13 novembro 2005

Incompetência de Comando para o Futebol Jovem

Olá!
Chego agora de uma observação a um jogo de camadas jovens, e a insatisfação sobre o que presenciei é tão grande que decidi escrever este post.

Cheguei á momentos de uma observação a um jogo de juvenis...miudos de 16 aninhos.
É suposto no futebol jovem, os treinadores além de serem "líderes" de um grupo de jovens, e como jovens...irreverentes, serem também uma "muleta" de apoio psicologico e de conselhos uteis, como forma de melhorar o rendimentos destes miudos.
Assim, a postura de um treinador de formação deve ser muito bem pensada. Devem ser disciplinadores, mas de uma forma mais "leve", ou seja, devem incutir respeito e disciplina sem serem drásticos nas palavras e nas medidas, pois a mentalidade de miudos com 16 anos é frágil e como tal é afectada mais facilmente.
Hoje durante a observação encontrava-me junto a um dos bancos, e infelizmente, desde o 1 minuto vi um treinador duro, mt crítico e sem medir as palavras. Acontece que este treinador disparava em quem podia, e por uma questão geografica "caiu" sempre em cima do extremo direito. O miudo entrou em jogo da mesma forma que os seus colegas. Estava a ser regular, mas desde o 1 minuto teve que conviver, para além do stress do jogo, com um treinador sem mínimas caracteristicas para liderar um colectivo jovem. As críticas eram constantes e muitas delas sem grande fundamento.
Conclusão, o miudo desde os 10 minutos começou a mostrar nervosismo e ansiedade, a bola começou a "queimar" e desde então que a sua exibição desceu a pique. Sempre que recebia a bola tentou de todas as formas despacha-la o mais rapidamente possível e como extremo direito, mas massacrado pelas críticas, começou a refugiar-se mais no centro do campo..perdendo todo o sentido posicional. O treinador tirou-o antes do intervalo.

Conclusão, se um clube quer uma boa formação..necessita ,primeiro de tudo, de profissionais capazes de lidar com miudos que apresentam lacunas psicologicas e a irreverencia propria da sua idade. Se num jogador de alta competição compreende-se críticas mais ríspidas e duras, pois são jogadores já formado tecnico-tacticamente e psicologicamente, com os miudos tem de haver a "Sensibilidade" para os motivar, corrigir, e até chamar a atenção sem "despedaçar" um pupilo psicologicamente.

Assim, posso dizer que hoje vi um Homem (como treinador) que não tem qualquer tipo de sensibilidade para ocupar o posto que ocupa.
Ao mesmo tempo, como treinador, falhou em todas as vertentes. Falhou na forma pedagógica como deveria ter intervido, falhou pois limitou o jogador e falhou pois pode ter perdido ,nos tempos mais proximos, um jogador motivado em campo e a jogar com a tranquilidade necessária para fazer aparecer tudo o que de melhor o jovem tem.

Numa altura em que o futebol evoluiu tanto, e evoluí rapidamente para uma metodologia mais cientifica, e numa altura em que os aspectos motivacionais começam a ter um papel preponderante, é necessário nos séniores mas também na formação ter responsaveis capazes de compreender estes novos fenomenos e sobretudo capazes de aplicar pedagogia nos mais jovens.

Este é um pequeno desabafo.....de uma situação lamentável que assisti.

1 comentário:

Nelson Oliveira disse...

Francisco permite agradecer os elogios e também os comentários. É muito importante para mim receber feedback..de quem me le.

Em relação ao que falou, concordo plenamente.
Também eu conheco diversos casos, em que as direcções baseiam as suas escolhas em treinadores de personalidade dura e mal criada, pois pensam que dessa forma os atletas do clube irão ser mais disciplinados e mais lutadores dentro de campo.

É uma falta de visão enorme!!

Sai prejudicada a formação, sai prejudicada a relação dos atletas para com o clube e sai prejudicado o Futebol.

Esta falta de "tacto" para com as camadas jovens, e para a direcção das mesmas...por parte de quem dirige os clubes, é um reflexo de algo, que aqui fiz questão de mencionar no blog. Sugiro-lhe que esteja atento ao post..em que falo no perfil dos Presidentes de Clubes Portugueses.

Espero um dia puder ter acesso a um mesmo estudo, mas sobre os treinadores da formação.