02 fevereiro 2006

A simbologia dos números no Futebol!

À primeira vista Futebol e números pouco terão em comum.
No entanto, se observarmos o Futebol aprofundadamente, rapidamente percebemos que os números são muito importantes no Futebol, quer pelo factor económico, quer pela forma como “julgam” o trabalho desenvolvido, quer pela crença nos mesmos.


Hoje em dia, o Futebol é um negócio.
Mais do que um mero desporto, mais de que uma paixão, o Futebol é um negócio no qual giram milhões e milhões de contos.
Fazem-se transferências que ascendem a números impressionantes, assinam-se contratos publicitários milionários, “Novos Ricos” gastam fortunas no Futebol, etc….
O Dinheiro corrompe árbitros, corrompe dirigentes…
AS SAD´s procuram o lucro, os clubes entram na bolsa.

Factor comum? Os números! O Futebol é um negócio, e como tal.. faz girar números altíssimos.

Mas não é só no factor económico que encontramos a simbologia dos números no Futebol.
Hoje em dia as equipas e os seus respectivos treinadores, são avaliados meramente pelos resultados.
Não interessa ao adepto comum, se o clube joga bom Futebol, se está numa maré de azar. O que lhe interessa são os resultados, e aqui a frieza dos números toma um papel de destaque na realidade do Futebol.

Não interessa se o treinador põe a equipa a praticar bom Futebol, não interessa se o treinador é especialista de mercado, ou da vertente Treino. O que interessa, é que ele consiga vencer os jogos e conquistar os pontos necessários para ser o 1º.

Percebemos mais uma vez que a frieza e simbologia dos números está interligada ao Futebol. O número de pontos conquistados e o número que a “nossa” equipa ocupa na tabela classificativa, constitui a escala que nos faz considerar um treinador competente ou incompetente.
Numa vertente um pouco mais técnica, podemos também falar em números quando falamos em sistemas tácticos e avaliamos a forma como o treinador faz evoluir a equipa em campo.
O 4-4-2, o 4-3-3, o 3-4-3 (q tanta polémica tem gerado em Portugal), o 3-5-2, são alvos de análises, de elogios e de críticas por parte dos adeptos. A simbologia dos números até na vertente mais “técnica” do jogo, adquire uma importância extrema.

E em relação aos jogadores?
O jogador X jogou bem porque acertou x passes, conseguiu passar pelo adversário y vezes, ou porque marcou z golos. A avaliação aos jogadores é feita quase sempre recorrendo, de forma, inconsciente aos números.

Por fim, temos os números como forma de crença e simbologia no seu estado mais puro.
O número na camisola dos jogadores, é um factor importante de Marketing e um factor de distinção entre os mesmos.
No entanto, para além do factor Marketing, os números são alvos de crenças por parte dos atletas.
Alguém está lembrado da “malapata” do número 7 do Sporting?

Por outro lado, alguns números ficaram famosos na História: O 10 de Maradona, o 14 de Cruyff, o 13 de Eusébio.
Chega a ser curioso a forma como ligamos certos números a jogadores que deixaram a sua marca na História do Futebol Mundial.

Por fim, os números estão ligados a posições ocupadas no terreno. É normal ligarmos o número 10 ao criativo, o 9 ao goleador, o 6 ao trinco ou o 2 ao lateral direito.
Os números ganharam uma dimensão tão grande, que na Holanda os esquemas tácticos e posições são identificadas por números, como por exemplo a posição 2, a 4 ou a 8.


Assim, e de forma sucinta percebemos que o Futebol, no fundo, e de forma indirecta gira em torno dos números
A simbologia dos números no Futebol é uma realidade.

Sem comentários: