09 dezembro 2005

O meu amigo Mike!



O Meu amigo Mike!
Pois é, hoje vou deixar as especificidades do Futebol de lado, pois a vida também é feita de outras coisas, e vou-vos falar de alguém que conheci através do Futebol ,entre amigos, e alguém que através do Futebol é “mais” feliz….esse alguém é o grande Mike!

Nem todos somos bafejados pela “perfeição” da mãe Natureza. Nem todos temos a sorte de nascer com todas as nossas plenas capacidades.
O Mike é um desses exemplo, é um rapaz que, sem puder escolher, nasceu infelizmente com uma deficiência e que precisa de um tratamento especial e sobretudo de uma atenção especial.

Como tantos outros na mesma situação que ele, poderia ser um rapaz introvertido e poderia cair no erro consciente ou inconsciente de se auto excluir da vida em sociedade. Vivemos numa sociedade de preconceitos, e por vezes o caminho mais fácil é mesmo auto excluir-mo-nos de forma a não ouvirmos comentários ou não termos que nos deparar com olhares indiscretos.
No entanto, existem aqueles que mesmo sabendo das suas limitações e dos seus problemas, não se deixam abater, conformam-se com aquilo que têm e encaram a vida com um sorriso nos lábios e até mesmo com uma vontade de viver mais forte que a maioria das pessoas.(a frase: quero curtir a vida enquanto tenho saúde….marcou-me muito)

É o caso do meu amigo Mike!
Conheci-o através das Futeboladas. Passo a explicar, as Futeboladas são basicamente um jogo de Futebol semanalmente que faço com mais 12 outras pessoas (num grupo que já vai em mais de 20 pessoas), que na maioria dos casos não se conheciam de lado nenhum, mas que hoje em dia estão/estamos..já unidos por laços de companheirismo e amizade. Conclusão..as Futeboladas é algo que inconscientemente faz parte da minha vida, e mesmo estando lesionado no Joelho…não abdico de dar o meu contributo.
Voltando ao tema, as Futeboladas têm uma Presidente, pois é ele quem organiza e coordenado os nossos jogos, o nosso site…etc.
O Presidente chama-se Nuno Costa, um rapaz organizado, responsável e que demonstra também uma veia Humanista muito grande, quer na relação connosco (colegas de Futebol) quer com o gesto de trazer para os nosso jogos, alguém a quem poderíamos apelidar num bom sentido de “mascote”—o Mike. Alguém ainda, que desempenha um papel diria “paternal” na vida do nosso caro amigo, e que no meu ver…é um exemplo a seguir pelo grande Mike(dir-vos-ia ainda que este carinho e atenção que o Nuno Costa tem pelo Mike…é um tremendo acto de bondade e carácter).

O Mike é alguém que mesmo impossibilitado, na maioria das vezes(mas não sempre), de puder integrar os nossos jogos, marca presença assídua no pavilhão, tem uma relação de amizade com todos nós e vive intensamente os nossos jogos, os nosso comentários, as nossas piadas….etc. Mesmo sem jogar, é um de nós!
Não sei porque razão, desde que o conheci criei logo uma empatia grande com o Mike. Talvez, pelo seu espírito afável e simpático. Talvez pela preocupação que demonstra comigo, etc.

Aos poucos fui tentando perceber a vida dele, a forma como ela a encara e se é uma pessoa feliz ou não.
A verdade é que parti do pressuposto que este jovem talvez não fosse uma pessoa feliz, e talvez a sua deficiência o limitasse. Enganei-me!
O Mike é uma lição de vida para todos nós!

É um rapaz quase independente, ou seja, mercê da sua deficiência não ser profunda, e sobretudo mercê da sua alegria de viver …leva uma vida “quase” normal.
Trabalha na Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, o que demonstra que não se acomodou atrás de uma infelicidade da vida.
É um rapaz bem formado. Distingue o certo do errado, sabe que a honestidade é um valor muito importante, e isso torna-se especial e genuíno.
E o que mais me impressiona é o valor que este jovem dá á amizade, algo que hoje em dia a sociedade tende a desvalorizar.
Senti-me na tentação de lhe perguntar o que mais gosta de fazer na vida (pensei ..que pela sua paixão pelo futebol, me iria falar no mesmo..mas mais 1 vez estava enganado)..respondeu-me que aquilo que mais gosta é de conviver, é de estar com os amigos e com os colegas, e logo aí me apercebi que o simples gesto de o levarmos ao nosso jantar de Natal (anualmente), de fazermos questão da sua presença nos nossos jogos, etc, é sem duvida…uma alegria na vida daquele rapaz. Percebi, que o que o move, nesta vida “diferente” é sem duvida as amizades e o facto de conviver com outras pessoas…o que demonstra personalidade e valores.
Como tantos outros, poderia entrar pelo caminho fácil do isolamento, mas deixou para trás o problema que tem e encara a vida de frente e sem preoconceito. É feliz!!!

Mas como estamos, num site de Futebol e ainda não falei muito do mesmo, posso-vos dizer também que o Futebol é um ícon importante na vida do Mike.

O Mike é orgulhosamente jogador do FC Porto. Sente o clube como adepto e jogador, e raramente falha um jogo ao vivo no Dragão…ou até nas deslocações fora. E aqui entra também algo de positivo da claque Portista. Costuma-se falar dos aspectos negativos da claque e da violência que esta pode ser sinonimo. Mas penso, que deveremos falar também nos seus aspectos positivos.
A claque Portista adoptou o Mike como um dos seus, cedendo-lhe bilhetes de jogos e até fazendo-o acompanhar o Porto nas deslocações fora, e isso tenho que louvar e tirar o meu chapéu, pois são esses momentos que fazem o Mike feliz.

Mas nem só a claque demonstra solidariedade.
O Mike vive numa família típica portuguesa, com as suas debilidades financeiras…e para alguém que precisa de medicamentos regularmente e até de uma ou outra intervenção cirúrgica torna-se complicado. Principalmente numa família que conta com mais 5 irmãos.

Aqui entra a solidariedade dos jogadores. Também os jogadores do Porto, contribuem para que a vida do Mike seja mais feliz.
O ex-jogador Jaime Magalhães foi alguém importante, na ajuda financeira..para que o Mike pudesse ser tratado.
Mas porque a solidariedade não se concede apenas e só através de dinheiro, percebi que o Porto enquanto pessoas com valores…desempenha um papel importante..para o rapaz.

Desde o Reinaldo Teles ter-lhe oferecido um equipamento completo do Porto (que o encheu de alegria), ao médico do FC Porto ter levado o Mike para treinos do Porto, onde conviveu com os jogadores que o receberam de braços abertos e sempre com uma palavra amiga. Desde lhe oferecerem..simples luvas , meias, camisolas de treino que fez as delícias do rapaz, até lhe prestarem a devida atenção e lhe terem proporcionado um dia, que pelas suas palavras..se percebe que foi um dia de sonho!

A verdade é que o Futebol não pode ser apenas encarado como um simples jogo e uma maquina de fazer dinheiro. Dirigentes e atletas devem ter a preocupação diária de participar em eventos de solidariedade como forma de atenuar os problemas de milhares de crianças e até adultos…muitas vezes conseguindo-o através de uma simples palavra amiga, de um sorriso…etc
O Futebol move massas, e com esse poder…deve também canalizar forças…para solidariedade…e para melhorar a vida (nem que seja por breves segundos) daqueles quem por este ou aquele motivo tem problemas mais sérios e graves.


Moral desta história, o Mike não escolheu certamente ter uma limitação física, mas interiorizou que poderia ter uma vida normal e feliz.
Não se deixou abater, não entrou em preconceitos nem isolamentos.
Leva a sua vida de uma maneira alegre, tem o seu trabalho, pratica o seu desporto…e dá um valor tremendo ás amizades.
O Futebol é um ícon chave na sua vida. É uma das suas paixões, pratica-o com convicção e é através do mesmo…que vai obtendo algumas das maiores alegrias da sua vida, fruto da preocupação e dos inúmeros gestos nobres dos jogadores do FC Porto..para com ele, e também através da amizade..que eu e os meus companheiros de bola(os anonimos) criamos com ele, não dispensando a sua presença no nosso seio..porque volto a frisar..ele é um de nós! É parte integrante do nosso grupo.

