29 dezembro 2005

XAU XAU 2005

Mais 1 ano passa, e um ano recheado de surpresas!
O Futebol é uma caixinha delas…e mais 1 vez se provou que o dinheiro pode não trazer títulos!
Mas o melhor será rever alguns pontos importantes.

Aspectos positivos:

José Mourinho: soma e segue! Ninguém o pára e todos os anos demonstra inovação. É um caso sério de estudo.

Sporting na final da Uefa: Após vários anos a pensar que nenhum clube Português conseguiria lutar pelas provas Europeias, Mourinho trouxe-me esperança…e Peseiro trouxe a confirmação. Somos um país pequeno e pobre, mas fomos abençoados com o dom de jogar bom Futebol. O Sporting perdeu, mas o nome Portugal esteve lá!

Benfica campeão: Após uma travessia no deserto este Benfica quer renascer. O Presidente defende o grupo, o grupo esforça-se, o povo acredita e o resultado foi um campeonato.

Aposta na juventude por parte do Porto: O Porto teve 1 epoca para esquecer. Agora parece começar a construir um bom grupo, mas prefiro salientar a juventude do plantel Portista (23 anos) e a qualidade de alguns jovens que em breve serão craques. E calma…ainda não viram o Anderson jogar!

Manuel Machado: Treinador eficácia! Fantástico nas escolas de formação do Guimarães, suberbo nas ascensão do Moreirense, excelente na qualificação para a Uefa no regresso a Guimarães e óptimo 1º ciclo no Nacional. Não há nem pode haver duvidas sobre o valor deste técnico.

O futuro da selecção: Os AA deram-nos a alegria de estarmos presentes num Mundial, os sub 21 brindaram-nos com um excelente percurso de qualificação para um Euro que será o “nosso” Euro. E no meio de tanto sucesso…confirmam-se os valores de M Fernandes, Zé Castro, Moutinho, Quaresma, Nani …entre outros. Esperem agora por Fábim Paím, Rui Pedro, Zezinando, João Coimbra, etc.

Portugal está na moda: Este factor positivo refere-se a algo mais que o simples Futebol. Depois da Expo 98, Porto capital da Cultura, temos um Euro 2004, Lisboa-Dakar, Laureus, Prémios MTV, Euro sub 21…etc etc etc. Portugal está, de facto, na moda.

Liverpool de regresso ao topo da Europa: O mítico Liverpool voltou á ribalta. O gigante adormecido acordou e caso não habitasse em Londres um Senhor chamado José Mourinho…o campeonato poderia deixar de ser uma miragem para os Reds. Muito se deve a Rafa Benitez o papa taças!

Argentina outra vez no topo do Mundo: Os AA ameaçam ser um dos mais sérios candidatos á vitória no Mundial 2006, os jovens continuam a mostrar qualidade. Campeões do Mundo de sub 20 liderados pelo genial Messi por Zaballeta etc.

México campeão do Mundo sub 17: Contra todas as espectactivas, e fruto de um eficiente trabalho de formação e de cimentação de filosofias a adoptar, o México liderado pelo maestro Giovani Dos Santos e pelo ponta de lança clínico Carlos Vela..surpreenderam a classe de Anderson e Ramón e levaram o caneco para casa. Fantástico.

Van Basten: Remodelou a Holanda e não perde eficácia. Foi um dos melhores de sempre enquanto jogador, como treinador promete.

Futebol do Barcelona: Numa era de futebol táctico, fechado e muito pensado, é um regalo para os olhos ver a qualidade do Futebol do Barcelona

Lampard: Despede-se de 2005, com 164 jogos seguidos sempre a jogar. Desde 2001 não falhava 1 minuto de jogo. Sinal de muito muito profissionalismo e porque não dize-lo…muita sorte.

Aspectos negativos:

Péssima gestão da SAD Portista: Costuma-se dizer que quando o dinheiro abunda a loucura aparece. A SAD do Porto é composta por alguns abutres, que após 2 anos mágicos…se têm apoderado de uma parte do património do clube para satisfação pessoal. Contratações erradas, ingratidão para com jogadores, má escolha de treinadores e muitos negócios difíceis de explicar.

Conselho de Disciplina da Liga: Demonstra que tem 2 pesos e 2 medidas. Demonstra que não tem princípios e parâmetros bem definidos. E demonstra que a força clubitica ás vezes impera.

Scolari: Não gosto do seu estilo e da sua atitude, mas devo-lhe gratidão pela onda de patriotismo que fez crescer em Portugal. Calado…não teria polémicas á sua volta. Infelizmente, sempre que fala diz asneiras. Por mim, fazia as malinhas e punha-se a andar.

Blatter: Defende e bem a essência e o erro Humano no Futebol, como forma de impedir a sua excessiva mecanização. Mas a bola chipada seria um contributo enorme. Podemos resistir á inovação sem a eliminar por completo.

Dias da Cunha: Discurso gasto, sem nexo que acabou em saída. Saiu tarde…

Racismo: Em alguns países da Europa o racismo está numa onda crescente. E quando até os jogadores ajudam, então…não há palavras.

Dirigismo Portugues: Não me vou referir ás palavras proferidas. Vou-me referir a actos. Os clubes Portugueses vivem acima das suas possibilidades, caiem em crises e depois não têm maneira de subsistir. Faltam planos e estratégias de fundo, com nexo e apoiadas em alicerces fortes. Estes “remendos” que se tentam vendendo o património actual e receitas futuras..para tapar os buracos do presente só irão ainda mais hipotecar o futuro dos clubes.



Em termos pessoais:
Foi um ano de emoções fortes. Comecei o ano com uma lesão grave no joelho que me vai impossibilitando de dar os meus chutos na bola.
Por outro lado, recebi um inesperado convite para ingressar no mundo da bola, e logo para um clube de prestígio. Foi sem duvida o tónico para acreditar e lutar pelos meus sonhos.
O convite surgiu através de textos num blog rapidamente esquecido. Após o convite percebi que a escrita e a Internet são meios poderosos para mostrar-mos o nosso valor e sobretudo as nossas convicções. Assim, o Mundo do Futebol é agora um dos meus projectos prioritários.

Resolvi também colaborar com o Futebol de Ataque, pois é gerido de forma democrática, simpática, inteligente…e é composto por gente gentil, que me aceitou de braços abertos e que me fazem acreditar que um dia estaremos (e ouso incluir-me já no grupo) no topo de preferências dos adeptos da blogosfera futebolística Nacional.

A voces leitores do meu blog, e a vocês "atacantes" o meu obrigado!
Que o ano seja de muito sucesso e de realização de todos os nossos sonhos!

Feliz 2006!

4 comentários:

Anónimo disse...

Excelente post!
Boas Festas

Nelson Oliveira disse...

Brigado ;)

Boas entradas!
Tudo de bom!

Anónimo disse...

És muito original... parabéns

http://www.futebolisses.blogspot.com/

Nelson Oliveira disse...

se reparares bem, este blog existe á muito mais tempo que o blog homofono que acabaste de referir ;)
Mas por aí..não penso haver qualquer tipo de problema.