26 dezembro 2005

A verdadeira essencia do Futebol (diario de observador)

Hoje vou fugir ao tema observação específica em sim, abordando um tema curioso.

A profissão –observador de Futebol , permite-me conhecer novos clubes, novas aldeias e vilas, novos estádios, novos jogadores, etc todas as semanas.
São diversas as realidades que encontro. Desde clubes com boas infra-estruturas mas com poucos adeptos, a clubes com muitos adeptos mas de freguesias pequenas, a clubes com péssimas instalações com muitos adeptos…etc.

Em todos eles encontro uma particularidade que os assemelha!
Essa particularidade é o que eu vou designar pela verdadeira essência do Futebol.

Hoje em dia, o Futebol é mais do que um desporto, mais do que uma paixão passando a ser um grande negocio. Só damos relevo aos clubes de 1ª linha, aos clubes vencedores, aos clubes que enchem páginas e páginas de jornais, esquecendo claramente o outro lado do Futebol, o verdadeiro Futebol.

O verdadeiro Futebol ainda subsiste mas só alguns lhe dão valor!
Este futebol existe nas nossas 3as divisões, distritais e futebol de formação.

E o que é o verdadeiro Futebol?
Semana após semana dou por mim a ver jogos em campos (alguns pelados) sem grandes condições, onde os adeptos são obrigados a apanhar chuva para ver jogos muitas vezes de fraca qualidade. Pagam-se 5 ou mais euros para ver espectáculos de qualidade “duvidosa” e a pergunta que devem estar a fazer é…pq é que estas pessoas se sujeitam a isso?

É simples! Estas são as pessoas que gostam de um clube única e exclusivamente por paixão. Não gostam do clube porque é grande, porque ganha ou porque é “tradição” gostar dele, mas sim porque é o clube do seu coração, é o clube da sua terra e é o clube pelo qual sofrem e fazem sacrifícios, mesmo que muitas vezes as condições e a qualidade dos jogos talvez não o justificassem.

Vou relembrar alguns epísodios:

- Estou-me a lembrar de um jogo em que a 10 minutos do fim as equipas estavam empatadas. De repente a equipa da casa marca golo e um adepto efusivamente grita:
“É o meu sobrinho!!! Ontem jogou o jogo todo pelos juniores, e hoje ta aqui como titular dos seniores e a marcar o golo. É fantástico! Mata-se a correr só para ganhar 20 euros por cada jogo que faz. Adoro este clube! Somos os maiores!”

“Vai Miúdo..tu consegues! A vitória é nossa, somos os maiores da nossa cidade…tenho orgulho em ser deste clube”

O que têm de especial estas frases?
Simplesmente a genuinidade de adeptos que sentem paixão pelos clubes das suas terras, que por eles torcem, que por eles gritam, que por eles choram!
São estes os verdadeiros adeptos!


Mas não são so os adeptos que tornam o futebol amador ou semi-profissional o verdadeiro futebol.

As particularidades destes clubes são fantásticas.
Desde constatarmos que o dono do café do clube, ou até o porteiro do clube é o próprio presidente, a constatarmos que o treinador é muitas vezes empregado (no seu dia a dia) do próprio jogador, etc.
Desde o constatarmos que alguns dos Presidentes dos clubes, o são por carolice e por gosto e não por motivos de interesse pessoal, a percebermos que algumas pessoas vivem mesmo para o clube…e durante toda a vida convivi diariamente com um exemplo vivo disso:
O tratador da relva, o roupeiro, o faz tudo, etc do clube Vilanovense é exclusivamente uma pessoa, a quem os adeptos chamam carinhosamente de Zequinha! O mais engraçado disto tudo, é que o Zequinha vive numa casa dentro do próprio Estádio. Ou seja, toda a sua vida gira em torno de um simples clube de pequena dimensão.

Todas estas curiosidades e particularidades, fazem-me sentir um cheiro diferente sempre que entro num campo de uma destas equipas.
Sinto que ali posso não encontrar qualidade, mas vou encontrar certamente a verdadeira paixão pelo futebol, e aí sim sente-se o verdadeiro poder que o futebol tem sobre as pessoas.
São estes os verdadeiros adeptos e protagonistas do Futebol, que estão no “anonimato” mas que protagonizam algumas das historias mais curiosas e apaixonantes do desporto Rei.

É este o Futebol que eu “vivo” todos os fins de semana. É esta alegria e todo este espectáculo que vou sentindo em paralelo com as observações em si.

E é por este factor que muito prazer tenho em observar este tipo de jogos tentando catapultar jovens talentos para um futuro melhor, para condições melhores..de forma a quem sabe atingir o sucesso.

A genuinidade do futebol jovem ou amador e as suas particularidades, fazem-me gostar ainda mais deste desporto que “governa a minha vida”

Sem comentários: