09 janeiro 2006

Paulo Bento, o gestor de Homens!

Não tenho por hábito individualizar personalidades do Futebol Nacional, tirando a excepção do Senhor António Carraça e do grande Homem Jorge Costa.
No entanto, sinto-me na obrigação de abrir outra excepção.
Decidi falar-vos de Paulo Bento!


A liderança é um dos aspectos nucleares para o sucesso de uma equipa.
Um treinador tem forçosamente que saber ser líder. No entanto, existem vários tipos de liderança..uns mais correctos outros menos, uns mais ortodoxos outros menos.


Paulo Bento é um grande líder.
Apareceu no comando técnico do Sporting, sem qualquer tipo de experiência em outro clube, foi um nome algo contestado e visto por muitos com muita desconfiança. Recebeu de herança um plantel com os índices psicológicos em baixo e segundo se diz, com muitas divisões internas.

Á partida seria uma tarefa quase impossível para este técnico, mas a verdade é que mal chegou optou por um discurso frontal e honesto. Optou por blindar o balneário, evitando discutir assuntos internos através da imprensa...e com isso foi ganhando o respeito do grupo.

Num acto de coragem, deixou Liedson de fora para acabar com a indisciplina, e nem o “menino bonito de Alvalade” Beto..escapou á sua veia disciplinadora.

Conclusão..criou rupturas, e conseguiu agarrar o plantel. Hoje é respeitado, os jogadores prevaricam menos (excepto esta historia dos atrasos..) e sente-se na equipa níveis anímicos altos. A equipa tornou-se mais confiante e aos poucos começa a jogar á imagem de Paulo Bento.

Paulo Bento como técnico é a fotocopia chapada daquilo que era enquanto jogador.
Como jogador tinha uma personalidade forte, lutava até á exaustão e era um jogador tremendamente disciplinado..fazendo do fair-play uma das suas “bandeiras”.
A sua despedida de Futebolista profissional, foi feita num clima de grande emoção, deixando perceber a “beleza e a honestidade” do ser humano que é o treinador do Sporting.

Além destes predicados que demonstram que Paulo Bento é um grande gestor de Homens, temos o Paulo Bento formador.
Teve uma época de grande nível, como treinador dos Juniores do Sporting (onde conquistou o titulo). O mais bonito desta história, é que quando deu o salto para o plantel principal não se esqueceu dos seus “miúdos” nem dos pressupostos da formação..e lançou Nani para a ribalta. Apareceu também André Marques, que terá ainda que crescer como jogador.
Este fim de semana apostou em Caiado e Tomané….e parece-me que em breve aparecerá Zezinando.

Paulo Bento é o Homem certo, para liderar o projecto do Sporting, que passa claramente pela aposta na formação de jogadores.
E é o Homem certo, porque conseguiu sem grandes dramas ou casos, disciplinar um plantel..que se encontrava á deriva.

Perspectivo assim um grande Futuro para este profissional de Futebol!

1 comentário:

Johnny Lino disse...

Boas!!! fizes-te uma descrição bastante completa daquilo que é o Paulo Bento. Mas eu penso que vamos ter que esperar mais uns meses para saber se a aposta é para continuar, ou se terá sido uma aposta de recurso, para depois substituir.... depois temos tambem a opinião dos sócios, pois acho que alguns devem estar a rezar na pele, pela dispensa do Wender, e pela não inclusão dos brasileiros.... Mas para mim é sem duvida um grande treinador, com um excelente futuro.