07 abril 2006

O Mundo desespera por eles! (semana 3)




As estrelas vão nascendo a cada dia que passa…
Num pelado, relvado ou até já num grande palco, jovens talentos “perfumam” o campo e dão cor aos seus sonhos.
Cada vez mais, os grandes clubes montam autênticas redes mundiais de prospecção de talento, pois esta busca pode significar uma futura estrela nas fileiras do clube.

Como já vem sendo hábito, hoje falo-vos de mais alguns nomes:


Nome: Ismail Aissati
Nacionalidade: Marroquina
Idade: 18
Clube: PSV

Aissati nasceu em Utrecht na Holanda, no entanto, os seus pais são de origem marroquina, e embora tenha sido convidado para vestir a camisola laranja, este decidiu manter-se fiel ás suas raízes, actuando actualmente por Marrocos.
Esta marroquino destaca-se claramente dos restantes companheiros, pois denota uma maturidade e visão, pouco vulgares para alguém de tão tenra idade.
Actua como médio criativo, aliando qualidade técnica, a esforço e trabalho.
Toda esta mistura de características e toda esta qualidade patenteada por este jovem jogador, levaram a que o mesmo se “sagrasse” o mais jovem jogador Marroquino a actuar na Champions League.
Ainda não é uma presença assídua na equipa titular do PSV, no entanto, trata-se apenas da gestão de um jovem talento, que um dia irá dar ,certamente, que falar.


Nome: Oleksandr Aliiev
Nacionalidade: Ucraniana
Idade: 21
Clube: Dínamo Kiev

Alieev chamou a minha atenção e a atenção do mundo futebolístico, no Mundial de sub 20, onde conjugou prestações de grande nível a vários golos. É mais 1 produto da “cantera” de Kiev.
No Mundial sub 20, foi a referência ofensiva da equipa, actuando como 2º avançado, no entanto em Kiev, é utilizado também como extremo.
A sua personalidade e combatividade são o exemplo máximo da sua forma de actuar em campo, mas uma característica o fez “sobressair” dos restantes, característica essa que já lhe valeu comparações com D. Beckham : os livres. Este jovem ucraniano tem a capacidade de bater em força e colocado, e de qualquer zona do terreno. O grau de eficácia é tremendo para um jogador tão jovem.
Em tempos, falou-se na possibilidade do SL Benfica o contratar, mas para já parecem ter sido apenas rumores.


Nome: Ben Arfa
Nacionalidade: Francesa
Idade: 19
Clube:Lyon
Feitos Assinaláveis: Campeão Europeu sub 17 e melhor marcador do mesmo evento.

Ben Arfa é um produto de uma profícua cantera, a escola de ClaireFontaine.
O francês depois de um interessante trajecto pelas várias camadas do seu clube e da selecção francesa, explodiu pela França Sub 17, sagrando-se campeão Europeu e melhor marcador do evento.
Embora frequentemente comparado a Zidane, Ben Arfa é, no entanto, um jogador bem diferente do craque do Real Madrid.
É extremamente veloz, “eléctrico”, muito forte no um contra um, onde utiliza a magia dos seus pés, mas falta-lhe alguma da elegância de Zizou. Aliada a essa velocidade e qualidade técnica, denota também ele, muita visão de jogo e um bom sentido colectivo…não sendo no entanto, um “trabalhador” por natureza.
Em termos posicionais, actua preferencialmente pela esquerda, mas pode actuar também como criativo ou até como avançado.
Ainda não é titular indiscutível do Lyon, mas já vai actuando pelo fortíssimo conjunto gaulês.

Nome: Giovanni dos Santos
Nacionalidade: Mexicana
Idade: 17
Clube: FC Barcelona
Feitos Assinaláveis: Campeão do Mundo de sub 17

