20 abril 2006

A geração de Ouro!




Hoje falarei em mais alguns nomes, que com uma pontinha de sorte e todo o talento que já possuem vão encantar as “aficcions” de todo o mundo.
No entanto, falarei de jogadores com características invulgares. Jogadores muito jovens, que com 10,12,13 anos vão encantando já treinadores, dirigentes e observadores.
Não os vi a todos jogar, mas tentei recolher essas informações no ciberespaço.


Aqui ficam os nomes:



Nome: Cristian Ponde
Nacionalidade: Romena
Idade: 10 anos
Clube: Olhanense / Sporting

Falar de Cristian, não causará surpresa a muitos de vocês.
A sua transferência foi muito “mediatizada” e miúdo e pais foram muito assediados pela imprensa.
Cristian é um “menino” de apenas 10 anos que vem mostrando potencialidades enormes em Olhão. A sua qualidade não passou despercebida a ninguém, e Benfica, Belenenses, Chelsea, mostraram interesse, no entanto, o amor de Cristian ao Sporting e o facto de puder permanecer em Portugal “perto” da família, fez com que o jovem prodígio optasse pelo clube de Alvalade.
Assim o Sporting pagará 2500 euros pelo seu passe, mais 1 jogo de exibição em Olhão, e Cristian no fim da época será integrado na Academia de Alcochete começando aí sim, a sua caminhada para o estrelato.
Com 1,45m de altura, chamou á atenção pois apontou 27 golos em 11 jogos do campeonato distrital do Algarve (diz-se que bastaram 10 minutos para convencer os observadores do Sporting).
Como principais características destaca-se a colocação em campo, a capacidade física invulgar para alguém da sua idade, a qualidade de passe e a liderança no centro do meio campo.
Vale a pena estar de olho nele.


Nome: Diego Assis
Nacionalidade: Suíço / Brasileiro
Idade: 11
Clube: Grémio

Diego, nome em homenagem a Maradona, é sobrinho do melhor jogador do Mundo, Ronaldinho Gaúcho, e filho do também nosso conhecido Roberto Assis.
Nasceu na Suiça, país onde, na altura, o pai actuava como futebolista.
Aos 6 anos, Diego estava brincando com uma bola em Guadalaraja-México (país onde o Pai estava a jogar), quando de repente entra um Homem em campo e diz ao pequeno jogador para o levar até ao pai dele. Era um empresário do Pumas (México) que ficou encantado com o menino, acabando até por dizer á mãe do jovem, que estava ali um fenómeno. Começava aqui a jovem carreira do miúdo.
Hoje em dia fala-se muito da possibilidade de Diego integrar os escalões jovens do Barcelona, pois o clube catalão tem demonstrado muito interesse, no entanto esse “passo” ainda não foi dado.
Actua actualmente no Grémio (clube de formação de Ronaldinho), e o pai Roberto Assis descreve Diego, com um jogador diferente de Ronaldinho. Refere que Diego joga de cabeça levantada, distribuindo o jogo como ninguém, assemelhando-se um pouco a Zidane.
Por outro lado, Ronaldinho diz que o seu sobrinho será ainda melhor do que ele, portanto temos “craque”!


Nome: Neymar
Nacionalidade: Brasileiro
Idade: 13
Clube: Santos

Neymar, o novo “ Robinho”.
Tal como a maioria dos craques brasileiros, foi descoberto por um “caça talentos”, numa equipinha de futsal.
No Santos ganhou o seu espaço, e o clube sabendo da qualidade deste jovem, vai proporcionando algum dinheiro para custear os gastos do dia a dia do jovem, seus estudos, e colocou-o até num dos colégios mais caros da cidade. Nem a sua alimentação é deixada ao acaso, pois é controlada para que o seu crescimento não seja afectado minimamente.
A fé do Santos neste talento é cega, ao ponto de chegar a criar a categoria de sub 12, só para que Neymar possa continuar a sua formação como atleta.
Com 1,53 de altura e 38 kilos, Neymar faz da técnica apurada e veloz e do killer instinct as suas principais armas. Não é tão veloz como Robinho (este é super sónico), no entanto é raro falhar um golo cara a cara com o guarda-redes, é muito bom tecnicamente, demonstra boa qualidade no jogo aéreo e é generoso no trabalho de equipa.
Real Madrid e Barcelona forçam a vinda de Neymar para a Europa, mas o Santos pretende assinar um contrato com o miúdo até aos 25 anos, com uma cláusula de 10 milhões de contos.
E se Neymar até já esteve em Madrid a ver um jogo dos “galácticos” é certo que Barcelona, Milão (por intermédio de Leonardo), e muitos outros clubes estão de “olho”.

Nome: Guilherminho
Nacionalidade: Brasileiro
Idade: 13
Clube: Santos

“Romarinho”, como é conhecido, começou a jogar futebol aos 3 anos e é em 2003 que decide ingressar na recém aberta escola “Meninos da Vila” (pertença do Santos) em Santo André, cidade onde residia.
Era assim que ,precocemente, se realizava o sonho de Guilherminho em representar o Santos.
O jovem é um atacante com uma fantástica qualidade de remate e de de 1 para 1.
Deu-se a conhecer num jogo de futebol de praia ?! entre a selecção paulista e a selecção carioca, sendo nessa altura que chamou a atenção de muito gente ligada ao Futebol, incluindo o seu ídolo Romario.
Guilherminho ou “Romarinho” (devido ás similaridades com o astro brasileiro em termos físicos e técnicos) agradeceu os elogios de Romário ás suas qualidades, mas fez questão de afirmar que Robinho continuava a ser o seu ídolo.
Hoje em dia, juntamente com Neymar formam a grande esperança do Santos em criar mais 2 craques, ao nível de Robinho ou até Pélé. Será possível?



Estes serão nomes que daqui a 8, 10 anos serão "magos" do Futebol Internacional.
Wait and see...

Até para a semana!

1 comentário:

Anónimo disse...

ora aqui está um assunto do meu interesse,os dois primeiros miudos podiam jogar na minha equipa (infantis) de certeza que seríamos campeões e mais importante que isso eles "puxariam" pelos os outros jogadores.
Apesar da sua inquestionável qualidade ha um grande caminho a percorrer e todos sabemos que muitos foram grandes promessas...