08 fevereiro 2006

Lendas- Van Basten

Basten, Marco Van Basten!
Será que há palavras para descrever o talento deste prodigioso avançado? Um dos melhores pontas de lança de sempre!

Van Basten, começou a sua carreira profissional aos 17 anos no Ajax, depois de ter sido encontrado numa das muitas e famosas prospecções do colosso Holandês.
No Ajax, venceu 3 campeonatos, e começou a atrair a atenção dos maiores clubes Europeus. Assim, não foi de estranhar a aposta dos Rossoneri (AC Milão) neste talento holandês, pois o clube tinham iniciado um projecto de revitalização em termos Europeus. A transferência oficializou-se em 1987.
Van Basten, juntamente com mais 2 holandeses famosos- Rijkaard e Gullit, e sobre a orientação do “maestro” Arrigo Sacchi, começaram o chamado “World Domination”, ou seja o Milão deu início a uma fase de total domínio do Futebol Europeu e Mundial, fase essa recordada ainda como uma das fases de Ouro do Futebol Internacional.
Mas Van Basten não brilhava apenas em termos clubísticos. Em 1988 apresentou um Futebol de classe inigualável e um killer instinct notável. Um hattrick contra a Inglaterra, o golo da vitória na semi-final contra a Alemanha, e um dos melhores golos da história do Futebol Mundial, num volley fabuloso e de primeira, praticamente sem ângulo batendo talvez o melhor guarda-redes Mundial da época Rinat Dassaev. Para abrilhantar ainda mais o momento, este golo foi apontado na final do Euro, e Van Basten e a Holanda sagravam-se Campeões Europeus. O Reinado de Rinus Michel ficava assim eternizado nas páginas de Ouro do Futebol Mundial.
Esta vitória no campeonato Europeu, funcionou como tónico, para a maré de conquistas que vieram a seguir por parte do Milão e da sua armada Holandesa.
Assim, Marco Van Basten e o clube milanês venceram 2 Taças dos Campeões Europeus seguidas (1988 e 89), que se seguiram a uma Taça das Taças ganha no ano de estreia de Van Basten pelo Milão (ainda em 1987).

Após estes anos de êxito, começou o calvário das lesões na vida de Van Basten. Com as lesões veio também o azar. Todos devem estar recordados do penalty falhado pelo avançado Holandês na meia final do Euro-92.
Em 1993, na final da Taça dos Campeões Europeus, o seu tornozelo cedeu definitivamente, e Van Basten sem completar sequer 30 anos, teve de abandonar a carreira.
Perdeu-se um dos melhores pontas de lança do Mundo, avançado esse que deixa ainda muitas saudades nos Adeptos “Orange”.

Curiosidades:
- Van Basten marcou 2 dos golos que deram a taça dos Campeões Europeus ao Milão em 89
-Melhor jogador da Europa em 1988,89 e 1992. Melhor Jogador do Mundo em 1992. Bota de Ouro Europeu em 1986, com 37 golos em 26 jogos pelo Ajax!
-Em 1991 foi causa indirecta para Arrigo Sacchi sair do Milão, pois Berlusconi queria ver 2 pontas de lança no Milão e Sacchi achava Van Basten suficiente.
-Em Julho de 2004 é apontado Seleccionador Holandês, conseguindo o Apuramento para o Mundial da Alemanha em 2006

Dados e Estatísticas:

Local de Nascimento: Utrecht, Holanda
Data de Nascimento: 31 de Outubro de 1964
Internacionalizações: 58 / Golos pela selecção: 24
Clubes: Ajax e AC Milão
Número de jogos realizados: 280 / Golos: 218
Troféus: Taça das Taças em 1987, Série A em 1988,1992,1993. Campeão Europeu de selecções em 1988. Campeão Europeu de clubes em 1989 e 1990. Campeão Holandês em: 1982,1983,1985.


Notas de uma Lenda:

Sucesso: 9.0
Qualidade técnica: 8.5
Trabalho de equipa: 8.5
Paixão: 9.0
Personalidade: 8.0

Total: 43.0

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá

Observamos seu blog por algum tempo e gostamos muito do conteúdo postado aqui no “Mundo do Futebol“. Por isso escolhemos você pra fazer parte do NK6, um manifesto pelo futebol bonito. Cadastre-se e aguarde nosso contato. Enquanto isso assista em primeira mão o novo vídeo da Nike para a Copa do Mundo.

O cadastro exclusivo está no link www.nk6.com.br
O vídeo está no link www.nk6.com.br/joga.

Anónimo disse...

Obrigado pelo seu blog, pude fazer um trabalho imporatnte sobre este magnífico jogador!