15 fevereiro 2006

Lendas- Franz Beckenbauer

nota: Antes de vos falar da proxima lenda, queria apenas pedir desculpa pela pouca actualização do blog. Para a semana, o blog irá retomar as suas actualizações frequentes, portanto pedia-vos alguma paciencia ..só por mais uns dias. Desde já agradeço.

O Kaizer! Franz Beckenbauer.
Hoje decidi falar de um dos melhores jogadores de sempre. Falar de Beckenbauer é falar de classe, frieza, qualidade e sobretudo segurança.

O Kaizer, Beckenbauer ficou realmente conhecido como um dos melhores valores de sempre a actuar no Futebol Mundial, muito devido á forma imperial como actuava. Um excelente capitão e mestre em termos tácticos.
Esta liderança em campo, extendeu-se fora dele o que o levou a vencer tudo, incluindo um Campeonato do Mundo como jogador e mais tarde como treinador.
A sua forma de jogar e de encarar os jogos revolucionou o Futebol.
O Kaiser começou a sua carreira como vértice defensivo do meio campo, elemento apenas talhado para defender, posição a que chamamos actualmente trinco. No entanto, foi Beckenbauer quem revolucionou o conceito de médio defensivo, dando origem ao actual médio “moderno”, o tal que defende e ataca. Beckenbauer espantou o Mundo, pois aliava á recuperação de bolas, uma nova fase de jogo: Kaizer recuperava as bolas, saía a jogar, e começava a organizar o jogo ofensivo da equipa, acabando até por finalizar alguns dos lances.
Esta talentoso jogador germânico aliava praticamente todas as qualidades de um grande jogador: controle, passe , força, e uma visão de jogo assombrosa.

Depois de passagens triunfantes pelo Bayern e Hamburgo como jogador, onde venceu 4 campeonatos e 2 Taças dos Campeões Europeus a título de exemplo, rumou aos Estados Unidos, após se retirar da selecção germânica (Alemanha Federal). Nos “States” em 1977 juntou-se a Pele no New York Cosmos excitando os “novos” adeptos do “Soccer” no País Norte Americano.
No entanto, Beckenbauer, sentindo-se ainda com capacidades para jogar a bom nível, regressou ao Hamburgo onde registou algumas dificuldades de entendimento com o técnico da equipa.

Depois de se retirar como jogador foi apontado Seleccionador Alemão quase imediatamente, e injectou na selecção “Panzer” a mesma disciplina, que tinha sentido como capitão da selecção 10 anos antes. Começou assim nos anos 80 a preparação de uma forte selecção Alemã, que em 90 derrotou Maradona e Burruchaga, e se sagrou Campeã Mundial.

Após mais 1 triunfo fabuloso, Beckenbauer decidiu enveredar pelo dirigismo desportivo, sendo nomeado Presidente do Bayern, onde conseguiu inúmeros êxitos.
Hoje em dia, é um dos mais influentes dirigentes do Futebol Europeu e Alemão, é figura de proa na organização do Mundial 2006, e há quem diga que dentro em breve será candidato á chefia da FIFA.

Curiosidades:
- Muitos comentadores e entendidos em Futebol, acreditam que a melhor exibição de sempre do Kaizer foi o célebre 3-2 frente á Inglaterra, no Mundial de 1970 no México.
-Só Mário Zagallo igualou o número de medalhas do Kaizer, em Campeonatos do Mundo, como jogador e treinador.
-O alemão foi considerado por duas vezes o melhor jogador da Europa: 1972,1976.
-Apenas necessitou de 27 jogos pelo Bayern para ser chamado á selecção.
-Beckenbauer foi o eleito para marcar Bobby Charlton no Mundial de 66, e anos mais tarde admitiu que não estava preparado para tal tarefa.

Dados e Estatísticas:

Local de Nascimento: Munique, Alemanha
Data de Nascimento: 11 de Setembro de 1945
Internacionalizações: 104 / Golos pela selecção: 15
Clubes: Bayern, Hamburgo, New York Cosmos
Número de jogos realizados: 720 / Golos: 94
Troféus: Campeão do Mundo em 1974 (1990), Campeão Europeu de clubes em 1974 e 19975, Vencedor da Taças das Taças em 1967, Vencedor da Bundesliga em 1969,1973,1974,1975. Campeão Europeu de Selecções em 1972.


Notas de uma Lenda:

Sucesso: 10.0
Qualidade técnica: 9.0
Trabalho de equipa: 9.0
Paixão: 9.5
Personalidade: 8.0

Total: 45.5

1 comentário:

Anónimo disse...

grande kaiser!

http://www.a-pantera-negra.blogspot.com/