25 maio 2006

Recompensa (diário de observador)




Boas notícias!

Chegamos ao “defeso”. Começa a dança de treinadores, alguns jogadores chegam, outros partem. A imprensa “inventa” nomes, os adeptos sonham com a contratação “daquele” jogador.
A temporada é programada, os orçamentos são reajustados, etc…etc…etc.

É também uma fase decisiva para o Futebol de Formação.
As fases finais são disputadas, os campeões aclamados, e o balanço desportivo é feito.
Se é verdade que os resultados desportivos deveriam ser postos em 2º plano, também é verdade que isso não é feito, e portanto assiste-se também á “dança” de treinadores e muitas vezes ás reestruturações estratégicas dos departamentos de formação dos clubes.

Como boa notícia, quero citar algo que a mim me deixa imensamente feliz, e a sonhar para que algo mais se concretize.
É na altura do “defeso” que os treinadores das equipas séniores avaliam a prestação dos seus talentos da formação e decidem o lote de jogadores para observar na pré-temporada.
Costuma ser um lote alargado de atletas, alguns com fortes possibilidades de ficar outros nem tantas, mas só o facto de puderem provar “in loco” o seu valor..já é um grande passo.

Como observador, e ainda em termos mais alargados..como membro de um departamento de formação, vejo o “defeso” como a altura em que o “nosso” trabalho pode ou não ser “recompensado”.
E o que é isto de recompensa?
Simples. Se durante uma época inteira lutamos para descobrir e “trabalhar” o talento dos jovens, que julgamos serem os mais talentosos do país, fazemo-lo com o intuito de um dia esses jovens talentos chegarem á equipa sénior e serem úteis e se possível até fundamentais (M Fernandes, Moutinho, Nani..etc).
Ora, no fundo a maior recompensa que os membros do departamento de formação de um clube podem ter, é verem chamados atletas dessa mesma formação á equipa sénior. É para isso que trabalhamos e é esse desejo que acalentamos no nosso interior.
Assim, é com ansiedade que quem trabalha na formação por paixão e por convicção aguarda a lista de atletas chamados aos trabalhos de pré-temporada, e para já tenho assistido a belas notícias em alguns clubes Portugueses:

No Sporting Clube de Portugal, o jovem guarda redes Rui Patrício está perto de lhe ser garantida a 3ª vaga de guarda-redes no plantel sénior do Sporting.
Daniel Carriço e Miguel Veloso vão ter a hipótese de lutar por um lugar no plantel, e com a saída de Hugo…tudo está em aberto. André Marques após a dispensa de Paíto recebe mais um voto de confiança e vai integrar ,como elemento sénior, o plantel do Sporting.
Zezinando tal como Paím e Djálo têm também guias de marcha para a pré-temporada leonina, e acredito plenamente que pelo menos 1 destes atletas integre o plantel sénior.

No Futebol Clube do Porto, Adriaanse admitiu que nesta 1ª época, face ao desconhecimento sobre o Futebol Portugues, não teve muito tempo para se debruçar sobre a formação azul e branca, mas prometeu que a partir da próxima época isso será tido em conta.
De qualquer das formas, Anderson jogará integrado nos seniores, com boas possiblidades de discutir a titularidade. Hélder Barbosa deverá continuar no plantel azul e branco, pois é um jogador apreciado pelo técnico Holandês.
Por fim, Vieirinha deixou no ar a forte possibilidade de fazer a pré-temporada com os azuis e brancos. Será que mais um talento terá a hipótese de se afirmar no plantel dos campeões Nacionais?

No Sport Lisboa e Benfica, Ptafka foi chamado como jogador de reserva aos trabalhos de preparação do Mundial, por parte da Austrália.
Será que vamos assistir a um Mundialista de 17 anos, oriundo do Futebol Portugues?
O Centro de Estágio está praticamente concluído, e marca mais 1 passo em frente em termos de infra-estruturas no futebol de formação em Portugal.


Outra óptima notícia coincide com a chegada de Jesualdo Ferreira ao Boavista.
Depois de uma 1ª fase de bom nível onde conseguiram o 1º lugar, no que toca a campeonato Nacional de Juniores, foi ontem divulgado que 6 elementos dessa equipa “vencedora” serão integrados no estágio de pré-temporada axadrezada.
Sem dúvida um tónico para estes atletas que começam este fim de semana a disputar a fase final do Campeonato Nacional de Juniores.
Aqui ficam os nomes:
Marco (guarda redes), Bruno Pinheiro o defesa central que já teve a honra de se estrear na equipa sénior frente ao Sporting, e o avançado Manuel, o goleador dos juniores. Estes 3 já vinham trabalhando com o plantel sénior.
A estes juntam-se outros 3: o central Jonathan, o médio ofensivo (grande esperança do Boavista) Rui Gomes e o trinco Gilberto.
São então 6 os atletas que terão uma oportunidade de ouro para agarrar um lugar na equipa, e sabendo-se á partida da veia e experiência formadora de Jesualdo Ferreira, é de esperar que pelo menos 1 ou 2 sejam integrados nos seniores.
Além destas chamadas destaca-se a oportunidade que irá ser dada ao emprestado (Vilanovense) Nuno Pinto, um atleta que já observei e que tem certamente muito valor e muito para demonstrar no Boavista.

Aguardam-se mais excelentes notícias, pois o defeso está no seu início e a especulação ainda é muita, tal como a falta de informação credível.


Concluo portanto, que cada vez mais serão dadas hipóteses aos jovens atletas de demonstrar o seu valor nas equipas seniores, e acreditando que será posta em vigor já esta época a imposição que cada plantel da Liga Portuguesa será obrigado a ter pelo menos 3 ou 4 atletas oriundos da formação, esta puderá ser sem dúvida uma época de mudança e de revolução para o próprio Futebol de Formação.
Será que finalmente os treinadores olharão com “olhos de ver” para os jovens talentos que têm nas camadas jovens?
Será desta, que face ás dificuldades financeiras dos clubes Portugueses, se irá entender que a formação é o caminho a seguir?

Bom, espero que estas novas “leis” não fiquem em águas de bacalhau e espero também que não chamem os miúdos ao plantel sénior para preencher os requisitos mínimos para puderem participar na Liga, e depois na prática que os excluam e marginalizem…..

Em breve falarei da extinção das equipas B.
Até lá!

Sem comentários: