12 dezembro 2005

Perspectiva Dualista da Organização de Jogo

O Jogo de Futebol está dividido em 2 processos distintos, indissociaveis, embora estes sejam logicamente opostos, complementam-se mutuamente.
Os 2s processos são: o processo atacante e o processo defensivo....que por sua vez estão inteiramente dependentes da posse da bola ou não, por parte de uma equipa.

Considera-se assim, que o conteudo tactico-tecnico de jogo desenvolve-se num quadro antagónico de 2 fases fundamentais (ataque e defesa), conteudo esse que se manifesta individualmente e colectivamente.
Assim sendo, todo o elemento de jogo tem como um dos seus objectivos fundamentais e base..romper o equilíbrio que teoricamente existe, criando vantagens que lhes assegurem o sucesso.
No entanto, para atingir estes objectivos foi necessário criar procedimentos técnicos específicos e formas de os utilizar, os quais estiveram na origem da organização e estruturação táctica de uma equipa...no Futebol.

O processo ofensivo tem em si uma acção positiva, pois só este possibilita a conclusão lógica do jogo-o golo.
É claramente para esse objectivo (salvos excepções que derivam de condicionalismos que nascem em cada partida) que ambas as equipas, aquando da posse de bola, direccionam as suas acções.

O Processo defensivo contém(antagónicamente ao processo anterior) em si uma acção negativa, pois a equipa não puderá concretizar o objectivo do jogo(golo)..enquanto estiver em plena acção defensiva.
Assim este processo deverá ser encarado como uma forma de recurso, sendo logo abandonado assim que se recupere a posse de bola passando-se posteriormente a um processo ofensivo, mas sem esquecer o equilibrio defensivo..mesmo neste processo.
Quando o papel defensivo desempenha o seu papel(a recuperação de bola) passa-se rapidamente ao ataque, passo esse que constitui o momento mais brilhante do processo defensivo (embora possa parecer paradoxal).

Assim, conclui-se que as probabilidades da acção ofensiva culminarem em finalização, dependem em grande medida das circunstancias em que ,através do processo defensivo, ocorre a recuperação de bola.

Constamos pois a relação inseparável e completamentar dos 2 processos base de jogo!

2 comentários:

Anónimo disse...

Texto muito claro, caro Nelson.
Obviamente que nenhuma equipa pode, em circunstancia alguma jogar apenas num processo só, pois estaria a tirar emoção e algum interesse ao jogo. Obviamente tambem que numa fase de desespero da equipa que por qq situação precisa de vencer determinado jogo, ou correr atras do prejuizo, vai desvirtuadamente jogar ao ataque, descurando a defesa, o que, pode sempre ser fatal pois ha o reverso da medalha, que se traduz pela acção da outra equipa, que sai de um modo defensivo para um modo de contra ataque e aproveiar os erros do adversário.... Vimos isso acontecer algumas vezes esta epoca, em que o treinador do FCP, deitou jogos a perder, por descurar a defesa, tentando ganhar o jogo atraves do movimento atacanta, apenas e só... Alias temos um caso no mundo do futebol, em que o que interessa apenas é o ataque, estou a falar claro do Real Madrid, em que as suas contratações são baseadas no sector atacante....
Claro que tambem já assistimos a jogos ultradefensivos por parte do Benfica, e refiro-me ao jogo do Lille, em França, onde jogaram oito jogadores de cariz defensivo, 4 deles centrais... Assim tambem não se ganham jogos, tem que haver um equilibrio, dai eu ser fã do sistema de jogo 4-1-3-2, em que temos apenas um trinco que faz a transição defesa-ataque, jogador muito importante, na equipa que usa este esquema. Podemos ver a acção do Paulo Assunção, que é muito importante nesta função, e o jogo do Porto melhorou muito, depois de Adriaanse o descobrir no plantel... Assim como o Rochemback o era no Sporting...
Johnny :)

Nelson Oliveira disse...

Antes d+ obrigado pelo comentário amigo Johnny.
Em relação ao dito..penso que conseguiste arranjar bons exemplos praticos para o que explicitei. E fica prometido que após este post que identifica e explica os 2 processos basicos de jogo, falarei na harmonia de processos e de transições.
Fico a aguardar novos comentários teus. Aquele Abraço!