05 julho 2006

São o nosso orgulho!

Acabou-se o Sonho!
Nas meia final do campeonato do mundo, a França foi mais forte e eliminou a nossa digna selecção.
Como ainda nos falta mais uma “batalha” no sábado, vou deixar o balanço para o fim.


O jogo Portugal versus França fica marcado por uma intensa batalha táctica e por um duelo extremamente equilibrado.
Na 1ª parte, Portugal teve um claro sinal mais, jogando com velocidade, a toda a largura, com transições rápidas e com um Super Cristiano Ronaldo, inspiradíssimo.
Acabamos os primeiros 45 minutos, em desvantagem fruto do único erro defensivo que cometemos durante praticamente o jogo todo, e cometido por um jogador que para mim merecia estar nos 2 ou 3 melhores centrais deste Mundial.
A França liderava, a experiência fazia claramente a diferença.

Na 2ª parte, quando esperavamos uma forte reacção Portuguesa, eis que a condição física, ansiedade e nervosismo atraiçoaram Portugal, e o marasmo de ideias começou a impor-se.
A França, mais uma vez através da grande experiência, soube fechar-se, encurtar as linhas e foi controlando as movimentações ofensivas de Portugal, procurando os contra-ataques. Ronaldo foi fortemente policiado, e Portugal perdeu a fantasia.

A França está na final, com mérito, e como um claro prémio a uma geração de jogadores que ficará para sempre na história do Futebol Francês, depois de também eles terem contribuído para um Mundial e um Europeu conquistados no passado recente.

Notas Tácticas


Portugal sem surpresa apareceu no seu esquema habitual, com os regressos de Costinha e Deco.
Na 1ª parte Portugal mostrou uma grande organização e entre-ajuda, fazendo transições rápidas, movimentações em profundidade, alternando o jogo curto com o jogo directa, mas nunca tendo uma “referência” na frente.
Na 2ª, fomos uma equipa incapaz e com poucas soluções para contrariar a tranquilidade e experiência Francesa.

Destaques positivos

Cristiano Ronaldo fez um jogo fabuloso. Uma primeira parte de nível galáctico, contrastando com uma 2ª parte bem mais complicada, fruto de uma forte marcação de 1 e 2 homens. Rápido, inteligente, com sentido colectivo e muito forte no 1 para 1, Cristiano Ronaldo, terá selado o prémio de melhor jogador jovem do Mundial.

Meira esteve impecável.

Nuno Valente apareceu bem mais regular e poucas hipóteses deu a Ribery de se soltar.

Destaques negativos

Pauleta. Foi uma verdadeira nulidade, continuando a série de maus jogos que fez neste Mundial. Foi menos um jogador em campo, e pode ter terminado a sua “carreira” na selecção, sem convencer numa grande competição.

Deco apareceu muito mal fisicamente e fez uma 2ª parte bastante sofrível, mostrando-se precipitado e incapaz.

Scolari. Não gosto de ser injusto, e estou bastante agradecido ao seleccionador por mais uma grande prestação numa competição internacional, mas demorou a perceber as dificuldades ofensivas da equipa e esteve mal nas substituições.

Substituições

Não pretendo de algum modo comprometer a boa prestação da selecção e do seleccionador, no entanto, penso ser legítimo dizer que hoje ficou provado a falta de alguma capacidade de visão táctica do seleccionador.

Se a substituição de Miguel entende-se, a entrada de Simão por Pauleta não se compreende.
Referi na ultima análise que tinha percebido a intenção da mesma substituição no jogo anterior com a Inglaterra, mas a perder..com a necessidade de marcar, e com o passar do tempo sem mexer minimamente na equipa apesar da incapacidade demonstrada…Scolari abdica do ponta de lança (que se compreende pq estava a ser uma nulidade), mas decide passar Ronaldo para o meio, optando por deixar Postiga e Nuno Gomes no banco. Exigia-se, a uma selecção que a 25 minutos do fim estava em desvantagem, a aposta num ponta de lança ou até em 2s.

