30 janeiro 2006

Notícias do Blog!

Olá meus amigos!

Mais uma vez, peço-vos desculpa pela demora na actualização do blog, mas os exames estão quase no fim, e aí sim terei tempo para reformular o blog e actualiza-lo com maior frequência.

Bom, decidi criar este Post de notícias para vos dar conta de algumas novidades neste blog. Elas são:


Como já fiz questão de referir, estou integrado no staff de um blog que pretende ser uma referência nacional: http://www.futeboldeataque.blogspot.com/.
É com o excelente staff e administração desse blog que preparo uma entrevista a José Chieira e a Luís Freitas Lobo.

Para quem não conhece, José Chieira é um Homem do Futebol. Num passado recente ocupava o posto de director de prospecção da Académica, tendo tido passagens pelo Sporting Clube de Portugal e até pelo Vitoria de Setúbal.
No entanto, José Chieira tem uma outra particularidade muito interessante. É o responsável pela Liga Portuguesa, no jogo de computador Football Manager (ex Championship Manager), cargo que ocupa á muitos, muitos anos.

Luís Freitas Lobo, é um conhecido jornalista desportivo da nossa “praça”. É formado em Direito, mas a paixão pelo Futebol e pela escrita, levou-o a colaborar com o Jornal O Jogo, Revista Mundial e o Jornal A Bola..entre outros.
Actualmente é o analista táctico da RTP, comparecendo semanalmente num programa de Futebol na RTPN.


As entrevistas a estas duas figuras do nosso Futebol, serão lançadas aqui no blog na segunda quinzena de Fevereiro. Portanto, “me aguardem” !



Segunda notícia que queria fazer referência prende-se com a ligação entre o http://www.futeboldeataque.blogspot.com/ , á Revista Mensal Futebolista.
Esta ligação prevê que o fórum da Revista, seja preenchido pelas opiniões dos elementos do blog, nos quais eu me incluo.
Assim sendo todos os meses disponibilizarei a pergunta do mês lançada pela Revista e a minha resposta. Resposta essa que tem que ser elaborada de forma muito, muito sucinta.
Aqui fica a pergunta e resposta deste mês:

Pergunta: Após o sorteio de Leipzig, como ficaram as possibilidades de Portugal no Mundial?

Minha Resposta: Portugal foi feliz no sorteio, e é o grande favorito. Olhando para os adversários, considero que o México de La Volpe é potencialmente o mais forte. São muito batalhadores e coesos e funcionam como “Joker”, já que nove dos seus titulares jogam no próprio país. Atenção a Borgetti. O Irão é uma selecção acessível. Tem um estilo semelhante ao Europeu, e tem como grande figura Ali Karimi. Angola é um estreante e poderá apenas sonhar em pontuar, ou não fossem parte dos seus titulares jogadores de divisões secundárias em Portugal. Atenção a Gilberto.


Posto isto, lanço-vos o repto de me deixarem os vossos comentários de opinião em relação á pergunta ,deste mês, da Revista Futebolista.


Até breve

3 comentários:

Johnny Lino disse...

De facto sou comprador da revista "futebolista", e ainda hoje a comprei. E tambem vi lá a tua resposta a esta pergunta.... Esta lá nas últimas paginas da revista....
Quanto a pergunta, na minha opinião, Portugal não vai ter a vida muito facilitada.... Por aquilo que já vi do Mexico, não me parece que seja uma selecção muito acessivel, ate pq eu vi a última Copa America, assim como a Taça das Confederações, e de facto têm um potencial enorme. Quanto ao Irão, cada vez mais é uma selecção "europeia", ate pq alguns dos seus jogadores jogam no campeonato alemão.
Angola é de facto a selecção mais fraca, por tudo o que a envolve.... Não há jogadores em grandes clubes, a não ser Gilberto no Al Ahli, e Mantorras no Benfica... de resto são jogadores de equipas secundárias e no caso do João Ricardo, o GR, nem clube tem... É a primeira participação angolana nestas andanças, o que pode inibir os jogadores, graças a inexperiencia em grandes competições nternacionais.... E depois da fraca prestação na CAN, onde ate nem tinham um grupo muito dificil, com mais certezas fico, em relação a uma fraca prestação desta selecção... A favor de Angola, pode defacto estar a paixão pelo futebol, e a vontade de brilhar de alguns jogadores... Vamos ver é se isso chega... Em resumo, Portugal tem capacidades para seguir em frente, não deve é subestimar o valor dos adversários...

Nelson Oliveira disse...

Francisco abordas uma das temáticas mais actuais do Futebol- A força mental.

De facto, a força mental é importantíssima num jogador de alto rendimento, pois condiciona e de que forma o desempenho tecnico e o esforço de cada atleta.

Temos jogadores que sobretudo pelo empenho são de uma qualidade extrema: Makelele,Gattuso entre muitos outros.

A 2a vertente e parece-me aquela que focalizas, prende-se com a forma como os jogadores abordam mentalmente cada jogo (todos nós estamos recordados do Mundial na Coreia).
Para além de ser uma obrigação destes encararem todos os jogos por igual (o q não acontece), penso que o próprio staff da selecção deve criar formas de elevar os níveis motivacionais e o seleccionador deve fazer as escolhas em relação ao onze baseado também nesses factores.

Devemos sempre aprender com os erros do passado, espero que a selecção o saiba fazer.


Em relação a ti Johnny, concordo com a análise..o México não é tarefa fácil, até pq é um futebol que facilmente rivaliza com o nosso em termos tecnicos.

Angola não parece ser ameaça, mas aqui podemos cair também nos níveis motivacionais..que os puderão levar a fazer uma gracinha.

Em relação ao Irão, apesar de ser uma selecção Europeizada..não me parece uma ameaça real.

Abraço para ambos e obrigado pelos comentários.


ps: Francisco e Bruno Pegões o meu endereço de messenger é: nelsondoliveira@gmail.com ...disponham!

Nelson Oliveira disse...

desculpem..equivoquei-me:

O meu mail é de facto: nelsondoliveira@gmail.com

O meu endereço de Messenger é:
nelsondoliveira@netcabo.pt

Abraço