21 maio 2006

Campeonato Nacional de Juvenis ( Boavista-Benfica)




Hoje no campo da Pasteleira disputou-se o 3º jogo da fase final do Campeonato Nacional de Juvenis.
Boavista versus Benfica
, prometia um grande jogo, muito embora a chuva tenha aparecido para atrapalhar o espectáculo.
O Benfica vinha de um empate já nos descontos no Centro de Estágio do Olival (Porto) e uma vitória em Odivelas frente ao Sporting, e portanto em boa posição para disputar a vitória final no Campeonato.
Por outro lado o Boavista, depois de uma derrota em Alcochete (Sporting), conseguiu um empate em casa também nos descontos frente ao Porto e portanto precisava urgentemente de pontos para se colar aos primeiros, e nada melhor que defrontar o Benfica (1º) para reduzir a desvantagem pontual e colar-se aos lugares cimeiros.

O jogo iniciou-se perante o olhar de algumas centenas de adeptos, munidos de impermeáveis e guarda chuvas, pois assistiu-se a um verdadeiro dilúvio, portanto deixo aqui uma palavra de simpatia pela forma como os adeptos não deixaram de apoiar ambas as equipas, mesmo sem bancadas cobertas para os proteger da chuva. Muito bonito!

O Benfica apareceu no 4-4-2 em losango, fazendo do meio campo a sua força maior, ao passo que o Boavista explorou um 4-3-3, que rapidamente se fechava num 4-5-1, tentando explorar as alas e a velocidade dos seus jogadores.

A 1ª parte foi bastante combativa, com algum receio de parte a parte e com uma disputa tremenda pela posse de bola, sem no entanto grandes ocasiões de golo.
O Boavista galvanizado pelo seu melhor jogador Benvindo Moreno (tenham em atenção este miúdo), jogador vindo da Guiné Bissau (pela mão de Bóbó), conseguiu superiorizar-se nos últimos 15 minutos e teve 2 ou 3 grandes chances de marcar golo, valeu o guardião Rui Santos e já nos descontos a trave da baliza num fantástico remate do inevitável Benvindo.

Tudo levaria a crer, que na 2ª parte o Boavista continuasse a pressionar o Benfica até chegar ao golo, mas a história foi muito diferente.
Bruno Lage e Renato Paiva, a dupla técnica do Benfica, conseguiram “re-organizar” a equipa sem a necessidade de grandes reformulações tácticas e a verdade é que na 2ª parte uma equipa pragmática e sobretudo muito inteligente, por banda dos encarnados, conseguiram reduzir o Boavista a um grupo de jogadores algo “amedrontados”.
É verdade que o Boavista dispôs de 2 ocasiões de golo, mas a maestria de Miguel Rosa e o valor individual de André Carvalhas resolveram o jogo.O Benfica apontou 2 golos, ultimo dos quais pelo inevitável Carvalhos e matou o jogo, fixando o resultado num 0-2 final.

O resultado acabou por ser algo duro para os axadrezados, mas depois da 2ª parte do Benfica e tendo em conta que actuaram fora, posso dizer que a vitória encarnada ajusta-se e bem.

Uma palavra para o talento de Miguel Rosa e Carvalhas do Benfica, e Benvindo Moreno e Pedro Moreira do Boavista.
Nomes a seguir com atenção.

O Benfica lidera com 7 pontos, o Boavista é ultimo com 1 ponto conquistado.

5 comentários:

Anónimo disse...

e o que achaste do centrais do benfica? no jogo contra o sporting puseram os avançados do sporting "no bolso", mas nenhum dos dois é convocado para as selecções. E do Romeu Ribeiro o que achaste? Considero este um dos mais promissores jogadores do benfica. Acho-o um trinco muito sóbrio, raramente falha um passe e é bastante agressivo a recuperar bolas. Além disto tem boa cultura táctica e procura sempre linhas de passe para receber a bola.


cumprimentos

Nelson Oliveira disse...

Francisco gosto muito do Romeu, acho-o muito evoluído tacticamente em relação á idade que tem e muito seguro de si nas decisões e acções de jogo.
Gosto também do lateral o Lima, tem futuro e bem aproveitado será uma lufada de ar fresco, face á raridade de bons laterais esquerdos que existem em Portugal. Pena que o Tiago Gomes não seja aproveitado.

Em relação aos centrais, vi-os frente ao FC Porto e ao Boavista e não gostei muito, embora tenha informações que são ambos de qualidade.
Contra o Porto complicaram alguns lances aparentemente faceis, e na pasteleira a mesma coisa...mas repito, tenho boas indicações em relação a eles.

Em termos de centrais gostei bastante do André Pinto do FC Porto.

Anónimo disse...

Sim, o Rubén Lima também é bom jogador, mostra muita confiança, boa capacidade fisica, técnica e faz bons cruzamentos.
Quanto ao Tiago Gomes, penso que não tem evoluído como era esperado pelos responsáveis do clube. Eu próprio vi um jogo dele pela equipa B do benfica e foi uma completa desilusão. Não quero com isto dizer que não tenha valor, mas se quer que apostem dele tem de tentar sobressair em escalões como a 2ªB.

já agora, tu que és observador do glorioso, lembra-te de aconselhar (já o deves ter feito, suponho) o defesa esquerdo dos iniciados e capitão de equipa, do qual não sei o nome. Observei-o no torneio da Nike e destaca-se claramente na equipa do Boavista.

cumprimentos

Nelson Oliveira disse...

O Boavista tem bons talentos nas camadas jovens e está a voltar aos velhos tempos de grande hegemonia na formação.

Não so o lateral, como também o já "conhecido" djaló..mt bom.
Bons jogadores nos juvenis.
Bastante talento nos juniores.

É um clube que trabalha mt bem, e que embora não tenha um "nome" tão persuasivo como o dos grandes...sabe "mexer-se" no mercado.
Alias, no norte não é o unico.


Sobre o Tiago, também considero que não "explodiu" como era esperado, mas considero que é altamente desmotivador actuar numa 2b sem a pretensão de puder lutar por uma subida, e mesmo depois de 2 anos..a trabalhar a espaços com a equipa A.

Não sei se tens acompanhado o trajecto dos atletas campeões europeus de sub17 em Viseu, mas repara que aqueles que permaneceram nos clubes sem emprestimos a clubes de divisões de topo, estão estagnados salvo raras excepcoes.

O Mario Felgueiras está no Espinho e ao que tudo indica foi ultrapassado pelo Rui Patricio para ficar no plantel leonino.

Na defesa o Miguel Veloso..saiu para puder jogar e até conseguiu uma subida o que tem catapultado para ambicoes mais altas.

P Machado também teve q sair para ganhar "visibilidade" e motivacao..e deve este ano jogar na Leiria.

J Coimbra...apesar da chamada á equipa principal, tem a carreira algo estagnada..e não tem progredido aquilo que seria possível, num clube de maior dimensão no caso de um emprestimo.
T Gomes aspas aspas.
Vieirinha aspas aspas.
Bruno Gama aspas aspas.

É complicado gerir a motivacao de um atleta internacional e ainda para mais estes titulados internacionalmente, fazendo-os actuar em divisões onde o futebol é muito físico e pouco dado a qualidade tecnica (o anderson do porto q o diga hehe), sem qualquer hipotese de lutar por uma subida e sem visibilidade..e poucas ou nenhumas chances de mostrar valor com os da equipa A.

É a minha opinião, e daí compreender a extinção das equipas B.

Anónimo disse...

Romeu Ribeiro tem obrigação de ser bom, pois é de Vieira do Minho!!!