20 novembro 2005

Mundial 2006

O Mundial está proximo, as equipas preparam-se e já em Dezembro as "bolas" vão ditar os grupos. Faço agora a minha escolha para os 23 jogadores que vão ao Mundial.

GR
V Baía- Melhor guarda redes de sempre, e ainda em excelente forma. Titular indiscutivel

Quim- Guarda redes titular do Benfica, na ausencia de Moreira. Tem agilidade e é rapido entre os postes. Tecnicamente não é perfeito mas é um bom valor.

B Vale- Moreira recupera de uma lesão grave. Assim sendo, como 3o guarda redes apostaria em Bruno Vale, pois considero que o 3o gr deva ser um jovem. Tem potencialidades enormes, uma estampa fisica assinalável e já bastante experiencia nas seleccoes jovens.

DD
P Ferreira- O lateral do Chelsea teima em não apresentar a mesma regularidade de exibições que demonstra no Chelsea, na selecção das quinas. No entanto, é um valor seguro e um jogador muito certinho. Sabe subir, mas acima de tudo sabe defender.

Miguel- Miguel prejudicou a sua carreira com o caso Benfica. No entanto, com rotina de jogo é muito rápido, muito ofensivo e acaba por criar desiquilibrios. Fez um ultimo Europeu de grande classe.

DE
J Luiz- Jorge Luiz é brasileiro mas tem a possibilidade de se naturalizar. É o melhor lateral esquerdo do campeonato, e um ícon de qualidade num oasis na banda esquerda. Seria uma excelente opcao, até porque Nuno Valente não dá garantias que chegue a Junho nas melhores condições.

Nelson- Nelson é lateral direito de raíz. Mas a sua convocatoria permite ter mais 1 opcao de valor na esquerda, ou então, passar Paulo Ferreira para a esquerda e Nelson para a direita. Defende bem, tem muita velocidade e resistencia. Faz cruzamentos teleguiados e tem tudo para triunfar na Europa do Futebol

DC
R Carvalho- O patrão da defesa. É um dos melhores centrais do Mundo. Ágil, com uma leitura de jogo invulgar e com uma capacidade de roubar a bola impressionante. Titularíssimo.

J Andrade- O par ideal. É fortíssimo fisicamente e também ele muito forte na marcação. Faz poucas faltas...

F Meira- Uma boa 3a opção, até pq também puderá jogar como trinco. Dá todas as garantias de qualidade

Trincos
Costinha- Costinha tem uma capacidade posicional notavel. Muito forte no jogo aéreo. E excelente nas bolas paradas ofensivas. Dá garantias como "filtro" do meio campo, no entanto, não sabe sair a jogar.

Petit- Petit é sinonimo de raça, entrega e bom remate. É uma excelente opcao e também ele dá todas as garantias no meio campo defensivo.

MC
Maniche- De Maniche espera-se a parte cerebral do jogo. Mt forte posicionalmente e nas vasculações, defende e ataca com a mesma qualidade. Raramente falha 1 passe e tem um bom remate exterior.

M Fernandes- Deste miudo só se espera coisas boas. Batalha muito, tem excelente leitura de jogo e faz a equipa circular. Tem um futuro tremendo. Só este jovem consegue tapar P Mendes.

MO
Deco- O mágico. O maestro desta equipa. Dele se espera fantasia, desiquilibrios e passes fabulosos.

Tiago- Começou no Braga como médio de 1a linha. No Benfica passou a médio de 2a linha. Mas no Lyon tem jogado e muito bem como medio de 3a linha. Para além de ser tacticamente muito forte e ter uma excelente condição física tem demonstrado recentemente aptidões para aparecer nas zonas de desiquilibrio.

ED
C Ronaldo- De ronaldo espera-se desiquilibrio, velocidade supersonica e magia. Além disso, tem um jogo aéreo forte que pode ser aproveitado nas bolas paradas

Quaresma- O Harry Potter esta epoca renasceu para o futebol. Está mais adulto, joga já para o colectivo, sem deixar a magia dos seus desiquilibrios desaparecer.

EE
Figo- O historico Figo, embora mais lento...tem uma capacidade de passe impar. Além disso sabe ler muito bem o jogo e tacticamente cumpre a 100%

Simão- Na selecção não costuma vingar. No entanto, seria uma excelente 2a opcao para a esquerda.

AV
Nuno Gomes- O goleador do campeonato Portugues. É excelente para jogar de costas para a baliza e tem um belo remate. Pode entender-se ás mil maravilhas com Deco. Costuma ser muito produtivo na selecção.

Pauleta- Pauleta o melhor marcador de sempre da selecção. É rapido e cirurgico. Joga no limite do fora de jogo e faz da velocidade e da capacidade de remate a sua arma. É uma boa opção.

H Almeida- Postiga não tem jogado e tem caracteristicas similares ás de Nuno Gomes. Assim sendo, H Almeida puderá ser importante para o futebol aéreo. Um futebol flanqueado ou bombeado requer um jogador destas caracteristicas...e nesse aspecto não ha ng melhor que Hugo Almeida. Em situacoes de desvantagem....pode ser importante ter no banco um Homem de área com estas caracteristicas.


Estes seriam os meus 23. E os vossos?