Para mim o Mike é uma grande lição de vida!
E se ele um dia ler isto…só lhe desejo toda a sorte do Mundo, e deixo claro que puderá contar sempre comigo.
Abraço para o grande Mike…o meu amigo!

6 comentários:

Anónimo disse...

ola Nelson ca estou eu outra vez, espero que este mail te encontre de boa
saude
acabo de ler o teu ultimo post e fiquei sensibilizado com o Mike, pelo que
tu dizes mostra ser
um rapaz especial. Realmente são poucas as pessoas que tem uma força como a
do Mike,
sofrendo infelizmente uma deficiencia, mas que encaram a vida com alegria.

Bem por agora é tudo,um abraço para ti Nelson e outro para o Mike que tem
aqui mais um admirador
P.S- Iniciativas como as Futeboladas são sempre importantes para se criarem
laços de amizade e camaradagem,continuem.

Anónimo disse...

Só um reparo..o Nome é Bruno Ribeiro..de Pegões(no Alentejo)

Anselmo Ruiz de Alarcón Quintero disse...

(disculpen que escriba en espanhol)

Olá desde Espanha, yo también tengo un amigo como Mike, es mi amigo Clemente. Nunca falta a los jogos de futebol en mi freguesia, el siempre esta ahí.

Cuando eramos pequeños, el siempre venía a entrenar. Y se lo tomaba muy en serio, y al mismo tiempo se divertía (nao como os galácticos del Real Madrid, que solo facen lo último).

Los otros niños solían hacerle brincadeiras, a veces muy crueles.

Pero Clemente jugó un día un partido amistoso con nosotros, y marcó un gol. Ayer lo estuve recordando con él, después de preguntarle que le parecía el partido de cadetes que estaba viendo.

Años después de Clemente, y ya como treinador, conocí a José Antonio, como jugador. Y les confieso que no podía engañarle, él quería ganar, y quería sentirse útil. La función social, anímica y de resultado tuvieron que entenderse.

Anónimo disse...

Ora o Mike é o meu fiel companheiro de claque nas futeboladas! Comparece sempre que possível para dar aquela palavra de incentivo, ou gozar akeles frangos ou falhanços dos craques das futeboladas. É notória a alegria que ele tem em comparecer nestes jogos e essa alegria só é superada quando lhe é dada a oportunidade de partilhar o campo e o jogo com os seus amigo das futeboladas! O mike está sempre em pulgas para dar um "pézinho" nos jogos das futeboladas! Comigo já criou também alguns laços de amizade o que se tornou recíproco, pois não é difícil nutrir um grande carinho por ele!

Anónimo disse...

Nao conhecia o blog mas encontrei-o e com grande espanto vejo um texto sentido sobre o grande Mike. Eu tenho a sorte de o conhecer,encontro-o em todos os jogos do Porto, la no meio dos Super Dragões. Para ele lá estar é uma alegria e participar no grupo ainda mais. Qdo está no bombo os olhos dele ganham um outro brilho...nota-se q pelo menos nakeles momentos ele é feliz.
É uma pessoa de mto facil trato e por kem n é dificil sentir carinho.

é mto bom para nós, membros de claques, que as pessoas vejam q n é so coisas mas q nos rodeiam, mas sim que há mtas coisas q sao bonitas e de grande valor que na maioria das vezes nao é reconhecido.


Fico mto feliz por saber q o Mike tem amigos e q é uma pessoa q apesar de todas as infelicidades ainda tem força pra ser feliz!

Nelson Oliveira disse...

Sofia desde já te agradeço o comentário!

Depois fico feliz por também tu sentires um carinho especial pelo grande Mike...e por também tu testemunhares a felicidade que o Futebol lhe proporciona.

É de louvar!

E se as vezes sou critico em relação á claque, também tenho que enaltecer este gesto.
Tive a oportunidade de ouvir da boca do Mike algumas historias bem bonitas da claque..para com o Mike.
Adoptaram-no como um dos seus e contribuem para a sua felicidade.
Por ele vos agradeço!