01 fevereiro 2006

Lendas- Roberto Baggio

“Robbie” Baggio, foi sem dúvida um dos mais talentosos avançados Italianos e Mundiais dos últimos 30 anos.
O mais talentoso dos irmãos Baggio, jogou durante toda a sua carreira no seu país Natal, não considerando sequer uma transferência para o estrangeiro.
Baggio começou a sua ascensão a estrela Mundial, ainda muito jovem, quando ainda muito jovem nasceu para a nata do Futebol.
Este talentoso jogador Italiano, fez a sua estreia em 1983 envergando a camisola do Vicenza, tinha ele apenas e só 15 anos.
Dois anos depois a Fiorentina ficou maravilhada com o seu talento e contratou-o. Após fantásticas exibições com a camisola “Viola” transferiu-se para a Juventus (1990), transferência essa que veio a gerar motins de descontentamento por parte dos adeptos “Viola” que acabaram por destruir e vandalizar a sede do clube de Florença.
Foram precisas 5 longas temporadas, exibições de luxo e muita classe para finalmente Baggio conseguir o seu primeiro Scudetto pelos “bianconeri”.
Um ano antes deste primeiro Scudetto, os golos e as talentosas exibições de Baggio, guiaram a Itália á final do Mundial 94, e foi exactamente neste jogo de grande tensão que Baggio terá uma das mais tristes histórias da sua carreira. Baggio falhou o penalty decisivo, valendo uma “Copa Mundial” para o Brasil.
Diz-se que esse momento de infelicidade “assombrou” o resto da sua carreira com a camisola “Azzurri”. Em 1996 não foi convocado para o Europeu, e em 1998 falhou novamente a hipótese de colocar as mãos no “ceptro Mundial”, pois a Itália mais uma vez foi eliminada através dos “malditos” penalties.

Apesar de oficialmente “Robbie” Baggio ter anunciado a sua retirada em 2003, a forma impressionante como actuou pelo Brescia nessa “meia temporada”, criaram alguma especulação sobre a possibilidade de Baggio estar presente no Euro 2004.
No entanto a “Squadra Azzura” decidiu apostar numa nova vaga de jogadores, prescindindo dos serviços do talentoso Baggio, que pouco depois finalmente se acabou por retirar.

Curiosidades:
- Baggio recusou marcar um penalty ao serviço da Juventus, contra a sua antiga equipa Fiorentina, devido á lealdade que sentia pelos “Viola”. Esta recusa valeu-lhe uma pronta substituição.
-Prémio de Melhor jogador da Europa e também de Melhor jogador do Mundo em 1993
-O rabo de cavalo de Baggio ainda hoje é um icon do Futebol Italiano
-Marcou o seu golo 200 na Série A em Março de 2004.

Dados e Estatísticas:

Local de Nascimento: Caldogno, Itália
Data de Nascimento: 18 de Fevereiro de 1967
Internacionalizações: 56 / Golos pela selecção: 27
Clubes: Fiorentina, Juventus, AC Milan, Bolonha, Inter Milão e Brescia
Número de jogos realizados: 496 / Golos: 215
Troféus: Taça Uefa em 1993, Série A em 1995 e 1996.


Notas de uma Lenda:

Sucesso: 8.0
Qualidade técnica: 9.0
Trabalho de equipa: 7.0
Paixão: 8.0
Personalidade: 8.0

Total: 40.0

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais um excelente post como é teu apanágio, so um reparo quando dizes que Roberto Baggio foi o melhor dos irmãos, ele não é irmão de Dino Baggio se é a este que te referes.
Não sei se recebeste os meus mails, se sim aguardo pacientemente uma resposta tua.

Um abraço