Giovanni é o nome de quem se fala.
Depois da explosão de Messi no plantel principal catalão, surge agora a esperança de um segundo prodígio aparecer…Giovanni.
Este jovem prodígio, mistura a “ginga” brasileira, que lhes está nos genes (o seu pai é um ex jogador brasileiro), e a garra mexicana.
Em Maio do ano passado encantou o Mundo inteiro com prestações de enorme qualidade, no Mundial do Peru onde se veio a sagrar campeão do Mundo. Muitos esperavam que Giovanni fosse considerado ,pela organização, o melhor jogador do evento, no entanto, acabou em 2º atrás do prodigioso Anderson (Brasil e FC Porto).
O mexicano actua como número 10, posição onde exibe toda a sua qualidade ofensiva, recursos técnicos e qualidade de remate.
Em Espanha, comparam-no a Ronaldinho, pois actuam no mesmo clube e têm algumas semelhanças físicas, no entanto, são jogadores um pouco diferentes.
Actualmente actua no Barcelona B, esperando ser a próxima aposta de Rijkaard no plantel sénior. A forma como apareceu na equipa catalã de sub 17 criou uma grande expectativa sobre este miúdo, e daí se explica a sua passagem pouco tempo depois para a equipa B, onde denota cada vez mais…uma potencia física assinalável, o que lhe permite arranques imparáveis.
Atenção a este miúdo, pois vale ouro!!
Eis o seu posicionamento táctico destas jovens promessas:

5 comentários:

Anónimo disse...

Vi o Dos Santos jogar neste ultimo mundial no Peru e é sem dúvida um jogador com mt potencial. E tem a vantagem de no barcelona poder aprender com outros grandes jogadores.
Nelson, deixo-te aki uma sugestão de 2 jogadores para escreveres um perfil. Vi os dois no ultimo mundial de sub 20 na holanda em 2005. Foi o mundial onde o Messi explodiu e foi o melhor marcador.
Os dois jogadores são o quoncy owusu-abeyie e o MAduro, ambos da Holanda.
Neste mundial tive a oportunidade de ver tb o Freddy Adu. K achas dele??

Nelson Oliveira disse...

Olá Ricardo.

Falaste em 3 nomes que conheço bem, pois também tive a possibilidade de os observar..no campeonato do Mundo.

O Abeye está ja no Arsenal e é um jogador com uma potencialidade tremenda. Penso até que para o ano o temos a jogar muitas vezes pelo Arsenal.

O Maduro...também tem qualidade, e o Van Basten já lhe anda a piscar o olho.
Preciso de ganhar alguma "estaleca" e estará no ponto.

Em relação ao Adu, penso que tem tudo para ser um excelente jogador, actuando talvez como 2º avançado.
No entanto, penso que o trabalho físico com ele já está realizado (os estados unidos são peritos nessa matéria), portanto penso já ser tempo de ele vir para a Europa para jogar numa Liga mais competitiva...onde certamente encontrará mais dificuldades, mas também conseguirá progredir mais rapidamente.

Fica prometido para breve...um perfil sobre eles

Anónimo disse...

o ABEYIE o ano passado já se estreou no arsenal e jogou na Liga dos Campeoes. Qd o vi pela 1ª vez comparei-o ao simão. As caracteristicas são mt semelhantes.Para mim foi o 2º melhor atras do Messi nesse Mundial. O maduro sabe mt e vai ter sucesso. qt a mim o Adu ainda é uma incognita. A unica coisa que vi dele foram 2 jogos nesse mundial e alguns "Highlights" que mostram alguns momentos e o jogo das estrelas no CAmp Nou. Dá para ver que é forte e mt rápido. Colado há linha não me parece que tenha sucesso. Vamos ver,ainda é mt novo, apesar de já se ouvir falar dele há uns anos, mas se vier tarde para a Europa depressa não vai conseguir vingar

Nelson Oliveira disse...

Concordo!
O Abeye tem caracteristicas semelhantes ao Simão, embora pareça mais rápido.
Para o ano vai jogar várias vezes.

O Maduro..é uma questão de 1,2 anos até ter a estaleca suficiente para dominar o processo defensivo.

Em relação ao Adu:

Pa é um puto que vi jogar com 14 anos...extremamente veloz, velocíssimo.
No entanto, ainda denotava algum défice técnico, que veio a melhorar com o tempo.

Hoje em dia tem muita tecnica, muita velocidade e ganhou bastante massa muscular, no entanto a altura ainda é um problema.

Nos Estados Unidos é um grande grande craque, faz o que quer nos jogos...embora jogue mt pouco para o colectivo.
No entanto, num país mais competitivo não terá uma afirmação rápida e fácil...

De qualquer forma o talento está lá...vamos ver como é a adaptacao ao futebol mais táctico e duro.

pumba no piu piu disse...

Muito interessante o teu post e o teu blog. Parabéns!