02 março 2006

Atitude, a receita para vencer! (Diário de Observador)

O diário de observador está de regresso.
E estreia-se também no blog do clube da minha cidade, da minha freguesia..do meu coração: Vilanovense.
Portanto começo por deixar aqui um forte abraço aos juvenis do Vilanovense, e o desejo do maior sucesso do Mundo para estes miúdos que lutam por um sonho, serem jogadores profissionais de Futebol.

Posto isto, surge a pergunta: O que será fundamental para realizar esse sonho?
Já vos falei da necessidade de atributos técnicos e tácticos, já vos falei de características específicas para cada posição no terreno, falo-vos agora da característica que merece lugar no topo da hierarquia: Atitude.


No Futebol actual, o sacrifício e o empenho são indispensáveis.
Não basta saber fazer umas habilidades, não basta marcar uns golos…é preciso toda uma maturidade psicológica para se atingir um patamar mais alto, é preciso estrutura psicológica para aguentar a pressão, os maus momentos e saber encarar o Futuro com serenidade, seriedade e sobretudo encara-lo com muito trabalho.

Nas minhas observações tenho visto vários jogadores talentosos, mas nem todos me convencem. Vejo fintas e golos de levantar Estádios..mas por vezes fico a pensar…este miúdo podia sonhar bem alto, mas falta-lhe atitude. Falta-lhe humildade.
Como eu estou certo que variadíssimos observadores, treinadores e dirigentes pensarão o mesmo.

Talento existe um pouco por todo o lado, mas este talento só se transforma em qualidade e certeza se no background existir uma força mental e um poder de encaixe para lidar com adversidades e até com a fama.
Quantos jogadores talentosos se estragam com excessos de vedetismo e falta de companheirismo no balneário?
Certamente muitos dos miúdos do Vilanovense e outros clubes, que estão a ler isto…irão lembrar-se do elemento X, que pela qualidade técnica se julgava superior a todos os outros. Ou do elemento Y que por ter dotes futebolísticos acima da média achava que não tinha que se esforçar tanto como os outros.

A realidade é que têm. Se o sonho é ser Futebolista Profissional de um bom clube, qualidade técnica não chega.
Ser protagonista num clube de menor dimensão não é a mesma coisa que ser um elemento válido num clube de top.

Se o futuro reserva uma chance num clube de top, aí a qualidade técnica vai abundar e não será por esta, que serão escolhidos os melhores. Será pela forma como encaram o trabalho e pela forma como demonstram força mental para lutar por um futuro.

Por outro lado, todos estarão cientes de jogadores como Patrick Vieira, Emerson, Makelelé, Roy Keane…etc.
Prodígio técnicos? No way!
Mas tremenda capacidade de sacrifício e de luta. Profissionais exemplares, que encaram o treino a 200%.


Assim, com este “capítulo” do diário de observador, quero apenas frisar que a atitude demonstrada em campo, revelada através do esforço, da dedicação, do empenho, da interiorização de jogo colectivo e até no fair-play, são pontos chave para um observador “aquilatar” as potencialidades de um jovem.
Como observador de um grande Clube Português, posso-vos adiantar que um dos requisitos na avaliação dá peno nome: “Atitude competitiva” e um outro dá pelo nome de “Personalidade”.
Pois é, é verdade que até a uma certa idade se procuram nas captações os jogadores com mais capacidade técnica ou de domínio de bola, mas tal como na realidade…com o aumento da idade, são exigidas cada vez mais características e uma boa percentagem das mesmas centram-se na personalidade e empenho. Um jovem com 10 anos está no início da sua formação como jovem Futebolista. Mas um jovem com 16 anos, tem a obrigação de encarar o treino e o jogo de uma forma mais séria e adulta.

Treinadores, dirigentes e até adeptos…certamente não estarão a “absorver” uma novidade nestas minhas palavras, mas espero que este texto seja um alerta para todos os miúdos que um dia sonhem ser jogadores de Futebol.
Não basta talento, é necessário Atitude!

2 comentários:

Anónimo disse...

mais um excelente post nelson, realmente dizes tudo, a atitude é o principal atributo que um jogador pode ter( o mesmo se aplica na vida).se me permites vou plagiar-te...lol.
vou fazer umas copias deste post e dar para os miudos.bem sei que nem todos vão ler, mas os que lerem se calhar são os tais...

Nelson Oliveira disse...

Fazes bem Bruno, escrevi este post também com o intuito de "enviar" uma mensagem para os miudos do Vilanovense, clube da minha terra...como forma de os incentivar e de lhes demonstrar que vedetismos não os leva a lado nenhum.

Numa coisa tenho que admitir que te invejo. Puderes trabalhar com os miudos...
Também gostaria de ter essa possibilidade, mas para já só tenho a oportunidade de os avaliar da "bancada".

Pode ser que um dia surja a oportunidade.