08 novembro 2005

Idealização de um projecto!

Bom, li por alto o objectivo da campanha “Seja Olheiro do Benfica” e surgiu-me um conceito diferente sobre um possível projecto do Benfica com o mesmo nome.
Como já leram em vários textos meus, algo que eu gosto de frisar, que é o facto de vivermos cada vez mais numa "aldeia global", torna-se cada vez mais pertinente expandir a rede de prospecção e observação ao maior número de países possível.
Principalmente a países onde o mercado pratique preços acessíveis, e países esses onde o campeonato Português seja visto como um aliciante (com isto estou a excluir países como Inglaterra ou Espanha, onde os preços são impraticáveis e onde os jogadores dificilmente se sentirão atraídos para militar em Portugal).

Ora, na teoria isto é tudo muito bonito e parece de facto óbvio.
Mas na prática esta expansão torna-se quase impossível por vários motivos.
Conseguir uma rede de prospecção e observação apenas e só em relação ao território nacional, rede essa eficaz e bem estruturada é já de si realmente difícil, pois exige um grande numero de colaboradores (a maioria deles, que têm que se sujeitar a trabalhar gratuitamente...pois não não há orçamento que aguente pagar a tantos colaboradores), uma estrutura mecanizada e com alguns conceitos que frisei num texto anterior bem incutidos..tais como: criação de um perfil do staff do clube, de canais de comunicação entre este staff, de fichas e métodos de avaliação "universais" , dentro do próprio clube, para a informação ser mais facilmente analisada e processada, etc.
Ora para conseguir estes pressupostos em território nacional, um staff de 250 pessoas acaba quase por ser escasso. E estaríamos a falar de um staff composto esmagadoramente por colaboradores não pagos.

Agora, pensemos nesta rede de prospecção e avaliação em termos macro, ou seja, em termos Mundiais.
O nosso país tem 600 kms de comprimento, é mais pequeno do que imensas cidades do Mundo inteiro e já pressupõe toda a complexidade que falei.
Assim sendo, é necessário criar outro tipo de mecanismos que facilitem pelo menos a recolha de alguma informação do exterior.
Uma rede de prospectores internacional é obviamente imperial. No entanto, são cargos que acarretam custos e salários altos, daí tornar-se complicado criar um staff para efeitos internacionais muito alargado.
Assim, é necessário também recorrer á tal colaboração isenta de pagamento de salários, onde acredito que tenha franca adesão em países africanos ou até no Brasil.
No entanto, isso pode não chegar...e é necessário criar formas de alargar fontes de informação.

Falei num texto meu, na importância que a internet, e a possibilidade de consultar informação e também a possibilidade de contactar com pessoas que apenas conhecemos através de "nicknames" , pode ter para criar "redes" informais de informadores. Falei até no meu caso especifico, onde tenho "conhecidos cibernéticos" que me dão preciosas informações sobre jogadores africanos,sul americanos e até portugueses.
Ora, em termos de instituição-clube, isto pode ser utilizado, e acredito que de forma "informal" seja mesmo utilizado...mas será isso suficiente?

Aqui entra, o novo conceito de projecto do SLB idealizado por mim.
Está mais do que visto, que actualmente o SL Benfica...é a equipa que mais tenta inovar para desenvolver e acabar por liderar o "mundo da prospecção" em Portugal. Talvez ciente que a formação irá ter um papel importante no futuro dos clubes, visto estarem prestes a ser homolgadas leis que obrigam os clubes a terem x % dos jogadores do seu plantel, formados no próprio clube, não me parece que cada centavo gasto na formação e prospecção de jovens, seja mal gasto.

Assim sendo e voltando ao projecto "Seja olheiro do SLB" versão 2, este consistiria basicamente e muito superficialmente ,em cativar a atenção dos sócios e adeptos do Benfica em todo o Mundo, na seguinte permissa: "Compre o kit e colabore com o clube. Ser Olheiro do Benfica é uma Honra e um dever de qualquer Benfiquista". Em outras palavras, pedir aos adeptos mais do que a adesão ao clube através do kit de sócio, mas sim também...a ideia de terem em atenção jogadores a actuar nos países de acolhimento destes mesmos adeptos, com capacidades para jogar no SLB. Obvio que algumas dessas informações não teriam grande valia, mas se pensarmos que em 100 dessas informações 10 poderiam ter interesse e até poderiam estar na origem da prospecção de um jovem talento...então penso que valeria a pena. O Benfica teria encargos apenas e só publicitários ,mas a publicidade já é feita actualmente sem esta permissa portanto penso que nunca seria uma aposta perdida.
Este projecto aproveitaria aquilo que torna o Benfica único em Portugal e no Mundo, ou seja, o facto de terem milhões de adeptos espalhados pelos quatro cantos do Mundo...capazes de serem úteis não só estatisticamente e em termos de apoio mas também como fontes de informação.

Esta interacção Adeptos-Clube...acabaria por ser benéfica para os 2 lados. Ao clube porque rentabilizaria uma das grandes características do mesmo (numero de adeptos). E ao mesmo tempo alargaria a sua rede de "observadores"...,embora de modo indirecto, acabando por receber muito mais informação e até dicas que poderão ser proveitosas no futuro.
Como benefício teríamos também, de forma algo encoberta mas lógica e funcionando claramente também como objectivo, aproveitar este projecto para publicitar o seu kit ..fora de portas...aumentando a sua venda, ao criar nos adeptos que vivem lá fora o espírito de puderem contribuir para o seu clube, e ao mesmo tempo, de se sentirem integrados no seu staff.
Os adeptos, teriam assim uma excelente oportunidade, mesmo estando longe...de serem úteis ao clube, e de mesmo longe puderem estar perto, ao puderem contribuir com informações relevantes e quem sabe ..até importantíssimos ao seu clube.
Como forma de criar algum interesse nestes adeptos, a campanha poderia prever um desconto, ou até a oferta de x quotas mensais por cada informação que se prove interessante e proveitosa para o clube.

Seria mais 1 projecto, com a chancela do SLB, e que mais 1 vez poderia tornar-se inovador.
Penso que SLB é o único clube a demonstrar dinamismo para alicerçar uma base de prospecção altamente rentável e fiável, e ao mesmo tempo contribuindo assim para o melhoramento da qualidade dos jovens dos escalões de formação. Acredito assim, que este seria mais um projecto a dinamizar tudo aquilo que tem vindo a ser aprofundado e profissionalizado..nesta área especifica do clube(prospecção) e ao mesmo tendo funcionando como um bom “sistema” de marketing.

Este é o futuro....sem duvida!

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns e desejos sinceros de felicidade.
Prometo que serei um leitos atento e critico do blogue .
A humildade em conjunto com a tenacidade fazem um elemento determinante. E tu possuis !!
Serás bem sucedido, creio.

A.Machado
www.coach-corner.weblog.com.pt