15 fevereiro 2008

"Temos grandes jogadores mas não temos uma grande equipa"

Esta frase pertence a Luis Filipe Scolari. Dissecando a frase chega-se a conclusões graves e preocupantes.

Das palavras do seleccionador percebe-se que o mesmo considera que Portugal tem bons executantes mas não tem um bom colectivo. Agora pergunto eu: a quem compete criar um bom colectivo? Quem é o responsável por pegar nas individualidades e po-las a funcionar como um grupo, faze-las pensar em termos colectivos, etc?
Scolari, inconscientemente, acaba por admitir a sua fraca capacidade como treinador. Acaba por admitir que esteve durante muito tempo no lugar certo á hora certa.

Preparação fantasma
O actual seleccionador nacional chegou á selecção em 2002. De 2002 ao Euro 2004 apostou num lote de jogadores e na consequente criação de rotinas entre esses mesmos jogadores que no Euro se veio a revelar um fiasco.
Após o jogo inaugural contra a Grécia (perdemos) Scolari decidiu abdicar de todo o trabalho que havia realizado durante 2 anos de preparação sucumbindo á pressão do povo. Passou a utilizar a espinha dorsal do FC Porto (Vencedor da UEFA e Champions), abdicou de algumas figuras históricas.
Logo aqui Scolari mostrou pouca confiança no trabalho de preparação ou por outro lado esperou a primeira oportunidade para encostar algumas “vacas sagradas” que até então não teve a coragem de encostar (excepção – Vitor Baía).

Euro2004 – mini sucesso
Após as alterações, a selecção denotou qualidade. Bons executantes aliados a uma mecanização elevado dos processos colectivos. Chegamos á final e sucumbimos novamente perante a Grécia.
Todo um povo vibrou com a selecção, apelidaram o seleccionador e os jogadores de heróis. Eu próprio fiquei satisfeito com a prestação Portuguesa, com a atitude dos jogadores em campo.
Não estavamos habituados a lutar pelas vitórias e de repente estavamos no topo da Europa.

Qualificação para o Mundial 2006
Ainda com base na selecção do Euro 2004 fizemos uma qualificação “sem espinhas”. O público mobilizou-se para acompanhar a selecção, a imprensa tratou de dar tranquilidade ao grupo de trabalho. O resultado desportivo foi alcançado com tranqulidade.

Mundial 2006
Em Portugal a ingratidão é frequente. Como tal antes da grande competição questionou-se a entrega de Deco á selecção,a qualidade de Maniche, etc. No final..a resposta dentro de campo.Os jogadores citados mostraram a todos que eram as escolhas ideais.
Portugal deixou uma boa imagem no Mundial e a selecção alcançou uma posição respeitável.

Qualificação Euro 2008
Os problemas surgem na qualificação para a prova que se realiza este ano. Num grupo acessível, Portugal desiludiu. Não conseguimos alcançar vitórias contra qualquer uma das quatro equipas que ficaram nos primeiros lugares.
A selecção passou a imagem de um grupo de jogadores talentosos mas sem um fio de jogo. Os mais talentosos passaram uma imagem de subrendimento, imagem essa que deriva da falta de um jogo colectiva o que obriga estes jogadores a usarem e abusarem da finta. Até a entrega de Cristiano Ronaldo á selecção foi questionada.


Conclusão
A poucos meses do início do Euro 2008 Portugal revela debilidades várias. Scolari não tem sido capaz de renovar a selecção da melhor forma, a espinha dorsal de Mourinho está a desaparecer e como tal o jogo colectivo de Portugal é inexistente.
Vivemos de rasgos individuais plenos de talento.
Scolari chegou á selecção em 2002 conseguindo resultados positivos em 2004 e 2006 fruto de uma equipa bem mecanizada e bem coesa...equipa com a assinatura de José Mourinho.
O Brasileiro quando chamado a renovar a selecção e a dar-lhe um cunho pessoal e a sua filosofia de jogo tem falhado redondamente.
É um grande líder, defende o seu “grupo” como ninguém, mobiliza um povo como ninguém, mas como treinador de banco demonstra fragilidades, falta de criatividade e demonstra ser limitado (á quantos anos continuamos sem um plano b..para determinados jogos?)

Como tal aguardo com alguma preocupação o início do Euro 2008 e temo que esta geração não alcance o sucesso esperado. Temos jogadores a actuar nos melhores clubes do mundo, temos dos melhores praticantes a nível europeu e mundial, mas será que temos EQUIPA para alcançar o sucesso?

2 comentários:

Anónimo disse...

esta é boa!! ao fim de 5 anos é que o scolari vê que temos bons jogadores mas ainda não consegui montar uma excelente equipa? e eu que até gosto do scolari fico espantado com estas declarações!!

Anónimo disse...

Embora me custe a admitir, acho que o autor tem razão nas suas ideias. As declarações de Scolari explicam quase todas as dificuldades que tivemos durante o apuramento e que, pelo menos para mim, nunca foram muito claras. Ai e tal, os jogadores não tiveram uma pré-época como deve ser... ai e tal, o Deco está em baixo de forma, o Ricardo Carvalho está lesionado, o campo estava péssimo, o tipo estava em fora de jogo, foi um azar do catano...
Ao menos agora o pessoal já sabe onde está o problema. Só espero que nestes escassos meses que restam até ao Euro o Scolari consiga transformar a Selecção numa equipa a séro. Que eu queria (todos queremos) que a gente tivesse uma campanha tão boa, ou mesmo melhor, como a do Euro 2004 e do Mundial 2006. Parece difícil...

Isto faz lembrar aquele dito "A vida não consiste em ter boas cartas na mão mas sim em saber jogar as que se tem". Cartas boas (óptimas!) não faltam. Falta é aprender a jogar...