29 maio 2006

Fase final do Campeonato N. de Juvenis




Mais 1 fim de semana muito emotivo, no que toca á fase final de Juvenis.
No campo da Pasteleira, Boavista e Sporting defrontavam-se, num jogo que poderia ser quase decisivo na luta pelo título.

Sabendo á priori, que o Benfica defrontava o FC Porto em casa, o Sporting entrava na partida frente aos axadrezados com o dever de vencer fora, pois uma escorregadela poderia ser fatal.
Por outro lado, o Boavista já praticamente arredado da luta pelo título, tinha como obrigação honrar a camisola e contribuir para a verdade desportiva, tentando alcançar a melhor classificação possível.


O jogo começou e rapidamente se percebeu o 4-2-3-1 do Boavista, tentando especialmente tirar proveito da asa direito onde Benvindo poderia explorar toda a sua velocidade.
Do lado do Sporting um 4-3-3 claro..a procurar bolas longas para as costas da defesa axadrezada.

É precisamente num desses lançamentos longos, logo nos primeiros minutos que Bruno Matias se isola e bate o guardião axadrezado. Estava feito o 1-0, e se a estratégia leonina era precisamente o contra-ataque, depois deste golo, tinham a hipótese de explorar essa estratégia ainda mais.
De qualquer forma o Boavista não baixou os braços e 2 ou 3 lances individuais de Benvindo resultaram em lances de grande perigo por parte do Boavista.

É já a caminhar para o intervalo, que o Boavista ganha um penalty, mas que o mesmo Benvindo acabou por desperdiçar (lance esse que acabou por marcar psicologicamente o atleta, pois acabou por desaparecer no campo).

Na 2ª parte o Boavista apareceu ainda mais pressionante, com um Sporting muito pragmático a explorar as saídas rápidas para o contra-ataque quase sempre iniciadas pelo capitão Adrien.
É então que se registam 2 momentos marcantes no jogo, 2 bolas á trave por parte do Boavista que os fizeram abanar e ceder, pois a partir daí o Sporting em jogadas de contra-ataque tiveram 3 ou 4 ocasiões flagrantes para marcar, mas o desacerto e a falta de lucidez impediram-nos de o fazer.

O jogo terminou 0-1, com uma vitória que acaba por se aceitar do Sporting, equipa que apareceu na Pasteleira de forma inteligente e sobretudo realista.
Adrien cotou-se como o grande motor da equipa quer nas situações defensivas quer no lançamento de contra-ataques, e Bruno Matias voltou a demonstrar a sua veia goleadora apontando o golo que selou o desfecho da partida (este atleta foi o melhor marcador a par de Nemeth da Hungria, da fase de qualificação para o Euro sub17).

Uma última nota para um “artista” chamado Vivaldo, um extremo esquerdo bastante leve e veloz, com uma técnica muito apurada.
Fez uma 2ª parte de grande nível.





No outro derby do fim de semana o Fc Porto deslocou-se a Odivelas para defrontar o líder Benfica.
Para o Porto seria a oportunidade final de se intrometer na luta pelo título, por outro lado, para o Benfica seria a oportunidade de dar mais 1 passo rumo ao título, esperando um deslize do Sporting que acabou por não se verificar.
O jogo acabou com um esclarecedor 3-0 do Benfica ao Porto.


Em termos classificativos, o Benfica lidera com 10 pontos, o Sporting tem 9, Fc Porto 2 e em ultimo o Boavista com 1 ponto.
Na próxima jornada teremos o "jogo do título" com o Sporting a receber em Alcochete o Benfica.

3 comentários:

Golo de Letra disse...

Atenção ao Bruno Matias. Jogador com grande potencial.

Golo de Letra

Anónimo disse...

Olá,
Mais uma vez pergunto o que achaste do Diogo Amado, trinco do sporting e juvenil de 1º ano!?

Fui ver o jogo do Benfica- Porto em Juvenis...deixo aqui os meus comentários ao jogo:


O benfica começou o jogo a ser dominado pelo Porto. O porto remeteu o Benfica para a defesa mas sem criar grandes ocasiões de golo. Com o decorrer da primeira parte o benfica foi equilibrando o jogo, mas também foi nesta altura que o porto teve a unica ocasião de golo.
Mesmo antes de acabar a primeira parte, o jogador do benfica Miguel Rosa que até então quase não tinha tocado na bola, fez um passe longo fantástico para as costas da defesa onde se desmarcava Bruno Parreira que deu um toque por cima do guarda-redes e marcou o golo. Um bom golo, sem dúvida.

A segunda parte foi completamente diferente, o benfica começou logo de ínicio a dominar o jogo, trocando bem a bola e não deixando o porto pressionar como tinha feito na primeira parte. Num canto marcado por Rubén Lima, Romeu Ribeiro apareceu ao primeiro poste muito oportuno a cabecear bem para o 2º golo. O resto da segunda parte ficou marcado por um domínio do benfica e a tentativa do porto em chegar ao golo, mas quase sem criar perigo real. Enquanto isso o benfica ía fazendo contra-ataques muito perigoso. O andré Carvalhas teve em duas dessas jogadas de contra-ataque criando muito perigo, mas falhou no remate final. Nesta altura também surgiu a jogada do terceiro golo. A jogada começou numa recuperação de bola do avançado Bruno Parreira que passou a bola ao dalibor....este ultrapassou um adversário e entrou na área onde passou para Miguel Rosa que poderia ter feito o golo, mas num toque inteligente isolou André Carvalhas que colocou a bola no fundo das redes.
O resto da segunda parte foi um "banho de bola" completo ao porto. Os jogadores do porto completamente desmotivados e descrentes limitavam-se a observar as trocas de bola excelente entre os jogadores do benfica. Ainda houve tempo também também para mais duas oportunidade de golo para o benfica, uma em que bruno parreira isolado falhou o golo e outra para o Patrick Correia (entrou a substituir o bruno parreira) também isolado (e puxado) falhou igualmente o golo.

Do meu ponto de visto o porto até tem alguns jogadores interessantes do meio campo para a frente, mas a defesa pareceu-me uma lástima.

André carvalhas: um verdadeiro quebra cabeças para qualquer defesa. Este jogador não tem posição fixa, aparece em todos os espaços na frente de ataque e com a sua excelente técnica cria muitos desiquilibrios na defesa adversária. Muito Bom jogo e um grande jogador em perspectiva.

Bruno Parreira: Exibição coroada com um bom golo e uma recuperação de bola que deu ínicio à jogada do terceiro golo. Pena ter falhado o golo quando apareceu isolado(4-0 teria sido ainda mais interessante).

Miguel Rosa: Na primeira parte passou completamente ao lado do jogo, muito por culpa da boa posse de bola do porte e da pressão dos jogadores do porto. Apesar disso sacrificou-se sempre a pressionar os adversários e a fechar os espaços. Ainda na primeira parte fez a assistência fantástica para o primeiro golo. Na segunda parte voltou aos níveis exibicionais normais....pautanto o jogo ofensivo do benfica e levando sempre a equipa para a frente. Já depois do 3-0 teve cerca de dois minutos a trocar a bola com o Décio, Romeu ribeiro e carvalhas dando um autêntico baile nos jogadores do porto, que só foi parada com uma entrada um pouco mais ríspida do número 8 do porto.

Romeu Ribeiro: Sempre muito regular no jogo. Raramente falha um passe e quando rodeado por vários jogadores consegue arranjar sempre uma boa linha de passe. Além do mais fez boas abertura e saiu algumas vezes a jogar levando a equipa para a frente. Foi também importante na pressão sobre os adversários e a fazer as dobras da defesa. Como já disse, este jogador tem excelentes condições para chegar em breve à equipa senior devido às suas características fisicas, técnicas e à sua cultura táctica. Uma excelente exibição coroada com um bom golo.

Miguel Victor e Flávio Silva: Boa dupla de centrais, muito seguros e quase intransponíveis. Apesar de alguns avançados do porto serem mais fortes fisicamente não conseguiram nunca ultrapassar os defesas do benfica.

Nelson Oliveira disse...

Antes de mais muito obrigado pelos comentários, é desta forma que pretendo dinamizar o blog.

Não sou dono da verdade nem tão pouco um super expert na matéria, portanto todas as opiniões, análises e novidades são bem vindas.

Golo de Letra..o Bruno Matias no seu escalão etário, é sem duvida o avançado que mais me cativa.
É inteligente, bem constituído, inteligente em termos posicionais e em termos de movimentação, tem uma tecnica especifica de avançado bem apurada e raramente falha golos.
É um grande talento.

Anónimo.
Logo na tua primeira frase prestaste-me um grande serviço.

Eu não tive acesso á constituição das equipas, pois dificultaram-me o acesso á mesma..por ser alguem de um clube rival.

O trinco a que te referes (loiro?), foi um dos grandes destaques do jogo...e um jogador com imenso potencial, e só não o referi pois não consegui no jogo descobrir o nome dele.
Se ainda por cima é de 1o ano..então estamos conversados, é talento puro.

Muito inteligente tacticamente, forte fisicamente e com traços modernos, pois sabe sair a jogar.
Gostei mt.


Sobre o jogo do Benfica, foi um optimo resultado.
Um resultado que permite manter a liderança e mesmo não conseguindo um resultado positivo em Alcochete, o Sporting ainda tem que vir ao Porto.

Dos jogadores que destacaste individualmente...gosto bastante do Miguel Rosa, André Carvalhas (como referi anteriormente), do lateral Lima e do trinco Romeu.

Do Porto, não sei se jogaram bem ou mal, mas o Gomes é considerado um dos grandes talentos, senão o grande talento da sua geração.
Capitão da selecção sub 16, primeiro ano de juvenil..tem uma tecnica individual apuradíssima e é implacável no 1 para 1.

O numero 8 do Porto também é de enorme categoria, pois alia inteligente e qualidade ofensiva, a bastante trabalho defensivo.

Por ultimo destaco o capitão e central André Pinto que me encheu o "olho" nos 2 jogos que vi do Porto, frente ao Penafiel e frente ao Benfica.

Muito obrigado pelo resumo da partida de odivelas ;)
Já agora, vejo que estás sempre atento ao futebol de formação, e mostras "gosto" pelo mesmo.

Se quiseres contactar-me utiliza o meu e-mail, terei todo o gosto em falar de formação contigo.

Abraço aos 2 e mais 1 vez obrigado. Espero que continuem a comentar.