21 dezembro 2005

Preparação Semanal de uma equipa (Luis Castro)

Olá!

A preparação semanal de uma equipa para o jogo do “fim de semana” está longe de ser simples.
É um processo longo, com muito trabalho, com várias vertentes inter-ligadas…etc.
Mas acima de tudo, é um processo importantíssimo para o sucesso de qualquer equipa e talvez um dos factores mais importantes para o vitória domingo após domingo.
Não existe uma fórmula mágica para este processo. Compreendemos então que existem diversas maneiras de preparar a equipa para um jogo, e essas formas variam de treinador para treinador.

Aqui fica o processo de trabalho semanal ,excepto os exercícios de treino inerentes deste processo, de Luís Castro técnico principal do Penafiel:
Luís Castro considera como Factores de Rendimentos os seguintes 5:

-factor táctico(intervenção espacial com os colegas, adversários e bola)
-factor psicológico
-factor talento
-factor técnico
-factor físico
São estes os elementos essenciais a trabalhar.

Em termos de horário de treino semanal, Luís Castro opta por folgar á 2ª feira, e já na 4ª feira documentar os seus jogadores da forma como actual o adversário e das particularidades deste. Preparando desde esse dia a forma como os seus jogadores irão actuar.
De salientar ainda, que na manhã que antecede os jogos os não convocados têm treino.
Assim, podemos considerar a 4ª feira um dia importante no trabalho e preparação semanal do conjunto de Luís Castro. É trabalhado essencialmente o factor Táctico.

Após o técnico fazer as suas próprias observações “in loco” dos seus adversários e após observações de colaboradores seus é apresentado aos jogadores esquemas dinâmicos produzidos em power point e ainda pequenos excertos vídeos de alguns aspectos, que são seguintes:

-O modelo táctico adversário (onde é visto e revisto o desenho táctico a apresentar pelo adversário)
-Análise por linhas (para os jogadores terem noção de como actua cada 1 dos sectores do adversário)
-Dinâmica do adversário (onde é apresentado aos jogadores os “corredores” fortes do adversário, os corredores menos fortes, quem faz o equilíbrio defensivo … etc) quer na sua dinâmica geral quer na sua dinâmica sectorial
-Substituições tipo e inerentes alterações no esquema táctico adversário
-Caracterização dos jogadores adv.(em termos psicológicos, físicos, tácticos, etc)
-Processo ofensivo adversário onde são focados os aspectos positivos e negativos
-Processo defensivo adversário onde são focados os aspectos positivos e negativos.
-Zona de pressão do adversário
-Esquema táctico (das bolas paradas)
-Cantos a favor e contra
-Livres indirectos a favor e contra
-Golos marcados e sofridos pelo adversário através de gráficos

Por fim é mostrado aos jogadores um vídeo com não mais de 8 minutos, com situações de jogo típicas do adversário, ou com situações de jogo a explorar pela equipa.

Após o conhecimento profundo do adversário é incutido nos jogadaores a estratégia de jogo a utilizar, em que são focados os seguintes pontos:
-Como atacar
-Como defender
-Como atacar após recuperação de bola
-Como defender após perda de bola
-Esquemas tácticos (bolas paradas)

*Obviamente, parte-se do principio que já existe um modelo de jogo adoptado e trabalhado e só terão que ser alteradas as estratégias para tirar proveito de lacunas dos adversários, e ao mesmo tempo tentar proteger a equipa dos pontos mais positivos adversários.

Concluímos portanto que de 4ª feira até sábado a equipa é trabalhada fundamentalmente na forma como deve actuar no Domingo e na forma como deve “anular” o adversário.

Passamos então para outro aspecto importante da preparação de um jogo, que é o estágio. No estágio são trabalhados principalmente 2 factores de rendimento: O psicológico e o táctico.
Aqui ficam alguns pontos de como são os estágios efectuados por Luís Castro:

Local: Nunca deverá situar-se a mais de 30 minutos do local do jogo
Duração: 24 a 48 horas
Alimentação: A definição da alimentação dos jogadores fica a cargo do Dep. Médico
Reuniões: 1 reunião onde é feita uma abordagem á estratégia a aplicar
Regras: São impostas regras relativamente a horários a cumprir
Distribuição de quartos e mesas: É feita pelo treinador de forma rotativa, para criar laces de amizade entre todos. São ainda organizados passeios distribuídos por grupos de jogadores definidos pelo treinador.

Chegado o dia do jogo e já em pleno estádio é dada a palestra que visa sobretudo os factores psicológico e táctica e que segue determinados pressupostos:

Local: Estádio do jogo, como forma dos jogadores sentirem o clima
Duração: 10 minutos
Objectivos: São invocados os objectivos e é feita uma moralização aos jogadores

Por fim chegamos ao Jogo. Durante este estão presentes todos os factores de rendimento referidos no início e é para o jogo que é montado todo o processo de preparação de 1 semana. Poderíamos ainda dizer friamente que a preparação do jogo é “Avaliada” exactamente no resultado do mesmo.

Após o jogo podem ser adoptadas 2 medidas:
-No caso de derrota, tenta-se evitar que os jogadores falem do jogo no balneário, tentando-se ainda apelar á auto-estima..quase como dizendo aos atletas que um jogo é um jogo e nada mais do que isso.
No caso de vitória, trabalha-se a vertente psicológica dos jogadores de uma forma elogiosa, alegre e informal.

Por fim, temos a Conferência de imprensa:

A relação com a imprensa é vista por Luís Castro como muito importante, pois este considera que a imprensa pode ser um parceiro fundamental de um treinador e de uma equipa…pois através dela controla-se indirectamente aspectos de índole psicológica dos seus próprios atletas, dos atletas adversários e até dos adeptos.


Concluímos assim, que para além do treino em si, a semana de trabalho acarreta um processo longo, complexo e sobretudo de grande importância.
Fica assim o exemplo da preparação de Luís Castro, um dos maiores promissores técnicos Portugueses.

Sem comentários: