14 julho 2006

Campeonato da Europa de Sub19



Off we go!!
O Futebol não pára e após sermos brindados por um surpreendente campeonato da Europa de sub17 e por um enfadonho Mundial de Futebol na Alemanha, a emoção e espectáculo que é o Futebol vão continuar na Polónia para mais um Campeonato da Europa de Sub 19, onde a selecção Portuguesa estará representada.


História

O Campeonato da Europa de sub19 veio substituir o torneio sub 18 de juniores (este sob a alçada da FIFA).
Nos seus primeiros 32 anos de existência o Torneio foi jogado sobre diferentes formatos, salientando-se na altura as 8 vitórias inglesas, as 4 soviéticas e as 3 bulgaras.

Em 1980, o torneio ganhou a Designação de Campeonato da Europa UEFA sub18, ganhando ,hoje em dia, os contornos de sub19.
14 selecções conseguiram vencer o troféu, demonstrando a forma competitiva e equilibrada como se disputa esta competição, no entanto, Portugal e Espanha têm sido as mais regulares, vencendo 5 (3 Espanha e 2 Portugal) desde 1988.

Estrelas que brilham

Vários têm sido os jogadores que aproveitaram este grande evento, para se dar a conhecer ao Mundo do Futebol, aguçando o apetite de grande parte dos colossos Europeus.
A selecção Francesa de 1996 lançou jogadores como Gallas, Henry e Trezeguet (os 2 últimos estariam envolvidos 2 anos mais tarde na conquista do Campeonato do Mundo).
Mas outros nomes surgiram, Buffon, Totti, Pirlo, Robbie Keane, Hildebrand..entre outros.

Prognósticos

A competição começa dia 17, no entanto, a França , ainda detentora do troféu, não o puderá defender pois não conseguiu a qualificação.
Como candidatos principais (se é que podemos definir candidatos nesta competição) temos os crónicos Espanha e Portugal (jogarão no mesmo grupo), e a a forte Republica Checa.

Grupos

Grupo A

Áustria
Bélgica
Rep. Checa
Polónia

Grupo B

Espanha
Portugal
Escócia
Turquia



Portugal

Portugal tem legítimas condições para almejar a conquista do título.
Apesar do grupo onde está inserida, ser bastante complicado, Portugal conta com a experiencia internacional de vários dos seus jogadores, e também com uma "pitada" de virtuosismo e fantasia, que marcam o estilo do Futebol Nacional.


Eis os convocados

Gr: Ricardo Janota e Igor Araújo
Defesas: João Pedro, Steven, André Marques,Pedro Correia, Antunes, Paulo Renato e Mano.
Médios: Nuno Coelho, Zezinando, Bruno Gama, Pereirinha, Feliciano Condesso
Avançados: Hélder Barbosa, David Caiado, Diogo Tavares e Paulo Ferreira.
O treinador é Carlos Dinis


Portugal opta por apresentar um 4-3-3, com 2 extremos bastante virtuosos, rápidos e a procurar o 1 contra 1, cabendo a Nuno Coelho ser o 1º apoio aos defesas e a Zezinando as transições ofensivas. Antunes puderá aparecer como médio centro, apesar de ser originalmente um defesa esquerdo.


A estreia da selecção das quinas, está marcada para dia 18 ás 17 horas frente á Escócia.

1 comentário:

hoeman disse...

Nos ha tocado jugar en el mismo grupo, uno muy difícil.

¿Quién es vuestro mejor jugador? ¿Bruno Gama?

Un saludo!