E depois, a contradição aparece na 3ª substituição.
Scolari opera uma alteração estratégica, para 5 minutos depois colocar o tal ponta de lança que se exigia.
Foi sensato retirar Costinha, mas esta substituição surge demasiado tarde e de forma algo precipitada, pois 5 minutos antes Scolari tinha-se decidido por uma abordagem estratégica diferente.

Enfim, esta foi a talvez a única má exibição do seleccionador, durante o Mundial, em termos de substituições.


Conclusão

A selecção caiu de pé, fez uma excelente primeira parte, mas mostrou um enorme desgaste na 2ª , assim como o seleccionador não esteve bem na leitura do jogo a partir do banco.
A França está na final do Campeonato do Mundo, porque demonstrou possuir uma óptima selecção, que ocupa fabulosamente bem os espaços, que demonstra uma lucidez e experiência ímpares, e que demonstra um leque variado de movimentações estudadas bastante curiosas e inteligentes.


A todos os jogadores, á equipa técnica e a todos os adeptos que acreditaram…os meus Parabéns!
Fomos grandes e caímos de pé!!



HERROIISS DO MAR..NOBRE POVO
NAÇÃO VALENTE E IMORTAL!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

muitos parabéns aos nossos jogadores que contra tudo e contra todos (toda a gente sabe quem esteve contra esta selecção...) mostrou que eram um excelente grupo de jogadores.
No jogo de hoje um erro do ricardo carvalho deitou tudo a perder, apesar disso penso que a frança é uma equipa mais completa que portugal.

O maior problema da nossa selecção(já de há uns anos para cá) é a falta de pontas de lança. O Pauleta nem se deu por ele este mundial. O postiga roçou também a nulidade...no jogo de hoje deu-se ao displante de falhar uma recepção de bola e fingir descaradamente um penaltie(este menino está a ser uma desilusão como jogador).
E para o futuro, quem temos? Hugo Almeida...parece-me pouco e ainda não se afirmou minimamente...estou preocupado.
Se olharmos para a frança vemos: Henry, saha, Trezeguet... qualquer um deles era titular indiscutível na nossa selecção.

Nos extremos nos ultimos anos temos estado sempre bem servidos e vamos continuar por mais alguns anos... quanto ao nro 10, a saída do Rui Costa ainda não foi devidamente colmatada, apesar da qualidade inegável do brasileiro Deco.

Já na defesa e meio campo defensivo penso que em pouco ficamos a dever às restantes selecções... Maniche foi um dos homens do mundial. Miguel, Ricardo Carvalho, Jorge andrade e Meira dão jeito a qualquer equipa do mundo. Costinha e Petit apesar de não serem um Makelele têm muita qualidade. Já Nuno Valente parece estar longe dos melhores dias e em fase decrescente na carreira...penso que caneira apesar de adaptado será melhor solução de futuro. Mas temos de encontrar alguém que não seja adaptado...será miguelito?! não sei...
Penso também que está na altura de renovarmos um pouco a selecção. Figo, Nuno Gomes, Nuno Valente são jogadores que provavelmente deveriam deixar estas lides abrindo caminho à afirmação de jogadores mais jovens.

Nelson Oliveira disse...

Boa análise!

Bom, só não concordo com o Rui Costa. Penso que hoje estamos melhor servidos com o Deco, do que estavamos com o Rui Costa. Pké? Simples, porque hoje em dia o papel de numero 10 sofreu mutações..e já são poucas as selecções ou equipas que podem jogar com um 10 que so ataca e pouco defende.
O Deco é um falso 10, com boa visão, excelentes pormenores técnicos, mas que se sabe atacar..também sabe ser o 1o a defender e até o 1o a pressionar.
Todavia, neste jogo esteve mal pois esteve mt mal fisicamente, tal como o seu colega de equipa Ronaldinho, factura a pagar..de uma epoca fantastica dos 2s.

