dado.....levando-nos á mais que obvia conclusão de:
O que é nacional é bom!

Sem comentários: