05 dezembro 2005

Escola de Formação do Ajax

O Ajax, internacionalmente sempre foi o meu clube de eleição.
É um clube organizado, com estratégias claras, e sobretudo com uma grande “cantera”, e uma filosofia de formar jogadores.

Assim, sendo interessa saber como nasceu esta “Escola de Formação” , como se organiza , e o que a torna tão especial e tão única.

A Holanda como selecção, conheceu um período de Ouro de 74 a 78, onde liderada com jogadores como Cruyff , Neeskens , etc…atingiram a final de um Mundial de Futebol. Convém ainda salientar o nome de Rinus Michel um dos melhores treinadores da historia do Futebol Mundial.

Este sucesso da selecção Holandesa , poderia significar um ponto de partida para o crescimento e afirmação dos clubes Holandeses da altura , mas como até na altura o dinheiro é um ícon chave do Futebol , as equipas Holandesas viram partir dos seus clubes os seus grandes jogadores , pois o dinheiro oferecido pelos “tubarões” de Itália, Espanha, Alemanha, Inglaterra etc….era demasiado alto para resistir.
Foi neste contexto de desertação das grandes estrelas dos clubes Holandeses que surgiu a ideia de criar uma Escola de Formação.
Seria a única maneira dos clubes Holandeses conseguirem ter equipas competitivas e ciclicamente com bons valores.

Assim sendo, o Ajax foi o pioneiro nesta aposta. Pós em prática a permissa anteriormente explicada e esperou por resultados práticos.
Para liderar a escola de Formação, foi criado um posto…o director geral. O director geral tinha como missão coordenar todos os aspectos da formação. A boa ou má gestão deste director seria fundamental para o sucesso ou não deste projecto.

Assim, para liderar o projecto foi chamado um grande senhor do Futebol Holandês , Leo Bennhaker, conhecido em todo o Mundo do Futebol.
Leo, considerou que para se encontrar talento para posteriormente se trabalhar, seria necessário criar uma rede de prospecção na cidade de Amesterdão, como forma de “pescar” os melhores valores da Cidade. Entre os valores encontrados salientam-se a título de exemplo: Kieft e Rijkaard ..2 jogadores de sucesso na selecção Holandesa.

A Leo Bennhaker, que seguiu o seu brilhante trajecto como treinador, sucedeu o também conheço Aro de Mos.
De Mos em termos gerais , considerou que para haver ainda mais talento as equipas jovens do Ajax, seria necessário alargar a prospecção, não somente á cidade de Amesterdão mas também aos seus subúrbios (num raio de 30..40 kms). Nesta época também foram encontrados jogadores famosos como Vanenburg ou o lendário Van Basten.

No entanto, estaria para ser indigitado o director geral que acabaria por mudar o Ajax e o Futebol Mundial. Alguém que pela sua genialidade marcou uma era e estava pronto para marcar uma outra, como director geral de formação.
Assim, o 3º director de formação do Ajax foi Johan Cruyff auxiliado pelo nosso bem conhecido Tony Bruins Slot (técnico adjunto do Benfica).
Cruyff era um sonhador, mas mais impressionante que isso transformava sonhos em realidade. Assim sendo, não foi de estranhar que tenha implementado inovações e mudanças que marcaram o Futebol para sempre.
Entre estas inovações vou citar algumas.
A 1ª das quais, refere-se á ideia dos talentos a ser “pescados”. Cruiyff considerava que aos 8,10 anos um miúdo já teria as características necessárias para começar a ser trabalhado e para começar a jogar futebol. Assim, foi ele quem decidiu começar a “pescar” talentos apartir dos 8 anos e a integra-los na escola de Formação, como forma de ainda precocemente serem trabalhados para darem futuros grandes jogadores.
O holandês considerava ainda que 1 ano de diferença entre 2 jogadores ainda na formação fazia diferença, e que os mais velhos levavam vantagem sobre os mais novos, assim sendo, tornou obrigatório que em todos “os anos de idade” houvesse 1 plantel completo de pelo menos 16 jogadores (o que veio dar origem ás equipas A e B de fada escalão).
Por detrás de uma boa formação estão necessariamente bons treinadores. A partir desta permissa , Cruyff estabeleceu características especificas para os treinadores de formação, consoante os escalões onde estes trabalhavam, ou seja, até aos sub-14 os treinadores deveriam assumir uma relação com os jogadores quase de pai para filho, pois estes ainda se estariam a formar enquanto indivíduos, e os seus níveis psicológicos ainda não seriam os mais desejáveis. Dos sub 15 aos sub 16, os treinadores deveriam enveredar por uma postura disciplinadora, pois os miúdos estariam no auge da adolescência que é sinonimo de alguma rebeldia. Nos juniores, os treinadores deveriam dominar a estratégia e planificação, assim como dominar a nível táctico, para facilitar a transição da formação para o Alto Rendimento.

As inovações de Cruyff não ficariam por aqui.
Sofrendo influencias de desportos americanos Cruyff criou treinadores específicos, ou seja, Cruyff reparou que no Baseball existiam técnicos apenas e só para o batimento ou para receber a bola. Assim, adaptou essa ideia ao Futebol e criou o posto de Treinador de Guarda Redes, o posto de preparador físico e até treinadores por sectores(defensivo ,médio e avançado). Esta inovação ainda hoje vigora no Futebol Mundial.
Por ultimo, este génio Holandês considerou que a cristalização de um modelo de jogo, que perdurasse desde as escolinhas até aos seniores, resultaria numa mecanização perfeita, interiorizada pelos jogadores desde muito novos, o que os levaria a jogar quase de olhos fechados, e lhes facilitaria a transição do futebol jovem para o futebol profissional.
Assim, numa primeira fase foi adoptado um 4-3-3. No entanto, Cruyff e o seu olho clínico, constactou que com esse sistema tácticos os miúdos de 10,11 anos..por jogarem algo distantes uns dos outros, não conseguiam fazer mudanças de flanco, cansavam-se mais depressa e deixavam muito espaço livre no terreno.
Entou criou um outro sistema táctico, até hoje famoso, baseado em “triângulos imaginários” que provocariam sobretudo uma maior aproximação entre todos os jogadores o que facilitaria a constante troca de bola..para materializar as mudanças de flanco e permitiria menos desgaste aos defesas e menos espaços abertos para os adversários aproveitarem. Criou assim o 3-4-3. Este 3-4-3 no entanto, não convencia a crítica que considerava que em Futebol de alta competição não teria resultados práticos, e seria até desastroso. Mas Cruyff no Barcelona provou que este sistema pode dar frutos.

A Cruyff sucedeu alguém com estudos sobre Futebol, chamado Louis Van Gaal (ex treinador do Barcelona). Van Gaal tinha formação, e foi ele que criou várias alterações e inovações a nível de treino.
Van Gaal criou um plano de treino capaz de ser utilizado em todas as camadas jovens (desde os 10 aos 18).

A Van Gaal, sucedece o nosso conhecido Co Adriaanse (treinador do FC Porto). Adriaanse como professor de Liceu, considerava que os Estudos também era importantes na formação de um atleta.
Assim criou um Horário para todos os jogadores da formação que contemplasse estudos e treinos.
Os jogadores iriam assim para a escola até ao fim da tarde, e no fim das aulas…esperaria por eles uma carrinha para os transportar até ao campo de treinos. Chegados lá, seriam divididos por escalões de formação(naturalmente)..mas com um duplo objectivo. Ao dividi-los, enquanto por exemplo os juvenis estariam a treinar, os iniciados durante essa hora, hora e meia teriam hora de estudo obrigatória. Após o treinado dos Juvenis…trocariam, ou seja, os Iniciados treinariam e os juvenis teriam a tal hora obrigatória de estudo.
À noite todos jantariam juntos (para fortalecimento do grupo) e só depois cada 1 seguiria para casa, já sem tarefas para executar, podendo descansar o mais possível.
Adriaanse tornou as preocupações das escolas de Formação do Ajax mais abrangentes que o futebol em si, incidindo estas…também nos estudos, como forma de formar atletas..claro, mas também Homens!

Após Adriaanse seguiram-se 2 directores que deram continuidade a estas filosofias e que nada inovaram.
Até chegarmos a Danny Blind.
Blind considerou que estaria apenas disposto a incidir o seu trabalho sobre o trabalho de campo e apenas ao que o Futebol diz respeito.
Assim dividiu os aspectos organizativos em 2 grupos. A formação em si e a prospecção de talentos ficariam na sua tutela, no entanto, o aspecto organizacional e o aspecto médico ficariam sob a tutela de outra pessoa.


Como podemos constatar, a evolução da escola do Ajax para chegar á “quase perfeição” que é hoje, foi feita por ciclos, e através de cunhos pessoais e ideologias próprias dos directores que foram passando pelo Clube.
O Ajax ,hoje em dia, pode-se orgulhar de ser a maior escola de Formação do Mundo, e mesmo esta filosofia de aposta em jovens, não os arreda dos títulos internacionais, como provaram com a geração de Seedorf,Davids,Overmars..etc, que se sagrou campeã Europeia.

É obvio que montar uma escola desta envergadura tem custos elevados, mas o retorno em venda de jogadores de qualidade é bastante superior, o que permite ao Ajax ser um clube auto suficiente e sempre com o futuro garantido.

Num próximo post, veremos filosofias , ideologias e aspectos organizacionais desta escola de formação Holandesa.