Em relação a tudo o resto, plenamente de acordo..e também pactuo que será esta a altura para alguns dos nossos "valentes" jogadores dizerem adeus, para preparar-mos com tranquilidade o proximo Mundial..daqui a 4 anos.
Contado, com um ponto extremamente positivo: Temos já uma base sólida para atacar essas competições.

Costinha, Figo e Pauleta..os capitães deverão abdicar. Tal como o Nuno Valente.
Já o Nuno Gomes, preocupa-me ..pois ainda é uma das poucas soluções credíveis para esta selecção.

Os problemas estão na lateral esquerda, na posição de trinco e no ataque. Em tudo o resto estamos mt bem servidos.

Johnny Lino disse...

Boas Nelson... Permite-me discordar numa situação. Não penso que o jogo de Portugal tenha sido assim tão rápido no 1º tempo. Acho que Portugal imprimiu pouca velocidade em todo o jogo, pois qd jogava mais rápido, principalmente por CR, notava-se uma certa preocupação dos franceses. Portugal caiu na armadilha francesa, que passou claramente por uma quebra de ritmo de jogo. Penso que a França jogou de forma constante durante os 90 minutos, aproveitando alguma ansiedade e cansaço já existente nos jogadores portugueses. Na segunda parte então conseguiu atingir na plenitude esse objectivo, e Portugal não teve argumentos para os contrariar.

Nós não soubemos aproveitar os bons marcadores de livres que tinhamos em campo assim como os excelentes rematadores de meia distancia. Nas únicas vezes que se aproveitaram esses lances, um por Maniche ainda no 1º tempo, outro por Cristiano Ronaldo no 2º, os franceses tremeram, e ainda vimos Barthez quase oferecer o golo... Esta foi uma pecha tambem do jogo com a Inglaterra.

As substituições também não as compreendo. E também não compreendo a não utilização do Nuno Gomes quando ele vale por Pauluta e Postiga juntos (No actual momento dos dois jogadores). Este será talvez o único ponto negativo do Scolari neste jogo.

Marco Aurélio disse...

Nelson

Ao contrário do que aconteceu aqui no "b"rasil , a seleção de Portugal perdeu o Jogo, mas não o respeito da torcida. O Ricardo indo para a área francesa no final foi um lance maravilhoso, o que só confirma a gana do time Português. Pena que vários gols foram perdidos, sobretudo aquele de cabeça que o Figo poderia ter feito! Foi questão de má sorte. O time é realmente Bom! Tenho certeza de que em 2010 as coisas serão diferentes, principalmente o respeito que as demais seleções terão pela seleção Portuguesa. Saudações do outro lado do Atlântico.

Um abraço

Marco Aurélio

Anónimo disse...

olá nelson,
quanto à posição de trinco não penso termos assim tantos problemas de futuro. Repara só neste leque de jovens jogadores cheios de futuro: Manuel Fernandes, Custódio, Raul Meireles. São três excelentes trincos de futuro e poderão sempre aparecer mais um ou dois (bruno amaro, por exemplo). Para além deles temos o Petit já com mais experiência.

Para mim e como tinha referido os problemas são a lateral esquerda e o avançado(principalmente o avançado).

Quanto à Diferença deco/Rui Costa, continuo a achar que o Rui Costa foi superior ao Deco. É óbvio que neste momento o Deco é melhor jogador por ter menos 6 ou 7 anos. O Rui Costa nos seus 27/28 anos era um jogador ao nível do Zidane, e defendia tanto quanto este defende (não é assim tão pouco) e não foi por isso que a França não foi campeão da europa e campeã do mundo em selecções para além dos restantes titulos de clubes do Zidane.
Concordo contigo quando dizes que o deco defende mais, mas também o Rui Costa criava mais. O Deco é um jogador muito bom tacticamente e excelente no trabalho de equipa, quando pode é dos primeiros a defender, sem dúvida.
Mas o Rui Costa fazia a diferença em termos ofensivos como o Deco não faz (apesar de ser excelente técnicamente, como já disse).